Boas,
Possuo um Corolla 1.4 VVT-i de 2001 (97cv) e recentemente deparei-me na net com vários projetos de troca do motor 4ZZ/3ZZ pelo 1ZZ (motor usado pelo Avensis, Celica e MR2). Pelo pouco que pesquisei os motores partilham essencialmente o mesmo bloco e a diferença de cilindrada está no curso dos pistões.
Posto isto interessei-me pelo projeto e as opções possíveis são as seguintes:
1- Simplesmente trocar motor e legalizar (que quase ponho de parte só de pensar na dor de cabeça que seria legalizar o carro)
2- Fazer um hibrido, ou seja, utilizar o bloco original e a partir dele montar o motor com os restantes componentes do 1zz, e penso que não terei problemas legais uma vez que o número do bloco seria o mesmo.
Embora pareça que estou a simplificar muito a situação tenho noção das dificuldades que poderão haver, daí pergunto se o projeto é exequível e fiável. Pus de parte a opção de simplesmente trocar o motor sem legalizar porque embora sejam motores aparentemente identicos e o carro passe na inspeção normal, certamente não passa na B, e como quero pôr o carro a GPL isso está fora de questão.
Possuo um Corolla 1.4 VVT-i de 2001 (97cv) e recentemente deparei-me na net com vários projetos de troca do motor 4ZZ/3ZZ pelo 1ZZ (motor usado pelo Avensis, Celica e MR2). Pelo pouco que pesquisei os motores partilham essencialmente o mesmo bloco e a diferença de cilindrada está no curso dos pistões.
Posto isto interessei-me pelo projeto e as opções possíveis são as seguintes:
1- Simplesmente trocar motor e legalizar (que quase ponho de parte só de pensar na dor de cabeça que seria legalizar o carro)
2- Fazer um hibrido, ou seja, utilizar o bloco original e a partir dele montar o motor com os restantes componentes do 1zz, e penso que não terei problemas legais uma vez que o número do bloco seria o mesmo.
Embora pareça que estou a simplificar muito a situação tenho noção das dificuldades que poderão haver, daí pergunto se o projeto é exequível e fiável. Pus de parte a opção de simplesmente trocar o motor sem legalizar porque embora sejam motores aparentemente identicos e o carro passe na inspeção normal, certamente não passa na B, e como quero pôr o carro a GPL isso está fora de questão.
Comentário