Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.6hdi 109cv nao desenvolve (resolvido? isso queria eu)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.6hdi 109cv nao desenvolve (resolvido? isso queria eu)

    boas caros colegas

    venho aqui relatar o seguinte, desde a algum tempo que o c4 1.6 hdi 109cv de 2005 ca de casa por vezes nao desenvolve, ou seja parece que nao «activa» o turbo, nao sobe as rotaçoes desalmadamente ou seja nao penso que seja da embraiagem, por vezes da a impressao de ser um simples diesel sem turbo.

    seja em que velocidade for acelera, ou seja vai subindo as rotaçoes, mas nao «dispara» por volta das 2000rpm apenas continua a subir a velocidade mas lentamente, de referir que em pleno andamento por vezes anda normal e por vezes nao, sem eu sequer fazer algo que provoque isso ou desligue o carro para voltar ao normal.

    de referir que o carro faz muita cidade e percursos curtos, o turbo foi arranjado a cerca de 2k km, o carro em questao tem perto de 190k km.

    desde ja obrigado a todos
    abraço
    Editado pela última vez por jogador; 11 October 2014, 22:03.

    #2
    Safe mode. É esse o nome. Tens o FAP com problemas! Trata de limpar isso. Mas não te lança nenhum erro?

    Comentário


      #3
      Provavelmente o medidor de massa de ar ou a FAP , mas penso que esse motor nao a tem.

      Comentário


        #4
        Tenho ideia que FAP não está presente nesse carro.

        Pelos percursos curtos, apostaria numa EGR e admissão a precisar de uma limpeza. O MAF também pode ser uma hipótese. E não convém esquecer o turbo que pode não ter ficado bem reparado...

        EDIT: não sei porquê, pareceu-me ter visto de 90cv. Sendo assim, não sei se tem FAP, mas se tiver, também é outra situação a verificar.
        Editado pela última vez por Ecoflex; 03 October 2014, 13:50.

        Comentário


          #5
          Tenho uma 308 com esse problema e está à espera da limpeza da FAP.

          Comentário


            #6
            boa tarde a todos

            desde ja muito obrigado pelas respostas, relativamente ao fap este veiculo nao tem felizmente, de referir que nao me aparece nenhum erro, se entrasse em safe-mode nao seria necessario desligar o carro para voltar ao normal?
            estava bastante inclinado a limpar egr e admissao antes de passar para os sensores, mas nao sei quem tera unhas para isso aqui na minha zona.
            ja me falaram de uma valvula reguladora de pressao no turbo sera possivel vir dai?

            muito obrigado a todos

            Comentário


              #7
              Sim pode vir dessa válvula. Pede a alguem que acelere aos poucos e verifica se o veio da wastegate mexe. No teu caso não deve mexer..

              Comentário


                #8
                Greetings!

                Se conseguires retirar a EGR nunca mais voltas a ter problemas desses.

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  boas caros colegas

                  em principio problema resolvido, apos diagnostico acusou um erro de regulador de pressao de sobrealimentaçao ou seja a tal electrovalvula do turbo

                  resultado:

                  80€ mais leve foi uma igual a esta valvula.jpg
                  obrigado a todos pela ajuda

                  Comentário


                    #10
                    E agora a wastegate funca, certo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      E agora a wastegate funca, certo?
                      funca como assim caro eblase?

                      a wastegate faz um som a trocar de uma velocidade para a outra mas sempre fez ate ja li relatos de um colega do forum a dizer que é normal e que o dele sempre fez esse ruido.
                      reparo que é ao desacelerar que faz o som mas vou procurar o post e o video e ja ca volto

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                        funca como assim caro eblase?

                        a wastegate faz um som a trocar de uma velocidade para a outra mas sempre fez ate ja li relatos de um colega do forum a dizer que é normal e que o dele sempre fez esse ruido.
                        reparo que é ao desacelerar que faz o som mas vou procurar o post e o video e ja ca volto

                        Esta coisa:


                        Mexe? Pede a alguém para acelerar e vê.

                        Comentário


                          #13
                          ok posso confirmar mas sera que da devido a blindagem do turbo? amanha ja vejo isso mas deve estar ok pois o sr da bosch esteve a ver alguma coisa nesse sitio apos trocar a eletrovalvula se bem que nao pediu para acelerar apenas disse para ligar o carro...

                          p.s nao consigo encontrar o video do som do turbo.

                          Comentário


                            #14
                            Dá para ver, é só abrir o capot.

