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    Que raio é isto?

    Boa tarde,

    Da última vez que saí da oficina, depois da terceira tentativa para perceber o porquê do meu Ford Puma 1.4 gastar tanto óleo, o mecânico disse-me que tinha dado com uma fuga de óleo para a admissão. Perguntou-me se o carro fazia fumo branco ou cheirava a gasolina, ao que lhe respondi que não.

    Disse-me também que, por via desta anomalia, o carro poderia vir a apresentar perdas de potência, facto que agora tenho sentido diariamente em situações em que acelero e o carro parece que "morre" em vez de ganhar velocidade.

    Já aconteceu isto a algum de vocês? Ainda que não tenha acontecido, sabem de que se trata? Qual o nível de gravidade? Previsão de valores de reparação?

    Alguém me pode ilucidar pf?

    Obg.

    #2
    Para passar óleo para a admissão, será pelas válvulas. Não sei se será alguma fuga na junta ou nos vedantes das válvulas, mas se fosse nos vedantes não se notaria perda de potência.

    Possivelmente vais ter que trocar a junta da cabeça...

    Comentário


      #3
      Se não pinga para o exterior e porque é queimado juntamente com a gasolina!
      Pode passar óleo através dos pistões ou da junta superior do motor, isto significa desgaste interno do motor.
      1 ponto: qual é o óleo que usas?
      2 ponto: gostas de pisar o acelerador e reduções?
      3 ponto : Fezes viagens muito longas?
      Mas não te safas em mandar reparar o motor!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MFN Ver Post
        3 ponto : Fezes viagens muito longas?
        Ninguém aguenta uma viagem muito longa sem evacuar

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MFN Ver Post
          Se não pinga para o exterior e porque é queimado juntamente com a gasolina!
          Pode passar óleo através dos pistões ou da junta superior do motor, isto significa desgaste interno do motor.
          1 ponto: qual é o óleo que usas?
          2 ponto: gostas de pisar o acelerador e reduções?
          3 ponto : Fezes viagens muito longas?
          Mas não te safas em mandar reparar o motor!!
          Como assim? Os pistons não são furados

          Queres definir "desgaste interno do motor"?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MFN Ver Post
            Se não pinga para o exterior e porque é queimado juntamente com a gasolina!
            Pode passar óleo através dos pistões ou da junta superior do motor, isto significa desgaste interno do motor.
            1 ponto: qual é o óleo que usas?
            2 ponto: gostas de pisar o acelerador e reduções?
            3 ponto : Fezes viagens muito longas?
            Mas não te safas em mandar reparar o motor!!
            O óleo não pinga para o exterior.

            1. 10W40 da Elf
            2. Não, sou bem gentil com o carro
            3. Não, faço 30 kms por dia

            Reparar o motor? Em muitos sitios? Ou seja, quanto me pode custar?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
              Para passar óleo para a admissão, será pelas válvulas. Não sei se será alguma fuga na junta ou nos vedantes das válvulas, mas se fosse nos vedantes não se notaria perda de potência.

              Possivelmente vais ter que trocar a junta da cabeça...
              Huh?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                Como assim? Os pistons não são furados

                Queres definir "desgaste interno do motor"?
                Lol. Pela raredes lateais....
                https://www.google.pt/search?q=pisto...os%3B381%3B496

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por japazul Ver Post
                  O óleo não pinga para o exterior.

                  1. 10W40 da Elf
                  2. Não, sou bem gentil com o carro
                  3. Não, faço 30 kms por dia

                  Reparar o motor? Em muitos sitios? Ou seja, quanto me pode custar?
                  É esquisito então?

                  Preços não sei e também primeiro tens que saber qual é o problema no motor? Mas o melhor é fazeres isso num mecânico de confiança!

                  Verifica também se os tubos da água estão duros e se existe óleo no anticongelante!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MFN Ver Post

                    Isso chama-se segmentos.

