Anúncio

Collapse
No announcement yet.

aquecimento de motor ao relentim

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    aquecimento de motor ao relentim

    Boa noite,

    Mais uma vez venho perdir ajuda dos vossos conhecimentos para a seguinte situação.

    O meu carro é um ford fiesta de 1996 1.25 16v e hoje que raparei que quando o carro está ao relentim ultrapassa a temperatura normal, ou seja, chega quase a letra L do espaço que a ford indica que é normal.
    Quando o carro começa andar a temperatura volta ao normal.
    O líquido de refrigeração encontra-se no nivel correto tanto o oleo como os filtros foram mudados a coisa de 3 semanas.

    Este comportamento será normal ou será um problema?

    Obrigado.

    Cumprimentos,
    Luís severo

    #2
    Aconteceu isso depois da mudança do fluido? Se sim, cheira-me que a purga não foi bem feita e tens ar no sistema.

    Comentário


      #3
      Sendo que L deve ser LOW, a temperatura está baixa. Deves ter o termostato avariado na posição aberta...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        Sendo que L deve ser LOW, a temperatura está baixa. Deves ter o termostato avariado na posição aberta...
        Se não me falha a memória nos Fiestas mk4 a temperatura aparece assim || normal || sendo que o L está quase no vermelho.
        Penso que andar próximo do L é arriscado, eu mandava rever o sistema de refrigeração, nomeadamente bomba de água e termoestato.

        Comentário


          #5
          Termostato ou sonda lixada convém ver isso de imediato, podes queimar a cabeça do motor.

          Comentário


            #6
            a ventoínha não deve estar a ligar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
              Sendo que L deve ser LOW, a temperatura está baixa. Deves ter o termostato avariado na posição aberta...
              Já foi explicado, e é como dizem. O L é de normaL, sendo que o N está perto do limite mínimo e o L do máximo.

              Ao user em questão, este comportamento de normal não tem nada. Não arrisques e vai ver isso depressa.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelas respostas. Eu estive a ver hoje o oleo do motor e estava no nível correcto. Liguei o carro e deixei-o a trabalhar ao relentime chego à posição O ||nOrmal|. Quando eu dai conta da temperatura estava elevada abri o capô para verificar o nível do liquido de refrigeração e para ver se estava no nível correcto e a ventoinha disparou, por isso a ventoinha está a funcionar correctamente.
                Hoje vou exprimentar andar com ele e depois parar para verificar o comportamento dele a ver se volta a fazer a mesma coisa.

                Depois darei feedback sobre a situação do carro

                Obrigado

                Cumprimentos,
                Luís Severo

                Comentário


                  #9
                  com 99% de certeza tens a bomba de agua a dar as ultimas, as pás devem estar desgastadas e a baixa rotação não conseguem fazer circular o liquido, já me aconteceu em alguns carros...

                  Comentário


                    #10
                    A questão é que o carro nos ultimos 5 anos andou muito, mas mesmo muito pouco.

                    Comentário


                      #11
                      Poderá ser a 1ª velocidade da ventoinha? (caso tenha mais que uma)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por severo93 Ver Post
                        A questão é que o carro nos ultimos 5 anos andou muito, mas mesmo muito pouco.
                        Ainda apoio mais a teoria da bomba de agua, pois com o tempo ela vai ficando com as pás corroidas... Confia em mim e verifica a bomba, vais ver que é daí...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por severo93 Ver Post
                          ... Quando eu dai conta da temperatura estava elevada abri o capô para verificar o nível do liquido de refrigeração e para ver se estava no nível correcto e a ventoinha disparou, por isso a ventoinha está a funcionar correctamente...
                          nunca verifiques o nível a quente

                          Comentário


                            #14
                            É natural que o líquido de refrigeração (não confundir com a temperatura do motor) atinja valores mais elevados com o carro parado.

                            Dessa forma não há troca de calor entre o radiador e o ambiente (ou é muito pouca...).

                            O comportamento normal é que quando a ventoinha dispara, o sistema consiga reduzir a temperatura do líquido refrigerante.

                            Se tal acontecer, quer dizer que o sistema está operacional e em funcionamento normal.

                            Em andamento, a troca de calor é obtida através da passagem de ar pelas alhetas do radiador e a ventoinha poderá nem sequer funcionar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                              É natural que o líquido de refrigeração (não confundir com a temperatura do motor) atinja valores mais elevados com o carro parado.

                              Dessa forma não há troca de calor entre o radiador e o ambiente (ou é muito pouca...).

                              O comportamento normal é que quando a ventoinha dispara, o sistema consiga reduzir a temperatura do líquido refrigerante.

                              Se tal acontecer, quer dizer que o sistema está operacional e em funcionamento normal.

