Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio II 1.2 8v de 2000 - problema na "calculadora"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clio II 1.2 8v de 2000 - problema na "calculadora"

    Olá a todos,

    Tenho na família um clio II 1.2 8v de 2000 que está com um comportamento estranho. Volta e meia o carro começa fica com uma rotação elevada (ao ralenti) acendendo-se a luz do motor. Desligando e voltando a ligar passado algum tempo ele deixa de ter esse comportamento, mas passado algum tempo volta ao mesmo. Outras vezes pura e simplesmente começa a ir a baixo e tem de ser acelerar um bocado. DEpois de algumas visitas à Renault em que lhe primeiro limparam as borboletas e depois as susbitutuiram disseram que o problema era na "calculadora" da injeção (foi o termo que deram ao meu familiar) que teria de ser subsituida por uns módicos €800. O meu familiar ainda perguntou se havia marca branca (pelos vistos não há) ou se se conseguiria arranjar na sucata alguma coisa, ao que que lhe disseram que não seria possível pois teria de estar programado para o carro em questão (?). Alguém sabe de alguma coisa? O meu familiar só usa o carro para andar na cidade, pelo que está a pensar encostar o carro pois a reparação começa a não compensar (este é segundo carro), mas como o carro ainda está bom tem alguma pena. Alguém sabe o que é isto da "calculadora" da injeção (será a centralina) e se a conversa da sucata será mesmo assim?

    #2
    Sinceramente o meu conselho é ir a outro lado pedir um outro diagnóstico. Centralina sim, é isso o "calculador"

    Eu na Renault já por 2 vezes me fizeram um orçamento de 900 euros pela centralina e das duas vezes resolvi o problema com alguma facilidade noutro lado. (o caso não era igual, mas era um clio 2 de 2000 mas diesel).

    Pessoalmente sempre que me diagnosticam problemas de centralina fico de pé atrás. É como ires ao médico com um conjunto de sintomas e ele responder: "isso deve ser stress!". Até pode ser mas soa um pouco à sorte.

    Uma pergunta muito rápida: a bateria é muito velha??

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
      Olá a todos,

      Tenho na família um clio II 1.2 8v de 2000 que está com um comportamento estranho. Volta e meia o carro começa fica com uma rotação elevada (ao ralenti) acendendo-se a luz do motor. Desligando e voltando a ligar passado algum tempo ele deixa de ter esse comportamento, mas passado algum tempo volta ao mesmo. Outras vezes pura e simplesmente começa a ir a baixo e tem de ser acelerar um bocado. DEpois de algumas visitas à Renault em que lhe primeiro limparam as borboletas e depois as susbitutuiram disseram que o problema era na "calculadora" da injeção (foi o termo que deram ao meu familiar) que teria de ser subsituida por uns módicos €800. O meu familiar ainda perguntou se havia marca branca (pelos vistos não há) ou se se conseguiria arranjar na sucata alguma coisa, ao que que lhe disseram que não seria possível pois teria de estar programado para o carro em questão (?). Alguém sabe de alguma coisa? O meu familiar só usa o carro para andar na cidade, pelo que está a pensar encostar o carro pois a reparação começa a não compensar (este é segundo carro), mas como o carro ainda está bom tem alguma pena. Alguém sabe o que é isto da "calculadora" da injeção (será a centralina) e se a conversa da sucata será mesmo assim?
      Por 800euros compra um carro igual que não tenha esse problema e fica com um carro inteiro para peças.

      Muita malta anda só na cidade e depois só mudam o óleo ao fim de dez anos que é quando faz o total dos kms para efectuar a muda (esquecem-se do tempo).

      Quando é que mudaram o oleo pela ultima vez (data) e quantos kms já fez desde aí?

      Qual é o oleo que tá lá dentro? Filtro do oleo em dia? E o nivel como tá?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
        Por 800euros compra um carro igual que não tenha esse problema e fica com um carro inteiro para peças.

        Muita malta anda só na cidade e depois só mudam o óleo ao fim de dez anos que é quando faz o total dos kms para efectuar a muda (esquecem-se do tempo).

        Quando é que mudaram o oleo pela ultima vez (data) e quantos kms já fez desde aí?

        Qual é o oleo que tá lá dentro? Filtro do oleo em dia? E o nivel como tá?
        O carro tem tido a manutenção normal. Não me recordo quando fex a última mudança, mas julgo que ter+a sido entre 1 ou 2 anos. Não deve ter feito mais de 10kkms desde então.
        Bateira não sei quando foi mudada, mas talvez há uns 3/4 anos.

        Comentário


          #5
          Centralina? Ok... também ficava de pé atrás.

          E se for a informação que chega à centralina que não está ok? Uma ficha solta? Um fio trilhado? Um sensor avariado?

          Eu pedia uma segunda opinião..

          Comentário


            #6
            Eu acredito num sensor que está "meio avariado". Ou seja, pode estar sujo e fazer mau contacto, umas vezes dá outras não. E começaria sempre por verificar os da temperatura que influenciam bastante o cálculo da injecção...

