Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio 1.5 Dci 2003 capas das bielas partiram

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clio 1.5 Dci 2003 capas das bielas partiram

    Boas pessoal,

    tenho um clio 1.5 dci de 2003 com 190.000km, nunca deu grandes problemas, revisões sempre a horas, e do nada começo a ouvir um barulho, não andei mais com o carro, foi de reboque para a oficina, e diagnostico de capas das bielas partidas.

    Aparentemente isto é algo "comum" nestes motores, algo que desconhecia por completo, e agora o mecanico diz que o melhor é mesmo um motor novo, ou usado. Mas o problema é que neste momento a carteira não anda muito recheada, existe algo que se possa fazer para além de ter de meter um motor "novo"?

    #2
    Abrir e mudar as peças estritamente necessárias. Pede orçamentos!!

    Comentário


      #3
      Mudar os bronzes não é assim tão caro, já alguns users aqui do forum o fizeram e poderão dizer-te mais ou menos quanto fica.
      Se afectou a cambota(entre outros), fica mais barato meter um motor de sucata por causa da mão de obra envolvida...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
        Mudar os bronzes não é assim tão caro, já alguns users aqui do forum o fizeram e poderão dizer-te mais ou menos quanto fica.
        Se afectou a cambota(entre outros), fica mais barato meter um motor de sucata por causa da mão de obra envolvida...
        O mecanico ficou de me dizer se tinha afectado alguma coisa, caso tenha danificado a combota, o mais certo é ir a Espanha, falaram-me de umas sucatas lá, mas depois aí já tenho de ver qual o melhor motor para o meu carro, ideal era um que já não tivesse esse "defeito" de partir as capas, mas eu não percebo muito disso.

        Comentário


          #5
          Mas mesmo que não tenha afectado nada, só mesmo trocar as capas, recomendam vender o carro depois disso ou isso resolve o problema sem "efeitos secundários"?

          Comentário


            #6
            Antes demais, os bronzes não costumam partir. O que acontece é que devido a defeito de fabrico os bronzes começam a desgastar-se. Ao chegar a certo ponto, e devido aos mesmos não terem "unha", começam a rodar, daí o barulho.

            Este é um problema crónico bastante conhecido, geralmente trocam-se os bronzes a cada 120.000 KM junto com a distribuição por precaução. A nível de custos, os bronzes em si cerca de 60€, depois mais parafusos e junta vai para os 100€. Arredondando com mão-de-obra, 200€.

            Quando se desgastam e começam a rodar já é diferente. Nesse caso a cambota é também afectada. Existem duas opções, e as opiniões de vários mecânicos dividem-se: trocar motor ou reparar.

            Se optares por motor usado, tens o custo do motor (cerca de 1000€, com sorte arranjas menos), mais revisão completa de distribuição e bronzes, etc, mais a mão-de-obra da troca. Vantagens, se o motor estiver bom a nível geral, assim como a bomba injectora e turbo, ficas com um motor "como novo" e com o antigo para peças (isto se o mecânico não ficar com ele, negoceia).

            A nível de reparação tens também duas opções: se a cambota der para retificar, são cento e tal €, mais o restante para os bronzes e afins. Se não der, existe a opção de uma nova, mas creio que já vai para perto de 500€ só a cambota.

            Pelo que tenho visto a maioria das pessoas/mecânicos opta por motor usado.

            Comentário


              #7
              Bem, acabei de falar com o mecanico, que me tinha dado a certeza ser das capas das bielas, diz que tirou o carter e teve a ver as capas e tão boas, e que muito provavelmente deve ser do "cavilhão do piston", mais uma vez disse logo "motor novo", mas que para ter a certeza tinha que desmontar aquilo tudo e era meio dia de trabalho e que ia sair caro e etc...agora já não sei o que fazer...

              Comentário


                #8
                tenho um de 2004 com bastantes mais km, sem problemas até agora, que tipo de barulho é?

                Comentário


                  #9
                  Um "tac tac" constante e certo, mais para o grave que para agudo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                    tenho um de 2004 com bastantes mais km, sem problemas até agora, que tipo de barulho é?
                    Geralmente um barulho originado de bronzes... quando o ouves a bater... já foste.