                              Em andamento, a troca de calor é obtida através da passagem de ar pelas alhetas do radiador e a ventoinha poderá nem sequer funcionar.
                              Tudo isto é verdade, mas tens que enquadrar no caso em questão. Pelo que me lembro do fiesta 1.2, o ponteiro muito raramente passa do meio, e se atinge a letra L, está quase no vermelho. Não pode ser um funcionamento normal. Algo não está bem e tem que ser verificado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Tudo isto é verdade, mas tens que enquadrar no caso em questão. Pelo que me lembro do fiesta 1.2, o ponteiro muito raramente passa do meio, e se atinge a letra L, está quase no vermelho. Não pode ser um funcionamento normal. Algo não está bem e tem que ser verificado.
                                Enquanto o ponteiro anda na zona normal, parece-me que o comportamento é... Normal!
                                O user já afirmou que a ventoinha dispara no L na zona normal, o que me parece um comportamento... Normal!
                                Desde que a ventoinha dispare na temperatura correta (ao que parece na zona do normal) e consiga recuperar, arrefecer até voltar a desligar, parece-me um comportamento... Normal!
                                Se este Fiesta está a disparar a ventoinha à temperatura correta, então todos os Fiestas 1.25 têm que atingir esta temperatura para ligar a ventoinha.

                                Agora convém ressalvar algumas coisas. Não estamos a falar de um carro novo, em que se podem fazer julgamentos taxativos.
                                Existe desgaste, existem desafinações... Basta que o carro possa estar a gastar mais combustível, para que todas as temperaturas do motor sejam mais elevadas. E consequentemente a do líquido de refrigeração seja também ela mais elevada. Basta o óleo não ser o indicado, para o motor trabalhar a temperaturas mais elevadas, etc... E isto não tem nada a ver com o circuito de refrigeração.
                                Mas obviamente também pode haver desgaste neste sistema, nomeadamente ao nível da bomba de água e que não consiga fazer a circulação do líquido da mesma forma de antigamente. Desde que em situações extremas, para mim é a típica situação do para-arranca em 1ª velocidade, consiga depois de acionar a ventoinha, recuperar temperatura, arrefecer e desligar a ventoinha, então poderá não estar a 100%, mas está perfeitamente operacional e em bom estado de funcionamento. Agora se não conseguir descer a temperatura e/ou a ventoinha ficar em funcionamento eternamente, então isso já não é normal.

                                Quando se fala em termostato, o termostato normal do circuito de refrigeração, este não tem nada a ver com o acionamento da ventoinha do radiador.
                                Se ficasse preso na posição de fechado e depois de atingir a temperatura normal de funcionamento, o motor não fazia nem mais um quilómetro sem gripar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que é a última vez que discuto algum assunto contigo. Desisto, reconheço que não tenho paciência.

                                  Ao user, e de quem já fez dezenas de milhares de kms num carro igual, também de 1996, entregue como retoma em 2009, a temperatura não pode ultrapassar um pouco mais de meio. Se o faz, algo não está normal. Seja novo ou velho (tenho andado com um civic de 1999 com 200 mil kms e o ponteiro da temperatura comporta-se como o fazia em novo), tens aí um problema para resolver, que até pode ser fácil e simples. Mas reforço, que de normal não tem nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Acho que é a última vez que discuto algum assunto contigo. Desisto, reconheço que não tenho paciência.

                                    Ao user, e de quem já fez dezenas de milhares de kms num carro igual, também de 1996, entregue como retoma em 2009, a temperatura não pode ultrapassar um pouco mais de meio. Se o faz, algo não está normal. Seja novo ou velho (tenho andado com um civic de 1999 com 200 mil kms e o ponteiro da temperatura comporta-se como o fazia em novo), tens aí um problema para resolver, que até pode ser fácil e simples. Mas reforço, que de normal não tem nada.
                                    Tens bom remédio, não comentas!
                                    Colocas-me na tua ignore list.
                                    Agora vens comentas, usas os meus argumentos, e depois "ah e tal que assim não pode ser!"

                                    Mas também vindo de um user que diz que a liberdade dele começa onde a dos outros acaba... Olha é mesmo para o lado que eu durmo melhor.

                                    Sobre o assunto em análise e já que até tiveste um Fiesta do mesmo ano, mesma motorização e tudo, então responde lá (não tem que ser para mim) se é normal ele ligar a ventoinha no L, conforme o autor deste tópico refere no caso dele.
                                    É que se assim for, então o teu carro também atingia estas temperaturas (próximo do L).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      Tens bom remédio, não comentas!
                                      Colocas-me na tua ignore list.
                                      Agora vens comentas, usas os meus argumentos, e depois "ah e tal que assim não pode ser!"

