Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Azelhice - Opiniões precisam-se.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Azelhice - Opiniões precisam-se.

    Infelizmente a azelhice tocou-me a mim.
    Hoje ao estacionar para abastecer, toquei com o pneu no lancil da bomba de gasolina (Galp).

    O pneu em questão é um Continental ContiSport Contact 3 225/45/R17 com piso intermédio
    O resultado está à vista: Um pedaço de borracha com 0,5cm de largura máxima e uns 3,5cm de comprimento máximo.





    Eu compreendo que a solução fácil é a substituição do pneu no entanto gostava de ler opiniões honestas sem muita moral à mistura. O local do pneu que ficou comido está saliente em relação à jante, presumivelmente para proteger a mesma no entanto, se o dano for profundo demais há quem não goste de arriscar. O que têm a dizer, dentro dos limites legais e de segurança?
    Já agora, tenho um pneu suplente que é igual mas tem piso novo. Vale a pena usa-lo mesmo ficando desnivelado a nível de piso com o outro pneu traseiro? E inspecção? Tem de ir à inspecção daqui a dois meses, costumam implicar com este tipo de situações em que falta borracha?

    #2
    O próprio pneu está um pouco envelhecido. Se andas depressa aconselho a mudança. Se andas devagar passa-o para o eixo traseiro. Parece que a borracha que saltou é precisamente na zona onde é mais espessa (bordo de proteção da jante).

    Comentário


      #3
      Esqueci-me de referir que o pneu está no eixo traseiro.
      Em relação às outras questões, tens alguma opinião?

      De qualquer das formas, obrigado.
      Vai mais ou menos de encontro ao que tenho lido e apesar de não ser a melhor altura para mudar pneus também não me quero armar em Deus.

      Comentário


        #4
        o que danificou foi o rebordo da proteção da jante.
        é para isso que servem e em principio não afecta em nada a segurança.
        se achares que na inspecção vão-te chatear por isso, arranja cola de para brisas e mete um pouco nessa zona, para disfarçar a falta de borracha
        fiz isso nuns pneus velhos do meu jipe, e ficou 5 *

        EDIT:- a falta de borracha no pneu do meu jipe era 3x maior

        Comentário


          #5
          O rasgo em si não parece grave... pelo menos pela foto. Ao vivo será sempre diferente.

          O pneu é que parece bastante velho e ressequido. Que idade tem esse pneu? (verifica a data de fabrico inscrita)

          Comentário


            #6
            O pneu é de 2011.

            Comentário


              #7
              É de um Qashqai ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                O próprio pneu está um pouco envelhecido. Se andas depressa aconselho a mudança. Se andas devagar passa-o para o eixo traseiro. Parece que a borracha que saltou é precisamente na zona onde é mais espessa (bordo de proteção da jante).
                Pneus envelhecidos passam para trás... Bela Ideia!
                A solução é simples: Compras um pneu novo igual ao suplente e metes os dois no eixo traseiro (pneus novos sempre atrás), este do corte lixo com ele e o outro metes como suplente. Assim compras só um pneu e evitas que o que está como suplente fique eternamente novo.

                Comentário


                  #9
                  No sitio onde é não me preocupava.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    No sitio onde é não me preocupava.
                    Para quem não se preocupa minimamente com a segurança deve ser isso mesmo!
                    Com o bocado de borracha que arrancou de certeza que a pancada não foi nada suave. A estrutura interna do pneu nesse sitio de certeza absoluta que não ficou igual ao que estava.
                    Mas isto sou só eu que me preocupo com a única coisa que liga o carro à estrada.

                    Comentário


                      #11
                      Bals, mais calma. Se o pneu tivesse bolha, o dono sentisse saltinhos a andar, muito provavelmente já era.

                      Quando tens um furo, trocas o pneu...?

                      Comentário


                        #12
                        Eu penso que isso danificou apenas no rebordo, na chamada "protecçao de jante" por isso penso que internamente estará bom. É deixar andar e trocar quando tiver mais gasto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Bals, mais calma. Se o pneu tivesse bolha, o dono sentisse saltinhos a andar, muito provavelmente já era.

