Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nissan Qashqai - Injetor número 3

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nissan Qashqai - Injetor número 3

    Boa Tarde,


    Tudo começou com o acender da luz de avaria no motor. Foi ao stand [BoshCar Service Vale de Cambra], eles ligaram ao computador e disseram que dizia que o problema era no injetor do combustível número 3, mas que por vezes deteta o problema num dos injetores mas é falso erro, então ele ocultou o erro e disse para eu continuar a conduzir e caso volta-se a aparecer a luz que fosse ao stand e caso fosse do injetor tinha de ser substituído e ficava em cerca de ~330€ + mão de obra. Bem eu neste momento tenho de pagar três seguros e o dinheiro não cresce, por isso eu gostava de saber os problemas que poderá trazer andar com um injetor desse tipo danificado, visto que o mecânico na minha primeiro visita disse para eu continuar a andar. Também gostaria de saber se alguém não me recomendava ir a uma sucata e arranjar eu próprio um injetor. O carro não apresenta sintomas [maior consumo de combustível, penso que seja o mais óbvio] e andou um mês sem a luz apareceu, isto depois de ter ido ao stand e o mecânico a ter ocultado.


    Cumprimentos,
    João Rodrigues

    #2
    Ou seja, depois de ter sido apagado o erro, não voltou mais?

    Se assim for, eu andaria descansado. Se fosse, efectivamente, um erro constante, terias novamente a luz do motor acesa.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta. A luz sim voltou a aparecer hoje.

      Fiz uma pesquisa e entendi agora o que são os injetores. Parece que são os responsáveis pela economização do combustível e que os principais motivos para avarias é a tardia mudança do filtro do combustível.

      Os problemas que pode trazer andar assim com um injetor são:

      • Perda de potência – O veículo perde força
      • Economia - O veículo consome mais combustível
      • Poluição – O veículo não passa na análise de emissões de gases
      • Partida – Partida dificultosa a frio e a quente
      • Marcha lenta – O veículo não conserva marcha lenta uniforme
      • Condução – Dirigibilidade prejudicada, resposta irregular

      Também fiquei a saber que os fabricantes de injetores não recomendem explicitamente a sua limpeza (os motivos são óbvios e meramente comerciais), mas eles aceitam-a.

      Logo as perguntas que agora tenho são:

      1) Eu que não sou um entendido em mecânica, vi no Wikihow como fazer a manutenção eu mesmo. Será que devo de ver uns vídeos e tentar fazer eu mesmo a limpeza?
      2) Caso a resposta à pergunta 1 seja não, recomendam-me algum stand na zona de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira ou mesmo Sta. Maria da Feira para fazer a limpeza?
      3) Caso a resposta à pergunta 1 seja sim, como sei que se o injetor já não estará estragado e que uma simples limpeza não resultará?

      Comentário


        #4
        Antes demais, compraste a viatura nova ou usada? Quantos KM tem?

        Os injectores são, como o nome indica, os componentes responsáveis pela injecção de combustível para dentro do motor. Os motores diesel actuais são common-rail e as pressões de injecção passam os 1500 bar (valor max). Como tal, os injectores são componentes complexos e fabricados ao micron.

        Teoricamente estes injectores apenas deviam avariar por desgaste (+ de 300 mil KM), filtro de gasóleo ineficaz ou mau combustível. No entanto, são vários os relatos de problemas de injecção em motores com cento e poucos mil.

        A nível de manutenção não há nenhuma programada, ou seja, não é suposto serem limpos ou levar aditivos como os injectores antigos. A única limpeza eficaz é com ultra-sons, no entanto o problema pode continuar.

        Na minha opinião deves analisar melhor a causa do problema. Pode existir um erro efectivamente no injector 3 e ser simplesmente a ficha ou a cablagem. Pode também estar mal codificado - cada injector tem um autocolante com um código, que deve coincidir com os dados na centralina. Se por algum motivo o mesmo já foi trocado e o código for do antigo, pode provocar os erros.
        Editado pela última vez por bruncamps; 22 September 2014, 18:47.

        Comentário


          #5
          Ola bruncamps,

          Comprei já usado com cerca de 70.000 KM agora vai em quase 100.000 KM e também li que alguns são substituídos aos 240.000 KM. Sim também li qualquer coisa sobre os 'micron', apesar de não ter entendido.

          O mau combustível também me informaram que podia ser uma das razões, mas eu tenho deixado de meter combustível no Intermarché [no barato].