                            Comentário


                              #15
                              boas passado uma semana hoje o carro voltou a nao desenvolver como deveria

                              caro eblase logo de seguida abri o capot e o turbo do meu nao é igual ao da imagem mas é igual a este:

                              wastegate turbo.jpg

                              penso que a wastegate seja o que esta assinalado com a seta e o veio que ela tem mexia normalmente para cima e para baixo

                              Comentário


                                #16
                                Ainda assim não desenvolve?

                                Comentário


                                  #17
                                  boas

                                  por vezes nao e por vezes sim

                                  em relaçao a valvula achas que devo voltar a colocar a velha e pedir o € de volta uma vez que foi o combinado com o sr caso a nova nao resolvesse o problema?

                                  uma curiosidade que talvez tenha algo a ver com o caso, andei uma semana sem o problema, quando coloquei a valvula nova vim a abrir pela estrada fora a esticar velocidades e tudo coisa que nao é habitual no dia a dia pra ver se desenvolvia ou nao, sera que isso limpou um pouco a egr ou algo parecido e por isso andei sem problemas esta semana?

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu Auris tinha sintomas parecidos aos 10 mil kms e era o turbo. Por exemplo ao arrancar a frio ele ia subindo as RPM com aquele feeling que falta o turbo, e ao chegar as 2500RPM o turbo parece que ligava e já funcionava bem e sempre (mesmo a rotações mais baixas). Enquanto não se descobriu o problema (demorou uns dias), quando o ligava, antes de arrancar, dava um cheirinho até essa rotação e já tinha turbo disponível a qualquer rotação.

                                    Trocaram o turbo e nunca mais aconteceu

                                    Comentário


                                      #19
                                      o turbo foi visto e arranjado a 2 ou 3 meses atras, penso que nao seja dai pois antes de arranjar o turbo ja acontecia...

                                      obrigado pela dica irei falar com o sr e ver o que ele diz

                                      Comentário


                                        #20
                                        O teu turbo não é de geometria variável? Se assim for não tem wastegate mas sim aletas. A função é a mesma.
                                        Quanto tempo andas-te assim com o carro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          boas caro prteixeira

                                          sim o turbo é de geometria variavel

                                          antes de mandar o turbo para reparar? cerca de 1 mes ou 2 no maximo...

                                          hoje fui almoçar nele e desenvolveu normalmente ja ontem sai nele ao inicio e ao final da tarde e das duas vezes nao respondeu como deveria

                                          Comentário


                                            #22
                                            E não faz fumo preto neste momento? Podes muito bem ter a geometria baqueada com carvão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              nao faz qualquer tipo de fumo, geometria com carvao nao me parece pois como foi limpo e visto a apenas 2 ou 3 meses nao me parece tempo suficiente para isso...

                                              Comentário


                                                #24
                                                update:

                                                apos 1 semana desde que nao desenvolveu como deveria e apos 2 semanas de ter mudado a eletrovalvula, esta semana o carro andou normalmente.
                                                nao sei se o que aconteceu no sabado passado pode ter sido um erro esporadico ou nao

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Seria importante sabermos qual exactamente o erro que está a ser registado na centralina.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas, tive o mesmo problema numa 307sw cá em casa com o motor identico, a carrinha nao passava dos 100km/h. A Solução foi levar a electrovalvula e um tubo do turbo(senao estou em erro). Até agora nao houve mais problemas parecidos..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      boas malta antes de mais desculpem pela demora tive uns contratempos

                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Seria importante sabermos qual exactamente o erro que está a ser registado na centralina.
                                                      como referi acima o erro é «regulador de pressao de sobrealimentaçao»

                                                      Originalmente Colocado por Pmuja Ver Post
                                                      Boas, tive o mesmo problema numa 307sw cá em casa com o motor identico, a carrinha nao passava dos 100km/h. A Solução foi levar a electrovalvula e um tubo do turbo(senao estou em erro). Até agora nao houve mais problemas parecidos..
                                                      ja troquei a electrovalvula, tubos nao apareceu nenhum furado, obrigado pela ajuda

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        entretanto o carro nao tem desenvolvido com mais regularidade, ja me aconteceu acelerar e ele nao desenvolver mas se levantar um pouco o pé e voltar a pisar volta a desenvolver normalmente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Parece ser a geometria do turbo presa...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A geometria variável do turbo é controlada consoante a pressão exercida pelo pedal do acelerador. Correto?
                                                            O sensor de pressão do pedal já foi visto?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X