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Luzes no quadrante Golf 6

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    Luzes no quadrante Golf 6

    Boas pessoal,

    Desde à uns tempos para cá, no Golf 6 ao andar para cima de 100-120km/h aparecem estas luzes no quadrante:



    A única intervenção feita ao carro, foi à uns tempos atrás a mudança de travões da frente e trás. Será algum sensor ou algo mal feito durante a mudança?

    Desde já agradeço a ajuda.

    #2
    Aquela vermelha também acende?

    Comentário


      #3
      As luzes significam que tens um problema no sistema de travagem. Estão as 3 relacionadas, ABS, ESP, e avaria nos travões.

      Se o problema surgiu após a troca das pastilhas, provavelmente o responsável será um sensor de ABS. Pode estar 'fora do sítio' ou a ficha de ligação a pedir uma limpeza.

      O processo normal nestes casos é ligar à máquina de diagnóstico e verificar qual dos 4 está a dar erro.

      Comentário


        #4
        Pode ser a ficha junto às rodas. São as que indicam a velocidade e fazem trabalhar o abs/esp/whiskas.

        Comentário


          #5
          Quase de certeza que te trocaram as pastilhas de travão ao carro sem desligar a bateria e lá se foram os sensores do ABS.





          Ou seja, para todos os efeitos tens um carro com sistema de travagem convencional. É melhor para andar no prego, dizem os especialistas. Que isso do ABS é uma mariquice que não deixa um gajo travar em condições já em cima dos correctores.

          (a primeira frase é a sério, falo por experiência num VW Passat.)

          Comentário


            #6
            Pessoal, desde já obrigado pelas respostas.

            Por acaso estava lá durante o procedimento e a bateria não foi desligada. Como é que se repõem os tais sensores? Ligando à máquina?

            Comentário


              #7
              Desligar a bateria para trocar umas simples pastilhas? Desconheço qualquer procedimento de revisão que envolva desligar a bateria. Só em reparação de airbags é aconselhado, se não se tiver máquina de diagnóstico para bloquear a centralina.

              Em relação à localização do sensor, nos carros que tenho visto, o mesmo localiza-se no cubo/centro da roda, e não junto às pastilhas. Neste vídeo dá para ver o sensor traseiro dum Golf VI: https://www.youtube.com/watch?v=vH5jzDkV9Uk

              Mesmo que fosse preciso efectuar algum procedimento especial, o erro de ABS iria surgir a baixa velocidade, não apenas a partir dos 100 KM/h.

              DSR, como já referi no meu primeiro post, a não ser que queiras andar à procura do problema, o primeiro procedimento é diagnóstico.
              Editado pela última vez por bruncamps; 24 December 2014, 16:48.

              Comentário


                #8
                Também nunca tinha ouvido nada relacionado com desligar a bateria para mudar travões mas como os carros mais recentes trazem muita tecnologia, já estava a acreditar que era preciso.

                De qualquer das formas, vamos levar o carro onde se trocou os travões e vamos ligá-lo à máquina a ver o que acusa, depois deixo feedback.

                Mais uma vez, agradeço a ajuda.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                  Desconheço qualquer procedimento de revisão que envolva desligar a bateria.
                  Sempre que seja necessário desligar um sensor é recomendado desligar a bateria, na prática a maior parte das vezes não vem mal nenhum ao mundo mas a verdade é que os construtores recomendam...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                    Sempre que seja necessário desligar um sensor é recomendado desligar a bateria, na prática a maior parte das vezes não vem mal nenhum ao mundo mas a verdade é que os construtores recomendam...
                    "Sempre" que se trocava pastilhas no Passat lá de casa sem se desligar a bateria, era certinho que o mecânico que fez o serviço tinha mais alguma coisa a resolver por conta própria. Se falei sobre isso mais acima foi por experiência, nada mais.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                      "Sempre" que se trocava pastilhas no Passat lá de casa sem se desligar a bateria, era certinho que o mecânico que fez o serviço tinha mais alguma coisa a resolver por conta própria. Se falei sobre isso mais acima foi por experiência, nada mais.
                      Não percebi...

                      Comentário


                        #12
                        O manual do carro sugere desligar, o mecânico não desliga... Se avaria um sensor ele que troque e na bufa

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por angel99 Ver Post
                          O manual do carro sugere desligar, o mecânico não desliga... Se avaria um sensor ele que troque e na bufa
                          Fia-te na virgem e não corras...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                            Não percebi...
                            Queimava o sensor, ficava com a luz acesa e sem ABS, metia um novo e pagava-o ele.

                            Comentário


                              #15
                              Estranho. Quanto muito deu um toque no fio do sensor e danificou-o.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                                Queimava o sensor, ficava com a luz acesa e sem ABS, metia um novo e pagava-o ele.
                                Devia dar-lhe um grande lucro trabalhar assim

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho uma Passat que de vez em quando liga as luzes do ABS e do ESP, mas é só de tempos a tempos e quase sempre ao arrancar depois de fazer manobras com o volante.

                                  Ainda não me dei ao trabalho de investigar a coisa, mas soa-me a alguma ficha ou cabo lascado.

                                  Contudo, quando isto acontece, as luzes apagam 2 ou 3 segundos depois e fica tudo normal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pode ser o sensor de direção no volante... liga a máquina de diagnóstico a ver se tem erros na direção.

                                    Comentário

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