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Trocar sincronizador de caixa de velocidades?

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    Trocar sincronizador de caixa de velocidades?

    Ora boas.

    Alguém sabe se a operação de trocar 1 (ou eventualmente mais) sincronizadores da caixa de velocidades dá muito trabalho e/ou se fica caro?

    Há tempos fiz uma redução involuntária de 5.ª para 2.ª () e agora sinto que essa marcha por vezes fica algo dura ou com tendência a arranhar. Suspeito que essa redução possa ter dado cabo do sincronizador, pelo que gostaria de saber se alguém já fez esse trabalho e se fica caro, nomeadamente ao nível da mão-de-obra.

    #2
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Ora boas.

    Alguém sabe se a operação de trocar 1 (ou eventualmente mais) sincronizadores da caixa de velocidades dá muito trabalho e/ou se fica caro?

    Há tempos fiz uma redução involuntária de 5.ª para 2.ª () e agora sinto que essa marcha por vezes fica algo dura ou com tendência a arranhar. Suspeito que essa redução possa ter dado cabo do sincronizador, pelo que gostaria de saber se alguém já fez esse trabalho e se fica caro, nomeadamente ao nível da mão-de-obra.
    Além de ser um trabalho para especialistas, com o tipo de mecânicos que hoje existem, isso é trabalho para cima de um dinheirão só em M.O.
    Depois, não haverá garantias que fique bem feito, precisamente devido ao desconhecimento.

    Se calhar fica mais barato arranjar uma na sucata com garantia.

    Comentário


      #3
      É um trabalho de precisão sim, com luvas, se me entendes.

      Não é para todos e implica bastante MO. Já tive de abrir uma caixa, infelizmente não encontro por aqui a factura. Foi na "marca"... ficou caro.

      Comentário


        #4
        Lino, é um trabalho que pode ter como tempo de MO entre 8 a 16 horas de trabalho.

        Atenção que nem sempre há material para fazer a reparação e só com a substituição da Cx, mesmo na marca.

        Qual é o carro?

        Não é nenhum bicho de 7 cabeças mas também não é qualquer mecânico que o faz. Isto é, se for um trocador de peças não o faz, se for um mecânico com "M" fazem-no com 1 perna às costas. Se fosse uma caixa auto ai a conversa já seria outra.

        Comentário


          #5
          É para a minha Vectra C de 2004 (motor 1.9 CDTI).

          Comentário


            #6
            O problema de abrir uma caixa é que além de não poder ser feito por qualquer pessoa, existem componentes que se têm obrigatoriamente de trocar só pelo facto de a termos aberto.

            Se ainda for possível arranjar o material, sim, dá para arranjar mas não penses que o fazes por 100 euros ou 200 ou até mesmo 300...aponta sempre para mais. Por isso muitas vezes opta-se por arranjar uma na sucata, com sorte tem menos quilómetros que o nosso carro e tudo se resolve mais depressa e com menos custos.

            Cumprimentos.

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              #7
              É daquelas operações em que pode não ser muito disparatado começar a procurar caixas usadas iguais. Quero dizer... do mesmo modelo! Não no mesmo estado!

              Comentário


                #8
                E a embraiagem não se queixou desse "pau"?

                Comentário


                  #9
                  Na altura já tinha o desgaste que culminou na troca de embraiagem e volante motor há pouco tempo (aliás, documentado aqui nas Boxes em tópico próprio).

                  Comentário


                    #10
                    Tens várias opções, e, como penso que não estejas ainda numa situação crítica, terás muito tempo de analisar todas e optar pela que te parecer melhor, seja financeiramente seja em termos de prazos.

                    Há caixas reconstruídas (claro que também há novas...), há bons mecânicos que se deitam de unhas e dentes ao assunto e trocam os sincronizadores todos e rolamentos (o trabalho de mudar um ou 5 não vai alterar demasiado o custo final e fica uma caixa nova) e há aquelas das sucatas que poderão estar melhor que a tua... ou não!

