A uns dias num sábado estive deslocado uns 150kms de casa para um casamento. Por azar no final do dia apanhei uma esquina de um passeio muito baixo que não vi e rebentei um pneu. Por sorte, no dia seguinte (Domingo) encontrei uma oficina aberta (de cadeia de hipermercado), tinham pneus da mesma marca e modelo, e mesmo preço!
Por azar, ao montar um dos pneus, um dos pernos do cubo dianteiro esquerdo partiu (o trabalho foi bem feito, eu assisti, mas ao que parece o perno já estava meio partido, o funcionário ao dar o encosto apenas acabou com ele). Acontece que a empresa assumiu a situação, no entanto, agora tenho que me deslocar, perder tempo, gastar combustível e pagar portagens para corrigir a situação.
Honestamente não quero ser intransigente ao ponto de apresentar estas despesas, visto a empresa não ter culpa que eu resida noutra zona e também está a assumir a situação (e conseguia-se ver bem que o perno já estava "meio" partido).
Tenho 2 hipóteses:
a) Ou me desloco ao local para resolver - e só o consigo fazer quiçá daqui a 1 mês e até lá devo fazer a vontade uns 1000kms (em deslocações e portagens gasto sensivelmente 35€);
b) Tratar eu de resolver a situação mais perto de casa, assumindo o prejuízo (na marca o perno custa 15€ + MO, que seja meia hora, diria que o serviço nunca custaria mais de 40€).
Aqui a minha dúvida é se é grave ou por alguma razão faz mal andar sem um perno/parafuso, ou posso circular a vontade? É que daqui a umas 3/4 semanas vou voltar a mesma zona de fim-de-semana e assim estava resolvido, mas até lá vou andar bastante com o carro assim.
Update: mais informação útil:
A viatura é um Toyota Auris
Os parafusos são fêmea, apertando num perno macho que está "preso" ao cubo (e é este perno que partiu)
Cada roda tem 5 parafusos (o que faz com que na roda esquerda dianteira só haja 4 presos).
Há algo em mim que me diz que se tem espaço para 5 parafusos, é porque precisa deles, mas por outro lado seria pior se só levasse 3 ou 4 e faltasse um!
Por azar, ao montar um dos pneus, um dos pernos do cubo dianteiro esquerdo partiu (o trabalho foi bem feito, eu assisti, mas ao que parece o perno já estava meio partido, o funcionário ao dar o encosto apenas acabou com ele). Acontece que a empresa assumiu a situação, no entanto, agora tenho que me deslocar, perder tempo, gastar combustível e pagar portagens para corrigir a situação.
Honestamente não quero ser intransigente ao ponto de apresentar estas despesas, visto a empresa não ter culpa que eu resida noutra zona e também está a assumir a situação (e conseguia-se ver bem que o perno já estava "meio" partido).
Tenho 2 hipóteses:
a) Ou me desloco ao local para resolver - e só o consigo fazer quiçá daqui a 1 mês e até lá devo fazer a vontade uns 1000kms (em deslocações e portagens gasto sensivelmente 35€);
b) Tratar eu de resolver a situação mais perto de casa, assumindo o prejuízo (na marca o perno custa 15€ + MO, que seja meia hora, diria que o serviço nunca custaria mais de 40€).
Aqui a minha dúvida é se é grave ou por alguma razão faz mal andar sem um perno/parafuso, ou posso circular a vontade? É que daqui a umas 3/4 semanas vou voltar a mesma zona de fim-de-semana e assim estava resolvido, mas até lá vou andar bastante com o carro assim.
Update: mais informação útil:
A viatura é um Toyota Auris
Os parafusos são fêmea, apertando num perno macho que está "preso" ao cubo (e é este perno que partiu)
Cada roda tem 5 parafusos (o que faz com que na roda esquerda dianteira só haja 4 presos).
Há algo em mim que me diz que se tem espaço para 5 parafusos, é porque precisa deles, mas por outro lado seria pior se só levasse 3 ou 4 e faltasse um!
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