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    Rover 416 tourer

    Boa tarde a todos. Não sei se estou a postar isto no sítio correcto mas precisava da vossa ajuda para um carrinho que me ofereceram. O carro é um rover 416 tourer de 1998. E o único defeito lhe tenho a apontar"que é a minha questão" é a nível do motor. Quando dou à ignição o carro pega à primeira mas vai logo abaixo. Já me disseram que deveria ser ralenti pois depois de aquecer o motor ele já não vai abaixo mas sente-se algum tipo de soluçar quando em ponto morto. O carro desenvolve bem e puxa e anda bem pelo que apenas quando está a frio faz este problema. Gostava de saber sugestões do que acham pode ser etc. A bomba de agua e a correia de distribuição foram trocadas à 2meses e nem 3000km têm.. Gostava de tentar resolver a questão sem gastar muito dinheiro mas não pesco nada de mecânica xD
    Obrigado a todos desde já

    #2
    Caro voltinhas,

    Quando comprei o meu Rover 400 (que chegaste a conhecer, ainda te estou a dever um cafézito) ele só pegava à 6ª ou 7ª vez. Nos dias seguintes troquei velas, rotor e tampa do distribuidor e ficou a pegar quase na perfeição.

    A frio nem adiantava tentar andar antes de o deixar trabalhar 1 minuto, ia abaixo. Aliás, chegava a acontecer calcar a fundo e a rotação não sair das 1.200. Passado um bocado já andava bem, não sem uma ou outra hesitação, felizmente foram poucos dias assim.

    Se precisares duma oficina especializada conheço uma em Viseu onde fui cliente.

    O que precisares, dispõe.

    Um abraço

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      #3
      Experimenta limpar a válvula do ralenti. A descrição aponta para aí...

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        #4
        Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
        Experimenta limpar a válvula do ralenti. A descrição aponta para aí...
        Também convém limpá-la, sim, e a borboleta de admissão também.

        Nestes motores é habitual essa válvula fazer das suas e também é habitual a faísca degradar-se e necessitar da troca dos componentes que eu referi em cima. Vale a pena pois é uma despesa que acaba por se recuperar na gasolina que se poupa posteriormente.
        Editado pela última vez por Accord7; 30 September 2014, 17:03.

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          #5
          Mais um a dizer para limpar a IACV e todos os tubos de borracha que ligam a admissão ao corpo da borboleta, limpar também esta em ambos os lados (spray do chinês funciona bem com o papel de cozinha, abrir a borboleta à mão e limpar tudo bem de ambos os lados até onde os dedos chegarem, não é preciso desmontar o corpo da borboleta nesta fase... ).

          Esse ainda é de distribuidor... tirar isso tudo pra fora e limpar todos os contactos eléctricos, meter o spray chinês (ou WD-40 ou coisa equivalente), limpar os restos com o papel de cozinha e pôr tudo conforme estava antes. Tirar velas, ver o aspecto e limpar ou deitar fora depois de colocar novas e boas (as de origem são sempre as melhores... e até costumam ser as mais baratas! )

          Depois logo se vê... mas primeiro vai dar-lhe umas gazadas boas. Se tem distribuição nova... deve ter óleo e filtros novos...


          Se ainda tiver algum sintoma... o sensor de temperatura (o da ECU) é sempre um bom suspeito para se medir a resistência em função da temperatura do fluido ou mandá-lo dar uma volta e comprar novo original!

          Comentário


            #6
            Ola a todos!! Agradeço a resposta e a ajuda me estão a dar. Existe em algum lado algum topico ou pagina que contenha imagens a exemplificar onde está cada componente a limpar e como aceder a ele etc?
            Quanto ao motor.. Ele liga SEMPRE à primeira e tenho realmente de o acelerar senão vai abaixo mas ele sobe bem mais que as 1500rpm.. Se não tenho cuidado do nada esta nas 5000 ou mais mas deixo sempre ele a ir ate as 1800/2000 so para aquecer mas nunca de forma continua.. Dou um cheirinho para ir aquecendo e ele aquece pelo que o termostato pelo menos dá sinal de estar a trabalhar bem.. A nível de óleo etc nem a mais nem a menos pelo que pude apurar.. Eu nao percebo muito de mecanica como mencionei anteriormente mas se houver algum sítio com imagens a exemplificar o que tenho que fazer seria uma grande ajuda para não meter os pés pelas mãos x)

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              #7
              A peça está fixa com 2 parafusos. É essa de onde saem aqueles fios:

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                #8
                Tenho então de retirar esse parafuso da vertical e o que deverá estar por baixo e limpar com óleo e papel de cozinha?