                    Comentário


                      #11
                      Dá um pouco de trabalho sim, dependendo da experiência do mecânico a tarefa de fechar é a pior(em termos de afinações do veio, carretos, sincronizador) não é que seja muito difícil mas implica atenção.
                      No total, é capaz de demorar algum tempo, e consequentemente bem caro...

                      Comentário


                        #12
                        Tive um problema semelhante no carro da minha namorada (Peugeot 206 1.9D - 99) e mal cheguei ao meu mecânico de confiança disse-me logo que poderia ser dos bronzes (acho que é assim que se chama), e como é um sincronizador por mudança seriam 6 (a marcha atrás também conta) e ligou para a Peugeot à minha frente e pediram-lhe 200€ por cada sincronizador, pelo que a opção foi comprar na sucata uma caixa com garantia e ficou por 200€!

                        Isso é coisa que mais vale ir a uma sucata que dê garantia e comprar!

                        Eu paguei 200€ pela caixa + 150€ MO pela montagem, e assunto resolvido, e ainda hoje 6 anos depois está um mimo!
                        Editado pela última vez por neptunus; 09 October 2014, 09:16.

                        Comentário


                          #13
                          Vai ouvir a opinião de um mecânico (ou mais de, confiança), mas a minha sugestão é simples:

                          Começar à procura de uma caixa completa para substituir essa!

                          Comentário


                            #14
                            Vais a uma casa que reconstrua caixas de velocidades, dás a tua e trazes de lá outra. É a solução mais económica. E viável.

                            Comentário


                              #15
                              Lino. Olha esta.: PROVMEC | Caixa de Velocidades Mecânica Opel Astra 1.9 CDTI
                              Telefona e sabe mais.

                              Comentário


                                #16
                                Essas caixas (6 velocidades, certo?) têm um problema interno que deve ser resolvido em fábrica. Podes mandar reconstruir a tua lá e fica, grosso modo, em 1.500€.

                                Ficas apenas 2 semanas sem utilizar o carro...

                                Comentário


                                  #17
                                  grande azar, depois de resvolveres a questão do bi massa..

                                  quando reduziste para 2ª largaste a embraiagem toda?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                    Essas caixas (6 velocidades, certo?) têm um problema interno que deve ser resolvido em fábrica. Podes mandar reconstruir a tua lá e fica, grosso modo, em 1.500€.

                                    Ficas apenas 2 semanas sem utilizar o carro...
                                    Gastei 600 € a substituir embraiagem + volante há 2 meses e agora ia enterrar mais 1500 € numa caixa? Ainda por cima não está tão má assim. Foi apenas algo que me passou pela cabeça fazer, caso a situação fosse fácil de resolver.


                                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                    grande azar, depois de resvolveres a questão do bi massa..

                                    quando reduziste para 2ª largaste a embraiagem toda?
                                    Não cheguei a largar completamente, pois apercebi-me do erro, mas ainda devia ir a uns 80/90 km/h e a rotação ainda subiu um bom bocado.


                                    Curiosamente, o problema manifesta-se mais numa situação específica. Imaginemos que vou numa descida em 2.ª e o carro embala por si mesmo, não havendo necessidade de acelerar para pôr a 3.ª. É nessa situação específica que a 2.ª por vezes quase se "recusa" a desengrenar. Estranho...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Estranho...
                                      Também acho muito estranho. O sintoma de sincronizador nas couves é quando passas de 1ª para 2ª ou de 3ª para 2ª, e sentes um ligeiro ou exagerado "trrrr" conforme os dentes do sincronizador estejam moídos.
                                      Se certeza de que quem te montou a embraiagem fez o trabalho bem? O carro está a desembraiar e a embraiar bem? Será que o disco desencosta da prensa e volante em condições? Com o carro parado, a marcha atrás entra bem e sem arranhar?
                                      Porra, tanta pergunta.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vou tentar responder (a azul):

                                        Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                                        Também acho muito estranho. O sintoma de sincronizador nas couves é quando passas de 1ª para 2ª ou de 3ª para 2ª, e sentes um ligeiro ou exagerado "trrrr" conforme os dentes do sincronizador estejam moídos.

