Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA] Aprende a não ser burro - Queimei a junta da cabeça...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [AJUDA] Aprende a não ser burro - Queimei a junta da cabeça...

    Viva,

    Há 3 semanas adquiri um Opel Corsa B 1.5TD comercial de 1998 com 340 mil km. Paguei por ele 1000 euros.

    View image: 20140819 175541

    Antes de fechar negócio contactei o meu mecânico, perguntei quais os aspectos que devia ter em atenção antes de trazer o carro. Disse-me que fizesse um teste, deixar o carro a trabalhar até a ventoinha disparar, após disparar a ventoinha manter o carro acelerado até às 2500rpm durante 2 minutos e por fim desligar o motor, se voltasse a ligar sem qualquer problema podia traze-lo e lá passou o teste, fechei negócio com o antigo proprietário.

    O que acontece, é que na altura o meu mecânico estava de férias e só voltava dia 8, altura e que podia fazer uma revisão total ao carro.

    Andei com o carro essas 3 semanas sem nenhum problema, o carro portou-se lindamente nas minhas voltinhas.

    Na passada segunda-feira, dia 8, lá fui eu em direcção à oficina do meu mecânico, MAS FEITO ESTÚPIDO decidi pelo caminho puxar pelo motor, na auto-estrada quando já ia a 160, comecei a ver o ponteiro da temperatura a subir e não descia... Foi aí que senti um cheiro a queimado e comecei a ficar preocupado. Reduzi a velocidade e uns kilometros antes de chegar à oficina já o carro deitava fumo pelas bordas do capo. Fui o resto do caminho em ponto-morto, pois era quase sempre a descer.

    Quando cheguei à oficina, o carro continuava com o ponteiro perto dos 100 graus, desliguei o motor imediatamente e abri o capo, reparei logo que havia uma poça de óleo que escorreu para cima da transmissão, abri o reservatório da água e estava seco, nem uma gota. Tentei por o carro a trabalhar mas já não pegava.

    Fui chamar o meu mecânico, contei-lhe o sucedido, ele deu uma vista de olhos e sem qualquer hesitação, disse logo que era junta da cabeça queimada.

    Perguntei quanto me ia sair a brincadeira na pior das hipóteses, quando me diz que na pior das hipóteses iria gastar 1000 euros, cairam-me os olhos da cara!!! 1000 euros foi o valor que eu dei pelo carro!!!

    Ele disse-me que posso ter estragado mais coisas (ele falou em tanta coisa que já nem me lembro), mas que até podia ser menos mas só depois de ver os estragos é que me poder dar um orçamento (orçamento esse que ainda estou à espera). Também me disse que era preferível arranjar este motor, que comprar um novo na sucata, pois este ao menos saberia como ia ficar, já para não falar que um motor na sucata para este carro ronda os 500 euros ou mais, mais mão de obra ia quase para os 1000 euros também e nunca saberia se o motor que lá ia colocar estava bom ou precisaria também de algo.

    A ajuda que peço e a questão que coloco aos percebidos no assunto, é: será normal a brincadeira ficar tão cara? eu praticamente andei cerca de 5km com o carro após detectar o incidente causado por mim, será que foi o suficiente para estragar mais componentes além da junta?

    Cumprimentos
    jpr89
    Editado pela última vez por jpr89; 11 September 2014, 17:28.

    #2
    amigo lamento muito aquilo que te aconteceu ...
    não é fácil , e o dinheiro custa tanto tanto a ganhar ...

    eu tive um corsa b 1.7d grande motor , e o carrito nunca me deu problemas de maior , esses motores são Isuzu ... e o mal desses motores é deixar faltar a agua ...
    ouvi dizer que quando isso acontece e bloco empena ...

    olha amigo , tens muitos se´s a considerar ...

    o mecânico é bom ?
    dá garantia da reparação do motor * por escrito ? *
    será que para esse carro não arranjas um motor de um estampado por 400 euros ?

    são muitos se´s que tu amigo e a tua carteira , só vocês podem decidir ...

    Comentário


      #3
      1000€ é um valor por alto. Só abrindo o motor é que se pode orçamentar. Porque pode ser preciso isto ou aquilo. Cabe ao mecânico ser honesto e mudar apenas o essencial e cobrar mão-de-obra adequada.

