Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Primeira revisão GPL - o que fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Primeira revisão GPL - o que fazer?

    Boas,
    Eu tenho um fiat punto bi-fuel a chegar aos 30 mil km, logo terei que fazer uma revisão, pela primeira vez na minha vida.


    Pelos testemunhos, a revisão na marca é cerca de 500€, preço que não estou disposto a pagar. O meu carro já não se encontra na garantia, portanto não tenho problema nenhum em ir a outro sitio...


    Portanto, o que devo fazer? Existe alguma oficina na Margem Sul onde eu possa fazer a revisão gasolina + gpl a um preço realista? Ouvi falar na FrontFuels: Faz revisão a gasolina + gpl?
    Outra dúvida: Eu posso fazer revisão a gasolina num sítio e a revisão a gpl noutro sítio?


    Desde já obrigado pela ajuda que poderão oferecer.

    #2
    Eu não te sei responder às tuas perguntas, mas deixo-te uma: sabes o porquê desse valor para a revisão dos 30 mil kms no teu carro?

    Comentário


      #3
      500€?

      Mas vão substituir alguma peça xpto...?

      Comentário


        #4
        Aqui está o orçamento dado a duas pessoas em alturas diferentes (2011 e 2014)
        http://img.tapatalk.com/d/14/04/05/a9esanez.jpg

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DonCorleone Ver Post
          Ouvi falar na FrontFuels: Faz revisão a gasolina + gpl?
          Frontefuels são bastante competente e são uma oficina que faz todos os trabalhos de mecanica, electricidade e gpl. Por isso seria ai que faria a revisão

          Comentário


            #6
            Front furos é uma excelente aposta. Penso que não há dificuldade nenhuma em fazer uma revisão dessas.

            Comentário


              #7
              Alguém sabe porquê de mais um filtro que o habitual (eliminando o filtro do Gás, normalmente temos o filtro do óleo, ar e habitáculo e nesse orçamento estão 4)?

              O que é o cupão anual (será mão de obra)? E a tutela Top 4?

              Comentário


                #8
                Muito obrigado pelo alivio que me estão a dar, duvido que cobrem 500 euros pela revisão...
                Mais uma dúvida, visto que é a primeira vez que faço a revisão. Eles podem fornecer-me um orçamento via email, ou terei que dirigir-me à oficina?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DonCorleone Ver Post
                  Muito obrigado pelo alivio que me estão a dar, duvido que cobrem 500 euros pela revisão...
                  Mais uma dúvida, visto que é a primeira vez que faço a revisão. Eles podem fornecer-me um orçamento via email, ou terei que dirigir-me à oficina?
                  Sim, eles por mail enviam orçamentos. Podem é demorar uns dias mas se tiveres urgência pegas no telefone e ligas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                    Sim, eles por mail enviam orçamentos. Podem é demorar uns dias mas se tiveres urgência pegas no telefone e ligas
                    Não há problema, pois ainda falta 4 mil km para os 30 que não se fazem de uma dia para o outro Queria era já estar preparado para não deixar para a última...

                    Comentário


                      #11
                      Por acaso, na semana passada fiz a revisão do Yaris GPL (180k km).

                      4lt Visco 7000 Sport 5w30 - 31€ (ainda sobrou uma beca para acertar daqui a uns km's)
                      filtro óleo - 8,40€
                      filtro habitáculo - 11€
                      liquido limpa vidros 5lt - 2,45€ (adicionei 0,50lt o resto foi água)
                      filtro gpl - 30€
                      filtro d'ar - 0€ (tenho filtro cónico lavável)
                      mão d'obra - 15€

                      Total - 97,85€

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                        Por acaso, na semana passada fiz a revisão do Yaris GPL (180k km).

                        4lt Visco 7000 Sport 5w30 - 31€ (ainda sobrou uma beca para acertar daqui a uns km's)
                        filtro óleo - 8,40€
                        filtro habitáculo - 11€
                        liquido limpa vidros 5lt - 2,45€ (adicionei 0,50lt o resto foi água)
                        filtro gpl - 30€
                        filtro d'ar - 0€ (tenho filtro cónico lavável)
                        mão d'obra - 15€

                        Total - 97,85€
                        Quem me dera Basicamente, desde que comprei o carro, estou assombrado pela revisão. Não dois dias seguidos que não pense nos 500 euros de uma revisão na fiat.