                          Quando tens um furo, trocas o pneu...?
                          Depende do tamanho e da localização do furo. Se por acaso for um pneu que eu não ache que não esteja em condições é claro que troco.
                          O que é certo é que o pneu ficou com uma zona mais frágil, que com o aquecimento de uma viagem mais longa pode facilmente rebentar. Agora essa do "não me preocupar" é o típico espírito tuga de deixar andar.

                          Comentário


                            #14
                            Continuando na tua onda, não seria melhor trocar os quatro? Assim fica bem melhor.

                            Mas deixa andar com um pneu de 2011 e outro novo de 2014.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Continuando na tua onda, não seria melhor trocar os quatro? Assim fica bem melhor.

                              Mas deixa andar com um pneu de 2011 e outro novo de 2014.
                              Na tua onda o melhor mesmo é mudar os 5.
                              Prefiro claramente andar com um pneu de 2011 do que com esse. Não me digas que um pneu com o piso todo, que nunca rodou 1 km, nunca esteve exposto aos elementos atmosféricos e por ter 3 anos já não serve para andar com outro 2 ou 3 anos mais recente...

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelas respostas.
                                Aliás, o que se lê aqui vai muito de encontro ao que li e ouvi.
                                Dano apenas estético já que aquela reborda do pneu serve para proteger a jante.

                                Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                Com o bocado de borracha que arrancou de certeza que a pancada não foi nada suave. A estrutura interna do pneu nesse sitio de certeza absoluta que não ficou igual ao que estava.
                                Por acaso a pancada até foi bastante ligeira já que era uma manobra de estacionamento. Não subi um lancil a 60 Km/h, foi mais um encosto/raspão enquanto estacionava e muita azelhice. Se alguém abastecer em Galps grandes facilmente compreende a situação. Estamos a falar de um lancil com uns 20 a 30 cm de altura que protege as bombas de abastecimento.

                                Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                Agora essa do "não me preocupar" é o típico espírito tuga de deixar andar.
                                Calma, como eu disse, procuro opiniões não procuro lições de moral. Já percebi que se fosses tu, trocavas, agradeço o feedback.

                                Vou seguir a maioria dos conselhos que aqui li e noutros fóruns e deixar andar. Se por algum motivo sentir que algo não está bem, ou o pneu apresentar alguma deficiência externa, então é para trocar. De qualquer das formas vou Segunda-Feira a uma oficina de pneus de um familiar e de acordo com o que me for dito, tomarei uma decisão.

                                Ou deixo andar, ou coloco outro pneu igual ao suplente, deito este fora e uso o que sobrar para suplente.
                                Editado pela última vez por CHB; 06 September 2014, 19:05.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eles que confirmem o pneu por dentro, perda de pressão, calibragem..

                                  Na dúvida é 5 pneus e 5 jantes novas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu, pessoalmente, não me preocuparia muito. Se tivesse sido uma pancada mais forte em que suspeitasse que o pneu teria ficado danificado, iria a uma casa de pneus da minha confiança e pedia para analisarem o pneu. Se vissem que seria melhor trocar, assim o faria. Mas isto sou eu, claro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Eles que confirmem o pneu por dentro, perda de pressão, calibragem..

                                      Na dúvida é 5 pneus e 5 jantes novas.


                                      Calma!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sou bastante rigoroso com os pneus, mas este caso não me parece muito grave. A borracha é bastante espessa, por isso estará muito longe do perigo, teoricamente.

                                        No entanto, se o pneu já não estiver em condições muito boas, acho que não perdes nada em trocar dois.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se tivesse sido apenas um encosto não teria ficado assim. A borracha do pneu é um material muito elástico e forte. Por norma na galp ao pé das bombas o lancil onde bateste tem uma estrutura metálica com ângulos completamente rectos.
                                          Podem dizer o que quiserem acerca de ter sido na protecção da jante, mas esta zona também faz parte da estrutura do pneu.
                                          Agora imagina que só trocas esses pneus daqui a 2 anos. O pneu suplente já terá 5 anos, o que fará que tenha uma vida útil de 1 ano mais ou menos... Ou seja tens aqui uma "oportunidade" de poupar alguns trocos no futuro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Eles que confirmem o pneu por dentro, perda de pressão, calibragem..