                                        De certeza de que quem te montou a embraiagem fez o trabalho bem? Acho que sim, senão o problema seria em todas as marchas e não é.

                                        O carro está a desembraiar e a embraiar bem? Sim, sem problemas, principalmente desde que se trocou a bomba principal, pouco depois de mudar a embraiagem.

                                        Será que o disco desencosta da prensa e volante em condições? Isso não sei, mas insisto que se fosse esse o problema a situação deveria acontecer em todas as marchas, não?

                                        Com o carro parado, a marcha atrás entra bem e sem arranhar? Sim, sem problema nenhum.

                                        Porra, tanta pergunta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Penúltima pergunta.

                                          Notas agora algo de diferente (do bi-massa) a passar de 1ª para 2ª?
                                          É que se não notas, o sincronizador está ok.

                                          Depois, uma redução a 80/90kms h para segunda e ela entrou bem, não vejo problema nenhum, desde que não se torne um habito.
                                          Dizes que ainda chegaste a levantar o pé um pouco, mas isso não fazia assim tão mal ao sincronizador. Quando muito, espetavas um prego no motor (over revs) ou partias a caixa com essa redução.

                                          Última pergunta

                                          Esse sintoma, de a 2ª custar a sair quando vais a descer, também se manifesta em plano?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Que caso tão estranho... não parece nada questão de sincronizadores.

                                            Gostava mesmo de ler mais opiniões.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se não arranha... não me parece vir dos sincronizadores. Algo com os selectores de velocidades, nomeadamente com o da 2ª? Cá fora da caixa!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tirantes?

                                                Faz sentido!

                                                Isso é barato. Aliás com sorte é só dar uma afinação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tirantes, bronzes, anilhas de teflon, qq coisa (até desgaste metálico) por aí, mas sempre é uma ninharia comparada com o abrir uma caixa.

                                                  Lembro-me que o Lino mudou a embraiagem e volante (não me recordo se mudou do bi para mono-massa), ambas as bombas hidráulicas, portanto não há muito mais... os tubos devem vir pré-carregados portanto não será certamente falta de óleo no sistema.


                                                  O meu também anda a arranhar a 5ª ou não entra sempre à 1ª vez, tenho que desembraiar, carregar bem no pedal e fazer o H correcto... já não pode ser sempre à Lagardère... e se passar de 3ª ou 2ª para 5ª ele arranha... este parece-me ser mesmo qualquer coisa lá dentro com rolamentos ou sincronizador da 5ª...

                                                  Mas como a embraiagem é de origem e vai nos 176 mil km também pode já ser daqui... um dia que sinta a situação mais complicada logo mando ver se é embraiagem ou tirantes... porque dentro da caixa não se mexe!



                                                  Não sei como é o teu, mas o meu é algo deste género:




                                                  Portanto folgas ou desgastes em rótulas não será muito difícil de detectar...
                                                  Editado pela última vez por CL; 11 October 2014, 02:45.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Julgo que uma caixa reconstruída dessas (num Astra GTC), na Provmec já montada fica bem acima dos 1000€.

                                                    Tenho um amigo que mandou lá montar uma, e julgo que com embraiagem nova (sem volante) + MO rondou os 1600€

                                                    Na altura tive esse orçamento na mão, mas já lá vai algum tempo.