                        Comentário


                          #13
                          Resumindo: é uma revisão normal de um qualquer otto e apenas é necessário trocar o filtro GPL

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                            Resumindo: é uma revisão normal de um qualquer otto e apenas é necessário trocar o filtro GPL
                            Como é que enganaste o mecânico com 15€ de MO?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DonCorleone Ver Post
                              Quem me dera Basicamente, desde que comprei o carro, estou assombrado pela revisão. Não dois dias seguidos que não pense nos 500 euros de uma revisão na fiat.
                              Quem te dera porquê?!

                              No meu caso, a revisão foi feita por um amigo mecânico.
                              Mas o material fui eu que o comprei em casas banais de peças auto.

                              Qualquer oficina te faz a revisão normal de um otto e se preferires, vais a outra de GPL trocar o filtro do gás...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                Quem te dera porquê?!

                                No meu caso, a revisão foi feita por um amigo mecânico.
                                Mas o material fui eu que o comprei em casas banais de peças auto.

                                Qualquer oficina te faz a revisão normal de um otto e se preferires, vais a outra de GPL trocar o filtro do gás...

                                Pelo que vejo os preços rondam os 200, 250 euros. Isto quando falamos em carros a gasolina ou gasoleo que só necessitam de uma revisão

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DonCorleone Ver Post
                                  Pelo que vejo os preços rondam os 200, 250 euros. Isto quando falamos em carros a gasolina ou gasoleo que só necessitam de uma revisão
                                  Era +/- isso que pagava quando levava o carro à Toyota + oficina GPL


                                  Atenção que velas, pneus, discos, pastilhas, etc nunca troquei na marca. São alterações que fiz e faço sempre fora das oficinas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                    Era +/- isso que pagava quando levava o carro à Toyota + oficina GPL


                                    Atenção que velas, pneus, discos, pastilhas, etc nunca troquei na marca. São alterações que fiz e faço sempre fora das oficinas
                                    Eu também tenho um amigo que poderia fazer a revisão da parte a gasolina, mas continuava a necessitar da revisão a gpl (é por isso que preferia um sitio que fizesse os dois), já agora, na fiat a revisão SÓ A GPL SÃO 330€.
                                    O problema, pelo que ouvi dizer, é que é extremamente difícil encontrar uma oficina que tenha as ferramentas indicadas para o sistema GPL da Fiat. Eles têm uma chave qualquer especial que maior parte das oficinas não tem. Deve ser por isso que fazem as revisões tão caras, têm a faca e o queijo na mão.
                                    Sorte a minha que sou da Margem sul e a oficina fica a 15km da minha casa, pois é a única (que ouvi falar), a nível nacional, com condições para fazer a revisão a este modelo. Fosse eu do Norte ou do Sul e estava bem arranjado...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu fiz a revisão do meu Aveo Bifuel aos 15000km na marca por 157€, que consistiu na mudanca de oleo, filtros + o filtro do GPL.
                                      Atenção que o teu carro deve ter a centralina bloqueada, mas para mudar o filtro do GPL o mesmo pode ser feito fora da marca, o problema é se tiveres que afinar algo relaçionado com o GPL.
                                      A simples mudança do filtro do GPL é de cerca de 25€, mas tera que ser tambem mudado um outro filtro do GPL aos 45000 o que perfaz mais 25€, mas isto no meu caso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando se compra um carro devemos equacionar sempre a questão das revisões.....especialmente nestes casos.....agora imagina que é necessário fazer alguma alteração na centralina e ela está bloqueada por código.......que apenas a FIAT possui.......

                                        Comentário


                                          #21
                                          500 euros é 1/3 do preço de uma instalação GPL num carro de 4 cilindros... mais coisa menos coisa.

                                          O que me constou é que algumas marcas que estão a vender carros "de origem a GPL" colocam algum tipo de codificação no acesso à centralina ou mesmo aos filtros. Isto para obrigar o pessoal a ir à marca.