          Essa limpeza dos ultra-sons nunca tinha ouvido falar, isso fica a rondar os quê? O que tu me recomendarias?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
            Na minha opinião deves analisar melhor a causa do problema. Pode existir um erro efectivamente no injector 3 e ser simplesmente a ficha ou a cablagem. Pode também estar mal codificado - cada injector tem um autocolante com um código, que deve coincidir com os dados na centralina. Se por algum motivo o mesmo já foi trocado e o código for do antigo, pode provocar os erros.
            Eu não sei nada de mecânica, e caso vá neste momento à BoshCar Service eles vão trocar o injetor de certeza. Recomendas algum stand nas zonas que disse me cima? Um stand que realmente veja o problema do injetor como dissestes em cima.
            A tal limpeza dos ultra-sons, não recomendas para o meu caso, então?

            Comentário


              #7
              Pois meu caro, também tenho um Megane é um clio com esse motor.
              Eu ando com o clio e coloco gasóleo sempre na Galp e tem 235 mil quilómetros e zero problemas, o Megane é da minha Maria e coloca gasóleo em qualquer lado e esta semana ficou doente lol
              ressoltado - reparar injector (190€ em Paredes)

              Comentário


                #8
                Eu faria uma limpeza a ultra sons primeiro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                  Pois meu caro, também tenho um Megane é um clio com esse motor.
                  Eu ando com o clio e coloco gasóleo sempre na Galp e tem 235 mil quilómetros e zero problemas, o Megane é da minha Maria e coloca gasóleo em qualquer lado e esta semana ficou doente lol
                  ressoltado - reparar injector (190€ em Paredes)
                  Se é de injectores não é pela "marca" do combustível que vai dar barraca, mas sim a limpeza dos depósitos de onde se abastece.
                  Aliás tenho mais confiança em meter no Jumbo aqui da zona do que na Galp, é que nas do Jumbo são recentes e os depósitos relativamente novos, já as da Galp em muitos anos nunca vi mudar, por exemplo.

                  Comentário


                    #10
                    Resumo/Conclusão final:

                    1. Fui à BoshCar Service com a luz de avaria do motor acesa. Eles detectaram um problema no 3 injector, retiraram o aviso de avaria e mandaram-me circular
                    2. A luz de avaria voltou a acender ~1 mês depois, desta vez não foi à BoshCar Service porque não queria substituir o injector [aproximadamente 300€], mas sim repara-lo.
                    3. Fui a um stand meio para o escondido [conhecido de amigo], com uma pessoa honesta e confiável, fiz-me de burrinho e ele confirmou-me [como eu já sabia que o problema era do injector 3]. Recomendou-me não meter combustível nas bombas com gasolina não confiável e meti fui à BP meter do gasóleo mais caro com um aditivo Diesel Systempflege da LIQUIMOLY, e constatei que o gasóleo mais caro uns cêntimos deu para mais quilómetros e o carro puxa mais.
                    4. Encontrei um senhor já com uma certa idade que só faz reparações de injetores e bombas, logo se voltar a ter este problema vou a esse Sr. e o problema vai certamente ficar resolvido.

                    Logo, o meu Qashqai tinha ~97.000km, foi habituado a gasóleo do pior e daí ter este problema com um dos injectores.

                    Solução:

                    - Meter gasóleo+ na BP ou na Galp que fica mais ~€0.10 na BP/Galp e juntar um aditivo como mencionei.
                    - Caso continue já deve de ser um caso avançado, logo é melhor procurar alguém que saiba reparar injectores. Alguém com a cabeça no sitio porque como já foi dito os injectores são complexos e trabalham em microns.
                    Editado pela última vez por EsmagaSapos; 04 October 2014, 19:17.

                    Comentário


                      #11
                      No teu outro tópico começas por dizer isto:

                      "Comecei então a meter combustível numa gasolineira mais cara, mas voltou a aparecer. Eu não engulo essa porque já me alertaram que isso é para chular dinheiro."

                      Agora dizes isto:

                      "Logo, o meu Qashqai tinha ~97.000km, foi habituado a gasóleo do pior e daí ter este problema com um dos injectores."

                      Sinceramente não acredito em teorias de "gasolineiras não confiáveis" (presumo que te refiras às low-cost), e tem a impressão que não sabes muito bem o que se passou com o carro. Não me leves a mal, muitas vezes acontece isso, mas são 2 relatos mal explicados e deixam-me a pensar se o problema não possa voltar a aparecer (espero que não).

