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Vaso espansão vazio

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    Vaso espansão vazio

    Ora Boas Festas a todos

    Hoje de noite o meu irmão quando liga o carro C3 1.4 hdi recebe no CB de bordo a indicaçao do nivel refrigeraçao baixo, quando foi ver estava sequinho e atestou. Tinha visto os niveis todos na semana passada.

    Hoje de manha mantinha o nivel e depois disso andou un 50 km com ele e o nivel mantém-se. O que acham que se passou?

    #2
    Parece ter alguma fuga pequena que deixa sair o fluido quando este está muito quente.

    Comentário


      #3
      Esqueci de dizer que o carro esteve parado numa subida antes de ter dado o aviso.
      Hoje de manha ao abrir o vaso saiu ar e o liquido baixou um pouco. Voltou a meter no max e fez os tais 50km, desde aí o líquido subiu acima do max e 2h depois de parar o carro ainda está acima (penso que seja normal).
      Editado pela última vez por PugGT; 26 December 2014, 14:58.

      Comentário


        #4
        Trocou bomba de água, termóstato, radiador ou outro componente da refrigeração há pouco tempo?
        Pode ter ficado mal sangrado.

        Comentário


          #5
          Não trocou nada disso que ainda é tudo de origem. Ontem encheu com o motor a trabalhar e por acaso nem levou muito além do vaso, o liquido está limpido mesmo com 217 mil km. Será que ficou com ar nas tubagens? Como fazer para o retirar?
          Editado pela última vez por PugGT; 26 December 2014, 15:28.

          Comentário


            #6
            Com esses kms pode haver uma pequena fuga na bomba de agua verifica nao existe algum escorrido na zona da distribuiçao em baixo.

            Comentário


              #7
              Tudo de origem com esses quilómetros.... andam à procura de problemas só pode.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                Não trocou nada disso que ainda é tudo de origem. Ontem encheu com o motor a trabalhar e por acaso nem levou muito além do vaso, o liquido está limpido mesmo com 217 mil km. Será que ficou com ar nas tubagens? Como fazer para o retirar?
                Se tem bomba de água, termostato e afins de origem... deve estar na hora de dar uma boa vista de olhos nisso.

                Se não for nada de evidente convém meter o circuito sobre pressão. Uma boa oficina faz-te isso e descobre-se logo a fuga. Já tive um caso de fuga misteriosa e sem a ajuda da maquineta nunca lá chegava...

                Comentário


                  #9
                  Abrir o vaso com o liquido quente faz mal?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                    Abrir o vaso com o liquido quente faz mal?
                    Pode fazer-te muito mal. Podes ferir-te com seriedade... queimaduras.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                      Abrir o vaso com o liquido quente faz mal?
                      Antigamente, com as tampas em ferro sem rosca, fazia, agora vais rodando devagarinho até perder a pressão no sistema.

                      Comentário


                        #12
                        Posso dizer-te que "fugas" de líquido refrigerante foi a avaria mais comum da minha carreira automobilística.

                        Já tive de todas as maneiras e feitios -também já levo largos milhares de km em cima. Por grande sorte todas com final feliz.

                        Um conselho: não facilites. Aquilo que é hoje uma pequena fuga pode ser o inicio do problema. Se amanhã romper o resto de um tubo (por exemplo) pode gripar-se um motor. Uma coisa é não se dar conta, acontece. Agora sabendo que anda a perder água... não facilites.

                        Comentário


                          #13
                          Epa estive agora no local de ontem e nota se liquido no chao mas até agora não perdeu desde manha. O meu irmão disse que o carro esteve parado ontem desde as 19h até perto da 1h da manha nessa rampa. Raios

                          Comentário


                            #14
                            Se já vi HDI's com fuga e apenas 90000kms, quanto mais com 217000kms.

                            Se não for da bomba de água, será das ligações rápidas ao termóstato.

                            Presumindo que tenha o sistema de refrigeração em estado mint.

                            Comentário


                              #15
                              Fomos á Feuvert onde meteram o carro em cima do elevador e não detectaram fuga nem na bomba nem nos tubos. Disseram para ir verificando o nivel.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                Fomos á Feuvert onde meteram o carro em cima do elevador e não detectaram fuga nem na bomba nem nos tubos. Disseram para ir verificando o nivel.
                                Tiveste que pagar alguma coisa por fazer essa verificação?

