Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault Clio II Fase 2 - Luzes Stop + Oil intermitentes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault Clio II Fase 2 - Luzes Stop + Oil intermitentes

    Boa tarde a todos,

    Estou a iniciar este tópico para pedir ajuda sobre um problema recente no meu Clio II fase 2 60 cv do ano de 2002, o dito problema passa pelo aparecimento das luzes Oil + Stop momentaneamente (10 segundos +-) sendo que depois as mesmas desligam-se.
    Normalmente estas luzes aparecem passado uns kms de ligar o carro, por norma em curvas de nível (esta parte não tenho total certeza), sendo que os niveis de oleo parecem estar bem já que no mostrador digital aparece um "Ok" com três traços.

    Não noto qualquer diferença de comportamento do carro tendo já feito inclusive uma viagem grande com o carro assim (500 km, foi nesta viagem que reparei no problema).

    Gostava assim de perguntar se alguém faz ideia do que isto possa ser.

    Muito obrigado pela vossa ajuda desde já
    Editado pela última vez por snpalex14; 05 November 2014, 13:34.

    #2
    isso quer-me parecer uma falha na pressao do oleo.
    ou ha um problema com a bomba de oleo, ou entao o filtro é grande demais

    Comentário


      #3
      Já confirmaste na vareta o nível do óleo? Só confiar no sensor pode dar barraca...

      Vê o nível do óleo pela vareta com o motor frio num sitio plano.

      Comentário


        #4
        Falta de óleo...

        Agora resta saber aonde: no motor ou no circuito de travagem ?

        Comentário


          #5
          Boa noite,

          Diria que óleo dos travões não será pois reparei recentemente que o depósito estava cheio.
          Quanto a vareta de óleo vou verificar a situação amanha...agora o problema (e pode-vos parecer caricato mas é a verdade) não sei verificar convenientemente o óleo do motor (nunca me ensinaram na escola de condução).

          Sei que a vareta tem um ponto A e B (nível maximo e mínimo) e que não deve exceder (nem um nem outro) a dúvida é conseguir perceber ao certo o nível em que está já que o intervalo entre o ponto A e B (da última vez que vi) estão sujos de óleo não consigo assim perceber em que nível é que está ... Dúvida parva de iniciante se me pudessem esclarecer agradecia , mas pior como se costuma dizer é ficar na ignorância.

          obrigado a todos
          Editado pela última vez por snpalex14; 05 November 2014, 20:32.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
            Boa noite,

            Diria que óleo dos travões não será pois reparei recentemente que o depósito estava cheio.
            Quanto a vareta de óleo vou verificar a situação amanha...agora o problema (e pode-vos parecer caricato mas é a verdade) não sei verificar convenientemente o óleo do motor (nunca me ensinaram na escola de condução).

            Sei que a vareta tem um ponto A e B (nível maximo e mínimo) e que não deve exceder (nem um nem outro) a dúvida é conseguir perceber ao certo o nível em que está já que o intervalo entre o ponto A e B (da última vez que vi) estão sujos de óleo não consigo assim perceber em que nível é que está ... Dúvida parva de iniciante se me pudessem esclarecer agradecia , mas pior como se costuma dizer é ficar na ignorância.

            obrigado a todos

            Isto é uma vareta:


            Tens o ponto A e o ponto B. Como vês, está sujo de óleo depois do ponto à direita. Ignora. Tem de estar entre o A e o B. Sendo que este exemplo é mais difícil visto o óleo estar novo(limpo).

            Comentário


              #7
              Sítio plano, motor frio.
              Tira a vareta e limpa com um lenço.
              Volta a meter a vareta bem até ao fundo.
              Retira a vareta e vê até onde o óleo sujou.
              Deverá estar entre as duas marcas.
              Abaixo da marca de mínimo é perigoso.

              Se tiveres óleo suficiente, poderá haver problema no chupador ou na bomba.

              Comentário


                #8
                Ou filtro do óleo saturado....

                Comentário


                  #9
                  Quando foi a ultima muda e quantos kms é que já fez?

                  E qual foi o óleo (marca, referencia e viscosidade) que levou? Levou filtro de oleo novo?

                  Comentário


                    #10
                    IMG_1242.jpg

                    Boa tarde deixo em anexo uma foto da vareta do meu carro, corrigam-me se tiver errado mas parece-me que está dentro dos niveis aceitaveis...

                    Quanto ás perguntas do RickyP, confesso que não sei responder a nenhuma delas já que o carro está nas minhas mãos á pouco tempo (está a fazer um ano) e ainda não levou na minha mãos nenhuma revisão a esse nivel.

