Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preço da Fita do Airbag Megane II

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Preço da Fita do Airbag Megane II

    Ontem em conversa com uma rapariga, fiquei a saber que tinha um problema no airbag (do carro) dela.

    a luz do airbag anda acesa no quadrante há 3 anos, tem passado na inspeção, mas a moça encontra-se também aqui no algarve e queria saber se há alguma solução barata, uma vez que só vai levar o carro para o norte no verão e a inspeção é até o final de janeiro.

    pelo que me contou o problema é na fita do airbag e na marca pedem-lhe 500€. por esse preço penso que será o sistema de airbags completo, é que só pode. perguntei-lhe também o que entende por "ficha", mas não me soube responder. entretanto em pesquisa antes de postar vi que é um problema que por vezes acontece e que o preço são quase 200€, não 500€ e na marca!

    penso que encontra material da concorrência facilemente, mas falta um mecânico competente e depois ir à inspeção em loulé. alguém pode indicar um preço médio para a resolução do problema + montagem? já lhe disse que se realmente não conhecer ninguém aqui vai ser enganada e se for apenas à inspeção quase de certeza que lhe chumbam o carro, assinalando deficiência de grau 2 na folha.

    o carro é um megane a gasóleo de janeiro de 2004.

    #2
    Na volta é só a ficha debaixo do banco como acontece nos Clio's..

    Comentário


      #3
      Bem pode começar a procurar pelos centros de abate e prepare a carteira que não é barato.

      Já agora e para confirmar mesmo se o problema é esse: ouve-se algum som semelhante ao de roçar algo quando se roda o volante ?

      Comentário


        #4
        O problema é que a "fita" não se vende isoladamente e daí o preço ser tão elevado! Vem o conjunto completo que "encaixa" por baixo do volante!

        A melhor solução é mesmo ir a uma sucata e mesmo aí vão pedir bom dinheiro por ela. Sabem que é algo que acontece frequentemente e cobram-se por isso!

        Para quem desconhece o princípio é basicamente uma "fita" conectada ao airbag no centro do volante e que "estica/encolhe" consoante se roda o volante para a esquerda e para a direita! Em muitos automóveis o princípio usado é diferente sendo antes usada uma "espiral!... que por vezes também parte!

        No meu caso (já longínquo) a brincadeira ficou à volta de 200 euros com a compra numa sucata e respetiva montagem... também numa megane de 2004!

        Comentário


          #5
          Como o eblase disse, começar por verificar a ficha do banco. Pode acontecer saltar do contacto.

          Caso não seja daí, é bem provável que seja mesmo a fita quebrada. Atenção que as fitas de airbag, no geral, têm bastante procura nos ferros-velhos, pelo que os gajos atiram-se para preços na ordem dos 100 €. Falo por experiência pois a minha fita aqui atrasado estalou o cobre do interior e fazia mau contacto, levando ao acender da luz e a não dar para apagar.

          No meu caso, apesar de ter dado trabalho, o meu pai decidiu tentar repará-la, visto que é teimoso (eu também, saí a ele). Foram dois dias, porque aquilo era preciso descravar a ficha da fita com bastante cuidado, mas depois disto feito, uns pingos de solda e eis que a fita tá operacional.

          Se for fita partida e contando que tenham paciência, podem tentar repará-la como o meu pai fez. Se não der, pelo menos tentaram.

          Comentário


            #6
            Exacto, é isso. Como é uma avaria habitual por vezes o pessoal precipita-se logo. Pode até ser a tal ficha.

            Se for mesmo a fita, como disse o DiSantos, é reparável.

            Não sei se este tutorial explica bem:

            https://www.youtube.com/watch?v=tFT0WN3OW60

            Comentário


              #7
              Também tive de mudar a fita no meu Xsara, mau contacto e luz acessa.

              No meu caso, o mecânico fez uma atenção e ficou 100€ já com MO.

              Mas começa pela ficha debaixo do banco.

              Comentário


                #8
                Também tenho um Megane II e sei bem o que é a fita de airbag. Troquei a minha à cerca de um ano e já começou a falhar novamente.

                Antes demais, deve-se confirmar se o erro de airbag é efectivamente da fita do volante. Também pode ser a ficha de um dos bancos, o mais comum.

