Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Clio 1.4 16v com vários sintomas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault Clio 1.4 16v com vários sintomas

    Boas,

    O carro da "maria" está com alguns sintomas, que obviamente fui eu que detectei, para ela desde que ande está bom.
    Assim conto com a vossa ajuda para tentar descobrir o "gato".

    O carro é de 2001 e ainda não chegou aos 105k km, tem sido bastante fiável, contando apenas com intervenções de manutenção e 2 ou 3 coisitas menores.

    Anteontem tive de pegar no carro e detectei os seguintes sintomas:
    - ao tirar da garagem ficou um cheiro intenso a combustível mal queimado
    - o ralenti parecia um pouco "instável" o que se veio a confirmar no regresso à garagem com o motor quente
    - em andamento a aceleração está ligeiramente mais brusca, parece que o carro engasga ligeiramente quando se põe o pé no acelerador
    - o consumo no CB anda com uma média mais alta (cerca de + 1L/100)

    Alguém tem sugestões?

    #2
    Isso parece-me sintoma de velas ou bobines nas couves...

    Ou os dois!

    Comentário


      #3
      Tenho um clio e uma mégane com esse motor. Quanto ao relanti instável a minha mégane também andou assim um tempo e resolvi o problema com uma limpeza do sensor de relanti que nesse motor é facílimo de desmontar e uma limpeza do corpo da borboleta. Quanto ao cheiro, os meus também fazem isso. Sempre tive carros a gasolina e no primeiro arranque do dia a frio é sempre assim, a linha de escape está fria e o catalizador só está a funcionar a 100% fazendoo seu trabalho quando está bem quente, não é por acaso que antes da inspecção se deve fazer uns kilómetros para aquecer o escape em condições.

      Comentário


        #4
        Bobine nas couves, não há explosão num cilindro o que explica o cheiro a gasolina...

        Comentário


          #5
          As opiniões que me deram vão de encontro às minhas suspeitas. O carro vai amanhã ao "doutor".

          Obrigado pelas dicas

          Comentário


            #6
            vais levar o carro da "maria" ao "doutor"?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
              Tenho um clio e uma mégane com esse motor. Quanto ao relanti instável a minha mégane também andou assim um tempo e resolvi o problema com uma limpeza do sensor de relanti que nesse motor é facílimo de desmontar e uma limpeza do corpo da borboleta. Quanto ao cheiro, os meus também fazem isso. Sempre tive carros a gasolina e no primeiro arranque do dia a frio é sempre assim, a linha de escape está fria e o catalizador só está a funcionar a 100% fazendoo seu trabalho quando está bem quente, não é por acaso que antes da inspecção se deve fazer uns kilómetros para aquecer o escape em condições.
              A questão do cheiro intenso a combustível sente-se mesmo a quente, e quando referi que era um sintoma foi pelo facto de o cheiro ser mais intenso que o habitual.

              Comentário


                #8
                Está a 3 cilindros.... logo um deles manda a gasolina não queimada pelo escape...

                Ou é uma sonda lambda ou um sensor de temperatura.... mas se notas solavancos aponto para a bobine. Penso que custam <50€ cada. (valores de cabeça)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Está a 3 cilindros.... logo um deles manda a gasolina não queimada pelo escape...

                  Ou é uma sonda lambda ou um sensor de temperatura.... mas se notas solavancos aponto para a bobine. Penso que custam <50€ cada. (valores de cabeça)
                  Levou 2 à cerca de 2 anos e meio. Na altura rondou os 60€ cada.

                  Ligando a máquina de diagnóstico é possível determinar isso?

                  Comentário


                    #10
                    Sim é possível ler o erro com a máquina mais básica(até um telemóvel Android..). Mas mais fácil é desligar bobine a bobine e ver se o som fica o mesmo ou altera. É comum ver esse motor a comer bobines.

                    Ainda tens a tampa embelezadora do motor?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Sim é possível ler o erro com a máquina mais básica(até um telemóvel Android..). Mas mais fácil é desligar bobine a bobine e ver se o som fica o mesmo ou altera. É comum ver esse motor a comer bobines.

                      Ainda tens a tampa embelezadora do motor?

                      Já deixei o carro na oficina e expliquei os sintomas ao mecânico.

                      Sim, ainda tenho a tampa do motor.

                      Comentário


                        #12
                        Considera retirar a dita. As bobines tem alguma marca? Acho que as Sagem era de fugir.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Considera retirar a dita. As bobines tem alguma marca? Acho que as Sagem era de fugir.
                          A tampa do motor interfere com as bobines?

                          Comentário


                            #14
                            As ditas arejam melhor. Tens alguma de origem?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              As ditas arejam melhor. Tens alguma de origem?
                              Não faço a menor ideia.

                              Comentário


                                #16
                                Eu comprei as 4 bobines no mister auto por 30 euros cada uma e são da bosch
                                Bobina de ignição BOSCH - 0 986 221 045 para o seu automóvel preços mais baixos - Compartimento do motor - Ignição/Pré-aquecimento - Bobina de ignição - Bobina de ignição - 0 986 221 045

                                Comentário


                                  #17
                                  Diagnóstico feito e contraria maioria das opiniões (incluindo a minha).

                                  Vai levar sonda lambda e uma limpeza do corpo da borboleta. O nuno42 foi quem andou mais perto

                                  Obrigado a todos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ainda bem que já está a ser resolvido! os meus ainda têm sonda de origem e o clio já passou dos 200 mil km à muito tempo, qualquer dia calha-me a mim

                                    Comentário


                                      #19
                                      A minha com 223000Kms há muito que anda a pedir a lambda

                                      Comentário


                                        #20
                                        Venho fazer um update ao tópico para dar feedback da intervenção.

                                        Trocada a sonda lambda, que diga-se de passagem foi um "berbicacho", desde a disponibilidade da peça na Renault, passando pela troca em si que obrigou a fazer uma rosca nova, o resultado não podia ser melhor.

                                        O cheiro a combustível mal queimado na garagem desapareceu, os soluços na aceleração também, e os consumos reduziram em média 2L/100

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X