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Punto TD 70 liga sozinho

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    Punto TD 70 liga sozinho

    Pois é malta... Algo se passa com o TD70 da casa.

    Resumindo... o charuto foi mudar a correia de distribuição, levar uma bateria e levar um corta-corrente no borne da bateria. Fez apenas 35k km nos últimos 5 anos, logo passa longos meses parado.

    Mas vamos ao que me trás aqui.

    O meu irmão chegou com o carro a casa, tudo 5 estrelas, até que o tenta desligar (roda a chave) e o carro continuou a trabalhar. Em alternativa retira-lhe o borne da bateria e o carro cala-se. Mete novamente o borne e o carro liga automaticamente...

    Só deixou de o fazer quando se deixou o carro parado umas horas, até o mecânico lá ir. Este viu o carro e não encontrou explicação para o sucedido.

    Estamos perante uma novo sistema de arranque automático ou há uma explicação mais lógica?

    Viatura: Punto TD 70 ELX de 1996, com 186k km.

    #2
    Mau contacto na igniçao que faz com que esteja sempre ligada, tao obvio

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
      Mau contacto na igniçao que faz com que esteja sempre ligada, tao obvio
      Nesse caso o motor de arranque não tinha já ido à viola?

      Isso aconteceu-me num Clio II 1.9D e o motor de arranque não sobreviveu.

      Comentário


        #4
        Rui, tens um Punto visionário. Já em 1996 tinha S/S

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Rui, tens um Punto visionário. Já em 1996 tinha S/S
          Ele realmente custou um pequeno balúrdio em 1996, mas acho que não trazia esse extra

          Comentário


            #6
            Deve haver aí um contacto no canhão/bendix/motor de arranque colado. Sim, o motor de arranque não durará muito...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Deve haver aí um contacto no canhão/bendix/motor de arranque colado. Sim, o motor de arranque não durará muito...
              Provavelmente algo intermitente porque quando o conjunto arrefeceu já não voltou a ligar sozinho

              Sábado ou domingo vou dar uma volta com ele... se voltar a fazer, electricista com ele.

              Comentário


                #8
                Bomba injectora nas lonas, nomeadamente o circuito de depressão que corta o gasóleo e permite desligar o motor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Bomba injectora nas lonas, nomeadamente o circuito de depressão que corta o gasóleo e permite desligar o motor.
                  É também uma hipótese...

                  Acrescento que este carro acaba(va) por levar alguns encostos de bateria, porque não tinha corta-corrente e passava longas semanas ou meses parado.
                  Editado pela última vez por Ruie34; 15 September 2014, 14:51.

                  Comentário


                    #10
                    E a bomba injectora faz rodar o motor sem o "ok" da ignição?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      E a bomba injectora faz rodar o motor sem o "ok" da ignição?
                      O carro pegou com a chave desligada. A maneiro de o parar foi retirar o borne da bateria ou desligar o corta-corrente do mesmo

                      Comentário


                        #12
                        O motor a gasóleo, sobretudo os antigos, não fazem uso de electricidade para se poderem manter em funcionamento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          O motor a gasóleo, sobretudo os antigos, não fazem uso de electricidade para se poderem manter em funcionamento.
                          No caso do Punto não sei se será assim tão linear. acho que existe um dispositivo eléctrico pelo meio.

                          Quando tinha o meu van e berrou o alternador, a maneira de chegar à oficina foi com tudo eléctrico (que não era muita coisa ) desligado. Se não, começava aos soluços.

                          Comentário


                            #14
                            Tens é um carro voluntarioso... não gosta de estar parado.

                            Ainda falam que os latinos não gostam de trabalho... bahhh

                            Comentário


                              #15
                              Cá pra mim o carro tá possuído...

                              É lavá-lo com água benta enquanto o exorcista não chega

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                No caso do Punto não sei se será assim tão linear. acho que existe um dispositivo eléctrico pelo meio.

                                Quando tinha o meu van e berrou o alternador, a maneira de chegar à oficina foi com tudo eléctrico (que não era muita coisa ) desligado. Se não, começava aos soluços.
                                O teu Punto era mais novo ou mais velho que o Punto em questão ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  O motor a gasóleo, sobretudo os antigos, não fazem uso de electricidade para se poderem manter em funcionamento.
                                  É verdade, dantes o desligar de um diesel era sempre por corte de injecção. Nalguns carros era mesmo um corte mecanico, uma peça que oscilava e fechava o fornecimento do combustível.

                                  Mas aqui é ao contrário, se vires, eles retiraram a bateria e o carro parou. Voltaram a colocar e o carro ligou.

                                  Apesar de à partida não fazer muito sentido, quando aparece um problema no seguimento de uma intervenção tenho por habito suspeitar que esteja relacionado. É obvio que pode ser uma (grande) coincidência. Mas há que verificar, pelo menos, esse corte de corrente instalado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Depois de se ligar sozinho, não ouvias nenhum barulho fora do normal? Motor de arranque a arranhar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      O teu Punto era mais novo ou mais velho que o Punto em questão ?
                                      O meu era de 3/96 e este é de 11/96

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                        Depois de se ligar sozinho, não ouvias nenhum barulho fora do normal? Motor de arranque a arranhar?
                                        Foi o meu irmão, mas ele disse que não ouvia nada fora do normal.

                                        E a situação de "quebra" do motor de arranque que tive no Clio II foi com ele, logo já conhece o barulho de um motor de arranque a arranhar.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          O meu era de 3/96 e este é de 11/96
                                          Não deverão existir diferenças de construção entre ambos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso é muito estranho.

                                            Basicamente o relatado é que ligando a bateria o motor 'dá à chave' sozinho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Não deverão existir diferenças de construção entre ambos.
                                              Nos 5 anos que conviveram em comum apenas achei uma diferença e foi na direcção. O meu (Van) tinha muito mais brecagem que este...

                                              De resto, só o facto de o meu andar menos, travar melhor e curvar pior (medidas de pneus diferentes)... Mas isso já está relacionado com a utilização que cada um tem e com as peças (aftermarket) que lhes montam.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                Isso é muito estranho.

                                                Basicamente o relatado é que ligando a bateria o motor 'dá à chave' sozinho.
                                                Sim...

                                                No próximo fim de semana vou tirá-lo da garagem e dar uma volta para ver se repete a façanha

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  O motor a gasóleo, sobretudo os antigos, não fazem uso de electricidade para se poderem manter em funcionamento.
                                                  Se meter diesel para dentro do motor ele não faz mover os pistons...

                                                  Ele assin que mete a chave o motor liga. Para a bomba injectora funcionar, é porque a cambota rodou... e o que faz ela rodar é o motor de arranque..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu aconteceu-lhe isso duas ou três vezes não desligava, ou seja eu desligava com a chave e o motor continuava a trabalhar! Metia a 5ª e lá desligava era uma impureza qualquer que não cortava o gasóleo. Depois deixou de fazer!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Aqui mal mete a chave e liga.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim, um diesel não desligar não é nada de novo. O mais estranho de tudo é ele ligar assim que se encosta a bateria. A mim custa-me a perceber é se o motor de arranque roda sem a chave rodar... ou se o motor de arranque está em esforço continuo. Mas é aguardar por novidades... que é assim que se aprende, com casos manhosos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O mais certo é estar a acontecer uma ponte no canhão. Mas como houve corte-corrente, é ver se foi feito só na bateria.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso é o kit KITT. Opcional da altura.

                                                            Comentário

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