                    Comentário


                      #11
                      Esse carro deveria estar a usar 5w30 como a maioria dos Fords desde há muitos anos. Se te disserem o contrário estão a enganar-te porque têm la´um bidão cheio de 10w40 que dá para tudo até fritar batatas, bronzear, etc.

                      Posto isto, se o mecânico te disse uma coisa dessas convinha que fosse mais específico. Alguma coisa ele deve ter visto/analisado para chegar a essa conclusão.

                      Em caso de dúvida pede uma segunda opinião. Arranja outro médico.

                      Já agora, tens mesmo de fazer um teste de compressão. A seco e com óleo. Dessa forma consegues distinguir se a compressão é perdida pelos segmentos ou pelas válvulas. Depois desse teste (muito simples) podes meter aqui os resultados que o pessoal ajuda-te!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Esse carro deveria estar a usar 5w30 como a maioria dos Fords desde há muitos anos. Se te disserem o contrário estão a enganar-te porque têm la´um bidão cheio de 10w40 que dá para tudo até fritar batatas, bronzear, etc.

                        Posto isto, se o mecânico te disse uma coisa dessas convinha que fosse mais específico. Alguma coisa ele deve ter visto/analisado para chegar a essa conclusão.

                        Em caso de dúvida pede uma segunda opinião. Arranja outro médico.

                        Já agora, tens mesmo de fazer um teste de compressão. A seco e com óleo. Dessa forma consegues distinguir se a compressão é perdida pelos segmentos ou pelas válvulas. Depois desse teste (muito simples) podes meter aqui os resultados que o pessoal ajuda-te!
                        De facto, o carro sempre levou 5w30. Só levou 10w40 para fazer experiência, dado não se saber como "bebia" tanto óleo. O que é facto é que o 10w40 desaparece mais devagar...

                        Teste de compressão? De que se trata? Onde se pode fazer?

                        Comentário


                          #13
                          Acho que devias perguntar ao mecânico por onde é essa tal fuga que ele fala. Ou seja, pede-lhe para especificar melhor. Porque ele pode ter realizado um bom diagnostico mas não to ter explicado...

                          Um teste de compressão penso que em qualquer boa oficina te fazem. É relativamente rápido. Basicamente serve para te testar a saúde do motor.

                          Quantos km tem esse motor?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Acho que devias perguntar ao mecânico por onde é essa tal fuga que ele fala. Ou seja, pede-lhe para especificar melhor. Porque ele pode ter realizado um bom diagnostico mas não to ter explicado...

                            Um teste de compressão penso que em qualquer boa oficina te fazem. É relativamente rápido. Basicamente serve para te testar a saúde do motor.

                            Quantos km tem esse motor?
                            Neste momento, marca 187.000 e qq coisa...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Acho que devias perguntar ao mecânico por onde é essa tal fuga que ele fala.
                              Ao que parece, duas velas estão babadas com óleo... Para além de que já sinto cada vez mais falhas de potência. Hoje tenho de regressar à oficina, sem dúvida...
                              Editado pela última vez por japazul; 17 October 2014, 07:33.

                              Comentário


                                #16
                                Ainda andei a pesquisar num outro post, mas sem grandes novidades...

                                http://forum.autohoje.com/boxes/9820...o-em-saxo.html

                                Comentário


                                  #17
                                  Por acaso são os pólos das velas que estão com óleo ou viste isso sem tirar as velas? Se calhar as mesmas não estão devidamente apertadas. Daí o óleo nas velas e o carro falhar (pudera).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Primeiro ponto, tens a certeza que foi mesmo esse oleo que meteram? Qual o carro, ano, kilometros rodados e oleo recomendado pelo fabricante? Desgaste interno no motor significa desgaste nas peças moveis metalicas, como os pistões. Com isso, o oleo ao ser fino demais(ou o motor estar gasto), o oleo passa entre os pistoes e as paredes do bloco. Duvido muito que seja pelas valvulas.