                    Obrigado pela vossa ajuda mais uma vez

                    Comentário


                      #11
                      Tiraste a foto à vareta limpa ou não tens óleo?

                      Comentário


                        #12
                        Limpei e inseri no depósito como foi sugerido

                        Sendo assim qual é o óleo mais aconselhado para o meu carro? Muito obrigado e peço desculpa pela nabice

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                          Limpei e inseri no depósito como foi sugerido

                          Sendo assim qual é o óleo mais aconselhado para o meu carro? Muito obrigado e peço desculpa pela nabice
                          Boa tarde,

                          Só para não haver enganos:

                          Limpaste e inseriste no depósito, antes, ou depois de tirar a foto ?

                          Julgo que um óleo de graduação 5w40 ou 10w40, seja BP, Castrol, Shell, Mobil, etc, cumpre bem a função - as graduações que menciono acima dizem nas embalagens.

                          Não te sei dizer se vais precisar de embalagem de 1 ou 4 litros, pois não sei quanto falta.
                          A questão, se já quase não tens óleo, ao acrescentares novo é :

                          - tens que ir acrescentando 'a olho' aos poucos de cada vez - no máximo 1/4 de embalagem de 1 litro de cada vez;
                          - depois esperas um pouco ( cerca de 2 ou 3 minutos ) para dar tempo ao óleo de chegar até ao cárter;
                          - tiras a vareta e vês se já aparece molhada de óleo;
                          - vais acrescentando SEMPRE aos poucos e voltas a aguardar uns minutos antes de tirar novamente a vareta;
                          - quando o nível estiver a meio dessa marca recartilhada na vareta, está bom, não deites mais.

                          Coloca a vareta no local e fecha bem a tampa do óleo.
                          Editado pela última vez por BoraLaMarina; 06 November 2014, 18:07.

                          Comentário


                            #14
                            Todo o processo foi antes de tirar a foto , obrigado pelos conselhos vou tratar do assunto o mais depressa possível

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                              Todo o processo foi antes de tirar a foto , obrigado pelos conselhos vou tratar do assunto o mais depressa possível
                              Bem, reconheço que também não fiz a pergunta da melhor forma.
                              Confirma-me só se faz favor:

                              Depois de limpar a vareta e colocá-la no depósito, voltaste a tirá-la e a olhar para ela (à procura de óleo na parte recartilhada) sem antes a limpar ?

                              Comentário


                                #16
                                Para não entrar em incoerências na altura que tirei a foto não sei se foi á primeira ou segunda vez que fiz o processo , mas posso garantir que em qualquer das vezes a vareta estava num estado diria igual a esse.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                                  Para não entrar em incoerências na altura que tirei a foto não sei se foi á primeira ou segunda vez que fiz o processo ,mas posso garantir que em qualquer das vezes a vareta estava num estado diria igual a esse.
                                  Nesse caso, pelo que dá para ver na imagem, parece-me que a vareta está algo seca - e sem óleo.
                                  ( Julgo que o eblase também ficou com essa impressão. )

                                  É melhor comprares uma embalagem de 1 litro e ires acrescentando aos poucos, como disse lá em cima.

                                  Tenta fazer isso num sítio com alguma luz, e na dúvida, toca mesmo com os dedos na parte recartilhada para confirmares se lá está óleo ou não.

                                  Não basta sentires algo "húmido", deves mesmo ficar com um pouco de óleo a escorrer nos dedos para ter a certeza.

                                  Depois diz como correu, boa sorte.
                                  Editado pela última vez por BoraLaMarina; 06 November 2014, 18:41.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Entretanto já comprei um óleo castrol magnatec 10w40 (aproveita uma promoção no continente e ficou 30 € não sei se ficou caro ou barato) vou depois do jantar meter o óleo no motor , depois darei novidades.

                                    Obrigado desde já pela ajuda boralamarina (e eblase) muito agradecido

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não metas o óleo todo de seguida.
                                      Atendendo que não deves ter muito óleo, mete 0.5L e espera 5 minutos. Consulta o nível na vareta.

                                      E no painel dizia "oil ok?"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vou fazer conforme indicaste depois dou novidades , realmente o oil ok é que me ultrapassa ... Deve ser o sensor que está pifado digo eu...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais uma ajuda.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Update: Meti (bem mais que 1 litro de óleo) seguido os vossos conselhos e o nível na vareta já está dentro do normal, a luz aparentemente já não aparece ... Agradeço mais uma vez a vossa ajuda e pela paciência que tiveram dada o nível da minha nabice

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda bem que já resolveste a situação, pois a andar assim muito tempo, estarias a tirar bastante vida útil ao motor.