                Se for realmente a fita, é uma questão de analisar as seguintes opções:

                - Adquirir o módulo da fita (que inclui suporte e manetes do volante) na Renault, o preço é cerca de 230/250€. Se for com montagem na oficina, 1 hora de mão-de-obra é mais do que suficiente.

                - Procurar numa sucata ou em sites tipo olx. Como tem muita procura acabas por gastar entre 75 a 100€ e passado 1 ano podes ter de a trocar novamente. De notar que existem versões com/sem cruise control, assim como faróis de nevoeiro frontais e escova limpa-vidros traseira.

                - Procurar um técnico de electrónica automóvel que faça a reparação da fita. Não confundir com electricista. O módulo é desmontado, a fita trocada por uma nova, e os contactos soldados. Os preços andam à volta de 75€, se encontrares mais barato óptimo.

                A nível de desmontagem/montagem do módulo é uma coisa que se faz bem em casa. O vídeo postado anteriormente ( https://www.youtube.com/watch?v=tFT0WN3OW60 ) explica bem o processo. Se for para fazer numa oficina, em caso de opção é preferível um electricista a um mecânico, pois já deverá estar mais habituado a este tipo de trabalho.

                No meu caso, à cerca de 1 ano, recorri à terceira opção. Não conheci quem a reparou pessoalmente, no entanto por telefone pareceu-me conhecedor do assunto. Por azar, falta de qualidade da fita, ou má montagem, tenho a mesma novamente danificada. A primeira foi por lapso, ao efectuar uma reparação na direcção virou-se o volante mais de 2 vezes para o mesmo lado e partiu. Desta vez foi por desgaste, tenho erro de airbag apenas no circuito 1, o 2ª e os botões de Cruise Control funcionam. Como o técnico me deu garantia de 1 ano, á partida resolvo o problema em breve.

                Já agora, fica o tópico ilustrado, fita partida por rodar o volante e mecanismo interior:





                Editado pela última vez por bruncamps; 15 December 2014, 16:19.

                Comentário


                  #9
                  Já mudei na 307. Cerca de 320€ fora da marca.

                  Optei por comprar nova. É uma peça de desgaste, pelo que usada é uma carta aberta...


                  Cump.

                  Comentário


                    #10
                    Chiça ainda me queixo eu das coisinhas do Toyota... 😐 Está-se sempre a aprender, até porque mudar isso nunca aconteceu em nenhum carro de família próxima. Ah, o antigo Clio também desligava a ficha do airbag debaixo do banco.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                      Chiça ainda me queixo eu das coisinhas do Toyota... �� Está-se sempre a aprender, até porque mudar isso nunca aconteceu em nenhum carro de família próxima. Ah, o antigo Clio também desligava a ficha do airbag debaixo do banco.
                      Fala baixinho que o carro pode ouvir! As do Toyota também partem, infelizmente! Isto pelo menos a avaliar pelo Auris que conheço de perto! O dono mandou vir nova de fora porque ficava mais barato que cá e a marca não assumiu...

                      Comentário


                        #12
                        Experimenta aqui...

                        Mégane | Renault | Airbag Volante | Em Stock | Airbags-Zentrum

                        Para o meu Peugeot 206 já me safei com apenas 25€ a fita...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Fala baixinho que o carro pode ouvir! As do Toyota também partem, infelizmente! Isto pelo menos a avaliar pelo Auris que conheço de perto! O dono mandou vir nova de fora porque ficava mais barato que cá e a marca não assumiu...
                          Eu desde o Panda que vendi há uns 10 anos ou mais sempre tive carros com airbags excepto o XSI que acho que não tinha - fiat, lancia, renault e actualmente suzuki e toyota - e nunca nenhum partiu essa fita, mas é melhor que os actuais não ouçam isso.

                          Comentário


                            #14
                            o problema é que a moça nem sabe se o carro tem cruise control ou não, só sabe que tem airbag porque aquilo acende a luzinha.

                            entretanto ela vai avaliar as opções, se lhe compensa usada ou por 200€ muda para uma nova (ou algo por esses valores).

                            obrigadão, pessoal. entretanto tem até ao final do mês de janeiro para se preocupar. se calhar ainda é capaz de ligar para faro para ver quanto ficará na renault. era o que eu faria.