                                    Tenta mudar o oleo e verifica qual o recomendado. Fa-lo tu mesmo ou noutra oficina, pois ja me aconteceu mandar mudar 10w40 e meteram-me 5W40 ou la o que foi, resultado, falta de potencia, aquecia mais, fazia fumo, e gastava oleo a dar com um pau.

                                    Se for mesmo desgaste do motor, também dependendo do motor, podes sempre meter 15W40, sempre aguenta mais uns anos. (Oleo mais grosso, não passa pelo desgaste) Agora uma coisa é certa, se foste o unico dono e nao puchas muito por ele nem tem muitos kilometros, para estar a causar desgaste é porque tem algum problema a nivel interno. Tudo o que for desmontar o motor é caro, uma vez que se tiveres de trocar uma junta de cabeçote, ao retirar o cabeçote, da jeito fazer sempre uma retifica para procurar rachas/fissuras, etc. E depois, os prisioneiros são SEMPRE para mudar, nunca reaproveitar, uma vez qu a rosca danifica-se com o aperto/desaperto.

                                    P.S. Depois de ver isso das velas, muda as 4 e manda testar os cabos também.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boa tarde,

                                      Tenho de voltar a este post porque não há meio de saber o que o carro tem. Misteriosamente...

                                      O diagnóstico do mecânico foi "fuga de óleo pela admissão" e, de forma a corrigir, efectuou as seguintes reparações:

                                      - jogo de segmentos;
                                      - vedantes de válvulas;
                                      - capas de biela;
                                      - junta da cabeça;
                                      - reparação de retentores;
                                      - vedantes da régua de injecção;

                                      Dentro do que estava orçamentado, optei por não mexer nos bronzes da cambota e adquirir o kit de descarbonização.

                                      Surpresa: o carro continua a apresentar falhas de potência!!!

                                      Alguém com uma bola de cristal potente que me diga o que se passa? Infelizmente não tenho quaisquer conhecimentos em mecânica, pelo que agradeço qualquer opinião/ajuda que me possam dar.
                                      Editado pela última vez por japazul; 16 January 2015, 15:33.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Que mau, gastaste uma pipa e não ficou bom.

                                        E a distribuição ficou no ponto?

                                        Pode ser tanta coisa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          ... um teste de compressão. A seco e com óleo. Dessa forma consegues distinguir se a compressão é perdida pelos segmentos ou pelas válvulas. Depois desse teste (muito simples) podes meter aqui os resultados que o pessoal ajuda-te!
                                          são 2 testes diferentes? como é isso?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por japazul Ver Post
                                            Boa tarde,

                                            Tenho de voltar a este post porque não há meio de saber o que o carro tem. Misteriosamente...

                                            O diagnóstico do mecânico foi "fuga de óleo pela admissão" e, de forma a corrigir, efectuou as seguintes reparações:

                                            - jogo de segmentos;
                                            - vedantes de válvulas;
                                            - capas de biela;
                                            - junta da cabeça;
                                            - reparação de retentores;
                                            - vedantes da régua de injecção;

                                            Dentro do que estava orçamentado, optei por não mexer nos bronzes da cambota e adquirir o kit de descarbonização.

                                            Surpresa: o carro continua a apresentar falhas de potência!!!

                                            Alguém com uma bola de cristal potente que me diga o que se passa? Infelizmente não tenho quaisquer conhecimentos em mecânica, pelo que agradeço qualquer opinião/ajuda que me possam dar.
                                            Só ele ao desmontar é que podia ver efectivamente onde havia óleo.

                                            Já fizeste o período de rodagem? Nesse período pode haver consumo de óleo.

                                            Recentemente troquei os vedantes das válvulas na minha carrinha. Nos primeiros 1000kms consumiu oleo (meti óleo novo e o mesmo filtro) como antes. Fiquei preocupado até se fazer luz na minha cabeça.. Mudei o óleo e filtro e até ver, 1000kms depois, o óleo está a nível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Só ele ao desmontar é que podia ver efectivamente onde havia óleo.