                                              Não te esqueças, das próximas vezes que fores ver o nível na vareta, deves limpá-la, e:
                                              - de seguida deves colocá-la no cárter e retirá-la novamente e observar o nível de óleo sem a limpar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                                                Update: Meti (bem mais que 1 litro de óleo) seguido os vossos conselhos e o nível na vareta já está dentro do normal, a luz aparentemente já não aparece ... Agradeço mais uma vez a vossa ajuda e pela paciência que tiveram dada o nível da minha nabice
                                                Nabos são os que não sabem e não pedem ajuda.

                                                Ainda bem que resolveste a questão, espero que não tenhas andado muito com o motor assim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E o óleo desapareceu em quantos km's?
                                                  Convém agora controlar o nível porque com uma manutenção "normal" e um motor em condições não é suposto isso acontecer!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para o serviço ficar bem feito devias comprar filtro de oleo, anilha do bujao, oleo bom e adequado, retirar o oleo todo, mudar o filtro, meter anilha nova e meter o oleo novo.

                                                    Dizes que não sabes que oleo isso tem e que não sabes há quanto tempo tens esse oleo por isso recomendo fazeres a muda completa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ainda andei uns belos kms com o motor assim (200 +-) espero que isto não tenha muitas implicações...

                                                      Realmente também me parece estranho mas a partir de hoje vou estar atento ao nível (e em quanto tempo desce) para perceber se existe alguma anomalia...reparei que existe uma espécie de gosma amarela no sitio onde se insere o óleo, não sei até que ponto isto será normal.

                                                      Infelizmente tenho tido alguns dissabores com o carro, ainda tenho outro problema relacionado com o botão do porta bagagens que deixou de funcionar (acabei por ainda não resolver o assunto) enfim espero que não tenha mais dissabores nos próximos tempos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                                                        Ainda andei uns belos kms com o motor assim (200 +-) espero que isto não tenha muitas implicações...

                                                        Realmente também me parece estranho mas a partir de hoje vou estar atento ao nível (e em quanto tempo desce) para perceber se existe alguma anomalia...reparei que existe uma espécie de gosma amarela no sitio onde se insere o óleo, não sei até que ponto isto será normal.

                                                        Infelizmente tenho tido alguns dissabores com o carro, ainda tenho outro problema relacionado com o botão do porta bagagens que deixou de funcionar (acabei por ainda não resolver o assunto) enfim espero que não tenha mais dissabores nos próximos tempos...
                                                        Tão e trocar o filtro e meter oleo todo novo não tás a pensar fazer?

                                                        Se nem sabes que oleo andava por lá, se não sabes se o filtro tá saturado ou não (como disse o eblase), agora acrescentas oleo e continuas assim até rebentar?

                                                        Como dizes não perceber muito do assunto estamos a tentar ajudar-te dizendo o que parece ser melhor. Se eu estiver errado em relação ao que acho melhor ser feito então alguém que o diga.

                                                        Parece-me estranho agora apenas ficares preocupado em verificar o nivel e esquecer a limpeza completa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
                                                          Tão e trocar o filtro e meter oleo todo novo não tás a pensar fazer?

                                                          Se nem sabes que oleo andava por lá, se não sabes se o filtro tá saturado ou não (como disse o eblase), agora acrescentas oleo e continuas assim até rebentar?

                                                          Como dizes não perceber muito do assunto estamos a tentar ajudar-te dizendo o que parece ser melhor. Se eu estiver errado em relação ao que acho melhor ser feito então alguém que o diga.

                                                          Parece-me estranho agora apenas ficares preocupado em verificar o nivel e esquecer a limpeza completa.

                                                          Não inclui na resposta mas sim stou a pensar fazer essa manutenção que vocês sugeriram o mais depressa possível, problema passa por não o consigo fazer antes da próxima semana / semana e meia (devido à minha situação profissional) pelo que neste espaço de tempo vou estar atento à vareta de óleo...acho que assim ficou mais esclarecida a situação.

                                                          Qual é o preço aceitável para este tipo de revisão? Espero que não seja muito rombo na carteira...
                                                          Obrigado mais uma vez pelos conselhos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                                                            Não inclui na resposta mas sim stou a pensar fazer essa manutenção que vocês sugeriram o mais depressa possível, problema passa por não o consigo fazer antes da próxima semana / semana e meia (devido à minha situação profissional) pelo que neste espaço de tempo vou estar atento à vareta de óleo...acho que assim ficou mais esclarecida a situação.

                                                            Qual é o preço aceitável para este tipo de revisão? Espero que não seja muito rombo na carteira...
                                                            Obrigado mais uma vez pelos conselhos
                                                            Óleo e filtro é ~30€

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X