Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda diagnóstico - ruído dos cubos/rolamentos das rodas dianteiras? - Nissan Qashqai

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda diagnóstico - ruído dos cubos/rolamentos das rodas dianteiras? - Nissan Qashqai

    Olá a todos.

    Preciso da vossa ajuda. Nos últimos meses o meu Nissan Qashqai (1.5dci 106cv de Dezembro 2009 com 94mil km) tem um ruído incomodativo, com intensidade progressivamente crescente, cujas características passo a descrever:

    • Som tipo "zumbido", que oscila entre grave e mais agudo, consoante a velocidade do carro.
    • É actualmente audível a partir dos 30km/h, e vai-se tornando mais intenso com aumento de velocidade
    • Não depende da rotação. Se for a 80km/h e meter o carro em ponto morto, o som continua absolutamente igual
    • Inicialmente vinha apenas da direita à frente (parecendo mesmo que o som se situava fora do próprio carro, como se uma mota estivesse ao lado), mas nos últimos meses vem dos dois lados, sempre à frente.
    • A direcção não vibra
    • Se aplicar ligeiramente o travão, o som não muda (a não ser apenas pela ligeira redução na velocidade... fiz este teste para despistar problema com as pastilhas ou discos)
    • Hoje com mais atenção reparei que o som muda e aligeira um pouco quando viro para a esquerda
    • Poderiam ser os pneus, mas o som manteve-se absolutamente igual depois de passar os pneus de trás (quase novos), para a frente, com calibragem e alinhamento da direcção, há cerca de 3 meses


    Depois de alguma pesquisa penso que a única explicação plausível será um problema nos cubos/rolamentos da frente. Apesar de não me parecer ser frequente, há posts em fórums no estrangeiro com malta a queixar-se de um problema semelhante, em que os responsáveis eram os cubos.

    Como pedir avaliação e reparação disto? Estou com algum receio, porque vejo orçamentos altíssimos para substituição dos cubos, com preços astronómicos para os próprios cubos, quando vejo que é possível arranjá-los a preços decentes em lojas de peças.

    Agradeço desde já a vossa preciosa ajuda.

    #2
    Depois desses testes pode bem ser os rolamentos. Já levantaste roda a roda e ouviste ela rodar? Abanaste cada uma das rodas?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Depois desses testes pode bem ser os rolamentos. Já levantaste roda a roda e ouviste ela rodar? Abanaste cada uma das rodas?
      Se não forem os rolamentos, o que poderia ser?

      Não fiz isso. Está a referir levantar as rodas com o macaco e limitar-me a rodá-las? O que devo procurar?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
        Se não forem os rolamentos, o que poderia ser?

        Não fiz isso. Está a referir levantar as rodas com o macaco e limitar-me a rodá-las? O que devo procurar?
        Isso mesmo. Resistência ao rolamento, ruído e vibração. Notas logo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
          Isso mesmo. Resistência ao rolamento, ruído e vibração. Notas logo.
          Tendo em conta que só ouço o ruído acima dos 30km/h, caso não ouça ruído e vibração ao fazer o teste com a roda levantada, presumo que isso não invalide a hipótese diagnóstica certo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jmlramos Ver Post
            Tendo em conta que só ouço o ruído acima dos 30km/h, caso não ouça ruído e vibração ao fazer o teste com a roda levantada, presumo que isso não invalide a hipótese diagnóstica certo?
            Notas logo. Levanta primeiro uma roda traseira e roda livremente. Quando passares para a a dianteira vês logo a diferença.

            Comentário


              #7
              Eventualmente podes ouvir as pastilhas a roçar nos discos mas ouvir as traseiras para comparação. Ou sacas a pinça de travão/pastilhas.

              Quanto tempo tem os pneus? 5 anos?

              Edit: não te metas a mexer com o carro levantado sem ter uma preguiça. Só o macaco não chega..

              Comentário


                #8
                Pode ser os rolamentos sim. Mas nem sempre se consegue ouvir cá fora com o teste de girar a roda com o carro levantado.

                Se já rodaste os pneus... é o mais certo é serem os rolamentos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Eventualmente podes ouvir as pastilhas a roçar nos discos mas ouvir as traseiras para comparação. Ou sacas a pinça de travão/pastilhas.