      Pode ser necessário um radiador novo pex.

      Comentário


        #4
        Se te deixa mais feliz, esses Corsa 1.5D e TD são muito dados a problemas de aquecimento.

        Não foste o primeiro nem hás-de ser o último.

        Comentário


          #5
          ... porque em alguma altura da vida deles levaram água del cano.

          *fixed

          Comentário


            #6
            Não só, o próprio circuito de refrigeração é fraco.

            Comentário


              #7
              O Corsa que já deves ter visto por lá só aqueceu porque entupiu o radiador ou o termóstato avariou fechado. E andava com + pressão no turbo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                Não só, o próprio circuito de refrigeração é fraco.
                ya , eu sempre ouvi isso também , e o meu nesse aspecto também ficou muito mal na foto

                Comentário


                  #9
                  Quando no texto li que ías a 160......

                  O conselho que te dou é vender esse carro conforme está e comprares outro em condiçoes.
                  Quando esses motores levam esquentamento pouco ou nada se aproveita.

                  Comentário


                    #10
                    Lá por casa aconteceu algo parecido a um carro igual, mas com motor apenas aspirado.

                    O mecânico (amigo e conhecido) foi perentório: não vale a pena arranjar. Vamos já à procura de outro motor para lá colocar! Foi comprado um motor igual de um carro batido e metido lá. Ficou tudo à volta dos 600 euros, se a memória não me trai que já se passaram alguns anos...

                    PS - o carro foi vendido anos mais tarde sem nunca mais ter dado problemas e confirmo que o circuito de refrigeração desses carros não presta!

                    Comentário


                      #11
                      Companheiro, lamento o sucedido.

                      Eu tentaria encontrar um motor usado. Pela idade do carro e pelo que se vendeu por cá... deve ficar em conta.

                      Nunca ouvi falar em tal teste que fizeste. Mas pelos vistos não resulta, vou ignorar...

                      Comentário


                        #12
                        Considera arranjar motor novo.

                        Comentário


                          #13
                          Actualização...

                          O mecânico ligou-me a dar más notícias. O arranjo com a mão de obra fica em quase 2000 euros, visto o carro já vir para a minha mão com componentes a precisar de reparação. É claro que disse logo ao mecânico que não ia gastar esse dinheiro no carro pois ele não vale isso.

                          A única hipótese que tenho é mesmo arranjar um motor "novo". Ele ficou de fazer uns contactos para ver se arranjava um motor para o carro mas que só em mão de obra me iria levar 400 euros. Entretanto também fui andar à procura de motores isuzu 1.5TD e o mais barato que encontrei foi por 850 euros, a pessoa vai me buscar o carro ao meu mecânico, troca o motor por outro, e dá-me garantia de 3 meses...

                          Agora acham que é um bom valor ou arranjo números mais baixos?

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            E o que é preciso para o motor ficar direito? Houve detalhes?

                            É uma pequena fortuna....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              E o que é preciso para o motor ficar direito? Houve detalhes?

                              É uma pequena fortuna....
                              Ele falou em pistons picados, biela, juntas, bloco empenado, retificação da cabeça, bomba d'água entre outros materiais que não me ficaram no ouvido, pois só pensava dois mil euros, dois mil euros...

                              Uma pequena GRANDE fortuna, digo eu.

                              Comentário


                                #16
                                Pois, eu também tenho um corsa 1.5 td sport de 94 e sofre do mesmo problemas de temperatura, mas eu pouco me importo, porque a minha Maria em vez de deitar anticongelante, coloca água da tornei na falta o anticongelante!!
                                E mito esquisito o carro para dizer á verdade nem gosto de andar com ele, se estiver calor e parado no transito começa a subir o ponteiro (perto do 100º)
                                Mas prontos já tem 19 anos, quando acabar acabou!
                                Provavelmente compraste o carro com algum problema!
                                O melhor que tens a fazer é comprar um motor usado quanto mais recente for melhor!
                                O valor justo para esse motor e 500/600€!!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Pistons picados? Mas rebentou alguma válvula?
                                  Faltou oleo?