                Comentário


                  #9
                  E já agora alguém me sabe dizer onde está o tal parafuso do ralenti para ver se está realmente mais baixo do que devia sff? Este fds vou tratar de limpar a IACV que terei mais tempo e calma para o fazer.. Se me puderem mostrar a localização do ralenti e restantes itens a limpar agradecia assim no fds já dava uma vista de olhos e tirava umas fotos para verem também

                  Comentário


                    #10
                    A IACV é essa válvula da foto, mas tem 4 parafusos e os 2 de baixo são muito chatinhos para se tirar... são parafusos Torx e dá jeito um roquete pequeno para os de baixo, pelo menos até o roquete bater no motor... depois tens de os rodar à mão. Para montar é o inverso... mas o mesmo quebra-cabeças.

                    É essa válvula que controla o ralenti, não há mais parafusos a mexer! Há um batente na borboleta mas não é para mexer nele às cegas!

                    O corpo da borboleta quase que se vê nessa foto... fica logo ali à dtª, depois do tubo flexível que vem do filtro de ar. Tira a braçadeira e vês logo a borboleta fechada. É limpar bem desse lado e depois com uma mão abres a 90º e com a outra mão limpas tudo o que puderes, ambos os lados da borboleta e o que for humanamente possível no corpo da borboleta, tendo sempre o cuidado de não deixar fibras do papel. Portanto usar 4-5 folhas de papel de boa qualidade (o do Lidl é muito bom... o Floralys ou coisa do género, um pano micro-fibras também é bom, nada de papel higiénico!).


                    Depois de tudo feito e se o problema se mantiver, vais fazer o reset da IACV através do pedal do acelerador. Mas primeiro temos de ter a certeza de que está tudo bem limpo, antes de começar a querer enganar a ECU.

                    Limpa também toda a tubagem entre a admissão e o corpo da borboleta, IACV... são uns 4 tubos (3 estão aí na foto).
                    Editado pela última vez por CL; 01 October 2014, 23:59.

                    Comentário


                      #11
                      Agora é que me confundi lol eu estava a pensar que a IACV para ser solta eram aqueles dois parafusos junto dos fios "um em cima e outro em baixo" pelo que diz serem 4 suponho que sejam aqueles 4 que fixam a peça ha caixa de injection (injecção) correcto? Bem eu no fds vou com calma proceder a isso tudo.. Quanto a tubagem.. Como aconselham a que limpe? E como sei quais os tubos? A IACV ja identifiquei mas o resto não sei mas já vi pelo que dizem não será difícil fazer desde tenha as ferramentas adequadas.. Só tenho é receio me enganar nalguma peça ou tubo e dai pedir ajuda na identificação dos mesmos para não cometer nenhum erro por favor..

                      Comentário


                        #12
                        IACV = Idle Air Control Valve = Válvula do ralenti = shock automatico = abertura/fecho automático do ar da admissão.

                        Antigamente não existia essa válvula. Usava-se um manípulo para fechar a borboleta da admissão do ar quando se ligava o carro em frio. O pessoal normalmente dizia "abrir" o ar quando na realidade estava a "fechar" a entrada de ar.


                        Retira essa válvula, abre-a e limpa-a que está cheia de carvão.

                        Comentário


                          #13
                          Eu a IACV compreendi o que era mas para a soltar tenho que retirar os parafusos que estão identificados na foto a laranja ou a verde? porque pensei fossem os laranjas mas depois do que o CL disse penso sejam os verdes correcto? IVAC1.jpg

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Voltinhas Ver Post
                            Eu a IACV compreendi o que era mas para a soltar tenho que retirar os parafusos que estão identificados na foto a laranja ou a verde? porque pensei fossem os laranjas mas depois do que o CL disse penso sejam os verdes correcto? [ATTACH]125449[/ATTACH]
                            Nunca desmontei nenhuma mas parecem-me claramente os laranja.

                            Comentário


                              #15
                              Laranja

                              Comentário


                                #16
                                Mas os laranja são dois parafusos.. não 4 como o CL disse.. daí a minha confusão porque inicialmente pensei fossem esses dois laranja mas quando falaram em 4.. Mas então tiro esses dois laranja, e limpo com papel e WD40 é isso?