                  Quanto tempo tem os pneus? 5 anos?

                  Edit: não te metas a mexer com o carro levantado sem ter uma preguiça. Só o macaco não chega..
                  Os pneus da frente têm actualmente 2 anos e foram passados de trás para a frente há cerca de 3 meses (ainda têm bastante piso). Os de trás têm 3 meses. Tal como disse, o som manteve-se absolutamente igual quando passei os pneus de trás para a frente.

                  Quanto à preguiça, não tenho, e de facto pode ser perigoso mexer no carro só com o macaco (se bem que, em boa verdade, mudar um pneu pressupõem mais movimentação não?).

                  Comentário


                    #10
                    Vou dar o meu testemunho porque tive o mesmo sintoma, tendo até postado no tópico dos 308.


                    Zumbido a partir de uma certa velocidade, sem qualquer relação com o motor já que em ponto morto, como no teu caso, o barulho mantinha-se.
                    No meu caso, o barulho vinha da traseira e após ter sido levantado, e rodando os pneus o barulho não se manifestava.
                    Tudo piorou, quando troquei os pneus traseiros para a frente e vice-versa.
                    O zumbido desapareceu mas o barulho de rolamento dos pneus da frente que outrora estavam atrás, era insuportável.


                    Solução?
                    Como os pneus da frente só faziam mais uns 5 000 Km na melhor das hipóteses, decidi trocar por dois novos.



                    Resultado?

                    Todos os barulhos estranhos ao rolamento desapareceram.

                    Na oficina, coloquei um dos pneus velhos em pé e reparei que este nem sequer se mantinha equilibrado em condições. Havia qualquer irregularidade no piso fruto da idade, já que o pneu tinha 4 anos, e também fruto de ter circulado com ele com pressão inferior ao recomendado graças à m€rd@ das máquinas de ar das bombas de combustível que não estão devidademente calibradas.

                    Os pneus eram Continental ContiSportContact 3.

                    Neste momento rodo com 2 ContiSportContact 3 à frente e dois GoodYear Eagle F1 Assymetric 2 atrás.


                    Portanto, aconselho-te a efectuar os testes para descartar rolamentos e se os pneus são velhos ou circularam em condições desvavoráveis começava a apostar em problemas de piso.

                    Comentário


                      #11
                      Sim claro. É só aviso

                      Faz o teste roda a roda à frente

                      Comentário


                        #12
                        Só por curiosidade e a título de conhecimento geral:

                        Tive um caso semelhante com uma zoada típica de rolamento, fui ao mecânico e ele levantou o carro, rodou a roda à mão nos dois sentidos e...nada, nem um único som supeito... Experimentou-as todas, várias vezes. Conclusão: deve ser pneus, como eram recentes mandou-me à casa onde os tinha montado.

                        Fui à casa de pneus e um dos técnicos era também mecânico geral. Expliquei-lhe e ele respondeu-me que nem sempre um rolamento gripado seria audível.

                        Levantou o carro no elevador, acelerou a fundo para por as rodas a girar, saltou fora do carro e chamou-me. Ficamos de frente para o carro a assistir ao parar das rodas. Uma delas parou de girar muito antes da outra. E disse-me logo: "não é do lado direito a zoada?".

                        E pronto, mudou o rolamento direito e a zoada desapareceu.

                        Sempre a aprender. Faz sentido, rolamento gripado = maior atrito...

                        Comentário


                          #13
                          Para uma roda parar primeiro que a outra, não é preciso que haja um rolamento gripado. Agora, se a diferença for "descomunal" tipo 10s ou algo do género, então poderá ser um rolamento a gripar. Um rolamento gripado, é perfeitamente audível porque já não tem qualquer lubrificação.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                            Para uma roda parar primeiro que a outra, não é preciso que haja um rolamento gripado. Agora, se a diferença for "descomunal" tipo 10s ou algo do género, então poderá ser um rolamento a gripar. Um rolamento gripado, é perfeitamente audível porque já não tem qualquer lubrificação.
                            Acredita que nem sempre é audível. Aconteceu comigo tal como relatei lá atrás... e se a zoada não voltou até hoje é porque era mesmo do rolamento que foi trocado

                            Edit: e sim, eram bem mais de 10s de diferença... à vontade. Nota que o rolamento gripado era audivel dentro do carro em andamento. Não era audivel com o teste manual tipico de girar a roda à mão.
                            Editado pela última vez por Vocsa; 08 December 2014, 20:30.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                              Vou dar o meu testemunho porque tive o mesmo sintoma, tendo até postado no tópico dos 308.