                                  Tens alguma foto do motor..?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                    O valor justo para esse motor e 500/600€!!!!
                                    Pois por isso é que eu acho que 850 euros já com mão de obra não está mau...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Pistons picados? Mas rebentou alguma válvula?
                                      Faltou oleo?

                                      Tens alguma foto do motor..?
                                      Não tenho fotos do motor. Ele falou em 1 ou 2 pistons a substituir, quanto a válvulas não sei se precisaria...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora sabem onde posso encontrar este motor?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que podes começar por mudar de mecânico.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Acho que podes começar por mudar de mecânico.
                                            É a minha opinião.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jpr89 Ver Post
                                              Já agora sabem onde posso encontrar este motor?
                                              Aqui por exemplo:
                                              http://www.custojusto.pt/castelo-bra...isuzo-14003541

                                              http://www.custojusto.pt/porto/pecas...-5-td-11249973
                                              Editado pela última vez por MFN; 12 September 2014, 19:21.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Experimenta telefonar para a SVPauto.... eles costumam ter alguns motores usados em stock...

                                                Mas há muitas mais empresas como esta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Pistons picados? Mas rebentou alguma válvula?
                                                  Faltou oleo?

                                                  Tens alguma foto do motor..?
                                                  Há sempre um ou outro pistao que acaba por derreter-deformar, os segmentos partem, o bloco tambem empena juntamente com a culassa.

                                                  Quando estes motores levam esquentamento pouco ou nada se aproveita.
                                                  Tive 1 cá em casa bastante tempo desmontado (era de familiar) onde retirei algumas peças antes de ir para abate
                                                  Editado pela última vez por jpmb; 12 September 2014, 21:15.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se o quiseres vender completo e com documentos , ofereço-te 200 euros por ele.
                                                    Nao tenho é transporte para o trazer

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estes motores atingem a temperatura normal de funcionamento aos 90 graos . Se o circuito de refrigeraçao nao estiver em bom estado, o motor com um pouco de esforço faz com que a temperatura suba rapidamente para os 100 graos onde começa a por a vida do motor em risco.

                                                      Quem tiver um motor destes tem que vigiar sempre o ponteiro da temperatura porque a margem de conforto do motor é muito pequena.
                                                      Conheço pessoas que rebentaram com motores destes e todos dizem que nunca ou raramente olhavam para o ponteiro da temperatura.......aí é que está o problema.

                                                      Se todos os condutores olharem para o ponteiro da temperatura nao há juntas queimadas.

                                                      Eu faço milhares de kms por ano com dois corsas 1.5td e um 1.7d e nunca esquentei nenhum nem nunca fiquei a pé

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O bloco é em ferro fundido, certo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu no teu caso faria isto :
                                                          esquece esse chaço se a reparação custa mais de 1000 euros , com esse dinheiro comprava outro carro clio , saxo, punto, há tanta coisa na net , o corsa vendia as peças ainda recuperavas algum.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Aprendeste (espero eu que tenhas aprendido para não fazer igual) da pior maneira. Quando o ponteiro sobe para zonas perigosas/proibidas para-se o carro imediatamente (não se anda mais uns kilometros como dizes ter feito).

                                                            Andar a 160 num carro com tantos anos e tantos kms sem saber qual o liquido refrigeracao que lá tá, oleo que lá tá, com um motor "pequeno" que a essa velocidade vai em esforço, sem saber se as tubagens da refrigeração tão meio entupidas, etc, é na minha opinião arriscado. Neste caso, infelizmente, correu mal.

                                                            Mas o que interessa agora é arranjar uma solução para esse problema.

                                                            O importante é teres um ou mais orçamentos que sejam correctos de modo a não aparecerem depois derrapagens, ou seja, estares a pensar que vai custar 1000 euros e no final fica em 2000 porque foram aparecendo surpresas.

                                                            Se for 1000 euros ou mais talvez o melhor seja pegares nesse valor, juntares mais algum e comprares um outro carro mais recente, com menos km, com um motor melhor, mais segurança, conforto, etc. Tens que pensar bem no assunto, ver o preço de outros carros e ver o que poderá ser melhor.

                                                            Se a opção for de comprar outro carro então poderás ficar com esse corsa e vais ficando atento a motores e a carros batidos que tenham o motor a funcionar. Pode aparecer uma boa oportunidade e aí fazes o arranjo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X