Anúncio

Collapse
No announcement yet.

alternador interfere na corrente de distribuição? ajuda urgente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    alternador interfere na corrente de distribuição? ajuda urgente

    Boas,

    Como alguns de vós saberão, tenho um 207 1.4VTI com 60.000km.

    Um dia, liguei o carro de manhã e estava um barulho horrível de ferro a bater no motor. Chamei o reboque, carro para a oficina onde ainda está.

    Diagnóstico: folga na corrente de distribuição e troca da mesma. Até aqui tudo ok. Ficaram de me dizer se o motor não tinha sido afectado, pelo que tinham de mudar a corrente e testar depois. Até aqui também tudo bem.

    Hoje mudaram a corrente e foram experimentar o carro e as minhas dúvidas começam aqui:

    Foi-me dito que o carro tinha um problema no alternador e que além da corrente, teria de ser trocado o alternador e a respectiva correia. Disseram ainda que o carro não pode sair da oficina assim, dado que foi o problema do alternador que despoletou o problema na corrente de distribuição e que sem trocarem o alternador e a correia, a corrente de distribuição pode ser novamente afectada.

    O que eu quero saber é: é normal e até que ponto é verdade o que me venderam? Até que ponto um problema num alternador (que pelos vistos é o cerne da questão) pode criar folgas na corrente de distribuição? Eu não percebo puto de mecânica, mas parecem-me duas peças totalmente independentes.

    Estão a tentar comer-me? É que se eu puder, tiro o carro da marca e mudo o alternador e a correia cá fora!

    #2
    É a primeira vez que ouço (leio) isto.

    Geralmente, as duas correias não têm nada a ver uma com a outra.

    A correia/corrente da distribuição, trabalha dentro de uma "caixa" na frente do motor. Já a do alternador/acessórios, trabalha fora, não havendo ligação entre as duas.

    Acho que te estão a contar uma estória.

    Comentário


      #3
      Não sou mecânico nem aprendiz se quer, mas também creio que o alternador não está incluído no circuito da correia da distribuição.

      No meu carro, tem a correia da distribuição dentro da "caixinha" da mesma, e tem a outra correia de acessórios para o alternador, ar condicionado, ...

      Estranho ... Como disse não sou mecânico nem nada disso, mas também é a primeira vez que oiço falar desse pormenor.

      Comentário


        #4
        Parece-me que aí há historia, eu nao vejo grande sentido nisso. Das mecanicas que conheço se o alternador tiver problemas apenas afecta a correia do mesmo pois em geral é a cambota que a faz girar as duas coisas mesmo que esta prenda nao afectaria e metia a corrente em esforço.

        Comentário


          #5
          Homer, vou usar uma citação completa das tuas palavras: estás a ser literal e profundamente comido.

          Problemas de alternador em nada interferem com a distribuição. Sendo esta de correia ou corrente, é totalmente separada da correia do alternador; até costuma estar fechada numa protecção e tudo. Até te vou dar um exemplo: o ano passado, quando mudei a correia de distribuição do meu carro, ao fim de a trocar experimentei o motor, para ver se estava tudo bem montado, e liguei-o com a correia do alternador fora. O único "problema" que acusou foi a luz da bateria acesa, uma vez que o alternador não estava a girar, não gerando corrente.

          Se a correia do alternador der problemas, no máximo poderá afectar os componentes ligados a ela. NUNCA poderá interferir com a distribuição. Mesmo que o alternador prenda (coisa que não acredito por ser extremamente raro), no máximo poderá prender a correia, o que levará a um eventual bloqueio do normal do funcionamento do motor, parando-o como se o mesmo tivesse ido abaixo. No máximo, porque mesmo com o alternador preso, a correia dele poderá continuar a girar visto ser estriada longitudinalmente e não dentada como a correia de distribuição. Se for corrente ainda menos, porque quase é preciso uma catástrofe para uma corrente de distribuição partir.

          Folgas na corrente de distribuição, e aqui falo exclusivamente na corrente (como é o teu caso), acontecem quando o tensor alivia por alguma razão anormal. Se fosse correia, poderia dar-se o caso (raro, mas possível) da borracha começar a perder elasticidade. Sendo corrente é impossível, porque o metal não perde elasticidade.

          Portanto, se ainda fores a tempo, tira o carro dessa malta e não voltes lá mais vez nenhuma. Quem f0de uma vez, f0de duas ou três.

          Comentário


            #6
            Homer, feijó? Se sim, foge.

