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Reconstrução de turbo...calibração fundamental ou opcional?

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    Reconstrução de turbo...calibração fundamental ou opcional?

    Boas

    Gostaria de colocar uma questão que, na minha opinião, vai criar alguma controvérsia...mas antes vou explicar a minha situação.
    Costumo fazer a manutenção de um jipe Nissan Pathfinder, sempre a tempo e sem olhar a gastos (dentro dos possíveis claro). Até que comecei a notar um consumo excessivo e uma ligeira falta de potencia comparado com o habitual... fui ver o motor, trocar filtros etc; e é que reparei no pior, mangueiras do turbo, intercooler e admissão todas sujas de óleo, como se não bastasse algum fumo preto pelo tubo de escape, confirmado o pior, turbo a "comer" óleo. A questão é a seguinte, estou a pensar em reconstruir o turbo, dado que um turbo novo ronda os 1500€, será necessário recorrer a uma nova calibração? Existe quem diga que sim, existe também que diga que não, dado que o eixo e os rotores já estão calibrados, desde que sejam montados na mesma posição um em relação ao outro, não ocorrerá problema.

    Gostaria de obter a vossa opinião, mas atenção, agradeço que seja minimamente fundamentada.

    #2
    Greetings!

    Turbos reconstruidos na Ebay estão muito em conta.

    for Nissan Pathfinder 2.5 YD25DDTi GT2056V Turbo Turbocharger 14411-EB300 RPF | eBay

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Geralmente se mandares para uma empresa especialista eles fazem tudo o que é necessário.
      É uma questão que não deve ter uma resposta "linear", do tipo, deve ser preciso avaliar os estragos para ter a certeza.

      Comentário


        #4
        Não percebo nada de turbos, mas pelo que já li e vi na net, um turbo depois de reparado já não vai durar muito tempo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
          Não percebo nada de turbos, mas pelo que já li e vi na net, um turbo depois de reparado já não vai durar muito tempo.
          Num carro da familia já se reparou um turbo tinha o carro 125k e já vai com 190k sem problemas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
            Num carro da familia já se reparou um turbo tinha o carro 125k e já vai com 190k sem problemas...
            Esses valores não são ambos prematuros para um caso desses?

            Estou habituado a pensar na fiabilidade a partir dos 200 mil. Estarei mal habituado?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
              Não percebo nada de turbos, mas pelo que já li e vi na net, um turbo depois de reparado já não vai durar muito tempo.
              Depende de qual foi o motivo que o levou a ser reparado.
              Mas o que não falta são carros com turbos reparados/recondicionados.
              Há uma empresa especializada em Corroios que trata disso.

              Comentário


                #8
                O turbo começou a perder óleo exactamente porque o veio se descalibrou, desgastou as chumaceiras e permitiu a passagem de óleo pelos vedantes.

                Se o reparares e não calibrares o veio tudo vai acontecer novamente muito depressa.

                No entanto, recomendo-te que vás a uma casa especializada de turbos, que substituam esse por um já reconstruído. É rápido e não tens de te chatear.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  Não percebo nada de turbos, mas pelo que já li e vi na net, um turbo depois de reparado já não vai durar muito tempo.
                  A maior parte dos turbos substituídos são-no por turbos reparados. Um turbo bem reparado é um turbo novo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                    Depende de qual foi o motivo que o levou a ser reparado.
                    Mas o que não falta são carros com turbos reparados/recondicionados.
                    Há uma empresa especializada em Corroios que trata disso.
                    Sim, já estive a ver, e é perto de onde moro, eles aconselham a que um turbo deve ser revisionado periódicamente, até que ponto isso é verdade num turbo que não apresente nenhuma anomalia aparente?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                      Sim, já estive a ver, e é perto de onde moro, eles aconselham a que um turbo deve ser revisionado periódicamente, até que ponto isso é verdade num turbo que não apresente nenhuma anomalia aparente?
                      Têm razão, seria melhor ter revisões constantes mas é algo pouco prático. O mesmo seria verdade para outras partes do carro, mas que são igualmente difíceis de ser verificadas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Esses valores não são ambos prematuros para um caso desses?