                                                    PS: Falo de uma caixa que desde nova nunca foi tão suave como a dou outro carro do sócio dele. partiu com 120k km.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Também já fiz uma redução de 5ª para 2ª a aproximadamente 80km/h. O coice que o motor deu foi tão grande, que o tirante da manete de velocidades saiu do sitio, ficando o carro "encravado" em 2ª. Parei o carro para ver se o tirante estava a arrastar no chão, mas como não estava, fiz o resto dos 30km para casa sempre em 2ª.
                                                      O mais engraçado é que ainda ultrapassei alguns carros!
                                                      A diferença para a tua situação, é que a redução foi voluntária.
                                                      Essa situação pode ser apenas afinação da ligação alavanca- caixa de velocidades, e esta operação é fácil e barata ( existém até videos a explicar como se faz para alguns modelos).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jonipi Ver Post
                                                        Penúltima pergunta.

                                                        Notas agora algo de diferente (do bi-massa) a passar de 1ª para 2ª?
                                                        É que se não notas, o sincronizador está ok.

                                                        Depois, uma redução a 80/90kms h para segunda e ela entrou bem, não vejo problema nenhum, desde que não se torne um habito.
                                                        Dizes que ainda chegaste a levantar o pé um pouco, mas isso não fazia assim tão mal ao sincronizador. Quando muito, espetavas um prego no motor (over revs) ou partias a caixa com essa redução.

                                                        Última pergunta

                                                        Esse sintoma, de a 2ª custar a sair quando vais a descer, também se manifesta em plano?
                                                        Penúltima resposta (): Não está muito diferente. Já antes havia uma ligeira resistência ao engrenar a 2.ª. Não me parece que isso tenha mudado muito. Quando fiz a redução, a 2.ª entrou sem problemas.

                                                        Última: só experimentei isso a descer, pois em plano acelero sempre um pouco antes de passar para a 3.ª. Mas por que perguntas isso?


                                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                        Se não arranha... não me parece vir dos sincronizadores. Algo com os selectores de velocidades, nomeadamente com o da 2ª? Cá fora da caixa!
                                                        Arranhar verdadeiramente não, mesmo quando não tenho o pé totalmente no final do curso do pedal de embraiagem (por vezes faltam uns milímetros até estar no fundo).


                                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                        Tirantes, bronzes, anilhas de teflon, qq coisa (até desgaste metálico) por aí, mas sempre é uma ninharia comparada com o abrir uma caixa.

                                                        Lembro-me que o Lino mudou a embraiagem e volante (não me recordo se mudou do bi para mono-massa), ambas as bombas hidráulicas, portanto não há muito mais... os tubos devem vir pré-carregados portanto não será certamente falta de óleo no sistema.
                                                        Coloquei bimassa novo da Sachs.


                                                        Então parece ser uma questão de afinação do selector de velocidades, é isso? Mas por que isso só acontece com uma marcha em particular? Não deveria ser em todas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se fores à marca de certeza que eles vendem muitos componentes para o interior da caixa de velocidades. Em termos de mão de obra está tudo tabelado, podes sempre pedir um orçamento para ter uma noção dos preços. Uma caixa manual não é "rocket science". É trocar as peças velhas pelas novas e está a andar, o problema é a quantidade de mão de obra que isto implica.

                                                          A VW sei que vende peças reconstruidas, não faço ideia se a Opel também as vende, mas uma caixa reconstruida pela marca é um bocado diferente de caixas reconstruidas por empresas como a Provmec (mas isso não quer dizer que as ultimas não prestem).

                                                          Eu em primeiro lugar tentava reparar essa. Caso o custo fosse muito elevado preferia uma reconstruida. Caixas na sucata ou usadas só em ultimo recurso porque vai na volta e ainda estão piores que a tua.

                                                          Como são coisas relativamente baratas quando comparadas com a troca de componentes internos da caixa, experimenta a mudar o óleo da mesma ou alguns componentes que ligam a manete à caixa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O melhor mesmo é pedires um orçamento e veres em primeiro lugar se a caixa precisa mesmo de ser aberta. Depois vês o custo de uma usada e o que te sair mais em conta deverá ser a escolha a tomares.

                                                            Comentário

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