            Comentário


              #7
              Sim, anti. Porque dizes isso?

              Sempre tive lá o carro e até agora para mim tem sido um exemplo do que deve ser um pós-venda...

              Comentário


                #8
                Comprei lá o carro, foi lá assistido umas poucas vezes e não tenho uma única coisa a boa a dizer. Pelo contrário.

                São mentirosos, não respeitam os clientes e ainda conseguem ser incompetentes. Se não for incompetência, é mesmo trafulhice.

                Digo-te para fugires derivado das minhas experiências e daquilo que te foi dito neste tópico até agora.

                Comentário


                  #9
                  Esses motores têm dado chatices com a corrente de distribuição. Existem por aqui alguns tópicos onde é abordado esse assunto. A história do alternador é uma desculpa como outra qualquer para uma falha num orgão que devia fazer uns 300.000Km sem problemas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por anti Ver Post
                    Comprei lá o carro, foi lá assistido umas poucas vezes e não tenho uma única coisa a boa a dizer. Pelo contrário.

                    São mentirosos, não respeitam os clientes e ainda conseguem ser incompetentes. Se não for incompetência, é mesmo trafulhice.

                    Digo-te para fugires derivado das minhas experiências e daquilo que te foi dito neste tópico até agora.
                    E agora fazes a manutenção onde?

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pelas respostas, amanhã vou falar com o chefe da oficina.

                      Acho que já percebi o que se passou e se for assim , é grave e se se confirmar vai seguir mail para a Peugeot Portugal. Andar a brincar aos mecânicos não...

                      Comentário


                        #12
                        Estive aqui a matutar e não estou a ver como é que pode interferir.

                        Eu resolvia a parte da corrente e ia a outro lado.


                        60000kms e vai abrir

                        Comentário


                          #13
                          A corrente está resolvida, já tem a nova. Isso eu aceito. Agora virem com esta história do alternador, demonstra falta de profissionalismo e certeza no diagnóstico.

                          Comentário


                            #14
                            Além disso, o carro nao tem sintomas nenhuns de problemas no alternador. Se for a correia de acessórios, aceito.

                            Mas eu quero é que me coloquem um diagnóstico com pés e cabeça, não é andar para aqui a inventar. Isto passou-me com uma familiar minha, amanhã de manhã vou lá estar eu mesmo.

                            Comentário


                              #15
                              Mas qual o problema ao certo?

                              Tem a polie empenada? Muda a polie
                              Tem picos de tensão? Regulador novo
                              Tem tensão baixa? Salga a gasolina
                              Deita fumo?

                              Comentário


                                #16
                                Não deita fumo nenhum.

                                Este é o problema do carro:http://m.youtube.com/watch?v=6nR46hvnYJ8

                                Liguei-o de manhã, fez um ruído ao ligar e a partir daí fez aquele barulho horrível e arrepiante de coisas a bater no motor.

                                Chamei um amigo mecânico que viu o carro e disse que era problema do tensor da correia do alternador. Foi de reboque para a marca onde fizeram um diagnóstico diferente: um dos "pernos" da corrente tinha cedido, criando folga na corrente, sendo essa alegadamente a causa do barulho.

                                Orçamento para mudar a corrente e foi avalizada a operação.

                                Hoje, depois da corrente mudada, saem-se com essa do alternador e correia respectiva.

                                Ainda não quero avançar com nada, mas cheira-me a um diagnóstico errado e cheira-me a uma corrente desnecessariamente mudada e isso é grave. Vamos ver....

                                Comentário


                                  #17
                                  Outro barulho idêntico ao que o carro fazia:http://m.youtube.com/watch?v=R7galapsOo4

                                  Comentário


                                    #18
                                    No primeiro video, é só a correia dos acessórios. Uns 15€ devem chegar e sobrar.

                                    No S2000, aí sim o som metálico vem ao de cima.

















                                    Má língua, só de deram um "toque" no alternador ao resolver a corrente e agora só vai com um novo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Era o som metálico que o outro fazia.

                                      Mas quando liguei o carro fez aquele zzzzzzzzzzzz que o yaris fez no video.

                                      A parte da má língua pode ser importante , o carro entrou para lá com o alternador bom. A bateria tem 6 anos de percursos curtos e está para as curvas, é porque recebe carga...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há uns tempos ia tranquilamente a conduzir para o trabalho num dia de chuva, quando subitamente vejo a luz da bateria acender-se e perco imediatamente a direcção assistida.. Encosto o carro, abro o capot e vejo que os tensores do alternador estão a girar sozinhos.. Correia nem vê-la.. Ou seja, rebentou e saltou a meio do caminho.