                        Estou habituado a pensar na fiabilidade a partir dos 200 mil. Estarei mal habituado?
                        Aos 125k foi reparado por precaução, o carro já tinha uns 80k reprogramado e ia "mudar de dono" não chegou a partir...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                          Não percebo nada de turbos, mas pelo que já li e vi na net, um turbo depois de reparado já não vai durar muito tempo.
                          Realmente dizes bem... Não percebes nada de turbos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bals Ver Post
                            Realmente dizes bem... Não percebes nada de turbos.
                            É verdade, não percebo nada de turbos, mas também percebo que se apanhar um "artista" a repara-los, não vou ter muita sorte.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              É verdade, não percebo nada de turbos, mas também percebo que se apanhar um "artista" a repara-los, não vou ter muita sorte.
                              Um turbo reconstruído pode durar tanto como um novo. Para não apanhares um artista vais a uma casa que só faça isso e que tenhas bom feedback.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                O turbo começou a perder óleo exactamente porque o veio se descalibrou, desgastou as chumaceiras e permitiu a passagem de óleo pelos vedantes.

                                Se o reparares e não calibrares o veio tudo vai acontecer novamente muito depressa.

                                No entanto, recomendo-te que vás a uma casa especializada de turbos, que substituam esse por um já reconstruído. É rápido e não tens de te chatear.
                                Corrige-me se estiver errado, o veio para descalibrar é porque foi danificado, pois uma peça calibrada não se descalibra assim do nada certo?
                                O que me leva a abrir este tópico é que vivo nos Açores e não conheço por cá ninguém especializado no assunto...com maquinas para calibração. Andei a pesquisar e vi quem diga que calibração é fundamental outros dizem que não. Até ao momento o problema aparente do turbo são apenas os retentores do veio, mas posso a vir encontrar algo muito diferente se o abrir.
                                Já agora se alguém já o fez que me diga se envolve muito trabalho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já para não falar em turbos reparados e reforçados, principalmente nos Garrett.
                                  Basicamente substituem as peças danificadas por peças novas de modelos mais potentes.

                                  Se o turbo não estiver partido e não tiver problemas no módulo electrónico da geometria variável (caso a tenha) geralmente 200/300€ é mais que suficiente para a reparação de um turbo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AmadeuCMartins Ver Post
                                    Corrige-me se estiver errado, o veio para descalibrar é porque foi danificado, pois uma peça calibrada não se descalibra assim do nada certo?
                                    O que me leva a abrir este tópico é que vivo nos Açores e não conheço por cá ninguém especializado no assunto...com maquinas para calibração. Andei a pesquisar e vi quem diga que calibração é fundamental outros dizem que não. Até ao momento o problema aparente do turbo são apenas os retentores do veio, mas posso a vir encontrar algo muito diferente se o abrir.
                                    Já agora se alguém já o fez que me diga se envolve muito trabalho.
                                    O veio foi danificado...só que talvez a tua definição de dano seja andar à marretada ao veio..mas existem outras formas de o fazer.

                                    Repara, o turbo é um componente mecânico muito sensível, de grande precisão mecânica. Consegue girar a >100.000 rpm...tanta rotação resulta em calor. Calor resulta em fluência e fadiga térmica que, associados a tratamentos menos responsáveis (desligar o motor com o turbo quente, etc), resultam no empeno (ou descalibração) desse veio. Portanto sim, o veio descalibra-se.

                                    Se vives nos Açores, recomendo-te que compres um turbo reparado e o troques tu ou numa oficina.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      O veio foi danificado...só que talvez a tua definição de dano seja andar à marretada ao veio..mas existem outras formas de o fazer.

                                      Repara, o turbo é um componente mecânico muito sensível, de grande precisão mecânica. Consegue girar a >100.000 rpm...tanta rotação resulta em calor. Calor resulta em fluência e fadiga térmica que, associados a tratamentos menos responsáveis (desligar o motor com o turbo quente, etc), resultam no empeno (ou descalibração) desse veio. Portanto sim, o veio descalibra-se.

                                      Se vives nos Açores, recomendo-te que compres um turbo reparado e o troques tu ou numa oficina.
                                      Aqui está o busilis da questão!!
                                      Se tiveres conhecimentos cá no continente, aconselho-te a reparar com calibração. Isso é o mesmo que mudar de pneus e não calibrar a jante com o pneu. Só com muita sorte fica calibrado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        O veio foi danificado...só que talvez a tua definição de dano seja andar à marretada ao veio..mas existem outras formas de o fazer.

                                        Repara, o turbo é um componente mecânico muito sensível, de grande precisão mecânica. Consegue girar a >100.000 rpm...tanta rotação resulta em calor. Calor resulta em fluência e fadiga térmica que, associados a tratamentos menos responsáveis (desligar o motor com o turbo quente, etc), resultam no empeno (ou descalibração) desse veio. Portanto sim, o veio descalibra-se.