                            ccouteiro, vou indicar-lhe esse zentrum. são de perto de onde vivia, mas ela é de famalicão. é complicado alguém ir lá buscar a peça por ela.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              o problema é que a moça nem sabe se o carro tem cruise control ou não, só sabe que tem airbag porque aquilo acende a luzinha.

                              entretanto ela vai avaliar as opções, se lhe compensa usada ou por 200€ muda para uma nova (ou algo por esses valores).

                              obrigadão, pessoal. entretanto tem até ao final do mês de janeiro para se preocupar. se calhar ainda é capaz de ligar para faro para ver quanto ficará na renault. era o que eu faria.

                              ccouteiro, vou indicar-lhe esse zentrum. são de perto de onde vivia, mas ela é de famalicão. é complicado alguém ir lá buscar a peça por ela.

                              Eles enviam fita por correio bem embalada e imobilizada... No meu caso ficou por 25€ + 5€ de portes... Diz a ela para ligar para lá e expor o problema... Comigo foram muito prestáveis... No meu a luz também estava sempre a piscar e era a fita partida...

                              Comentário


                                #16
                                na casa em rio meao queriam foto da fita e mais nao sei o quê, a moça não percebia nada daquilo e recomendaram-lhe um mecânico. resumindo e concluindo, no final a fita ficou por quase 200€, mais umas peças e tal, que a rapariga não sabe os nomes, mas que estavam num papel que o tipo lhe deu, mais apenas 30€ de mão de obra, ficou tudo nos 400€.

                                eu, que nem tenho nada a cer com o assunto a não ser tentar ajudar, até saltei. para quem tinha um preço estimado de 500€ na marca... ainda falta a tal luz no quadrante, mas isso é uma centralina nova, segundo o tipo. mas aspirou-lhe o carro, foi o que a moça mais gostou. em quanto ficará a dita centralina? falaram-lhe em 2000€.

                                não sei se incluiu ou não a ida à inspeção, mas mesmo que incluísse ela foi roubadinha, não foi?

                                Comentário


                                  #17
                                  ninguém comenta em relação ao preço, mesmo não tendo todos os detalhes?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se na marca era 500€ e pagou 400€ acho que provavelmente não terá sido o mais barato que se arranjava, ao menos que tenha ficado bem feito que a qualidade também se paga...
                                    Por outro lado dizes que levou mais umas peças, necessárias à reparação ou é outro assunto? Se não forem necessárias para esta reparação que estamos a falar ficou em 230€? Se foi já está muito melhor...

                                    Comentário


                                      #19
                                      É uma peça que nova não dá para fugir muito. Quase que só se poupa na mão de obra.

                                      Não vou comentar o valor da peça pois não sei o seu preço. Mas acho estranho ter levado mais componentes e em especial terem custado mais de 150€...

                                      Um eletricista auto ajuda muito nestas situações

                                      Eu da próxima vez compro na marca e monto eu. Não há que enganar.


                                      Cump.

                                      Comentário


                                        #20
                                        as peças tiveram a ver com a colocação da fita, só não sei se levaram o carro à inspeção ou não. ainda lhe falaram numa centralina, mas ela não vai por e houve uma 3ª pessoa que disse que meteu a dela na marca e lhe levaram 2 mil euros, também renault.

                                        Comentário


                                          #21
                                          caditonuno, não leves a mal, mas leste o meu post anterior à um mês? É que expliquei as várias opções de reparação, postei imagens, pelos vistos a tua amiga optou por um método diferente, e agora perguntas se foi roubada.

                                          Basicamente sim, foi roubada. Como referi, o módulo da fita de airbag custa entre 200 a 250€ na Renault. No máximo demora 1 hora a ser montada, logo o custo seria de cerca de 300€. Se pagou 400€ não sabe bem em quê, e continua com a luz de avaria acesa, é preciso explicar o resto?

                                          Em relação à luz de airbag em específico: nos Megane II a luz de airbag acende quando existe um problema, e apaga automaticamente quando o mesmo é resolvido. Por outras palavras, se a luz continua acesa existem duas opções: a fita de airbag foi mal reparada, ou existe um airbag com problemas (possivelmente as fichas debaixo dos bancos).

