Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Opinião] - circular com um perno a menos no cubo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Opinião] - circular com um perno a menos no cubo

    A uns dias num sábado estive deslocado uns 150kms de casa para um casamento. Por azar no final do dia apanhei uma esquina de um passeio muito baixo que não vi e rebentei um pneu. Por sorte, no dia seguinte (Domingo) encontrei uma oficina aberta (de cadeia de hipermercado), tinham pneus da mesma marca e modelo, e mesmo preço!

    Por azar, ao montar um dos pneus, um dos pernos do cubo dianteiro esquerdo partiu (o trabalho foi bem feito, eu assisti, mas ao que parece o perno já estava meio partido, o funcionário ao dar o encosto apenas acabou com ele). Acontece que a empresa assumiu a situação, no entanto, agora tenho que me deslocar, perder tempo, gastar combustível e pagar portagens para corrigir a situação.

    Honestamente não quero ser intransigente ao ponto de apresentar estas despesas, visto a empresa não ter culpa que eu resida noutra zona e também está a assumir a situação (e conseguia-se ver bem que o perno já estava "meio" partido).

    Tenho 2 hipóteses:
    a) Ou me desloco ao local para resolver - e só o consigo fazer quiçá daqui a 1 mês e até lá devo fazer a vontade uns 1000kms (em deslocações e portagens gasto sensivelmente 35€);
    b) Tratar eu de resolver a situação mais perto de casa, assumindo o prejuízo (na marca o perno custa 15€ + MO, que seja meia hora, diria que o serviço nunca custaria mais de 40€).

    Aqui a minha dúvida é se é grave ou por alguma razão faz mal andar sem um perno/parafuso, ou posso circular a vontade? É que daqui a umas 3/4 semanas vou voltar a mesma zona de fim-de-semana e assim estava resolvido, mas até lá vou andar bastante com o carro assim.

    Update: mais informação útil:
    A viatura é um Toyota Auris
    Os parafusos são fêmea, apertando num perno macho que está "preso" ao cubo (e é este perno que partiu)
    Cada roda tem 5 parafusos (o que faz com que na roda esquerda dianteira só haja 4 presos).

    Há algo em mim que me diz que se tem espaço para 5 parafusos, é porque precisa deles, mas por outro lado seria pior se só levasse 3 ou 4 e faltasse um!

    #2
    Tenta contactar a oficina e que te pagem pelo menos o preço da peça por transferência bancaria. Não custa nada tentar.

    Comentário


      #3
      O problema é que já têm lá a peça... só pensei nisto mais tarde infelizmente...

      Outra hipótese é eu fazer o serviço cá, e quando for lá recolher o perno e ficar com ele para uma futura eventualidade (é a 2ª vez que me acontece...)

      Comentário


        #4
        Alguém pode ajudar? Será seguro continuar a circular assim até regressar à oficina daqui a umas semanas, ou é mais sensato reparar o quanto antes mais perto e a meu cargo?

        Comentário


          #5
          Provisoriamente não teria problemas em andar. Desde que os outros 4 estejam apertados, não há problema.

          Comentário


            #6
            Não tenhas problemas. Se for por umas semanas não ha azar.

            Isso em termos de solicitação dos parafusos (ao corte) é como dizes, agora é a dividir por 4 mas seguramente que o coeficiente de segurança aplicado chega e sobra para os 4 aguentarem uma carga superior. Eles vão ter de aguentar mais 25% de carga mas nessa aplicações o coeficiente de segurança anda acima do dobro do esforço máximo.

            Só em termos de fadiga é que irias encurtar a vida util desses parafusos, mas por umas semanas isso não chega a ser importante

            (espero é que não tenhas mais nenhum a ceder )

            Comentário


              #7
              Se é de 5 pernos e tens agora 4 não tens qualquer problema em circular com o carro assim.
              Mas atenção acima dos 180 Km/H!

              Comentário


                #8
                Estamos a falar dos pernos que seguram a jante ao cubo ou dos que seguram o cubo à suspensão?

                De qualquer das formas, e assumindo que os outros parafusos estão em boas condições, a rigidez da ligação não fica comprometida com menos um parafuso.

                Comentário


                  #9
                  lição nº1 a tirar da situação: no próximo casamento beber menos

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X