Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Amortecedores da porta da mala, como remover? ´´´

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Amortecedores da porta da mala, como remover? ´´´

    Boas pessoal, hoje trago uma dúvida que me está a tirar do sério resolver.

    Visto o meu Honda Civic já ter os amortecedores da mala sem força e eu ter 2 praticamente novos em casa, decidi mudar os mesmos hoje.

    Acontece que os que estão no carro, não têm absolutamente nada para os remover, normalmente costumam ter 2 pernos em cada ponta que com a ajuda de uma chave de fendas se levanta e destrava os amortecedores da esfera, mas os que lá estão são completamente lisos.

    Tentei de todas as maneiras removê-los mas não consigo e venho pedir a vossa ajuda. Alguém sabe qual é a manha para tirar os mesmos do sítio?

    Cumps

    #2
    Entra e sai com uma pancada seca.

    Comentário


      #3
      https://www.youtube.com/watch?v=trvT1zzrIGY


      dá-lhe

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Bruxo Ver Post
        Bruxo, com certeza não leste bem a minha pergunta..
        Eu sei trocar uns amortecedores, a questão aqui é que estes são lisos e não têm qualquer patilha de bloqueio/desbloqueio para os remover das esferas, ao contrário dos que estão no vídeo.

        Eblase, realmente deverá ser a única maneira de os remover, amanhã já testo a teoria do "ou vai ou racha"!

        Comentário


          #5
          Consegues tirar uma foto disso? É o de 5 portas? De que ano?

          Já percebi que sabes como isso funciona... mas mesmo que não vejas as patilhas da mola por fora, ela deverá estar lá dentro a manter o amortecedor preso à esfera. Meia bola e força... Isso não nasceu lá!
          Editado pela última vez por CL; 18 December 2014, 21:20.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CL Ver Post
            Consegues tirar uma foto disso? É o de 5 portas? De que ano?

            Já percebi que sabes como isso funciona... mas mesmo que não vejas as patilhas da mola por fora, ela deverá estar lá dentro a manter o amortecedor preso à esfera. Meia bola e força... Isso não nasceu lá!
            Amanhã poderei tirar foto, mas vou ver se com uma pancadinha de amor eles saltam do lugar e logo informo como correu

            Comentário


              #7
              Depois segura a mala não vá partires o vidro..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Depois segura a mala não vá partires o vidro..
                ... com a cabeça, não é?

                (nunca imaginei que a mala de um mondeo mk2 de 5p pesasse tanto... ia-me comendo vivo, lol)
                Editado pela última vez por Vocsa; 19 December 2014, 09:17.

                Comentário


                  #9
                  Exactamente. É desagradável fazer isto sozinho. Aquele trinco parece fazer pontaria de propósito.

                  Comentário


                    #10
                    Bem pessoal, lá tentei dar umas pancadas naquilo para ver se saia do sítio e nem mexe!
                    Aproveitei e tirei fotos dos amortecedores para terem uma ideia..
                    Talvez não tenha exercido força suficiente mas pronto preferi não arriscar mais e ainda partir alguma coisa.

                    CAM00562.jpg
                    CAM00563.jpg
                    CAM00564.jpg

                    Comentário


                      #11
                      O que me parece é que esses amortecedores só saem numa determinada posição. Ou seja, é necessário um determinado alinhamento da esfera interna com a externa. Deve existir ali uma irregularidade geométrica que prende - tipo um entalhe.

                      Isto é uma mera hipótese!

                      Comentário


                        #12
                        Porque não tiras a "porca" de ambos os lados e vez "cá fora"?

                        Não será uma solução?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por blind3 Ver Post
                          Bruxo, com certeza não leste bem a minha pergunta..
                          Eu sei trocar uns amortecedores, a questão aqui é que estes são lisos e não têm qualquer patilha de bloqueio/desbloqueio para os remover das esferas, ao contrário dos que estão no vídeo.

                          Eblase, realmente deverá ser a única maneira de os remover, amanhã já testo a teoria do "ou vai ou racha"!

                          Qual é o CIVIC??
                          Ano?
                          Meto-te já o método de montagem que a Honda indica
                          Editado pela última vez por Bruxo; 19 December 2014, 17:18.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bruxo Ver Post
                            Qual é o CIVIC??
                            Ano?
                            Meto-te já o método de montagem que a Honda indica
                            Civic 1.4 GL de 91
                            Vê lá então ai a marosca do bicho
                            Caso tenhas o manual em pdf eu agradecia se me o pudesses enviar

                            Sim já pensei em remover as porcas mas como pode só sair de determinada maneira e eu não quero que a porta fique desalinhada devido a não estar fixada pelos amortecedores e não ter quem a segurasse na altura, não removi e prefiro estudar melhor a coisa

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por blind3 Ver Post
                              Sim já pensei em remover as porcas mas como pode só sair de determinada maneira e eu não quero que a porta fique desalinhada devido a não estar fixada pelos amortecedores e não ter quem a segurasse na altura, não removi e prefiro estudar melhor a coisa

                              Não percebi essa parte... tirando apenas as "porcas" dos amortecedores a porta não vai desalinhar

                              E pelas imagens, parece-me, que podes tirar a "porca" de baixo primeiro. Dechas a tampa da mala e por dentro tiras a de cima... Assim não há risco nenhum

                              Comentário


                                #16
                                companheiro

                                Troquei os da minha astra h há dias, mas, parece-me que o esses são diferentes.