                                          A questão da centralina avariada também é uma possibilidade, mas a meu ver pouco provável. Mesmo que seja necessário uma centralina nova, isso não é peça para se trocar na marca, muito menos num mecânico que pede 2000€. Uma centralina usada numa sucata custa à volta de 50€, se for preciso reprogramá-la (se estiver "detonada") mais 50€, e a montagem no máximo mais 50€. A pessoa indicada para este tipo de serviço não é um mecânico normal, mas sim um técnico de electrónica. Logo, a troca da centralina pode custar entre 75 a 150€.

                                          Espero (a sério) que daqui a 1 semana não nos informes que a tua amiga acabou de pagar centenas ou milhares de € para trocar a centralina... e que o airbag também precisa de ser trocado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            não foi num mecânico que pagaram 2000, foi na renault e foi uma colega dela. eu bem lhe disse que a centralina era barata, no máximo uns 150/200€, afinal fica muito menos.

                                            ela realmente continua com a luz acesa no quadrante. como não me mostrou a fatura só me disse por alto o que mudaram. se eu não sei onde ficam algumas peças, ela não sabe nem conhece! o problema é que ela está a trabalhar no algarve como eu, tinha que fazer a inspeção ao carro e não conhecia nada ali. ainda lhe disse para ligar para a marca no algarve e comparar preços e depois perguntar por um eletricista automóvel - não técnico de eletrónica, pois seria muito específico, digo eu - e depois fizesse a opção.

                                            como na zentrum queriam fotos da ficha (sempre pensei que dando os dados do carro servia, esta para mim é nova) e ela não sabia onde se encontrava a fita e o que era, decidiu ir a um mecânico recomendado por alguém. ele claramente aproveitou-se, como ela não era dali só lá iria daquela vez, quase de certeza.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois, mas a tua amiga não devia ter trazido o carro com a luz de airbag acesa, precisamente após uma reparação no sistema de airbag. Com um bocado de sorte, a fita nem ficou bem reparada.

                                              O módulo da fita de airbag, que inclui as manetes, varia consoante o equipamento do carro. Com/sem cruise control, com/sem faróis de nevoeiro à frente, e com/sem limpa-vidros traseiro. A fita propriamente dita (flat cable) depende apenas dos botões de cruise control, se tiver tem 7 pistas, se não tem 5.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ela nem sabe o que é o cruise control e se o carro tem isso...

                                                mas não tem luzes de nevoeiro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Então largou 400€ e o carro ficou com a luz acesa na mesma!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boa tarde,

                                                    estou com o problema da fita do airbag no meu Megane. Estou a pensar mandar vir uma fita nova, que fica aproximadamente por 25€, e substituir a antiga pela nova. Ainda não me informei com ninguém, mas este procedimento resolverá o problema, certo?
                                                    Editado pela última vez por JoaoPedroF; 14 October 2015, 14:00.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas tens a luz acesa ou só faz ruído quando rodas o volante? Se for este último, eu ficava quieto...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                                        Boa tarde,

                                                        estou com o problema da fita do airbag no meu Megane. Estou a pensar mandar vir uma fita nova, que fica aproximadamente por 25€, e substituir a antiga pela nova. Ainda não me informei com ninguém, mas este procedimento resolverá o problema, certo?
                                                        Confirma com um diagnóstico electrónico se é a fita do airbag ou se é as fichas debaixo do banco antes de estoirar €€

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          Mas tens a luz acesa ou só faz ruído quando rodas o volante? Se for este último, eu ficava quieto...
                                                          Inicialmente começou por fazer os estalinhos quando rodava o volante. Passado uns tempos a luz acendeu.

                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Confirma com um diagnóstico electrónico se é a fita do airbag ou se é as fichas debaixo do banco antes de estoirar €€
                                                          Posso fazer isso, mas dado o meu comentário anterior, é quase certo que seja a fita do airbag. As fichas debaixo do banco cheguei a mandar arranjar na Renault (ainda em garantia) e nunca me deram mais problemas. Por quanto fica o diagnóstico?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se mudares a fita e for esse o problema fica bom.

                                                            Agora eu tentava era confirmar se não é nenhuma ficha.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X