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem pessoal tenho boas noticias e más noticias.. A boa notícia, bem consegui fazer hoje o que me sugeriram de limpar a borboleta e a IACV e a tubagem.. Depois de limpa e montada, bem, liguei o carro a 1ª vez e foi abaixo como costume, voltei a ligar a 2ª vez, e ele a ligar fez um som diferente do costume a pegar.. parecia mais forte..e ele manteve-se ligado e o ponteiro das rpm a andar entre o traço anterior ao 1 e o seguinte ao 1, depois ficou entre o 1 e o traço a seguir ao 1. Passado 1min desliguei-o e voltei a ligar e ele foi abaixo "fiz um video desta parte", e depois voltei a ligar e dei ao acelerador um bocadinho, e ele passado um bocado voltou a ir abaixo. Antes ele ia SEMPRE abaixo a menos que o aquece-se mas desta vez, da 2ª vez ele nao foi logo abaixo pelo que noto também melhorias com a limpeza que me sugeriram.. Vou colocar aqui os dois videos que fiz e fotos a assinalar o que tirei e limpei.. Aceito mais sugestões por favor.. Obrigado desde já WP_20141002_0071.jpg "a vermelho a IACV que desmontei pelos 4 parafusos, depois tirei os outros dois e limpei todinha com WD40", a verde as tubagens que retirei e limpei, e o quadrado verde ao lado do "injection" é onde está a borboleta e que limpei também.. Vou só carregar os videos para o youtube para os poder inserir aqui pois isto nao permite inserir directamente do computador "o que é pena" .

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                                    #18
                                    Seguem os links dos vídeos..

                                    Comentário


                                      #19

                                      Como podem ver neste ultimo video, o carro nao foi logo abaixo, pelo que é uma melhoria, no entanto, nao está a 100%. Nao cheguei foi a gravar quando liguei o carro e ele manteve-se sem ir abaixo..

                                      Comentário


                                        #20
                                        A IACV tem um pequeno motor eléctrico que faz abrir e fechar a entrada do ar e pode ainda estar um pouco preso. Sugiro dês umas voltas. Há ainda a possibilidade de teres que substituir essa IACV e acho que o problema é mesmo daí.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que no video conseguem ouvir quando o motor vai abaixo estar tipo a engasgar-se como se quisesse manter-se mas não tivesse algo em suficiente para o manter.. eu disto não percebo mesmo nada, mas fico feliz pela explicação e ajuda me estão a dar e que consegui pelo menos começar a fazer algo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post


                                            Depois de tudo feito e se o problema se mantiver, vais fazer o reset da IACV através do pedal do acelerador. Mas primeiro temos de ter a certeza de que está tudo bem limpo, antes de começar a querer enganar a ECU.
                                            Como farei este reset "isto se acharem que adianta de algo mesmo depois do que foi feito e expliquei etc..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tiraste mesmo a IACV para fora, pelos 4 parafusos, e limpaste em ambos os lados: o lateral e o frontal. O da frente tinha um bocadinho de óleo? E o lateral um bocadinho de pó? Tudo normal...

                                              Reset da IACV:

                                              Aquece bem o motor até à temperatura normal (uns 5-10 minutos a andar)

                                              Estaciona e desliga o motor

                                              Roda a chave de ignição para a última posição antes de dar o arranque ao motor. Portanto só acendem as luzinhas todas e depois apagam as que são de apagar. Tira a mão da chave.

                                              Carrega no pedal do acelerador a fundo e larga-o. Repete isto mais 6 vezes: abaixo e larga; abaixo e larga; etc.

                                              Espera 10-15 segundos

                                              Roda a chave da ignição para trás e retira-a (não ligues o motor!)

                                              Espera 10-15 segundos

                                              Liga a ignição e nada de aceleradelas. Costuma resultar...


                                              Editado pela última vez por CL; 03 October 2014, 01:00.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Amanhã já testo isso então.. Tirei a válvula e os tubos que indiquei e limpei tudinho.. A válvula estava realmente suja.. não tanto como vi algumas na net mas tinha sujidade.. já a borboleta.. bem que andei ali a limpar o melhor que deu mas aquilo nao tinha quase sujidade nenhuma nem na entrada nem nela fechada ou aberta.. obrigado pela ajuda.. Amanhã já dou aqui feedback dele

