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Problema no arranque

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    Problema no arranque

    Bom dia!

    O meu carro (Ibiza 1.2 a gasolina) anda com um problema que ninguém consegue resolver...

    Quando o motor está frio custa a pegar, ou melhor, ele pega, as rotações sobem e depois descem e fica um pouco com o motor "aos solavancos", até que estabiliza e pronto...

    Já esteve num mecânico e nada, foi à máquina e não acusa avaria nenhuma...

    Alguma sugestão?

    Obrigado.

    #2
    velas ?
    Ar no tubos de injeção ?

    Comentário


      #3
      Velas foram trocadas há pouco tempo... Quando foi à máquina fizeram limpeza ao sistema de injecção...

      Comentário


        #4
        Cabos das velas com humidade ?

        é que já fiquei com o carro a trabalhar em 3 cilindros por causa disso.

        Comentário


          #5
          A bateria como está? Quanto tempo tem?

          Comentário


            #6
            e isso não seria algo facilmente detectável pelo mecânico?

            Comentário


              #7
              Penso que está boa... Suponho que o electricista veria isso, não?

              Comentário


                #8
                Não sei... se o carro continua na mesma, há qualquer coisa de errado que ele não viu e poderá ser tão simples como uma bateria em mau estado!

                Comentário


                  #9
                  Pode ser... Mas se fosse bateria só aconteceria a frio?

                  Comentário


                    #10
                    As baterias tendem a perder eficiência com temperaturas mais baixas!

                    Comentário


                      #11
                      Regulação da borboleta do ralenti. Provavelmente está presa ou o actuador meio avariado.

                      Comentário


                        #12
                        Naqueles dias em que esteve calor de rachar também aconteceu...

                        Comentário


                          #13
                          E já viste se há agravamento dos sintomas com a temperatura exterior, ou é sempre igual?

                          Comentário


                            #14
                            Sempre o mesmo comportamento, com frio ou calor...

                            Comentário


                              #15
                              Isso é de certeza a bateria. Se a substituíres vais ver que o problema desaparece.

                              Comentário


                                #16
                                Desculpa a insistência... Sendo bateria é normal isso só acontecer com o motor frio?

                                Comentário


                                  #17
                                  Não, não é normal, porque não é a bateria. Eu aponto para a sonda lambda.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por atramos Ver Post
                                    Desculpa a insistência... Sendo bateria é normal isso só acontecer com o motor frio?
                                    Experimenta outra bateria ou põe o teu a trabalhar com cabos ligados a outra bateria e já tens resposta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                      Não, não é normal, porque não é a bateria. Eu aponto para a sonda lambda.
                                      Nesse caso não indicaria a avaria quando foi à máquina?

                                      Comentário


                                        #20
                                        não propriamente, convém é fazer uma leitura dos valores. Em relação aos consumos, tens notado alguma diferença?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FNAlmeida Ver Post
                                          Cabos das velas com humidade ?

                                          é que já fiquei com o carro a trabalhar em 3 cilindros por causa disso.
                                          Dependendo do ano do Ibiza, o dele também pode estar a trabalhar em 3 cilindros, mas em relação a isso não há nada a fazer

                                          Comentário


                                            #22
                                            Parece-me mais sintomas de sensor de ponto do motor.

                                            Por vezes não fica registada a anomalia, mas com esses sintomas inclino-me bastante para aí.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                                              Parece-me mais sintomas de sensor de ponto do motor.

                                              Por vezes não fica registada a anomalia, mas com esses sintomas inclino-me bastante para aí.
                                              Não confundam ainda mais o user. Motor dessincronizado, só com sintomas a frio? Mais vale não dizer nada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                                Não confundam ainda mais o user. Motor dessincronizado, só com sintomas a frio? Mais vale não dizer nada.
                                                Tu tens poderes de aparelho de diagnóstico? A tua opinião ajuda, a dos outros confunde...certo...

                                                O sensor de ponto do motor provoca esses sintomas, sim.

                                                Nuns carros pode provocar a frio, noutros a quente e noutros a frio e a quente.

                                                Há uns 2 anos tive precisamente esse problema, com a descrição que o companheiro relatou - por vezes custava a pegar, às vezes o motor ficava aos solavancos, e foi umas 4 ou 5 vezes à máquina e nada.

                                                Só apanharam o problema com um pc com diagnóstico, em andamento, e lá apareceu o erro durante uns segundos(quando o sensor "se passava") até desaparecer novamente.

                                                Sensor de ponto do motor trocado e até hoje mais nenhum problema ou sintoma desses.

                                                Ou seja, o sensor avariado pode andar 3 dias muito bem e de um momento para o outro "vareia" e dessincroniza o motor, sim.


                                                E eu não disse que é do sensor, digo que pode ser.

                                                Sê mais humilde e educado, fica bem a toda a gente.
                                                Editado pela última vez por Dainese; 04 November 2014, 10:46.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pode ser um sensor de posição do motor sim. Na cambota ou nas cames... depende do motor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É curioso, porque o carro foi à maquina na sexta, não tendo sido nada detectado. Foi feita uma "limpeza do sistema de injecção".

                                                    Sábado e domingo esteve na mesma mas ontem e hoje pegou muito bem...

                                                    Já agora, há uns tempos atrás o carro engasgava mas em andamento, isto é, pegava bem mas por vezes em andamento normal engasgava... Foi à revisão e deixou de engasgar em andamento e passou a fazer aquelas cenas a frio, como referi...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por atramos Ver Post
                                                      É curioso, porque o carro foi à maquina na sexta, não tendo sido nada detectado. Foi feita uma "limpeza do sistema de injecção".

                                                      Sábado e domingo esteve na mesma mas ontem e hoje pegou muito bem...

                                                      Já agora, há uns tempos atrás o carro engasgava mas em andamento, isto é, pegava bem mas por vezes em andamento normal engasgava... Foi à revisão e deixou de engasgar em andamento e passou a fazer aquelas cenas a frio, como referi...

                                                      Ora mais uma igual às que o meu fazia(nem era bem engasgar, eram solavancos, às vezes bem violentos).

                                                      E limpei EGR, mudei velas, verifiquei cabos, limpei a admissão, limpei injectores, mudei MAF(a título experimental, menos mal), fiz tudo e mais alguma coisa.

                                                      Por vezes estava a trabalhar certinho, impecável, depois dava uns solavancos. Desligava-o e se fosse preciso ficava outra vez a trabalhar bem.

                                                      ps : o sensor de ponto que mudei foi o da cambota, mas também tinha o da cames, como diz o Vocsa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esse sensor de ponto é caro?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu era um A6 1.8 turbo e custou cerca de 100 euros(acho que foi isso, já com montagem -rápida, e foi há 2 ou 3 anos).

                                                          Dá para um mecânico verificar se está bom ou não(com um aparelho multímetro ou algo do género).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Há novidades?

                                                            Agora estou curioso...

                                                            Comentário

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