                                        Se vives nos Açores, recomendo-te que compres um turbo reparado e o troques tu ou numa oficina.
                                        Sim eu sei que danificado não é só à pancada...afinal o curso de engenharia que ando a tirar tem de ir servindo para alguma coisa, não é só para dar dinheiro à universidade

                                        Levanto agora outra questão a unica forma de ver se o defeito foi provocado por possível desgaste do eixo era o levar a uma maquina de teste? Se o desgaste fosse muito evidente era possível ver através de machas térmicas, riscos etc.

                                        Mesmo que arranje um kit novo para o turbo não serviria de nada sem calibração a não ser que fosse um corpo novo já pronto a montar certo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AmadeuCMartins Ver Post
                                          Sim eu sei que danificado não é só à pancada...afinal o curso de engenharia que ando a tirar tem de ir servindo para alguma coisa, não é só para dar dinheiro à universidade

                                          Levanto agora outra questão a unica forma de ver se o defeito foi provocado por possível desgaste do eixo era o levar a uma maquina de teste? Se o desgaste fosse muito evidente era possível ver através de machas térmicas, riscos etc.

                                          Mesmo que arranje um kit novo para o turbo não serviria de nada sem calibração a não ser que fosse um corpo novo já pronto a montar certo?
                                          Se o turbo está a consumir óleo é 99,9% provável que seja devido ao veio que empenou e deu cabo dos retentores. Aliás, uma maneira de tirares isto a limpo é...o teu turbo uiva que se farta, certo?

                                          Um turbo reparado já vem com o veio calibrado. Não te recomendo que faças, por ti, a recuperação do turbo. Compra um já reparado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            O veio foi danificado...só que talvez a tua definição de dano seja andar à marretada ao veio..mas existem outras formas de o fazer.

                                            Repara, o turbo é um componente mecânico muito sensível, de grande precisão mecânica. Consegue girar a >100.000 rpm...tanta rotação resulta em calor. Calor resulta em fluência e fadiga térmica que, associados a tratamentos menos responsáveis (desligar o motor com o turbo quente, etc), resultam no empeno (ou descalibração) desse veio. Portanto sim, o veio descalibra-se.

                                            Se vives nos Açores, recomendo-te que compres um turbo reparado e o troques tu ou numa oficina.
                                            Como é que é essa?
                                            Tens um termometro no turbo para ver quando ele arrefece? O mais correcto é não desligar o motor quando se faz uma viagem muito longa ou quando se anda a "puxar" pelo motor.
                                            Mais importante que a temperatura do turbo é a qualidade do oleo do motor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                              Como é que é essa?
                                              Tens um termometro no turbo para ver quando ele arrefece? O mais correcto é não desligar o motor quando se faz uma viagem muito longa ou quando se anda a "puxar" pelo motor.
                                              Mais importante que a temperatura do turbo é a qualidade do oleo do motor.
                                              Pode ter um termometro para medir a temperatura dos gases de escape. Se deixar trabalhar um bocado depois de uma viagem longa, com a rotação alta, os proprios gases do motor a trabalhar ao relantim, vão arrefecer o turbo.
                                              A qualidade de óleo, é tão importante como a temperatura do turbo quando se desliga.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                Pode ter um termometro para medir a temperatura dos gases de escape. Se deixar trabalhar um bocado depois de uma viagem longa, com a rotação alta, os proprios gases do motor a trabalhar ao relantim, vão arrefecer o turbo.
                                                A qualidade de óleo, é tão importante como a temperatura do turbo quando se desliga.
                                                O problema não é a temperatura, mas sim o tempo que as pás do turbo ficam a rodar depois do motor estar desligado e consequentemente não haver oleo a circular.
                                                Pior que isso é quando se põe a trabalhar (por exemplo de manha) e se arranca logo com rotações elevadas. O oleo ainda não chegou ao turbo e este esta a rodar em "seco".
                                                Editado pela última vez por bals; 12 November 2014, 12:00.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                  O problema não é a temperatura, mas sim o tempo que as pás do turbo ficam a rodar depois do motor estar desligado e consequentemente não haver oleo a circular.
                                                  Isso é um mito. Quando se desliga o motor, aliás nem é preciso desligar, basta descer a rotação do motor até ao ralenti, a rotação do turbo reduz logo drasticamente. O problema real é a temperatura.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                    O problema não é a temperatura, mas sim o tempo que as pás do turbo ficam a rodar depois do motor estar desligado e consequentemente não haver oleo a circular.
                                                    Pior que isso é quando se põe a trabalhar (por exemplo de manha) e se arranca logo com rotações elevadas. O oleo ainda não chegou ao turbo e este esta a rodar em "seco".