                    Se queres realmente perceber o ruído do inicio do problema, pede para te levantarem o carro e tenta ouvir o motor a trabalhar com o carro no elevador. Aí sim, um mecânico conhecedor daquela mecânica pode conseguir detectar qualquer coisa no início.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                      Antes demais, os bronzes não costumam partir. O que acontece é que devido a defeito de fabrico os bronzes começam a desgastar-se. Ao chegar a certo ponto, e devido aos mesmos não terem "unha", começam a rodar, daí o barulho.

                      Este é um problema crónico bastante conhecido, geralmente trocam-se os bronzes a cada 120.000 KM junto com a distribuição por precaução. A nível de custos, os bronzes em si cerca de 60€, depois mais parafusos e junta vai para os 100€. Arredondando com mão-de-obra, 200€.

                      Quando se desgastam e começam a rodar já é diferente. Nesse caso a cambota é também afectada. Existem duas opções, e as opiniões de vários mecânicos dividem-se: trocar motor ou reparar.

                      Se optares por motor usado, tens o custo do motor (cerca de 1000€, com sorte arranjas menos), mais revisão completa de distribuição e bronzes, etc, mais a mão-de-obra da troca. Vantagens, se o motor estiver bom a nível geral, assim como a bomba injectora e turbo, ficas com um motor "como novo" e com o antigo para peças (isto se o mecânico não ficar com ele, negoceia).

                      A nível de reparação tens também duas opções: se a cambota der para retificar, são cento e tal €, mais o restante para os bronzes e afins. Se não der, existe a opção de uma nova, mas creio que já vai para perto de 500€ só a cambota.

                      Pelo que tenho visto a maioria das pessoas/mecânicos opta por motor usado.

                      Apenas 40€ de MO (1h) ? É assim tão rápido?

                      Comentário


                        #12
                        Qual era á cavalagem do carro?

                        Comentário


                          #13
                          Esse mecânico... queria uma desculpa para desmontar o motor todo e andar a "brincar" ou tem algum "amigo" com motores para venda.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                            Qual era á cavalagem do carro?
                            Acho que é de 80 mas não tenho a certeza

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por marcelocardoso0 Ver Post
                              Acho que é de 80 mas não tenho a certeza
                              Parece impossível como o Cavilhão do pistão partiu!
                              Se calhar usavas óleo fraco?

                              Comentário


                                #16
                                Mudo de 10 em 10mil na Servipneus 10w40, a qualidade não há-de ser "a pior de sempre" mas também não deve ser grande coisa, mas conheço pessoal que muda de 15 em 15 ou as vezes 20 em 20mil no mesmo sitio e nunca lhes deu problemas nenhum, mas são desleixados.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não era suposto as capas das bielas só partirem nos carros que fazem 30.000 km com 10W40 ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Não era suposto as capas das bielas só partirem nos carros que fazem 30.000 km com 10W40 ?
                                    Mas esse motor pode sequer levar esse óleo??

                                    Aliás, "deve", porque poder até fula podemos meter....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Não era suposto as capas das bielas só partirem nos carros que fazem 30.000 km com 10W40 ?
                                      Infelizmente estragam de qualquer maneira, nem precisam das revisões de 30mil com 10w40.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ai agora estragam-se de qualquer maneira...

                                        Então cai por terra a teoria das mudas muito antes do tempo recomendado pelo fabricante. Ou seja, os mecânicos andaram a comer e os motores partem na mesma. Belos mecânicos que temos por aí !

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por marcelocardoso0 Ver Post
                                          Mudo de 10 em 10mil na Servipneus 10w40, a qualidade não há-de ser "a pior de sempre" mas também não deve ser grande coisa, mas conheço pessoal que muda de 15 em 15 ou as vezes 20 em 20mil no mesmo sitio e nunca lhes deu problemas nenhum, mas são desleixados.
                                          O ideal para estes carros é o 5W40, porque lubrifica todos os componentes do motor!!!
                                          Mas mesmo assim não devia ter partido!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os bronzes são altamente afectados pelas questões de lubrificação. Sendo este motor conhecido por estas questões, penso que ideal será manter-se dentro dos oleos recomendados no manual...10w40 não é um óleo para esse motor. Não o matou, mas não ajudou nada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              Os bronzes são altamente afectados pelas questões de lubrificação.
                                              Isto é válido para qualquer motor.

