Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema turbo 320d 2002 150cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema turbo 320d 2002 150cv

    Oi pessoal. Qualquer ajuda será benvinda.

    O turbo no meu carro está a disparar apenas a partir das 3000rpm. Não deita qualquer tipo de fumo fora do normal, nem branco nem preto, os consumos também estão normais, a única coisa que noto é o barulho do motor está mais grave/alto, continua com um trabalhar certinho e sem barulhos esquisitos mas sem dúvida que faz mais barulho, mais parece que tenho um 30d

    Já verifiquei os tubos de vácuo e levou valvula de vacuo, e continua na mesma.

    Alguma ideia? Já agora, poderá danificar o carro continuando a andar com ele assim?

    Desde já obrigado.

    #2
    Estará com falta de óleo? O turbo foi limpo?

    Comentário


      #3
      Se te estás a referir ao nivel do óleo do motor do carro, não tem falta de óleo, está perto do máximo. O turbo limpo não foi, poderá ser isso?

      Comentário


        #4
        Pode estar "preso". Em primeira análise pode ser apenas alguma avaria electrónica (mais barata de diagnosticar).

        Comentário


          #5
          Ele pelo menos foi ligado à máquina e a máquina não detectou nada. Em principio não deve de ser nada de electrónica.

          Comentário


            #6
            Então o problema será mecânico. Ainda assim, podiam avaliar os valores para confirmar a minha teoria.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por manicospic Ver Post
              Oi pessoal. Qualquer ajuda será benvinda.

              ...motor está mais grave/alto...

              Desde já obrigado.
              Fugas no colector...

              Comentário


                #8
                Companheiro

                Vê aqui:

                Originalmente Colocado por ny12xx
                Agora o turbo lembrou-se de apenas abrir às 2.500rpm.

                Em AE não se sente diferença, mas em estrada, os consumos aumentam e a faixa de utilização do motor fica muito estreita (quando abre, abre bem).

                Como não aparecem erros no teste dos pedais, não faço a mínima ideia de onde possa ser (aparentemente também não há tubagens rotas).

                Passei hoje na Opel e ligaram o carro à máquina:

                - O variador de geometria do turbo está a funcionar + os tubos aparentemente não estão rotos + não se sabe se está algum tubo entupido + ...

                Na quinta-feira vou lá deixar o carro.

                O que mais me preocupa nesta situação (para além da parte monetária), é não haver “aparentemente” nenhum problema mecânico e/ou electrónico. Na ideia do mecânico, um dos problemas está a ser originado pela EGR (estar aberta/encravada), mas não passa de uma hipótese.

                Resumindo; tenho o carro com um problema de difícil diagnóstico, e, potencialmente dispendioso.
                Originalmente Colocado por ny12xx
                Não aparecendo nenhum erro (nem na máquina da Opel), os "valores" que lá aparecem para a EGR não estão a 100%.

                A EGR foi limpa aos 120k e aos 150k, e, não deveria ter sido necessário fazê lo num espaço tão curto de kms (tendo em conta a utilização/trajecto habitual do carro).

                Mesmo que a EGR esteja com um funcionamento anómalo, o mecânico é da opinião que "deve" haver mais qualquer coisa.

                A ver vamos no que isto vai dar...
                Originalmente Colocado por ny12xx
                Notei o funcionamento diferente no dia seguinte a uma viagem de 250kms em AE a bom ritmo.

                Não referi, mas agora puxa mais em "altas" que antes.
                Originalmente Colocado por ny12xx
                O diagnóstico foi complicado mas a resolução foi simples e pouco dispendiosa (apenas uma hora de mão-de-obra).

                Um tubo de vácuo estava roto junto à braçadeira.

                Cortaram a parte que estava rota, e como ainda tinha extensão suficiente, aproveitaram o mesmo tubo.

                Mas nem tudo são rosas; o carro poderia ter perdido "tudo" até às 2.500rpm, mas depois disso (até às 4.000/4.500) estava a puxar muito mais.
                Resumindo:

                Tinha um furo num tubo de vácuo junto a uma braçadeira. O furo era suficientemente pequeno para que fosse difícil de encontrar/diagnosticar, mas suficientemente grande para perder o vácuo.

                Cheira-me que tens uma fuga (entrada de ar) num qualquer sítio.

                Boa sorte

                Um abraço

                ny12xx

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Estará com falta de óleo? O turbo foi limpo?
                  Já agora, qual é o óleo que utilizas-te? Filtro do óleo e filtro do ar foi mudado tambem?

                  Abraços!

                  Comentário


                    #10
                    se parece um 330d não mexe mais

                    Comentário


                      #11
                      O meu sogro tem um 320d 150cv de 2004, desde novo nas suas mãos, e, como tal, o seu ritmo normal de trabalho é maioritariamente viagens curtas, e a andar devagar...

                      Contudo, ou melhor, derivado a isso, no início deste ano teve esse problema, que eu verifiquei várias vezes, de que o carro basicamente "andava sem turbo" até uma certa rotação, para depois o mesmo disparar.

                      Aconselhei-o a a fazer alguns (bastantes) km a "dar gás", porque isso precisa é de calor, mas meteu-o no mecânico que também se viu aflito para diagnosticar algo.. como resultado, lá lhe trocou o turbo, e trocou alguns tubos... ou seja, foi-lhe á carteira, na minha opinião, sem lhe resolver a situaçaõ a 100%.

                      Se nos dias seguintes o carro ficou bem melhor, o que é certo que ao "voltar á vidinha normal", o comportamento do motor, por várias vezes, se tem manifestado idêntico a antes da intervenção...

                      Portanto, agora que li o teu probelma, vou informar o meu sogro para mais uma hipótese de despiste.

                      Comentário


                        #12
                        Se o motor está com um barulho mais grave/alto começa por verificar a entrada da admissão (desde do filtro do ar até à válvula EGR)
                        O assobio do Turbo como está? Igual? Mais alto? Se sim verifica o flexível do pré catalisador.

                        Comentário


                          #13
                          Pessoal, desde já obrigado pelas dicas. Amanhã vou deixar outra vez o carro no mecanico e ter logo em conta o que vocês aqui me disseram e começar por verificar esses poento, principalmente os tubos de vácuo mais uma vez pois a história que está ai do Opel tem uns sintomas muito parecida com a minha. Vamos lá ver, assim que tenha novidades deixo feedback até para futuras situações de alguém que possa vir a ter problema parecido.

                          Comentário


                            #14
                            Problema resolvido. Limpeza da EGR.

                            Quanto ao barulho mais alto do motor, é um flexivel que está antes da linha de escape que tem uma pequena fuga.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Então o problema será mecânico. Ainda assim, podiam avaliar os valores para confirmar a minha teoria.
                              Originalmente Colocado por manicospic Ver Post
                              Problema resolvido. Limpeza da EGR.

                              Quanto ao barulho mais alto do motor, é um flexivel que está antes da linha de escape que tem uma pequena fuga.
                              Yeaah!

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X