                                Comentário


                                  #17
                                  Vai ver o nível do óleo do motor...

                                  Se tanta água desaparece tão rapidamente, para algum lado vai...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
                                    Tiveste que pagar alguma coisa por fazer essa verificação?
                                    Era melhor

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                                      Vai ver o nível do óleo do motor...

                                      Se tanta água desaparece tão rapidamente, para algum lado vai...
                                      Afirmei atrás que o chao ficou manchado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                        Afirmei atrás que o chao ficou manchado.
                                        E foi do líquido?

                                        Se os mecânicos não detectaram fugas...e para o chão ficar manchado nem é preciso ser mecânico para ver o líquido a cair

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                                          E foi do líquido?

                                          Se os mecânicos não detectaram fugas...e para o chão ficar manchado nem é preciso ser mecânico para ver o líquido a cair
                                          Ó Dainese eu sei que a hora ja vai avançada mas o vaso ficou vazio e o chao ficou manchado, atestou-se logo de seguida sendo que até agora ainda mantem o nivel fazendo com que os mecanicos não dessem com a fuga

                                          Comentário


                                            #22
                                            E purgou-se..? Se não encherem totalmente o circuito, não conseguem ver "na hora" a fuga.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                              Ó Dainese eu sei que a hora ja vai avançada mas o vaso ficou vazio e o chao ficou manchado, atestou-se logo de seguida sendo que até agora ainda mantem o nivel fazendo com que os mecanicos não dessem com a fuga
                                              Pois deve ir muito avançada a hora...é que não bate a bota com a perdigota...ou estás a esquecer-te de algum pormenor...


                                              Não estou a ver como um sist. de refrigeração, a frio, perde o líquido a ponto de manchar o chão e depois mantém o nível...

                                              Não meteram o circuito sob pressão na tal oficina? Foi a "olhómetro"?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                                                Pois deve ir muito avançada a hora...é que não bate a bota com a perdigota...ou estás a esquecer-te de algum pormenor...


                                                Não estou a ver como um sist. de refrigeração, a frio, perde o líquido a ponto de manchar o chão e depois mantém o nível...

                                                Não meteram o circuito sob pressão na tal oficina? Foi a "olhómetro"?
                                                O carro esteve parado das 19h á 1h da manha e foi quando ficou seco, o brother atestou e seguiu para casa.
                                                De manha acertou o nivel no max e depois andou o dia todo com ele e até á bocado nao voltou a ficar seco.
                                                Na oficina SÓ meteram no elevador e viram por baixo e dentro do capô e nao detectaram nenhuma fuga.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É tudo muito estranho...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                    É tudo muito estranho...

                                                    Podes crer será bruxedo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      UPDATE: Segundo o meu irmão o líquido acabou de baixar o equivalente à grossura dum dedo indicador no vaso de expansão, nos 10 minutos que levou a percorrer 7.6 km.



                                                      A variavel neste caso foi o facto de ter vindo com a chauffage ligada o que me leva a crer que haja fuga no radiador da mesma. O que acham desta teoria?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No interior junto aos tapetes o chão não aparece húmido?
                                                        Isso pode ser o radiador da chauffage roto, bem como uma fuga noutra parte qualquer, mas, a verdade é que é mesmo um problema e daqueles que não se deve facilitar pois vai um motor ao galheiro num instante.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu tenho um citroen c2 1.4 hdi com 220000km w ja tive esse problema. Era o tubo flexivel do radiador com referencia 1336v3 que está ligado ao termóstato. Com a trepidação do motor, um dos dois rubos tocava em algo metálico, o que criou um furo minúsculo. http://imgur.com/lcs6Y66

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Alguma atenção a certas observações a olho.

                                                            Em alguns carros a diferença entre a observação a frio e a quente pode ser uns centímetros.

                                                            Depois andar a encher sem purgar é outra questão. Agora sobe, depois desce, não é nada fiável.

                                                            Teste de pressão; descobrir a fuga; Reparar; purgar o sistema.

                                                            (Contei agora que já tive 7 fugas, desde tubos rotos, vedante do termostato, caixa do termostato, radiador da sofagem... tenho uma bela rodagem nesse aspecto )

                                                            Comentário

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