                                              O problema do 1.5 dCi não está directamente relacionado com o óleo mas antes com a qualidade do componente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Productos - Vege ES

                                                Isto se de facto tiver sido o motor a ir para o galheiro. Tens 3 opções: reparar esse bloco, sem saber ainda os valores envolvidos; comprar um motor usado, e com isso comprares um motor sem saber o tratamento que levou ao longo da vida; e comprar um reconstruido, entregando o teu.

                                                Se estivesse na tua posição compraria um motor reconstruido com garantia. Tens ainda a vantagem de, caso queiras vender o carro, comprovar com factura que o motor é "novo", recuperando talvez o valor que pagaste a mais pelo motor, na venda do carro.

                                                Boa sorte!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É mal crónico desse motor e as versões que mais sofrem são as mais potentes.

                                                  O 10w40 de 10mil em 10mil não o matou de forma alguma, é um problema que não à volta a dar a não ser a muda preventiva dos bronzes. Se esperarem para ouvir o famoso tac tac, já estão metidos em trabalhos.........................

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Isto é válido para qualquer motor.

                                                    O problema do 1.5 dCi não está directamente relacionado com o óleo mas antes com a qualidade do componente.
                                                    Concordo contigo, e acho que já falámos sobre isto. Não sendo, de longe, o "culpado dos bronzes", faz sentido que não usando o óleo recomendado, estamos a potenciar o problema.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Concordo contigo, e acho que já falámos sobre isto. Não sendo, de longe, o "culpado dos bronzes", faz sentido que não usando o óleo recomendado, estamos a potenciar o problema.
                                                      Está prevista a utilização do 10w40 no manual de utilizador, desde que cumpra a norma .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Concordo contigo, e acho que já falámos sobre isto. Não sendo, de longe, o "culpado dos bronzes", faz sentido que não usando o óleo recomendado, estamos a potenciar o problema.
                                                        Um óleo errado potencia problemas em qualquer motor.

                                                        No caso do 1.5 dCi o problema não vem do óleo, não é provocado pelo óleo, nem nada que se pareça.

                                                        O problema aqui é de concepção da peça, nomeadamente dimensionamento da mesma e qualidade do material de que é feito.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Está prevista a utilização do 10w40 no manual de utilizador, desde que cumpra a norma .
                                                          Parece que numa primeira fase essa graduação (sem falar na norma que, obviamente deve ser respeitada) era muito usada, mas entretanto a marca alterou para 5W40 (acho que é isto). Digo eu que deve ter sido por achar que este óleo seria mais adequado ao motor.

                                                          Rui, sabes muito melhor que eu, que um manual vêm lá muitas graduações "previstas", mas há algumas que são mais apropriadas que outras
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          Um óleo errado potencia problemas em qualquer motor.

                                                          No caso do 1.5 dCi o problema não vem do óleo, não é provocado pelo óleo, nem nada que se pareça.

                                                          O problema aqui é de concepção da peça, nomeadamente dimensionamento da mesma e qualidade do material de que é feito.
                                                          Claro que sim, não é isso que está em causa. Parece uma pescadinha de rabo na boca. Da mesma forma que não se pode dizer que o óleo é o causador, também não se pode dizer que não tenha tido influência na velocidade com o que o problema se manifesta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Parece que numa primeira fase essa graduação (sem falar na norma que, obviamente deve ser respeitada) era muito usada, mas entretanto a marca alterou para 5W40 (acho que é isto). Digo eu que deve ter sido por achar que este óleo seria mais adequado ao motor.

                                                            Rui, sabes muito melhor que eu, que um manual vêm lá muitas graduações "previstas", mas há algumas que são mais apropriadas que outras


                                                            Claro que sim, não é isso que está em causa. Parece uma pescadinha de rabo na boca. Da mesma forma que não se pode dizer que o óleo é o causador, também não se pode dizer que não tenha tido influência na velocidade com o que o problema se manifesta.
                                                            Algumas são melhores que outras, mas quero acreditar que todas serão adequadas ao motor, senão é muito grave para a marca... Diferente de serem adequadas ao tipo de utilização dada a cada veículo.

                                                            Obviamente que, no "meu", procuro colocar o melhor possível. Mas o 10w40 que cumpra a norma não deveria causar problemas a médio prazo no motor.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X