                              Zumbido a partir de uma certa velocidade, sem qualquer relação com o motor já que em ponto morto, como no teu caso, o barulho mantinha-se.
                              No meu caso, o barulho vinha da traseira e após ter sido levantado, e rodando os pneus o barulho não se manifestava.
                              Tudo piorou, quando troquei os pneus traseiros para a frente e vice-versa.
                              O zumbido desapareceu mas o barulho de rolamento dos pneus da frente que outrora estavam atrás, era insuportável.


                              Solução?
                              Como os pneus da frente só faziam mais uns 5 000 Km na melhor das hipóteses, decidi trocar por dois novos.



                              Resultado?

                              Todos os barulhos estranhos ao rolamento desapareceram.

                              Na oficina, coloquei um dos pneus velhos em pé e reparei que este nem sequer se mantinha equilibrado em condições. Havia qualquer irregularidade no piso fruto da idade, já que o pneu tinha 4 anos, e também fruto de ter circulado com ele com pressão inferior ao recomendado graças à m€rd@ das máquinas de ar das bombas de combustível que não estão devidademente calibradas.

                              Os pneus eram Continental ContiSportContact 3.

                              Neste momento rodo com 2 ContiSportContact 3 à frente e dois GoodYear Eagle F1 Assymetric 2 atrás.


                              Portanto, aconselho-te a efectuar os testes para descartar rolamentos e se os pneus são velhos ou circularam em condições desvavoráveis começava a apostar em problemas de piso.

                              No teu caso os pneus eram mais velhos e o som passou de trás para a frente quando os mudaste. No meu caso o som esteve sempre à frente, mesmo depois de ter rodado os pneus.

                              Comentário


                                #16
                                [QUOTE=eblase;1068265553]Eventualmente podes ouvir as pastilhas a roçar nos discos mas ouvir as traseiras para comparação. Ou sacas a pinça de travão/pastilhas.

                                Quanto tempo tem os pneus? 5 anos?

                                Edit: não te metas a mexer com o carro levantado sem ter uma preguiça. Só o macaco não chega..[/QUOTE]

                                Estás a exagerar um bocado. Por essa ordem de ideias só se mudava uma rodo com uma preguiça.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só estou a precaver. Sei lá se ele mete o macaco no sitio correcto..... já os vi a meter na embaladeira (plástico)

                                  Comentário


                                    #18
                                    No lá de casa havia também um ruído estranho e que se manifestava apenas ao iniciar o processo de aceleração e desaceleração. Era tipo um thsaak e vinha a aumentar gradualmente.

                                    Falei com um amigo mecânico na marca que disse logo:

                                    - Sei o que é e acontece muitas vezes! É uma porca que alarga nos braços da suspensão dianteira! É muito vulgar! Resolvo isso em 2 minutos!

                                    Fui ter com ele ao fds e resolveu a coisa num instante! Custou-me 4 cervejas! Duas para ele e duas para mim! Eu já pensava em transmissões e até em embraiagem...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não estou a ver como é que essa(s) porca(s) influencia mas..........

                                      Não estás a dar uma dos teus contos?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Não estou a ver como é que essa(s) porca(s) influencia mas..........

                                        Não estás a dar uma dos teus contos?
                                        Vou-me candidatar ao prémio do melhor desenterranço do mês

                                        Eu também gostava de encontrar essa porca, porque o raio do qashqai está a fazer-me o mesmo, ao arrancar oiço um toc-toc já dei trinta mil voltas ao carro e não descobri do que possa ser. Tenho um rolamento de trás a dar o peido mestre, mas penso que não deve estar relacionado. Não espero dicas do Prof. Bambo, queria só ter uma ideia do que verificar primeiro. Ah, as porcas das rodas não estão largas e ao ligar/desligar o carro não se ouve barulho nenhum (descartei por isso apoios do motor/caixa). É mesmo apenas se largar a embreagem mais rápido ou se passar por exemplo em ruas de paralelos irregulares.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nenhum palpite?

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X