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Pancada ao ligar + ressoar às 1600rpm

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    Pancada ao ligar + ressoar às 1600rpm

    Boa noite,

    o carro da minha esposa (Colt 1.5DID Cx automática) começou com os seguintes sintomas:

    - Pancada forte ao ligar a frio, que aparenta vir da parte do meio/trás do carro; À segunda vez que liga ou se andar um pouco já não se ouve;
    - Um ligeiro ressoar em qualquer mudança às 1600rpm, quase do género de uma pequena vibração ou sensação de ar a passar por um tubo, que passa rapidamente. Não faz em ponto morto;

    De resto o carro está normal e não tem mais nenhum problema.

    Estive a abanar a linha de escape para ver se poderia ser algum apoio estragado mas não faz nenhum barulho e os apoios visíveis parecem estar bons.



    Obrigado

    #2
    Consegues localizar a zona de onde vem esse ressoar às 1600 rpm?

    As ressonâncias geralmente associam-se a apoios que perdem as suas características. Mas isto é muito vago... há tantos.

    Comentário


      #3
      boas
      Pode ser o sistema de injeção (injetores) tenta desapertar um injetor de cada vez para ouvires se a pancada diminui ou desaparece talvez seja melhor um técnico a executar este trabalho...

      Comentário


        #4
        A pancada parece mesmo ser do abanar do motor ao ligar.. como este motor sacode muito ao ligar aparenta ser o tubo de escape a bater em algo metálico... Mas nesse caso não deveria fazer sempre? A quente já não faz...

        O ressoar é curioso mas nem sempre se ouve. Ainda hoje fiz 60km sem ouvir. Parei para almoçar e após retomar ja ouvia... e para já mantém-se. Parece o barulho do ar a ser sugado pelo respirador do wc para quem tem ventilação comum nos prédios...
        Editado pela última vez por Lenine; 14 December 2014, 17:57.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por veterano Ver Post
          boas
          Pode ser o sistema de injeção (injetores) tenta desapertar um injetor de cada vez para ouvires se a pancada diminui ou desaparece talvez seja melhor um técnico a executar este trabalho...
          É o melhor é não andar a desapertar injectores

          Lê-se com cada coisa...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            É o melhor é não andar a desapertar injectores

            Lê-se com cada coisa...
            Boas
            Desapertar o tubo do injetor para ouvir se a pancada diminui ou se continua. (por engano disse desapertar o injetor peço desculpa) mas deixe-me dizer que se você tivesse alguma experiencia verificava que foi engano da minha parte...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por veterano Ver Post
              Boas
              Desapertar o tubo do injetor para ouvir se a pancada diminui ou se continua. (por engano disse desapertar o injetor peço desculpa) mas deixe-me dizer que se você tivesse alguma experiencia verificava que foi engano da minha parte...
              Essa técnica caseira de diagnostico funcionava nos antigos TD/D de bomba injectora, duvido que dé neste motores modernos com elevadas pressões de injecção.

              Comentário


                #8
                Boas
                Gostei de... (essa técnica caseira frase sua) fês bons profissionais certo? ..... o motor em questão não é bomba de Alta Pressão ...mas estamos aqui para ajudar e não para confronto ...ficava-lhe bem dar uma ideia e não criticar um comentário ....porque existem avarias que continuam a precisar de experiência na matéria .....
                já andamos neste fórum á vários anos considero que o seu comentário foi inconveniente.
                abraço

                Comentário


                  #9
                  Problema na caixa? Alguma vez se mudou o oleo e filtro da mesma?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                    Boas
                    Gostei de... (essa técnica caseira frase sua) fês bons profissionais certo? ..... o motor em questão não é bomba de Alta Pressão ...mas estamos aqui para ajudar e não para confronto ...ficava-lhe bem dar uma ideia e não criticar um comentário ....porque existem avarias que continuam a precisar de experiência na matéria .....
                    já andamos neste fórum á vários anos considero que o seu comentário foi inconveniente.
                    abraço
                    Inconveniente??? Não percebo o "porque" de ficares ofendido...
                    Que eu saiba o 1.5DID é common rail!

                    Além disso para que saibas existe um kit básico de testes de injectores que sem os tirar do carro analisa através dos tubos de retorno o caudal que cada um está a debitar que permite tirar muitas mais conclusões. Praticamente todas as oficinas "que o sejam" já tem esta ferramenta.
                    Andar a desapertar tubos de injector e a derramar gasóleo à moda antiga é pratica muito pouco profissional de mecânica hoje em dia, mas claro à sempre que ainda o faça...

                    Comentário


                      #11
                      Boas DragonH
                      É verdade o que mencionas no texto eu conheço máquinas de testes e de limpeza desde que entrou no nosso mercado motores de injeção gasolina e diesel mas continuo a dizer que a experiência do técnico é fundamental; Creio que para carros antigos e modernos é necessário ter técnicos com experiência suficiente porque a experiência é a chave do sucesso para um bom diagnóstico e solução do problema....não estou ofendido contigo ...
                      Um bom natal
                      um abraço

                      Comentário


                        #12
                        Entretanto o carro foi para o mecânico, que confirmou que a pancada vinha do tubo de escape. O ressoar quando foi para a Oficina calhou logo num dia em que não fazia!!! Mas poderá estar tudo ligado..... vamos lá ver...

                        Comentário

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