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Óleo para Citroen Xantia HDi

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    Óleo para Citroen Xantia HDi

    Viva! Tenho um bocado a ideia que os óleos são todos iguais, ou pelo menos, andam lá perto. Mas gostava de saber a vossa opinião sobre que óleo usar num Xantia 2.0 HDi(110cv). Tenho colocado Total 7000, é 'carote', de 10 mil em 10 mil, que se fazem num esfregar de olho. Outro dia meti Castrol 10-40, com troca evidente de filtro. Não noto nenhuma diferença ainda. Há ainda o Avia 10-40, barato, será boa alternativa? Enfim, que aconselham os especialistas do Fórum? Desde já obrigado.

    #2
    Essa questão devia estar no tópico dos óleos!
    O ideal seria o total quartz 9000, mas se queres o 10W40, usa o total 7000. Podes comprar aqui: TOTAL QUARTZ 7000 10W-40 5Lt - TEXOLEO.com

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      #3
      Ok, desconhecia o tópico dos óleos, já o vi. De qualquer maneira agradeço a resposta e atenção.

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        #4
        Originalmente Colocado por TRXantia Ver Post
        ...Há ainda o Avia 10-40...
        haver havia, agora é que já não há

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          #5
          Mas esse HDI não permite mudas a cada 15 ou 20.000 km ?

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            #6
            É 15 em 15 mil

            Eu tenho quase a certeza que o ideal para esse motor é 5w40, tenho de ver no livro do meu C5.

            O meu actualmente acho que está com 10w

            Comentário


              #7
              Permite de facto mudas aos 15 mil, mas a indicação que me deram na Citroen (e mesmo no meu mecânico cá fora) aponta para mudanças de 10 em 10 mil. Estive a espreitar na net e o Total Quartz 9000 5w40 faz 18000kms. Que me dizem?
              Editado pela última vez por TRXantia; 18 September 2014, 13:50.

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                #8
                Originalmente Colocado por TRXantia Ver Post
                Permite de facto mudas aos 20 mil, mas a indicação que me deram na Citroen (e mesmo no meu mecânico cá fora) aponta para mudanças de 10 em 10 mil. Com o 5w40, posso mudar aos 20 mil?
                Cá está, é muito bonito o que diz no livro do utilizador, mas depois vais à própria marca e eles dizem, mete este 10w e muda de 10 em 10k...

                Eu não estou a ver como seja possivel alguém notar alguma coisa no carro quando muda um oleo, seja para um muito barato seja para um muito caro, quando muito, segundo os especialistas aqui do forum, a longo prazo o motor, caso não sigas as recomendações da citroen (não é dos mecanicos, é a do livro) vais ter problemas no motor (vai partir ou algo do genero)...
                Resumindo, vou cometer um sacrilégio de dizer o que vou dizer, mas esta é uma opinião não cientifica baseada apenas na minha experiencia, por isso não vale nada. Os oleos são mesmo parecidos, (ha no outro topico um exemplo que uma marca recomendava oleos desde o 15w até ao 0w) tens é de te precaver e andar apenas 10mil km para o 10w ou 5mil para o 15w e o resultado (segundo a minha experiencia) é que o motor não vai fazer absolutamente nada de diferente (a longo prazo) do que faria com o oleo xpto que o fabricante recomenda, daí que ao fim de 300000km a diferença de mudas no valor de 200€ para mudas no valor de 30€(se bem que mais curtas) apenas te vai deixar mais dinheiro para gastar nas avarias (que nada tem a ver com o oleo)

                Comentário


                  #9
                  Obrigado, aalito. Essa é basicamente a minha ideia. Quando falei em não sentir alterações referia-me ao facto de não estar a gastar mais ou menos. Sempre ouvi dizer que não se deve mudar o óleo do carro porque ele 'cria hábitos' e depois pode gastar mais. Era apenas isso. Sim, faz todo o sentido respeitar a quilometragem dada pela origem e , claro, quanto mais velho...obrigado mais uma vez.

                  Comentário


                    #10
                    10w40 de 10mil em 10mil e não esquecer de trocar o filtro. Está óptimo!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TRXantia Ver Post
                      Permite de facto mudas aos 15 mil, mas a indicação que me deram na Citroen (e mesmo no meu mecânico cá fora) aponta para mudanças de 10 em 10 mil. Estive a espreitar na net e o Total Quartz 9000 5w40 faz 18000kms. Que me dizem?
                      Eles só têem que te agradecer ao seres generoso ao ponto de lá ires deixar dinheiro mais vezes que o necessário.

                      Comentário


                        #12
                        Hdi's? Isso não fazem 30000kms com 10W40?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Hdi's? Isso não fazem 30000kms com 10W40?
                          Nunca o fizeram.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Nunca o fizeram.
                            E se eu meter óleo para 30000kms?

                            Comentário


                              #15
                              Também não exageres meu.

                              30mil kms com 10w40...queres que ande a partir turbos como aconteceu com o 1.9Dci da Renault?

                              Comentário


                                #16
                                Toda a gente sabe que isso dos turbos não era do óleo.
                                Se a marca dizia é porque podia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Toda a gente sabe que isso dos turbos não era do óleo.
                                  Se a marca dizia é porque podia.
                                  O problema não era do óleo mas antes lubrificação insuficiente do turbo (não há / havia débito suficiente).

                                  E vocês teimam no óleo sem saberem as coisas como elas são. Se assim é, não alimentem boatos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    E se eu meter óleo para 30000kms?
                                    E podes meter. Mas só faz os quilómetros que a mecânica diz. Apartir daí, estás por tua conta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto quando se quer inventar é de todos os lados (dos mecânicos de esquina, dos concessionários oficiais, dos proprietários e dos diversos opinantes por esse mundo fora)! O modelo em questão quer no livro de revisões quer na informação disponível no quadrante preconiza revisões a cada 15.000/1 ano. Para quê inventar?!
                                      Já agora para esse motor a marca permite o uso de 5w ou 10w. Fica ao critério do proprietário utilizar o que quiser e tirar daí as consequências.
                                      Conheço de perto um motor desses (num táxi) que fez 830.000 sem nunca mexer no motor e desde a 1.ª revisão sempre usou Total 5w40 (ao contrário do que por norma usavam na oficina onde fazia as revisões!).
                                      Editado pela última vez por laglemos; 19 September 2014, 18:57.

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                                        #20
                                        Poupa-se 20€ por ano.

                                        Comentário


                                          #21
                                          quem faz 30 em 30 mil são os HDI 16v, pelo menos o 2.0 136cv

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