                                          À luz da lei isso será de alguma forma ilegal, visto que já podemos fazer as revisões de qualquer carro fora da marca sem perder a garantia. Não sei a lei, mas não é muito antiga... haverá quem saiba isso melhor que eu... é procurar.

                                          O meu conselho é o seguinte:

                                          Telefona para a FrontFuels (por exemplo) ou se souberes a marca do kit, podes telefonar mesmo ao importador dessa marca (posso fornecer-te contactos) e expões o caso. Pergunta em que ponto está essa situação. Também te aconselho a experimentar a "italian motor village" que saberão alguma informação mais, eles trabalham com a Fiat e com GPL.

                                          Se não conseguires nada, ou seja, se tiveres de pagar 330 euros por uma revisão que vale 50 euros cá fora: Reclama por escrito na FIAT e escreve lá o dec. de lei que nos protege a todos destes abusos.

                                          Pode nem servir para hoje, mas pode servir para a próxima revisão... ou para o futuro. Mas servirá certamente para todos nós.

                                          Seja como for, se puderes dá-nos feed-back da situação, se puderes!

                                          Comentário


                                            #22
                                            @ DonCorleone, a titulo de curiosidade, pega no telf e liga para uma casa de GPL a perguntar o preço da revisão do kit GPL do teu carro.

                                            Se quiseres, liga para a Autolab e faz essa pergunta: 234 646 416 ou 964 644 555.
                                            Depois coloca aqui a resposta


                                            Já agora, um tópico que te interessa: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13176
                                            Editado pela última vez por TSport; 17 November 2014, 16:43.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ops......

                                              Tenho a dizer que marquei a revisão na Front Fuels, e se conseguirem até vou a Fátima! LOL pois que isto é pior que uma novel Mexicana! E nunca mais na minha vida quero uma porcaria de um FIAT nem que seja movido a AR, nunca vi um serviço pós venda tão ordinário! E o carro em si tb é um caracol! Eu sei que vou perder dinheiro na venda do carro. Mas compro nem que seja uma 4L, qualquer porcaria é melhor que um FIAT! Cada x que olho para o carro só tenho vontade de lhe pegar fogo! ando nisto desde a Semana Passada! Ele é Fiat Portugal metida ao barulho a Auto Meclis a E.C.V, Midas, Norauto! Mas que porcaria de carro fui eu comprar... A minha experiência com o GPL não está a ser de todo boa! Já não posso mais com isto...


                                              Comunidade Autogas.PT • Ver Tópico - Fiat Punto BI Fuel - NÃO

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olhei para aquele orçamento e só me deu para rir.
                                                Um filtro de gás 60€ + IVA???? Basta comparares preços aqui:LPG Filters
                                                Uma vela de ignição 103,12€ + IVA? Mas que velas são estas? As velas são exactamente as mesmas de um carro a gasolina. Não há cá velas específicas para carros a GPL!
                                                Um filtro de ar 30,29 + IVA?? Que preços são estes?
                                                Basta pesquisares por peças no site Mister Auto e já vês a diferença. Até o raio do filtro do óleo te estão a cobrar 3 vezes mais caro do que consegues arranjar cá fora.

                                                E nem percebo o que é aquilo do cupão anual e da Tutela TOP 4.

                                                Eu desde que instalei o GPL na minha Vectra, só troco de filtro de GPL a cada 1000 horas de utilização (que tem dado para +/- 20.000km) e o próprio sistema avisa.
                                                Só necessitei de fazer uma revisão completa ao sistema uma única vez e foi para tirar do meu antigo carro para a minha actual Vectra.

                                                Amigo, não te deixes enganar. Apresenta reclamação na Fiat Portugal pelo orçamento vergonhoso que te estão a apresentar. É roubar à descarada!
                                                E ainda por cima já não tens o carro na garantia? Revisão normal num mecânico e revisão GPL em oficina certificada. Provavelmente até consegues fazer tudo num único local.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E só mais uma questão sobre centralinas:
                                                  Eu não tenho conhecimento de centralinas GPL bloqueadas pelas marcas automóveis. Quanto muito, só se estiver bloqueada pelo fabricante do sistema de GPL, que utilizam software específico. Claro que esse software tem de estar disponível para os instaladores certificados e autorizados.
                                                  Basicamente funciona assim: quando é instalado um sistema de GPL, é adicionada uma centralina que controla o sistema GPL, somente.
                                                  O que esta centralina GPL faz é "enganar" a centralina principal do carro, debitando informações da quantidade de combustível a gasolina, quando na realidade, está a funcionar a GPL.