                                              Já fizeste o período de rodagem? Nesse período pode haver consumo de óleo.

                                              Recentemente troquei os vedantes das válvulas na minha carrinha. Nos primeiros 1000kms consumiu oleo (meti óleo novo e o mesmo filtro) como antes. Fiquei preocupado até se fazer luz na minha cabeça.. Mudei o óleo e filtro e até ver, 1000kms depois, o óleo está a nível.
                                              O período de rodagem ainda está em curso. Só fiz ainda 250kms. de qualquer modo, ontem fui à oficina e o óleo estava no nível em que ficou. mudou óleo e filtros aquando da reparação...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Que mau, gastaste uma pipa e não ficou bom.

                                                E a distribuição ficou no ponto?

                                                Pode ser tanta coisa...
                                                A distribuição tinha mudado quando comprei o carro, há 8.000 kms atrás...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se estás no periodo de rodagem, se vês o nível sempre nas mesmas condições, tens de aguardar(fazer kms sem passar das (número ao calhas) 3500rpms.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por japazul Ver Post
                                                    Ao que parece, duas velas estão babadas com óleo... Para além de que já sinto cada vez mais falhas de potência. Hoje tenho de regressar à oficina, sem dúvida...
                                                    Se já tem óleo pela rosca das velas... podes fazer o teste de compressão e mandar reparar, sejam os segmentos seja na cabeça (ou ambos), mas no teste de compressão dará para tirar algumas dúvidas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por japazul Ver Post
                                                      Boa tarde,

                                                      Tenho de voltar a este post porque não há meio de saber o que o carro tem. Misteriosamente...

                                                      O diagnóstico do mecânico foi "fuga de óleo pela admissão" e, de forma a corrigir, efectuou as seguintes reparações:

                                                      - jogo de segmentos;
                                                      - vedantes de válvulas;
                                                      - capas de biela;
                                                      - junta da cabeça;
                                                      - reparação de retentores;
                                                      - vedantes da régua de injecção;

                                                      Dentro do que estava orçamentado, optei por não mexer nos bronzes da cambota e adquirir o kit de descarbonização.

                                                      Surpresa: o carro continua a apresentar falhas de potência!!!

                                                      Alguém com uma bola de cristal potente que me diga o que se passa? Infelizmente não tenho quaisquer conhecimentos em mecânica, pelo que agradeço qualquer opinião/ajuda que me possam dar.
                                                      Resumindo: o teu mecânico não faz a mínima ideia de onde está o problema e mudou peças e componentes de forma desnecessária.

                                                      Um conselho, podes começar por mudar de mecânico.

                                                      Se nada isso resultou, podes ter a cabeça do motor estalada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não querendo ser má língua... nem sempre é necessário facear cabeças só porque se muda a junta! Quando o torneiro rectifica as cabeças, faz-lhe um teste de estanquecidade para assegurar que não há mais problemas e para poder dar garantia sobre o seu trabalho.

                                                        Pergunta ao teu mecânico se isso foi feito.

                                                        Como está o teste de compressão agora? A seco e depois com a colher de óleo em cada cilindro?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          Resumindo: o teu mecânico não faz a mínima ideia de onde está o problema e mudou peças e componentes de forma desnecessária.

                                                          Um conselho, podes começar por mudar de mecânico.

                                                          Se nada isso resultou, podes ter a cabeça do motor estalada.
                                                          Começo a desconfiar do mesmo. Ainda assim, dado que o diagnóstico foi feito e a reparação acabou por não resolver, vou accionar a garantia dos trabalhos e solicitar a reparação adequada.

                                                          Isto é um assunto assim tão estranho de mecânica que não permita saber qual o mal e o que reparar?? Se tivesse levado à Ford, também andariam "às voltas"?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                            Como está o teste de compressão agora? A seco e depois com a colher de óleo em cada cilindro?
                                                            Julgo que nenhum teste de compressão tenha sido feito... É imprescindível neste caso?

                                                            Comentário

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