                                      Mas também vindo de um user que diz que a liberdade dele começa onde a dos outros acaba... Olha é mesmo para o lado que eu durmo melhor.

                                      Sobre o assunto em análise e já que até tiveste um Fiesta do mesmo ano, mesma motorização e tudo, então responde lá (não tem que ser para mim) se é normal ele ligar a ventoinha no L, conforme o autor deste tópico refere no caso dele.
                                      É que se assim for, então o teu carro também atingia estas temperaturas (próximo do L).
                                      Comentar contigo? É que é já mesmo a seguir

                                      Eu acho é que não percebes português, atendendo a que nem entendes o que quer dizer a simples frase "que a minha liberdade começa onde acaba a tua". Deixa-me que te diga, para alguém que gosta de mostrar argumentos, deixaste muito a desejar a interpretar estas palavras. Se bem me lembro, pensas que quer dizer que os outros estão presos, porque eu sou livre

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Comentar contigo? É que é já mesmo a seguir

                                        Eu acho é que não percebes português, atendendo a que nem entendes o que quer dizer a simples frase "que a minha liberdade começa onde acaba a tua". Deixa-me que te diga, para alguém que gosta de mostrar argumentos, deixaste muito a desejar a interpretar estas palavras. Se bem me lembro, pensas que quer dizer que os outros estão presos, porque eu sou livre
                                        Ao menos num post tenta comentar o assunto do tópico! É que nada mesmo...
                                        Mais umas acusações... Agora é do português! Eu percebi muito bem o que quer dizer essa frase. Percebo tão bem, que até disse que acho que o teu comportamento está perfeitamente de acordo com o significado dessa frase! Perfeito! Eu não diria melhor.

                                        Entretanto sobre o assunto, diz lá, não tem que ser a mim, pode ser ao autor do tópico, se o teu Fiesta, que dizes que a "temperatura não pode ultrapassar um pouco mais de meio", se disparava a ventoinha próximo do L.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          Enquanto o ponteiro anda na zona normal, parece-me que o comportamento é... Normal!
                                          O user já afirmou que a ventoinha dispara no L na zona normal, o que me parece um comportamento... Normal!

                                          Desde que a ventoinha dispare na temperatura correta (ao que parece na zona do normal) e consiga recuperar, arrefecer até voltar a desligar, parece-me um comportamento... Normal!
                                          Se este Fiesta está a disparar a ventoinha à temperatura correta, então todos os Fiestas 1.25 têm que atingir esta temperatura para ligar a ventoinha.

                                          Agora convém ressalvar algumas coisas. Não estamos a falar de um carro novo, em que se podem fazer julgamentos taxativos.
                                          Existe desgaste, existem desafinações... Basta que o carro possa estar a gastar mais combustível, para que todas as temperaturas do motor sejam mais elevadas. E consequentemente a do líquido de refrigeração seja também ela mais elevada. Basta o óleo não ser o indicado, para o motor trabalhar a temperaturas mais elevadas, etc... E isto não tem nada a ver com o circuito de refrigeração.
                                          Mas obviamente também pode haver desgaste neste sistema, nomeadamente ao nível da bomba de água e que não consiga fazer a circulação do líquido da mesma forma de antigamente. Desde que em situações extremas, para mim é a típica situação do para-arranca em 1ª velocidade, consiga depois de acionar a ventoinha, recuperar temperatura, arrefecer e desligar a ventoinha, então poderá não estar a 100%, mas está perfeitamente operacional e em bom estado de funcionamento. Agora se não conseguir descer a temperatura e/ou a ventoinha ficar em funcionamento eternamente, então isso já não é normal.

                                          Quando se fala em termostato, o termostato normal do circuito de refrigeração, este não tem nada a ver com o acionamento da ventoinha do radiador.
                                          Se ficasse preso na posição de fechado e depois de atingir a temperatura normal de funcionamento, o motor não fazia nem mais um quilómetro sem gripar.
                                          Por essa ordem de ideias como no painel do Fiesta não existe redline é na boa puxar até ao corte...
                                          Se o ponteiro mostra um comportamento invulgar (o que é o caso) estamos perante algo anormal e que deve ser resolvido quanto antes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um Fiesta com o mesmo motor. O ponteiro está sempre a meio, a ventoinha dispara antes de ele passar do meio, ou seja, está mesmo sempre, sempre a meio.

