Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro a diesel parado por mais de um ano... agora vai abaixo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro a diesel parado por mais de um ano... agora vai abaixo

    Tenho à responsabilidade um Corsa B 1.5TD, que esteve parado desde Junho de 2013 até que voltei a dar à chave em Julho de 2014. Pegou logo à primeira, mas passado uns 40 segundos a trabalhar ao ralenti foi abaixo.

    Depois de várias tentativas de o fazer pegar outra vez, pensei que pudesse ser o combustível deteriorado no depósito que tivesse entupido a passagem para o motor (o depósito deve ter cerca de 10 a 15 litros de diesel). Nesse sentido abanei bastante o carro, na parte de trás, enquanto alguém dava à chave. Curiosamente o carro pegou ao fim de um minuto ou assim a puxar pelo motor de arranque. Mandou foi uma fumarada incrível.

    Isto já foi em finais de Agosto e, nesse dia, andámos com ele devagarinho, uns 2 ou 3 kms e ainda esteve a trabalhar uns 15 minutos, tudo normal. Ontem mudei-lhe o filtro do gasóleo, pegou logo à primeira, sem fumo nenhum, mas depois de uns 5 minutos ao ralenti voltou a ir abaixo.

    Do que estive a ler, o gasóleo, ao longo dos meses tem tendência a formar resíduos sólidos, ou até algas, que podem ser muito prejudiciais para o sistema de injeção.

    Agora a minha pergunta é qual melhor solução em termos de preço / risco. Neste momento imagino duas alternativas:
    1) mandar lavar o tanque de combustível. Mas quanto é que isso custa e quem é que faz com qualidade na zona de Sintra? Midas, Precision, Norauto, Bosch, Opel (Auto Vihedo)?
    2) será que o problema se resolve enchendo o depósito com um gasóleo mais caro, acrescentando um aditivo de limpeza dos injetores e fazendo muitos kms?

    O carro tem cerca de 250 mil kms e nunca deu problemas (para além do sistema de refrigeração) e está na altura de mudar as correias.

    Agradeço!

    EDIT: só uma curiosidade, a última vez que levou gasóleo foi em Maio de 2013 - 39 litros da marca Prio.
    Editado pela última vez por LuarAzul; 24 September 2014, 05:22.

    #2
    Boas,

    o gasóleo tem.... validade.

    Não insistas com ele assim, dás cabo da bomba injectora. Enche o deposito... ou retira esse se puderes.

    (se tivesses um carro moderno às tantas tinhas matado a BI, como esse é tipo tractor...)

    Comentário


      #3
      Se conseguires tirar esse gasoleo era o ideal, mas tambem esses motores queimam tudo...
      O que eu faria era acabar de atestar que tambem já nao deve faltar muito, acabava esse deposito colocava um gasoleo bom e depois no fim desse deposito investia noutro filtro de gasoleo.
      Mas se for para voltar a estar parado outra vez mais vale estar quieto até voltar a andar a serio.

      Comentário


        #4
        Isso só deve ser falta de purga no filtro de gasóleo. Assim explica o funcionamento de minutos e depois vai abaixo(enquanto gasta o que está nos tubos).

        Comentário


          #5
          Aconteceu o mesmo ao meu Punto TD quando estive a trabalhar nos Açores. Tens que purgar o sistema. A mim só me aconteceu isso uma vez. Esteve parado 3 meses. Depois não já não aconteceu não sei mas acho que entrou ar por qualquer tubo ou pela purga do filtro do gasóleo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
            Se conseguires tirar esse gasoleo era o ideal, mas tambem esses motores queimam tudo...
            O que eu faria era acabar de atestar que tambem já nao deve faltar muito, acabava esse deposito colocava um gasoleo bom e depois no fim desse deposito investia noutro filtro de gasoleo.
            Mas se for para voltar a estar parado outra vez mais vale estar quieto até voltar a andar a serio.
            Tentámos puxar o gasóleo com um tubo metido diretamento no depósito, mas não deu... puxava só ar...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Isso só deve ser falta de purga no filtro de gasóleo. Assim explica o funcionamento de minutos e depois vai abaixo(enquanto gasta o que está nos tubos).
              Ui!! Deve ser mesmo isso!! Há algum tuturial para fazer a purga? Eu nem sequer enchi o filtro com gasóleo!!

              Comentário


                #8
                Esse caso faz-me lembrar uma vez que fui fazer a revisão ao carro e quando o levantei só chegou ao café ao fundo da rua

                Purgar o filtro do gasoleo é mesmo muito simples, deves encontrar tutoriais no youtube com fartura...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Esse caso faz-me lembrar uma vez que fui fazer a revisão ao carro e quando o levantei só chegou ao café ao fundo da rua

                  Purgar o filtro do gasoleo é mesmo muito simples, deves encontrar tutoriais no youtube com fartura...
                  Não estou mesmo a encontrar Já experimentei encher o filtro com gasóleo mas também não deu. Provavelmente ganhou muito ar nas tubagens...

                  Comentário


                    #10
                    Desaperta (mas nao tires) um a um os tubos em ferro que apertam nos injetores e com ajuda de alguem dás a chave ao mesmo tempo até sair gasoleo.
                    Quando sair gasoleo no primeiro voltas a apertar e desapertas o segundo e continuas até estarem os 4 purgados
                    Editado pela última vez por jpmb; 29 September 2014, 21:32.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
                      Desaperta (mas nao tires) um a um os tubos em ferro que apertam nos injetores e com ajuda de alguem dás a chave ao mesmo tempo até sair gasoleo.
                      Quando sair gasoleo no primeiro voltas a apertar e desapertas o segundo e continuas até estarem os 4 purgados
                      Já agora, se eu lhe meter gasóleo no filtro diretamente ele pega e ainda trabalha durante cerca de um minuto. Dá-me ideia que ele não está é a conseguir puxar o gasóleo do depósito até ao filtro. Porque depois vou ver e o filtro está quase vazio outra vez.

                      Comentário


                        #12
                        O carro não tem um botão para cortar o combustível? O meu tem!

                        Comentário


                          #13

                          Comentário


                            #14

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                              O carro não tem um botão para cortar o combustível? O meu tem!
                              Que eu saiba não... Só se vier de origem. (onde é que está esse botão?)

                              Acho que o problema está algures entre o depósito e filtro. Disseram-me que há uma bomba de gasóleo supostamente acessível a partir da mala do carro (é um comercial). E que ao dar à ignição deveria vir gasóleo do tubo que vem do depósito até ao filtro. Vou ver isso hoje.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X