Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar valvulina/Ponteiro combustível Alfa Romeo 156 2.4 JTD

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar valvulina/Ponteiro combustível Alfa Romeo 156 2.4 JTD

    Viva foristas,

    Juntei recentemente à família um Alfa Romeo 156 2.4 JTD Sport Momo '98 (100KW)

    Já andei no fórum dos Alfas, mas ninguém responde.

    Queria, como faço em todos os meus carros, mudar a valvulina da caixa. Já comprei o óleo indicado para a mesma.

    Já vi no autodata o esquemático da caixa de velocidades, mas não é muito específico, porém, já identifiquei o bujão de saída, pior é o de entrada.

    Alguém já fez esta operação? Conhecem um DIY para o efeito? Localizar o bujão de entrada?

    E para não abrir outro tópico, outra questão:

    O ponteiro de combustível é muito incerto. Depois de abastecer meio depósito, o ponteiro mantém-se ali durante uns bons quilómetros, não se mexe. Ocorreu ter que parar numa descida e o ponteiro mexeu de iediato para a reserva. Parei na bomba mais próxima e abasteci com 10€ e o ponteiro foi quase para meio.
    Fez-me lembrar o meu antigo Punto que também não era muito certo.

    Bóia?

    Obrigado
    Editado pela última vez por AndreEmidio; 20 November 2014, 03:56.

    #2
    Repões pela vareta que tem(está junto à parede do habitáculo). Se tens o AD, está lá na foto. Usas um funil e 1metro de tubo transparente 10/12mm.. fácil!


    (não ligues ao que está escrito na imagem)

    Sobre o ponteiro, mexes a bóia manualmente e logo despistas se é bóia ou quadrante.
    Editado pela última vez por eblase; 19 November 2014, 19:52.

    Comentário


      #3
      O eBlase está certissímo.

      Quanto ao nível de combustível, experimenta para a próxima estacionar a subir e depois anda cá contar. Com a inclinação é perfeitamente normal isso acontecer pois no momento que dás a chave o gasóleo encontra-se todo numa parte do tanque e a bóia desce, consequentemente o mostrador aponta para a reserva quando tal não corresponde à verdade.

      Se parares o carro imediatamente a seguir nivelado, desligares a chave e ligares novamente ele actualiza o indicador instantaneamente exibindo a quantidade correcta. Seja como for, com o passar dos quilómetros ele acaba por actualizar mas de forma mais lenta.

      Cumprimentos.

      PS: essa caixa de velocidades, na minha opinião, só devia levar Tutela

      Comentário


        #4
        Phonix um post em que concordas comigo

        Nuno156, és tu?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Repões pela vareta que tem(está junto à parede do habitáculo). Se tens o AD, está lá na foto. Usas um funil e 1metro de tubo transparente 10/12mm.. fácil!


          (não ligues ao que está escrito na imagem)

          Sobre o ponteiro, mexes a bóia manualmente e logo despistas se é bóia ou quadrante.
          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
          O eBlase está certissímo.

          Quanto ao nível de combustível, experimenta para a próxima estacionar a subir e depois anda cá contar. Com a inclinação é perfeitamente normal isso acontecer pois no momento que dás a chave o gasóleo encontra-se todo numa parte do tanque e a bóia desce, consequentemente o mostrador aponta para a reserva quando tal não corresponde à verdade.

          Se parares o carro imediatamente a seguir nivelado, desligares a chave e ligares novamente ele actualiza o indicador instantaneamente exibindo a quantidade correcta. Seja como for, com o passar dos quilómetros ele acaba por actualizar mas de forma mais lenta.

          Cumprimentos.

          PS: essa caixa de velocidades, na minha opinião, só devia levar Tutela
          Obrigado a ambos.

          cx AR.jpg

          Estive a analisar a imagem e de facto reparei na vareta do óleo, não sabia que se enchia por lá. Estranho.

          Como já vi fisicamente e no AutoData, há dois bujões, devo então desapertar os dois?

          Quanto ao ponteiro, quando ele baixou, o carro estava a trabalhar ao ralenti, não voltou a subir até eu voltar a abastecer. Liguei e desliguei o carro e mesmo assim, o ponteiro não actualizou, como disse, só depois de abastecer.

          O óleo que vai levar é o Castrol Syntrans LongLife. 2L, 75W90 ou 75W85.
          Editado pela última vez por AndreEmidio; 19 November 2014, 21:39.

          Comentário


            #6
            Sim tira os dois e a vareta. Para encher, fechas os dois inferiores e abres o respiro se tiver(ou se for possivel) para encher mais rapidamente. Se tiveres tempo, esquece a última frase. É a diferença entre encher em 3 minutos ou 10

            Comentário


              #7
              Um conselho com este carro: nada de inventar. Se levantares o capot verificas que se encontra um autocolante vermelho com todas as especificações. Coloca o óleo de caixa 100% correcto (atenção à graduação)

              eBlase, temos andado assim tão distantes? A foto do avatar foi em Merzouga?

              Comentário


                #8
                Sim, Erg-Chebbi

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Um conselho com este carro: nada de inventar. Se levantares o capot verificas que se encontra um autocolante vermelho com todas as especificações. Coloca o óleo de caixa 100% correcto (atenção à graduação)

                  eBlase, temos andado assim tão distantes? A foto do avatar foi em Merzouga?
                  O óleo que lhe que tenho é o recomendado, Castrol Syntrans 75W85.

                  Tenho sempre atenção à graduação

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Sim tira os dois e a vareta. Para encher, fechas os dois inferiores e abres o respiro se tiver(ou se for possivel) para encher mais rapidamente. Se tiveres tempo, esquece a última frase. É a diferença entre encher em 3 minutos ou 10
                    Só no fds é que vou ter tempo para ver, preciso de retirar a bateria, pois o espaço é muito pouco.

                    Penso que tem um respiro, é uma borracha que tapa um buraco.

                    depois tiro fotos do processo!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Sim, Erg-Chebbi
                      Peço desculpa pelo offtopic ao Andre.

                      Também estive lá este ano com o meu AUTOMÓVEL: SAAB 9000 . Corri Marrocos inteiro.

                      Abraço.

                      Comentário


                        #12
                        Pics or fake!

                        Podes ler mais aqui:
                        http://forum.autohoje.com/diario-de-...-vaivem-9.html

                        até ao fim

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X