                                                  Penso que não disse nenhum erro, mas se alguém tiver algum conhecimento, peço que me corrijam...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                                                    E só mais uma questão sobre centralinas:
                                                    Eu não tenho conhecimento de centralinas GPL bloqueadas pelas marcas automóveis. Quanto muito, só se estiver bloqueada pelo fabricante do sistema de GPL, que utilizam software específico. Claro que esse software tem de estar disponível para os instaladores certificados e autorizados.
                                                    Basicamente funciona assim: quando é instalado um sistema de GPL, é adicionada uma centralina que controla o sistema GPL, somente.
                                                    O que esta centralina GPL faz é "enganar" a centralina principal do carro, debitando informações da quantidade de combustível a gasolina, quando na realidade, está a funcionar a GPL.

                                                    Penso que não disse nenhum erro, mas se alguém tiver algum conhecimento, peço que me corrijam...
                                                    Estas enganado, a centralina do Gpl é separada da do carro mas estão as duas interligadas. O software do carro também é especifico para o modelo bi-fuel.
                                                    Vou dar o exemplo do meu Chevrolet que é bifuel de fabrica e tem uma total integração com o computador de bordo do veículo. O que me explicaram é que para se conseguir entrar na centralina do kit (brc) tem que se utilizar o software da GM uma vez que o carro so tem uma ficha obd. O bom disto tudo é que o carro auto ajusta os valores do Gpl com os do modo gasolina e assim o sistema mantem -se sempre afinado, salvo raras exepçoes, e também tem a vantagem do computador de bordo funcionar de igual modo tanto a Gpl como a gasolina.
                                                    O problema surge so se ouver alguma avaria çorque para mudar os filtros pode-se fazer em qualquer lado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                      Estas enganado, a centralina do Gpl é separada da do carro mas estão as duas interligadas. O software do carro também é especifico para o modelo bi-fuel.
                                                      Vou dar o exemplo do meu Chevrolet que é bifuel de fabrica e tem uma total integração com o computador de bordo do veículo. O que me explicaram é que para se conseguir entrar na centralina do kit (brc) tem que se utilizar o software da GM uma vez que o carro so tem uma ficha obd. O bom disto tudo é que o carro auto ajusta os valores do Gpl com os do modo gasolina e assim o sistema mantem -se sempre afinado, salvo raras exepçoes, e também tem a vantagem do computador de bordo funcionar de igual modo tanto a Gpl como a gasolina.
                                                      O problema surge so se ouver alguma avaria çorque para mudar os filtros pode-se fazer em qualquer lado.
                                                      Ok, obrigado pela explicação. Então acredito que seja um sistema mais avançado que o meu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Fiz revisão ao sistema GPL do meu mazda, 19€ filtro e ligar ao computador para verificar possíveis anomalias.

                                                        Revisão a um punto 1.2 com 30kkm? Feito por mim não devia gastar mais que 100€ em material...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          De facto tambem já li post acerca da centralina do GPL com acesso bloqueado pela marca...

                                                          É vergonhoso cobrar nem que seja 200e (quanto mais 500e) por 1 filtro que custa 12.50e e 15mn de trabalho (já incluído nestes 15mn a mudança do filtro, verificação de fugas e ligar à maquina).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas isso é algo que as pessoas tem de se informar a quando da compra de um automóvel, eu quando questionei o vendedor da Chevrolet o preço das revisões este informou o valor das mesmas e de que a do sistema de gpl era de 25€ e 50€ aos 45000 pois muda dou filtros do Gpl. Se me disse-se que a mesma era de 500€ tinha ido a outro lado.
                                                            Uma pessoa quando comora um carro a Gpl é para poupar...sempre.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X