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Ralenti instável (faróis)

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    Ralenti instável (faróis)

    Boas, num Ford Fiesta mk4 1.25 c/ 220mil kms está a suceder algo que me está a intrigar, passo a contar:

    Sem luzes ligadas o ralenti é estável (900rpm);

    C/ luzes mínimos o ralenti desce ligeiramente;

    C/ luzes médios ligadas o ralenti desce algumas vezes consideravelmente (700rpm) e por vezes mexe entre as 500rpm e 900rpm;

    Caso ligue por exemplo a ventoinha da sofagem ou os piscas o ralenti também desce ligeiramente;

    O carro irá naturalmente ao mecânico, mas se me puderem dar uma opinião, agradecia.

    A bateria tem menos de 12 meses (não sei se tem algo a ver).

    Obrigado desde já.

    #2
    Problema electrico, possivelmente esta a haver um pico de tensao quando se liga esses periféricos que faz o ralenti instavel. Ou problema de massa, ou o cabo do positivo da bateria esta com problemas.

    Medir o positivo com e sem esses periféricos ligados e ver se nao ha um pico grande na tensao.

    Verifica tambem se os bornes da bateria, estao bem ligados.

    Comentário


      #3
      Faz sentido, obrigado.

      O carro teve há uns anos um problema semelhante e na altura foi o sensor de ralenti, mas era ligeiramente diferente pois causava era quase sempre rotação em ralenti por volta das 1100rpm..

      Darei feedback.

      Comentário


        #4
        900 rpm é um valor relativamente alto para ralenti...

        Comentário


          #5
          Por pouco sentido que possa fazer, a borboleta suja pode dar esses sintomas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            900 rpm é um valor relativamente alto para ralenti...
            Foi sempre o que o carro teve...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
              Por pouco sentido que possa fazer, a borboleta suja pode dar esses sintomas.
              Já tinha ouvido falar no tubo de vácuo, não sei se é relacionado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                900 rpm é um valor relativamente alto para ralenti...

                Anormal é o ralenti ser abaixo desse valor, principalmente num carro a gasolina.

                Quanto ao que o user detecta, eu penso que pode ser algo até normal.
                Todos os carros quando trabalham com os periféricos desligados o relantin é um, com luzes, vidros e activamento de outros periféricos o relanti desce sempre e nota-se mais nas luzes, o motor a fazer mais esforço para conseguir vencer a resistencia eletrica.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  900 rpm é um valor relativamente alto para ralenti...
                  Ficheiros anexados

                  Comentário


                    #10
                    m4nn1pul0 isso é verdade, mas por norma a energia utilizada é praticamente toda proveniente da bateria/alternador.
                    Neste caso se ele ligar o A/C o carro praticamente vai-lhe a baixo, o que não é normal.

                    Comentário


                      #11
                      No astra tinha esses sintomas tremia as luzes no relanti, se acelera-se ficavam constantes troquei o alternador e ficou bom.
                      Tambem nao quer dizer que nao haja algumas manhas tipo isso da borboleta.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                        No astra tinha esses sintomas tremia as luzes no relanti, se acelera-se ficavam constantes troquei o alternador e ficou bom.
                        Tambem nao quer dizer que nao haja algumas manhas tipo isso da borboleta.
                        Basta umas escovas e tens o alternador novo. As escovas são o material de desgaste de um alternador, motor de arranque...

                        PS: Vá, e os anéis condutores também gastam. Duram pelo menos 3 vidas em escovas..

                        Comentário


                          #13
                          Ou é o alternador a mandar pouca energia, ou uma perda de carga entre alternador e bateria, ou entre bateria e chassis(no caso do negativo), e nesse caso, fazes um reforço do cabo apos medir a queda de tensão com um multimetro.

                          Pode ser também o corpo da borboleta suja, atuador de marcha lenta, são coisas a verificar, sendo alternador e bateria os primeiros a testar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Basta umas escovas e tens o alternador novo. As escovas são o material de desgaste de um alternador, motor de arranque...

                            PS: Vá, e os anéis condutores também gastam. Duram pelo menos 3 vidas em escovas..
                            Os alternadores do astra 1.7 dti dao problemas no regulador ou rectificador como o que tinha já era usado e fez cerca de 150k kms, tinha de fazer uma revisao completa optei por mandar vir um novo/reconstruido do ebay por cerca de 110€.

                            Comentário


                              #15
                              já tive isso num Opel e vou te dizer o que pode ser necessário quase de certezinha.
                              O electricista diz que o alternador normalmente tem umas falhas de X em X tempo e que os mecanicos que são uns bichinhos mutio inteligentes em vez de resolverem o problema poem logo um novo mas na maior parte dos casos nem é preciso eles fazem isso para terem mais lucro tanto na peça como na mão de obra,a unica coisa que é preciso trocar é uma pecinha do alternador chamada placa de diodos,podes ligar o carro á maquina e ver picos de tensão uqe pode nem acusar nada até porque o alternador não está a falhar na maior parte das vezes senão nem bateria tinhas.

                              Onde não tenho tido queixas com eletricistas é na Bosch,tenta dar lá um pulinho ou se tiveres algum amigo eletricista passa lá,se tiveres duvidas pesquisa no google falha na placa de diodos e ves que são os sintomas que descreves.

                              Comentário


                                #16
                                Esse motor tem realmente o relanti mais alto que a maioria dos restantes motores a gasolina.

                                Poderá ser, para além do que já foi dito:

                                - Sensor de relanti
                                - Sensor de temperatura
                                - Sensor MAF
                                - Entrada de ar falsa no coletor de admissão (já me aconteceu num mazda 121)

                                Comentário


                                  #17
                                  Estou muito longe do carro neste momento, mas dei já umas ideias à utilizadora do mesmo sobre o que poderá ser e sugeri a visita ao mecânico para dar uma vista de olhos o que é acolhido.

                                  Este carro se calhar tem tido uma manutenção um pouco desmazelada pois a única coisa que cumpre religiosamente é a muda de óleo e restantes filtros. As ditas revisões de x em x kms não são feitas... Mas mal se detecta algo muda-se.

                                  A oficina confio, apenas os acho careiros, mas na falta de melhor prefiro.

                                  Disse-lhe para me dar uma ligadela quando tiver o diagnóstico e darei-vos feedback.

                                  Comentário

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