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Liquido de Refrigeração sem Água

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    Liquido de Refrigeração sem Água

    Estava a ver o Wheeler Dealers e puseram num TR6 um liquido que não tem água nenhuma, antes de o colocarem até removem a água do circuito com um absorvente.

    Wheeler Dealers, Edd China. Triumph TR6 Evans Waterless Engine Coolants Conversion - YouTube

    O liquido é desta marca:

    Evans Waterless Engine Coolants

    Já alguém usou algo semelhante? Parece-me muito interessante.

    #2
    Eu gosto muito deste programa e estas duas pessoas são muito experientes.

    Posto isto... O MELHOR BINÓMIO entre a melhor taxa de transferência de calor e a melhor protecção anticorrosiva obtém-se com uma mistura ao redor de 50% de água (da chuva, da torneira, destilada, bidestilada, tridestilada, não interessa!) e um bom glicol, a que se junta uma série de aditivos anticorrosivos adequados aos materiais presentes em cada motor e sistema de arrefecimento.

    E mudar a mistela a cada 3-4 anos se for a perfeita. Mais cedo se for outra qualquer...

    A menos que os fabricantes indiquem outros prazos e assinem que se responsabilizam pelo que possa vir a suceder.

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      #3
      Isso já existe e é muito usado nas motos de todo o terreno/cross para evitar o sobreaquecimento, até cá em Portugal se pode encontrar! Basta mandar vir dos EUA!

      Usando a expressão do CL, trata-se de uma "mistela" específica que tem um ponto de ebulição mais tardio que a água e faz o mesmo efeito, ou seja, arrefecer o motor e evitar a corrosão...

      Comentário


        #4
        Interessante, não conhecia.

        O Edd fala de um conjunto de propriedades e vantagens mas acaba por não referir a capacidade do líquido absorver calor... será boa/superior à da água?

        A grande vantagem parece-me ser o facto de não ter a capacidade oxidativa dos átomos oxigénio presente na H2O...

        Comentário


          #5
          Sim mas o que o Ed também refere é que o ponto de ebulição é 180, ora é quase o dobro da água. Não há vaporização sequer! Já nem falo no ponto de congelação de -40!

          Acho isto importantíssimo e realmente uma evolução que já deveria vir nos carros modernos além de quase dispensar a manutenção do circuito.

          Comentário


            #6
            E aquelas normas todas (G12, ASTM's, etc...) que os líquidos têm de cumprir segundo a marca, esse cumpre?

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              #7
              Originalmente Colocado por CL Ver Post

              Posto isto... O MELHOR BINÓMIO entre a melhor taxa de transferência de calor e a melhor protecção anticorrosiva obtém-se com uma mistura ao redor de 50% de água (da chuva, da torneira, destilada, bidestilada, tridestilada, não interessa!) e um bom glicol, a que se junta uma série de aditivos anticorrosivos adequados aos materiais presentes em cada motor e sistema de arrefecimento.
              Não sei onde aprendeste essa. Claro que interessa. A água da torneira possui minerais e cálcio. Onde o primeiro promove a corrosão, o segundo promove a acumulação de calcificações. Nem uma nem outra são interessantes para o motor.

              Se vais meter um bom glicol com aditivos anticorrosão, é melhor não estragar tudo com a águinha da torneira

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                E aquelas normas todas (G12, ASTM's, etc...) que os líquidos têm de cumprir segundo a marca, esse cumpre?
                Até deve exceder... Mas tem aqui alguma informação, não encontro é essas specs.

                Comentário


                  #9
                  Bem estive a ver se na prática não fica muito barato fazer esta "alteração"...
                  Não é anormal um motor dos "nossos carros" ter mais de 5L de liquido de refrigeração, logo tem de se comprar por ex. 2x 5L do liquido de "transição/absorção de água", passa os 100€ (ok que é reutilizável mas só interessa para > 1 carro), depois mais 2x 5L do liquido propriamente dito são outros 100€?
                  Ou seja esta brincadeira fica em pelo menos 200/250€?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                    Bem estive a ver se na prática não fica muito barato fazer esta "alteração"...
                    Não é anormal um motor dos "nossos carros" ter mais de 5L de liquido de refrigeração, logo tem de se comprar por ex. 2x 5L do liquido de "transição/absorção de água", passa os 100€ (ok que é reutilizável mas só interessa para > 1 carro), depois mais 2x 5L do liquido propriamente dito são outros 100€?
                    Ou seja esta brincadeira fica em pelo menos 200/250€?
                    3 ou 4L ok, mas mais de 5 já é raro. Mas sim, pelo que vi fica sempre pelos 100€ e se usares o liquido que absorve a água para limpares o circuito mais caro fica.

                    Também há que ter em conta o seguinte: com isto o sistema de refrigeração dura "uma vida", além de dissipar melhor o calor do motor e claro, "nunca mais" tens que mudar o liquido, o que fica sempre por uns 20 ou 30€.

                    Acho que se justifica se:

                    - Fizeres mesmo muitos kms
                    - Enfrentares temperaturas extremas
                    - For um clássico para o qual se queira aumentar a fiabilidade e diminuir a manutenção.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                      3 ou 4L ok, mas mais de 5 já é raro.
                      ? Assim à pressa:
                      1.5DCi Clio III - 6,5L
                      1.4 16v Clio II - 5,5L
                      1.4HDi 206 - 5,5L
                      1.1 206 - 5,5L
                      1.3M-Jet Panda - 6,5L
                      1.9M-Jet Croma - 7,7L
                      Prius - 5,3L
                      Vitara 1.9TD - 8,0L

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                        #12
                        Esse tipo de produtos já aqui foi falado, tinha aparecido no "Jay Leno garage".

                        A grande vantagem é que não leva agua nenhuma logo não existe oxidação e é vitalício.

                        No entanto como em tudo existem desvantagens, em muitos carros existem problemas de estabilidade de temperatura e por norma tendem a aquecer.

                        O estranho é que nenhum construtor usa ou recomenda este produto o que levanta algumas duvidas.
                        Editado pela última vez por DragonH; 27 November 2014, 13:44.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                          ? Assim à pressa:
                          1.5DCi Clio III - 6,5L
                          1.4 16v Clio II - 5,5L
                          1.4HDi 206 - 5,5L
                          1.1 206 - 5,5L
                          1.3M-Jet Panda - 6,5L
                          1.9M-Jet Croma - 7,7L
                          Prius - 5,3L
                          Vitara 1.9TD - 8,0L
                          Não tinha essa noção! Devia estar a pensar em óleo. O meu 2.0 TD deve levar também uns 8L...

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