                                            Poderá ser também o termostato, o mesmo impede a circulação de água até o motor aquecer e depois de quente abre para a água começar a circular. Mesmo com a bomba de água defeituosa a água circula, a própria diferença de temperatura da água faz isso acontecer. A bomba de agua só vai ajudar a sua circulação e não me parece que o motor aquecesse tanto apenas com a bomba de água defeituosa. O mais barato e mais fácil de ver é mesmo o termostato e é uma possibilidade de estar aí o problema, pois com ele sempre fechado a água não circula para fazer o arrefecimento do motor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Exacto. Termostato avariado ou bomba de água fraca. É começar pelo mais barato. Esse motor tem que ter o ponteiro a meio e dispara a ventoinha ligeiramente acima do meio.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                Tenho um Fiesta com o mesmo motor. O ponteiro está sempre a meio, a ventoinha dispara antes de ele passar do meio, ou seja, está mesmo sempre, sempre a meio.

                                                Poderá ser também o termostato, o mesmo impede a circulação de água até o motor aquecer e depois de quente abre para a água começar a circular. Mesmo com a bomba de água defeituosa a água circula, a própria diferença de temperatura da água faz isso acontecer. A bomba de agua só vai ajudar a sua circulação e não me parece que o motor aquecesse tanto apenas com a bomba de água defeituosa. O mais barato e mais fácil de ver é mesmo o termostato e é uma possibilidade de estar aí o problema, pois com ele sempre fechado a água não circula para fazer o arrefecimento do motor.

                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Exacto. Termostato avariado ou bomba de água fraca. É começar pelo mais barato. Esse motor tem que ter o ponteiro a meio e dispara a ventoinha ligeiramente acima do meio.
                                                Mau... Dispara antes, ou depois?! Em que ficamos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                  Por essa ordem de ideias como no painel do Fiesta não existe redline é na boa puxar até ao corte...
                                                  Se o ponteiro mostra um comportamento invulgar (o que é o caso) estamos perante algo anormal e que deve ser resolvido quanto antes.
                                                  O pior cenário é mesmo em para-arranque, sempre em 1ª velocidade.
                                                  A partir do momento que estás a puxar ao corte a 2ª, 3ª, 4ª velocidades já há conveção entre o radiador o meio exterior.
                                                  Portanto, conforme referi se nessa pior situação ele consegue recuperar a temperatura e desligar a ventoinha, então está operacional e funcional.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Mau... Dispara antes, ou depois?! Em que ficamos?
                                                    Ninguém se contradisse a si próprio...

                                                    No meu, dispara a meio, nem chega a passar de meio.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O quadrante é assim?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ou seja, o normal, é andar entre o R e o M. A ventoinha dispara na primeira perna do M.

                                                        É assim tão complicado de perceber?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                          Ninguém se contradisse a si próprio...

                                                          No meu, dispara a meio, nem chega a passar de meio.
                                                          Claro que não... Um diz que a ventoinha dispara antes, o outro diz que é depois...

                                                          Pelos vistos não há contradição, porque cada carro é um carro. No teu é assim e se noutro é diferente é porque não é o mesmo carro.

                                                          É isto que queres dizer quando referes "No meu", certo?

                                                          É que se assim é porque é que estamos aqui a considerar normal, ou anormal o comportamento do carro do autor do tópico.

                                                          Porque é que vocês consideram anormal, por comparação com os vossos? Afinal cada caso é um caso, um dispara a ventoinha no L, outro na primeira perna do M (que rigor...) e ou ainda é antes do meio. Assim sendo a temperatura normal pode estar nas letras, N, O, R, M, A, L!

                                                          Porque afinal cada carro é um caso. Nem sei para que é que trouxeram os vossos carros iguais para a discussão.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Ou seja, o normal, é andar entre o R e o M. A ventoinha dispara na primeira perna do M.

                                                            É assim tão complicado de perceber?
                                                            Desculpa lá, mas enquanto não se entenderem onde é que dispara a ventoinha, não se pode aferir nada.

                                                            Vocês trouxeram carros precisamente idênticos aos do autor, do mesmo ano, mesma motorização, tudo o que é possível para analisar corretamente a situação.

                                                            Qualquer sistema de refrigeração bem dimensionado e em correto funcionamento, deve atingir o máximo da temperatura no ponto onde dispara a ventoinha, a partir daí tem necessariamente que fazer descer a temperatura. Ou seja, o normal da temperatura, é entre o início da escala do "NORMAL"
                                                            e o ponto onde faz disparar a ventoinha. Já aqui li no L, na primeira perna do M e antes do meio (aponto para o R).

                                                            Eu por acaso já andei com Fiestas, no caso com o 1.8D, mas sinceramente nem me lembro onde é que disparava a ventoinha. Por isso, e por ser um motor diferente, não o referi. Agora vocês trouxeram os vossos, que até são do mesmo ano... Entendam-se! Só sabendo em que ponto (letra) é que dispara a ventoinha é que se pode saber se o carro do autor do tópico está em condições.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X