                      Comentário


                        #12
                        E o filtro de combustível é o de origem, certo? Pois assim nem com combustível da Nasa.

                        Comentário


                          #13
                          Então eu vou explicar:

                          Assim que o símbolo de avaria do motor apareceu foi-me dito, antes de eu saber que era o filtro de partículas que estava a causar a mensagem, que os stands diziam que isso era dos injectores e que muitas vezes eram substituídos e que não solucionava. Então eu fui a um stand e realmente me disseram que era um injector estragado e eu não confiei. No stand também me disseram que isso era da gasolina low-cost, então eu durante uns meses meti gasolina mais cara mas a mensagem continuou. Então decidi fazer uma pesquisa na internet e aprendi que o problema podia ser do filtro de partículas, então fui à BoshCar Service e lá depois de o ligarem ao "computador" disseram que era o filtro possivelmente saturado e resolveram-me o problema. Mais tarde a luz voltou a aparecer só que desta vez era do injector. Depois disso eu fiz o que disse no tópico em cima e solucionou o meu problema [até agora].

                          O filtro do combustível não é de origem.

                          Comentário


                            #14
                            Gasolina, Gasoleo... decide-te lá.

                            Comentário


                              #15
                              Provavelmente andou sempre com combustível do mais barato que se arranjasse e agora em meia dúzia de depósitos com gasóleo XPTO achas que vai resolver o problema? O mal do combustível barato é esse mesmo, não se nota a curto prazo mas a longo...........é o que se vê.

                              Se o injector está avariado só há 2 hipóteses: ou se troca ou não se troca. Podes tentar outro diagnóstico e trocar o filtro do gasóleo por descarga de consciência.

                              Seja como for eu não deixava andar muito tempo porque se o injector devido à avaria abre fora do tempo...adeus motor.

                              Comentário


                                #16
                                E repara-lo? Dizem que pode ser consertado. Conheço que já teve esse problema e arranjou quem o limpa-se.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelo que tenho conhecimento e ouvido falar por profissionais ligados ao mundo de automóveis, os injetores da Renault (Nissan, mas o motor e Renault) isso acontece por incompetência dos donos e desconhecimento, gasóleo fraco e óleo do motor também fraco.
                                  O meu vizinho tem uma Megane II 1.5 dci de 105v com 380 mil quilómetros, que desde de sempre colocou gasóleo e óleo bons e nunca teve problemas de injetores!
                                  Toda a gente fala dos injetores da Renault, mas minguem fala dos problemas de injectores da BMW, especialmente os de 6 cilindros .......

                                  Comentário


                                    #18
                                    Então e o meu Fiat Punto TD que está com 376000 kms e os injectores são os de origem. Desde que troques o filtro do gasóleo na quilometragem recomendada. Há uns anos eu fazia assim 3 depósitos de gasóleo normal 1 depósito de gasóleo premium. Quando podia colocava um aditivo da Wins no gasóleo (limpa injectores) Sonax, 3cv e Liqui Molly (o melhor de todos) e nunca me dei mal. Nunca tive um problema com injectores nem foram limpos. Já me acendeu a luz de presença de água no filtro. Uma vez que abasteci no Pingo Doce e outra na Repsol. Purguei o sistema e voltou ao normal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas
                                      existe um tópico sobre os combustiveis mais baratos....no entanto direi que os mais baratos desde que tenham o índice de cetano necessário não tem qualquer problema eu uso gasóleo do mais barato problemas 00000000.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, há mitos que nunca acabam...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem eu tenho uma Opel Combo e agora pus-me fino para não acontecer o mesmo. Vou começar a meter uma vez gasóleo normal e outra de gasóleo premium em todos os carros que tenho [menos na Ibiza essa já deu quase o que tinha a dar].

                                          Obrigado a todos os que me tentaram ajudar neste tópico, talvez ajude outros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                                            Toda a gente fala dos injetores da Renault, mas minguem fala dos problemas de injectores da BMW, especialmente os de 6 cilindros .......
                                            Por essa ordem de ideias é melhor enumerarmos as marcas todas, porque seguramente nenhuma é isenta de problemas de injectores.

                                            Já ouvi vários casos em várias marcas e coincidência ou os que conheço metiam gasóleo "low cost". Os injectores são sensíveis ao que passa por eles, se o que passa não é de qualidade, a coisa dá o berro. Mas não é o facto de se colocar gasóleo numa bomba de marca que invalida que os problemas aconteçam, falta saber qual é a manutenção que a bomba leva, em que estado estão os depósitos etc..

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X