                                                    Então e achas que o oleo demora quanto tempo a chegar ao turbo? Isso de arrancar a acelerar a frio ser prejudicial é verdade, mas tem a ver com as dilatações. O turbo está frio, e com o aquecimento rápido, nem tudo dilata a mesma quantidade, depois o turbo racha, ou as alhetas da turbina raspam na carcaça...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Digam-me uma coisa: Um turbo a assobiar levemente (nada daqueles assobios que se ouvem quando passam na rua), tipo um assobio ligeiro em baixas rotações quando se circula dentro de um parque subterrâneo com o vidro aberto é motivo para alarme?

                                                      Eu já conduzi "n" carros que assobiavam que se fartavam, ao ponto de ouvir o assobio a entoar nas ruas e os carros continuam a fazer auto-estradas a fundo para todo o lado sem stresses. Exemplo: Avensis 2.0 D4D... Conheço a carrinha desde os 160k prai, já na altura assobiava, hoje, tem 250k e ainda rola com o mesmo turbo a assobiar e bem, cheguei a fazer viagens Lx - Évora de pé colado ao chão (~200km/h) e ela nunca se queixou.
                                                      Outro: Bmw 525d E39 de um amigo meu, reprogramado ainda por cima, conheço o carro há uns bons 5 anos, rola com uns ~200cv e sempre mas sempre assobiou, também é outro carro que está habituado a "altas rotações" e já conheceu muita auto-estrada a +200km/h e ainda rola.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Se o turbo está a consumir óleo é 99,9% provável que seja devido ao veio que empenou e deu cabo dos retentores. Aliás, uma maneira de tirares isto a limpo é...o teu turbo uiva que se farta, certo?

                                                        Um turbo reparado já vem com o veio calibrado. Não te recomendo que faças, por ti, a recuperação do turbo. Compra um já reparado.
                                                        Olha por acaso o som do turbo não aumentou...até pelo contrario parece que custa a "disparar", mas isso já acho que é pela geometria estar a ficar suja de óleo queimado. Acho que no geral aqueles turbos não são nada silenciosos...o que até gosto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No geral nunca, mas mesmo nunca se deve andar em altas rotações com o motor frio!! Porque o óleo diminui a sua viscosidade quando aquece permitindo assim uma melhor lubrificação. Quando as pessoas dizem "Quando se liga o motor o óleo ainda não chegou a todo o sitio", está parcialmente certo mas 90% das pessoas tem uma ideia base errada, o óleo chega a todo o motor nos segundos iniciais, mas como a sua viscosidade ainda é elevada por este estar frio é feita uma lubrificação deficiente, com o aumento da temperatura do mesmo a lubrificação vai melhorando porque a viscosidade vai diminuindo. Quanto á lubrificação do turbo, primeiro, caso não exista fugas no sistema de lubrificação do mesmo, os tubos ainda possuem óleo para lubrificar o mesmo durante alguns segundos após o motor ser desligado e o óleo também demora a desaparecer por natureza própria de algum sitio. Segundo, um turbo após o motor ser desligado baixa automaticamente e drasticamente o numero de RPM´s, porque já não possui os gases de escape a criar o impulso, o ar movimentado pela parte fria do motor não tem para onde escapar, pela existência de borboleta ou válvulas de admissão fechadas (não todas como é obvio) o que provoca uma diminuição das rotações das pás e pelo arrasto hidráulico existente no veio. O arrefecimento do turbo é feito pelo passagem do óleo que no mesmo circula e nada mais (e arrefecimento natural), porque enquanto num lado circula ar frio proveniente da atmosfera, no outro circula gases de escape a temperaturas elevadas, na minha opinião o arrefecimento de um turbo é algo que ainda dá dores de cabeça aos engenheiros.

                                                          Aceito correções se estiver enganado...pois aprende-se é com os erros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só para complementar, a rotações baixas do motor, os gases são menos quentes que a altas rotações, e isso também ajuda a baixar a temperatura, depois de algum tempo com a rotação elevada.

                                                            Comentário

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