                                            Na dúvida é 5 pneus e 5 jantes novas.
                                            Falta um. Têm que ser 6 pneus e 6 jantes novas.

                                            Convém ter o pneu suplente do pneu suplente

                                            Parece brincadeira mas, situação real, já me fez falta ter um pneu suplente do pneu suplente. Precisei de utilizar o pneu suplente e quando pego nele verifico que estava completamente vazio. Por sorte tinha uma bomba gasolina perto e foi só encher.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que punha esse pneu atrás e quando chegasse a casa ligava para o canal AXN ou Fox...

                                              E daqui a 3 anos voltava a pensar nesse pneu...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso não têm problema, não chegou a afectar a malha apenas arrancas-te um pouco da protecção de jante.
                                                Pode andar assim sem qualquer problema, a segurança não está comprometida.

                                                O pior mesmo foi teres riscado a jante.

                                                Já agora fica sabendo que os pneus mudam-se aos pares, o suplente montado agora vai dar uma grande diferença de rasto para o que ai anda a circular, seria pior a emenda que o soneto...
                                                Editado pela última vez por DragonH; 08 September 2014, 08:03.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                  Isso não têm problema, não chegou a afectar a malha apenas arrancas-te um pouco da protecção de jante.
                                                  Pode andar assim sem qualquer problema, a segurança não está comprometida.

                                                  O pior mesmo foi teres riscado a jante.

                                                  Já agora fica sabendo que os pneus mudam-se aos pares, o suplente montado agora vai dar uma grande diferença de rasto para o que ai anda a circular, seria pior a emenda que o soneto...
                                                  As certezas com que algumas pessoas dizem aqui as coisas, sem as verem/testarem ao vivo, são de facto qualquer coisa do outro mundo.
                                                  Como sabes que não afectou a malha? Tens uma visão tipo raio-x?
                                                  No máximo podes dizer para ele ir a uma casa de pneus para o examinarem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                    As certezas com que algumas pessoas dizem aqui as coisas, sem as verem/testarem ao vivo, são de facto qualquer coisa do outro mundo.
                                                    Como sabes que não afectou a malha? Tens uma visão tipo raio-x?
                                                    No máximo podes dizer para ele ir a uma casa de pneus para o examinarem.
                                                    As imagens são bem representativas do estado do pneus, se foi a fazer manobra contra um passeio nitidamente que apanhou uma aresta e cortou esse pecado de borracha que serve de protecção de jante (apenas está lá para isso), a malha está bem mais funda uma vez que essa zona é curva para encaixar na jante.

                                                    Andam por ai poucos carros a circular assim...
                                                    Editado pela última vez por DragonH; 08 September 2014, 20:31.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Que todos os males fossem como esse....anda com isso à vontade.

                                                      Se por acaso com o passar dos quilómetros notares alguma coisa, já sabes o que tens de fazer. No entanto não me preocupava muito.

                                                      Cumprimentos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Eles que confirmem o pneu por dentro, perda de pressão, calibragem..

                                                        Na dúvida é 5 pneus e 5 jantes novas.
                                                        e o resto? suspensão, direcção?

                                                        Era vender o carro e comprar um novo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se fosse meu continuava aí até se gastar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se for um kai-kai, como parece ser, faz o seguinte:

                                                            Vai a uma casa de pneus, pede para o desmontar e ser examinado. Provavelmente o do 5.º pneu é igual e procedes à troca para ficares mais descansado. Eu para continuar com o pneu assim iria sempre pedir para ser analisado.

                                                            Já uma vez me rebentou um pneu (na A2 ali perto de Alcácer) e mal ganhei para o susto! É daquelas coisas em que não consigo facilitar nem compreendo quem o faz! O risco é medonho para nós e para os outros! São aqueles 4 círculos de borracha o único contato da viatura com o alcatrão!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X