Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Demora a Pegar - Grand Vitara 2.0 TD

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Demora a Pegar - Grand Vitara 2.0 TD

    Viva pessoal, no seguimento do Diário de Bordo do Grand Vitara, agora que tem a revisão feita e está limpinho, começo a querer aperfeiçoar a máquina.

    A questão é que demora a pegar, até 3 segundos. Parece pouco mas é se contarem em "tempo de motor de arranque a girar" é muito.

    Esta demora é maior a quente, portanto ponho as velas de aquecimento de parte.

    No relatório da Bosch deram indicação de bateria fraca ao arrancar, mas discordo: o motor de arranque roda bem, "parece" que depressa o suficiente.

    No entanto, e por isso não liguei muito, o jipe pega SEMPRE. E se ligar e desligar 3 ou 4 vezes seguidas, a partir da primeira pega sempre quase imediatamente.

    Ora, eu queria que pegasse "de estalo". Alguém sabe o que poderá ser?

    Bomba de combustível? Bomba injectora?

    #2
    Bateria fraca ou motor de arranque
    Filtro de combustível
    Sensor da cambota
    Falta de massa

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Falta de massa

      Também ia por aqui... O Range HSE TDV6 deve pegar à 1ª!

      Comentário


        #4
        Não querendo desconversar mas... será possível que seja feitio?

        Ou todos os carros pegam de igual forma "de estalo"? Os meus nem todos pegam de igual modo.

        Tirando isso, não pode ser o desgaste natural do motor de arranque?

        Comentário


          #5
          Experimenta acionares a bomba manual do filtro de combustível antes de o colocares a trabalhar a frio.

          Comentário


            #6
            O Peugeot 405 do meu pai também era assim, primeiro que pegasse a quente toda a gente à volta haveria de pensar que o carro estava sem bateria

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Bateria fraca ou motor de arranque
              Filtro de combustível
              Sensor da cambota
              Falta de massa
              O sintoma é no carro ou no dono?!

              Massa como assim?

              O filtro é novo, aliás, todos os filtros.

              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
              Experimenta acionares a bomba manual do filtro de combustível antes de o colocares a trabalhar a frio.
              Como quando se faz a purga de combustivel? Já não faço isso há anos... desde o UMM.... nem sei se este tem bomba manual.

              Comentário


                #8
                Massa = Negativo

                Ou seja, tu podes ter o borne negativo com bom aspecto mas o que liga ao motor estar pifado e assim todos os componentes ligados ao motor, nicles! Ou vá, vai falhando..

                Comentário


                  #9
                  Fui ao Manual de Oficina e não achei nada sobre a bomba manual. Já sobre partida difícil (é brasileiro...):

                  Possível causa

                  Sistema de ignição fora de serviço
                  – Falta de combustível no tanque
                  – Filtro de combustível:
                  • Sujo ou obstruído
                  • Há indício de água
                  – Mangueira ou tubo de combustível sujo ou obstruído
                  – Tubo da bomba de injeção de combustível
                  • Rachaduras
                  • Vazamentos de combustível pelas juntas
                  – Injetor de combustível obstruído
                  – Bomba de combustível com defeito


                  Sistema de controle do motor e de emissões fora de serviço
                  – Módulo do ECM com defeito
                  – Sensor de pressão de combustível com defeito
                  – Sensor de CKP com defeito (sensor de rotação do motor)
                  – Sensor de CMP com defeito
                  – Bomba de injeção de combustível com defeito
                  • Mistura de ar
                  • Danos internos à bomba
                  – Regulador de pressão de combustível com defeito
                  – Injetor de combustível com defeito
                  – Sensor de ECT com defeito

                  Sistema de velas de aquecimento fora de serviço
                  – Vela de aquecimento com defeito
                  – Relé de pré e pós-aquecimento com defeito


                  Baixa compressão
                  – Vazamento de compressão pela sede da válvula
                  – Haste da válvula engripada
                  – Molas de válvula fracas ou danificadas
                  – Vazamentos de compressão pela junta do cabeçote
                  – Anel do êmbolo engripado ou danificado
                  – Anel, êmbolo ou cilindro desgastado



                  O pior é fazer a triagem disto. As únicas coisas que sei com certeza é que levou filtro novo e que tem combustível. Não sei porquê mas "sinto" que é algo fácil de resolver.

                  Achei ainda isto, consigo tirar a bomba de combustível perto do depósito (não a injectora) e medindo a resistência verifica-se a coisa:

                  Bomba de combustível

                  – Meça a resistência entre os terminais positivo e negativo da bomba. Se o valor encontrado
                  estiver fora do especificado, substitua a bomba.
                  Resistência da bomba de combustível: 2,1 (Ω) aproximadamente.
                  Editado pela última vez por PDCouto; 05 December 2014, 23:56.