            Comentário


              #7
              Consulta outra oficina ou mecânico.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                Eu acredito num sensor que está "meio avariado". Ou seja, pode estar sujo e fazer mau contacto, umas vezes dá outras não. E começaria sempre por verificar os da temperatura que influenciam bastante o cálculo da injecção...
                obrigado a todos pelos comentários. De facto o ponteiro da temperatura de há algum tempo para cá nunca fica na temperatura ideal, ficando sempre uma bolinha abaixo. O carro j+a foi à oficina por causa disso e disseram que estava tudo bem, que seria normal. Preocupante seria se tivesse acima da temperatura normal...

                Comentário


                  #9
                  E se não aparecer nenhuma bolinha, está bom? Afinal não está quente!

                  Só por aí já fazia trocar de opinião/oficina.

                  Dica: Verifiquem o estado do termostato e do(s) sensor(es) da temperatura.

                  Edit: Lembrei agora que tive um Clio I com uns sintomas parecidos e era o sensor de temperatura que estava avariado (por corrosão). Basta medir a resistência do sensor que sabem logo...

                  Mas como isso não dá muito dinheiro, mandam o barro à parede para ver se cola..
                  Editado pela última vez por eblase; 13 November 2014, 12:47.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                    obrigado a todos pelos comentários. De facto o ponteiro da temperatura de há algum tempo para cá nunca fica na temperatura ideal, ficando sempre uma bolinha abaixo. O carro j+a foi à oficina por causa disso e disseram que estava tudo bem, que seria normal. Preocupante seria se tivesse acima da temperatura normal...
                    Atenção que nesse quadrante a temperatura ideal não é com o ponteiro no meio da escala, é um traçinho ou uma bolinha abaixo, de meio a uma bolinha acima é quando o carro está parado no trânsito e acima disso dispara a ventoinha. Tenho um clio e uma mégane dessa geração e é esse o comportamento, e têm termostatos e sensores novos porque eu já os mudei, como apanho muito trânsito é melhor prevenir.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                      Atenção que nesse quadrante a temperatura ideal não é com o ponteiro no meio da escala, é um traçinho ou uma bolinha abaixo, de meio a uma bolinha acima é quando o carro está parado no trânsito e acima disso dispara a ventoinha. Tenho um clio e uma mégane dessa geração e é esse o comportamento, e têm termostatos e sensores novos porque eu já os mudei, como apanho muito trânsito é melhor prevenir.
                      Andei com este carro durante alguns anos, depois é que passou para o familiar, e o ponteiro andava sempre a meio da escala. Só no último ano é que andava um bocado mais abaixo, mas sempre achei que estivesse relacionado com o percurso que fazia (2.5kms de ligar a desligar, que nem dava para aquecer). Em estrada aberta, julgo que andava sempre no meio da escala. Mas claro, já passaram alguns anos e posso estar enganado.

                      edit: já agora, aqui está um exemplo do que me lembro do ponteiro de temperatura (http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1068187885). Atualmente julgo que normalmente anda na bolinha abaixo do meio.
                      Editado pela última vez por pcg2001; 13 November 2014, 14:23.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                        Andei com este carro durante alguns anos, depois é que passou para o familiar, e o ponteiro andava sempre a meio da escala. Só no último ano é que andava um bocado mais abaixo, mas sempre achei que estivesse relacionado com o percurso que fazia (2.5kms de ligar a desligar, que nem dava para aquecer). Em estrada aberta, julgo que andava sempre no meio da escala. Mas claro, já passaram alguns anos e posso estar enganado.

                        edit: já agora, aqui está um exemplo do que me lembro do ponteiro de temperatura (http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1068187885). Atualmente julgo que normalmente anda na bolinha abaixo do meio.
                        Exactamente, era assim que eu estava a dizer. Se comparares o traço do meio da escala do ponteiro da gasolina não está alinhado com o ponteiro, ele está quase uma bolinha abaixo. Pelo ângulo da foto não se nota tanto, mas não está a meio, está mais abaixo. O meu clio também anda a acalerar sozinho a frio e ainda não consegui resolver, já limpei o sensor do relanti, o map, a borboleta e o da temperatura do ar de admissão e continua na mesma. O quadrante marca bem a temperatura por isso o sensor da temperatura devia estar bom, mas vou mudar só para para ver se é dali. Mas o meu é 1.4 16v

                        Comentário


                          #13
                          No meu já tive que trocar o sensor de temperatura. O carro sempre trabalhou normalmente, apenas o ponteiro andava a oscilar. Agora anda sempre a meio, mesmo meio.

                          Se a borboleta já foi trocada poderá ser o sensor da posição da cambota, sensor map e não me estou a lembrar de mais nada que possa influenciar.

                          Comentário


                            #14
                            Companheiro,

                            A minha mulher tem um Clio II desses e eu já tive que limpar o captor PMS (pesquisa por isto no google que até te aparece um video de como se faz ;) ).

                            Abraços!

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X