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só uma coisa.. carrego portanto 7x no pedal do acelerador correcto? e depressa ou devagar? Ele no vídeo diz 5x e 30segundos .. mas 6x a pressionar em 30segundos nao será demasiado tempo? É que acho que é muito tempo e tenho receio fazer isso mal.. Já notei melhorias nele a ver se isso resolve.. era a cereja no topo do bolo! Uma coisa que reparei hoje.. o carro liguei-o e aqueci-o um bocado.. quando desco da rampa de estacionamento da minha casa, reparo que onde estava o carro com a panela de escape, por baixo estava como se molhado.. mas nao cheirava nem a oleo nem a gasolina nem nada aquele liquido.. E isto não é sempre que aparece..
                                                  O carro quando dou à ignição dá sim um cheiro a gasolina que conforme o motor vai aquecendo diminui o odor..
                                                  Editado pela última vez por Voltinhas; 03 October 2014, 01:09.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Carregas as vezes que quiseres entre 6 e 8 vezes... faz isso devagar, não dês sapatadas no pedal (no fundo a gente diz que faz o reset à IACV mas o que estamos a fazer é um reset ao potenciómetro de posição da borboleta).

                                                    Tens cerca de 30 segundos para pressionar e largar o pedal... vais ver que fazes isso em 10-15 segundos, portanto não te preocupes demasiado com os 30 segundos.

                                                    O resto vamos vendo com o tempo.

                                                    O teu corpo de borboleta é de plástico? É preto? Deve ser... um dia temos de encontrar um de alumínio no ebay baratucho. Esses de plástico podem deformar-se e prender a borboleta... mas pode não ser o caso actual!



                                                    Se não resultar à 1ª tentativa, não desesperes! Volta a fazer o reset uma 2ª vez (ou uma 3ª!), com calmex e seguindo todos os passos. Em último caso pode ser mesmo essa IACV nas couves (vamos agora ignorar o TPS e o corpo em plástico).

                                                    Como és da zona de Lisboa, pode ser que, em última instância!, os amigos da Auto Pleno (Lisboa) ou até os da British Car (Sintra) tenham por lá perdida uma IACV usada mas funcional e a bom preço. Caso contrário, passas a ponte e vais ao Casal do Marco onde a MotoRover certamente te arranjará umas dezenas delas usadas (porque novas todos eles têm!).


                                                    Esta é nova, portanto ainda fica carota:

                                                    http://www.ebay.co.uk/itm/MGF-TF-ZR-...item35dd25c110
                                                    Editado pela última vez por CL; 03 October 2014, 02:17.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                      O teu corpo de borboleta é de plástico? É preto? Deve ser... um dia temos de encontrar um de alumínio no ebay baratucho. Esses de plástico podem deformar-se e prender a borboleta... mas pode não ser o caso actual!
                                                      Sim ainda é das de plástico e em preto.. Quando estive a limpar a muito pouca sujidade que ela tinha, não notei nenhuma deformação nela nem sequer notei dificuldade na mesma em abrir/fechar fosse manualmente fosse pelo pedal.. Mas isto é a minha opinião posso até estar errado.. Com o tempo quero ver realmente se faço umas melhorias e essa será uma delas certamente visto que contribui para um melhor funcionamento e durabilidade

                                                      Hoje de tarde já vou experimentar fazer o reset e esperar que resulte..

                                                      Obrigado por toda a ajuda

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem ja tentei conforme me disseram aqueci bem o motor cheguei a casa deixei-o ligado ainda uns 5min e ele foi-se abaixo.. Mas nao desisti. Voltei a ligar pegou bao foi abaixo porque tava quente mas via-se que queria engasgar.. Fiz todos os passos que me disseram e quando voltei a ligar nao notei muita diferença.. Continua a querer engasgar.. Voltei a repetir e continua igual.. Vou deixar ele arrefecer e confirmar se ha realmente muita diferença ou não ou se o problema está resolvido.. Mas para ele a quente ter ido abaixo parado 5min.. La esta parece ser algo em falta a ele que o leva a ir abaixo quando parado..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já o liguei a frio e continua na mesma :s
                                                          Será que aquele engasgar é apenas desta peça? Quanto ao motor, notei que desde a limpeza, parece estar mais forte, mais pujante ..

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                                                            #30
                                                            A distribuição foi mudada já nas tuas mãos? Sempre apresentou esse comportamento desde a mudança de distribuição? Pode estar um dente fora do ponto.

                                                            Outras opções serão a sonda lambda ou mesmo a própria IACV. Infelizmente não te posso emprestar a minha porque são modelos diferentes.

                                                            Vê se num daqueles sítios que mencionei te emprestam uma IACV do modelo antigo só para testar se é daí ou não. Eventualmente eles poderão fazer o reset do TPS através da máquina de diagnóstico e essa já testa também a sonda lambda. O acerto da distribuição é que tem de ser visto a olho, mas não sei se estás disposto a sujar as mãos e tirar o resguardo de plástico da correia...

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