                                Two Supports for Civic Sentra Hatchback Rear Hatch Trunk Lid Lift Shock Strut | eBay

                                Para o civic, vêm com os parafusos, enquanto que para a astra eram só os amortecedores.

                                Vê o link

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                  Não percebi essa parte... tirando apenas as "porcas" dos amortecedores a porta não vai desalinhar

                                  E pelas imagens, parece-me, que podes tirar a "porca" de baixo primeiro. Dechas a tampa da mala e por dentro tiras a de cima... Assim não há risco nenhum
                                  Realmente nem me tinha apercebido que deveria dar para tirar por dentro, apesar de não ser o mais prático e confortável.

                                  Mas quanto ao desalinhamento, digo por experiência própria em outra situação, que era preciso esforço depois da troca para destrancar e trancar a mala devido a ter arredado uns meros milímetros do lugar.
                                  Amanhã já trato do assunto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                    companheiro

                                    Troquei os da minha astra h há dias, mas, parece-me que o esses são diferentes.

                                    Two Supports for Civic Sentra Hatchback Rear Hatch Trunk Lid Lift Shock Strut | eBay

                                    Para o civic, vêm com os parafusos, enquanto que para a astra eram só os amortecedores.

                                    Vê o link
                                    Agradeço desde já o Link amigo, mas eu neste caso já tenho os novos amortecedores para colocar, apenas necessito de saber como os remover devido á inexistência de trava da esfera.

                                    E fica a sugestão para quem necessitar de comprar, sempre fica mais em conta pelo Ebay caso tenha frete grátis.
                                    Apenas chamo a atenção, que os que mencionas-te no link, não são enviados para Portugal.
                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Parecem-me muito idênticos aos do meu Rover 45 5 portas que tive de mudar há uns meses. Tenho para aí isso descrito sucintamente no respectivo diário de bordo.

                                      Não foi fácil! Mas foi feito! Até mudei a dois carros...

                                      Primeiro arranja uma madeira quase do comprimento entre a porta e o apoio do porta-bagagens, para não levares com ela na cabeça porque é mesmo muito pesada! No meu caso usei um pau de vassoura (no teu deverá ser algo da mesma dimensão).

                                      Depois vais ter que fazer como já disseram... umas boas pancadas secas mas firmes com algo em madeira e um martelo de peso generoso... (as minhas partes da mola também não quiseram colaborar... embora nas tuas fotos nem consiga ver algo parecido com molas... mas elas estão lá dentro!). Usa um pano grosso/cobertor para proteger a carroçaria quando o amortecedor se soltar (para o lado). Uma 2ª pessoa pode ser útil para segurar o pano mas com as mãos desviadas do caminho do martelo...

                                      O 2º apoio já será mais fácil de retirar e o 2º amortecedor ainda mais fácil, porque já há a experiência do 1º...

                                      Recomendo começar pelo apoio superior que é o mais difícil.
                                      Editado pela última vez por CL; 20 December 2014, 18:11.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        ... com a cabeça, não é?

                                        (nunca imaginei que a mala de um mondeo mk2 de 5p pesasse tanto... ia-me comendo vivo, lol)
                                        A brincar a brincar, uma mala de um carro é muito pesada e pode magoar alguém seriamente se nos descuidamos nos amortecedores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bom pessoal o assunto já foi resolvido ou melhor dizendo "meio resolvido".
                                          Ontem pus mãos á obra e tentei o método da alavanca e o resultado foi absolutamente nenhum, não saia nem á lei da bala

                                          Então usei o método "evasivo", desapertei os parafusos e removi tudo cá para fora e dei uso á rebarbadora Com jeitinho cortei á volta das esferas de maneira a abrir a cápsula que as prende ao meio e foi só retirar as mesmas

                                          O problema neste caso foi os amortecedores que tinha para substituir, são muito curtos e a mala fica a cerca de ainda 20cm da altura máxima.

                                          Dei conta também que apenas um dos amortecedores estava sem força pelo que deixei o outro no sitio e coloquei apenas um dos mais curtos até comprar um com a mesma medida

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não sei de onde és... comprei há meses uns da Marelli na Auto-Peças em Almada, por cerca de 35€ o par, se não me engano.

                                            Guardei um ou dois melhores dos 4 antigos (porque eram 2 carros iguais, Rover 45). Se fores de perto podemos ver se servem no teu... são de borla, claro!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                              Não sei de onde és... comprei há meses uns da Marelli na Auto-Peças em Almada, por cerca de 35€ o par, se não me engano.

                                              Guardei um ou dois melhores dos 4 antigos (porque eram 2 carros iguais, Rover 45). Se fores de perto podemos ver se servem no teu... são de borla, claro!
                                              Isso seria ótimo companheiro, mas se és da Póvoa, ainda fica um esticão pois sou de C.Branco.
                                              Julgo não ir para esses lados nos próximos tempos, mas caso sejam a mesma medida dos meus nem que envies por correio que pago os portes.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X