                                        Por sorte nada aconteceu, mas já li que haveria a possibilidade da correia do alternador, ao rebentar, ir parar ao circuito da correia de distribuição e encravar o mesmo.

                                        Esta é a única situação (improvável) que vejo em que as duas se poderiam cruzar. Agora, alternador influenciar directamente o circuito da correia de distribuição... Como já te disseram, cheira a estória.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu na minha 307 ja tive de mudar a políe da correia de acessórios, porque empenou.

                                          E no meu caso o meu 1.6hdi não tem um tensor.

                                          Se calhar eles não explicaram bem a situação.

                                          Se puderes vai lá e pede para te mostrarem o que se passa. E se a políe do alternador estiver empenada, penso que a mesma dê para ser trocada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Lá está, a polie aceito.

                                            Mas falaram logo do alternador todo, quer dizer, não entendo. Agora muda-se assim alternadores do nada e passa para cá quase 400€.

                                            Estou a ficar farto. Hoje vou lá e vão meter por escrito tudo o que disseram à minha mãe

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ás tantas o problema do barulho estava no alternador ou tensor, e eles toca de trocar a corrente de distribuiçao e depois do serviço feito foram a ver e o carro estava na mesma! chegaram á conclusao que afinal ero do alternador... depois? nao há que dar parte de fraco/incompetencia isto sou eu a especular.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                Ás tantas o problema do barulho estava no alternador ou tensor, e eles toca de trocar a corrente de distribuiçao e depois do serviço feito foram a ver e o carro estava na mesma! chegaram á conclusao que afinal ero do alternador... depois? nao há que dar parte de fraco/incompetencia isto sou eu a especular.
                                                Vinha agora mesmo escrever algo deste género.
                                                Fizeram o serviço do primeiro diagnóstico e afinal estava errado.

                                                Alguém mais competente lá se apercebeu que o problema vinha de outro lado e agora querem-te comer de ceboleira.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
                                                  Há uns tempos ia tranquilamente a conduzir para o trabalho num dia de chuva, quando subitamente vejo a luz da bateria acender-se e perco imediatamente a direcção assistida.. Encosto o carro, abro o capot e vejo que os tensores do alternador estão a girar sozinhos.. Correia nem vê-la.. Ou seja, rebentou e saltou a meio do caminho.

                                                  Por sorte nada aconteceu, mas já li que haveria a possibilidade da correia do alternador, ao rebentar, ir parar ao circuito da correia de distribuição e encravar o mesmo.

                                                  Esta é a única situação (improvável) que vejo em que as duas se poderiam cruzar. Agora, alternador influenciar directamente o circuito da correia de distribuição... Como já te disseram, cheira a estória.
                                                  Mas no caso de correntes de distribuição estas trabalham seladas em banho de óleo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                    Mas no caso de correntes de distribuição estas trabalham seladas em banho de óleo.
                                                    Bingo! Se o carro tem corrente de distribuição não há nem pode haver qualquer contato com a correia de acessórios! A história está mal contada e alguém está em vias de ser comido... geralmente o lorpa do cliente!

                                                    PS - já não sei o que é pior: as falhas mecânicas, a falta de seriedade ou a incompetência, mas continuo fã das correias de distribuição em detrimento das correntes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      Bingo! Se o carro tem corrente de distribuição não há nem pode haver qualquer contato com a correia de acessórios! A história está mal contada e alguém está em vias de ser comido... geralmente o lorpa do cliente!

                                                      PS - já não sei o que é pior: as falhas mecânicas, a falta de seriedade ou a incompetência, mas continuo fã das correias de distribuição em detrimento das correntes.
                                                      Eu era acérrimo defensor das correntes, mas depois de ouvir falar de tantos motores modernos de corrente a dar barraca, começo a gostar mais de correias e de motores sem interferência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso é grupo amg, certo?

                                                        Mais um a dizer para fugires daí...


                                                        Cump.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Estou ansioso por saber o desfecho

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            off:
                                                            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                            Eu era acérrimo defensor das correntes, mas depois de ouvir falar de tantos motores modernos de corrente a dar barraca, começo a gostar mais de correias e de motores sem interferência.
                                                            Tens sempre a opção 1.6 (psa) . É meio/meio ou qualquer coisa assim

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X