                  Comentário


                    #10
                    Também pode ter ficado ar no filtro de combustível. Mal purgado por outras palavras.

                    Estava assim antes do filtro? Parte para outra.

                    Comentário


                      #11
                      Verifica se o filtro do combustível está bem colocado e os vedantes do mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post

                        Como quando se faz a purga de combustivel? Já não faço isso há anos... desde o UMM.... nem sei se este tem bomba manual.
                        O que eu digo é accionares este atuador que costuma estar por cima do filtro com a palma da mão

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          O que eu digo é accionares este atuador que costuma estar por cima do filtro com a palma da mão
                          Não tenho isso, não essa parte negra em plástico.

                          Olha aqui o filtro do lado direito (não é o meu):

                          Untitled-1.jpg


                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Verifica se o filtro do combustível está bem colocado e os vedantes do mesmo.
                          Está limpinho, sem pinga de fuga resíduos ou cheiro.

                          Comentário


                            #14
                            Tive esses sintomas mas num TDI com bomba VP.

                            O carro pegava sempre bem a frio, a quente pegava mas demorava tempo, principalmente depois de estar desligado uns minutos.

                            Na altura também me falaram da bateria, como tinha um carregador em casa deixei a bateria á carga durante a noite e testei logo mal saiu da carga sem qualquer melhoria.
                            Depois de mais pesquisa apontavam para o motor de arranque. Decidi abri-lo, de aspecto estava bom, as escovas estavam a meio uso, pelo sim pelo não comprei um jogo de escovas novo, lavei o motor todo, montei tudo e voilá, pega como novo agora, seja a frio ou quente.

                            Pode não ser o mesmo problema no teu mas os sintomas são idênticos.

                            Comentário


                              #15
                              Também é uma hipótese.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Tive esses sintomas mas num TDI com bomba VP.

                                O carro pegava sempre bem a frio, a quente pegava mas demorava tempo, principalmente depois de estar desligado uns minutos.

                                Na altura também me falaram da bateria, como tinha um carregador em casa deixei a bateria á carga durante a noite e testei logo mal saiu da carga sem qualquer melhoria.
                                Depois de mais pesquisa apontavam para o motor de arranque. Decidi abri-lo, de aspecto estava bom, as escovas estavam a meio uso, pelo sim pelo não comprei um jogo de escovas novo, lavei o motor todo, montei tudo e voilá, pega como novo agora, seja a frio ou quente.

                                Pode não ser o mesmo problema no teu mas os sintomas são idênticos.
                                Tenho ideia que isso é barato, confirmas?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                  Tenho ideia que isso é barato, confirmas?
                                  Se fores tu a faze-lo fica as escovas devem ser +/- 20€

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                    Tenho ideia que isso é barato, confirmas?
                                    Fui eu a fazer o trabalho, achei as escovas caras mas comprei as escovas com o suporte incluido e foi só tirar um e colocar outro, há quem mude só mesmo as escovas e isso fica mais barato mas dá mais trabalho e penso que envolva ter de andar a soldar.

                                    No meu caso o motor de arranque é Bosch, as escovas tem a referência 1 004 336 408 e ficou-me a 37€ em Setembro.

                                    Como cheguei à loja com o motor de arranque desarmado para comprar a peça correcta nem olhei a valores nem andei à procura de preços mas como fui ver a referência agora para escrever o post procurei pela referência no google e reparei que aqueles malandros colocaram-me bem a unha.
                                    Na net não chega a 11€.
                                    Suporte, escovas de carvão BOSCH (1 004 336 408) online - Pecasauto24.pt

                                    é umas coisa com este aspecto.
                                    http://i00.i.aliimg.com/img/pb/075/9...903075_987.jpg

                                    Caso faças o trabalho e se não for daí pelo menos ficas com escovas novas, há quem ande com aquilo até gastar e acaba por estragar o motor de arranque porque começa a riscar o induzido.
                                    Mandar fazer isto deve ser coisa para ultrapassar os 100€ mas nem perguntei, gosto desta "bricolage".
                                    Editado pela última vez por FernandoAc; 12 December 2014, 13:04.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por experiência, prefiro comprar o suporte de escovas com as escovas incluídas. Mais rápido mas mais fiável. Sou péssimo a soldar.

                                      Preço varia entre 5 a 30€. Se mandares fazer conta com mais de 100€..

                                      Tenho dois vídeo no Youtube se quiseres ver o que envolve.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X