Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - "Zunido" em Gpunto Sport - 1.3 Mjet 90cvs 2009

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - "Zunido" em Gpunto Sport - 1.3 Mjet 90cvs 2009

    Olá a todos,

    Gostaria de saber a vossa opinião e obter a vossa ajuda para um zunido que me apareceu há 4 dias, ou pelo menos é essa a data em que o passei a sentir. Admito que tenho um ouvido bastante apurado, pelo menos a avaliar pelas resposta final de uma bosch, após substituição infrutífera do rolamento e tensor do alternador.
    Ora bem, o ruído trata-se de algo semelhante a um gato que "grita" sempre acelero e desacelero, mesmo que muito ligeiramente. Vou colocar links de vídeos do youtube, parecidos ao (ruído) meu.


    Acrescento ainda que desde há uns dias que denoto um tremer/vibrar do carro APENAS em aceleração, que não sei se está relacionado. Quanto a este, acrescento que, por necessidade, troquei entretanto os 4 pneus e alinhei a direcção! Não há foles transmissão rotos.

    O carro tem 73000 kms...mas esteve parado um ano. Fez revisão: troca de óleo (Selénia) e filtro, filtro de ar, filtro de gasóleo, filtro habitáculo, óleo caixa velocidades.

    Obrigado.
    Editado pela última vez por HugoMJet; 30 December 2014, 19:17.

    #2
    https://www.youtube.com/watch?v=hWJQU1UEjCU

    Não tão agudo nem audível, no meu carro....

    Segundo os "técnicos" da bosch, retirando a correia alternador/acessórios, o ruído mantém-se pelo que não será da bomba de água... ??
    Disseram-me que não é quase notório (para eles!!!!) e para andar assim "até ver"...

    https://www.youtube.com/watch?v=M8A1ZcfGvGI

    Talvez mais parecido...mas também mais audível que no meu caso...
    Editado pela última vez por HugoMJet; 30 December 2014, 19:01.

    Comentário


      #3
      Pode ser a bomba de água. Pode ser um rolamento(alternador, bomba direcção assistida, ar condicionado..).

      Comentário


        #4
        Pois...Rolamento e tensor do alternador já foram mudados agora (ontem)...e tudo permanece idêntico.

        Comentário


          #5
          Bom, amanhã ou 3.ª feira irei levar carro à Fiat...

          Até lá, se alguém me puder ajudar a que dps possa indicar algumas alternativas ao mecânico, em jeito de "despistagem/triagem" do problema...agradeço!

          Comentário


            #6
            Se não é dos acessórios, não estou a ver. O mais parecido que ouvi foi num C4 onde a direcção é eléctrica e hidráulica. Funciona independente das correias.

            Comentário


              #7
              Ok...obrigado na mesma...
              E relativamente ao trepidar/tremer em aceleração (apenas)!? Será que o facto de ter estado parado tanto tempo degradou a "valvulina" das juntas homocinéticas?? (estarei a falar bem???)

              Comentário


                #8
                Isso pode ser algum sensor sujo. Convinha ler os valores de todos eles em plena aceleração. Um dos que pode estar a falhar é o sensor da posição do pedal.

                Comentário


                  #9
                  Mas isto acontece mesmo em aceleração muito suave! E não acusa nenhum erro, já foi ligado à máquina... Todavia, sente-se bem menos claro...
                  Pelo q vi no fórum, há quem fale mt em transmissões...mas no meu caso n há qualquer bater em mau piso ou outro qq sintoma parecido! Aliás, felizmente nem ruídos parasitas tem!

                  Comentário


                    #10
                    Ah, se não estiver "engatado" não trepida! Só a puxar, portanto... :/

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HugoMJet Ver Post
                      Ah, se não estiver "engatado" não trepida! Só a puxar, portanto... :/
                      Embraiagem...

                      Se isso acontecer como dizes, aceleração/desaceleração, quando carregas no
                      pedal da embraiagem (para trocar de mudança), será o rolamento de encosto
                      da embraiagem.

                      Se em velocidade constante deixa de chiar, serão as correias a patinar. Ou
                      seja, quando muda de velocidade de rotação, há um equipamento que não
                      acompanha a variação brusca e a correia patina (provocando o chiar).

                      Se tiver A/C, também pode ser o rolamento do A/C gripado.

                      Comentário


                        #12
                        Não Nuno, não há qualquer chiar de correias! O zunido faz smp, mesmo c ela desmontada, com ou sem A/C ligado...
                        Qt ao trepidar, isso acontece apenas em aceleração e não está relacionado c uma passagem de caixa, ou pelo menos não acontece apenas na sequência disso! Sera na mesma o rolamento de encosto!?
                        Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por HugoMJet Ver Post
                          Não Nuno, não há qualquer chiar de correias! O zunido faz smp, mesmo c ela desmontada, com ou sem A/C ligado...
                          Qt ao trepidar, isso acontece apenas em aceleração e não está relacionado c uma passagem de caixa, ou pelo menos não acontece apenas na sequência disso! Sera na mesma o rolamento de encosto!?
                          Obrigado.
                          Disco de embraiagem/prensa..

                          Comentário


                            #14
                            Bom, ao que parece e após verificação sumária do mesmo, disseram-me que o ruído realmente provém do alternador pois estará sujo, não sendo nada relevante. Além disso, foi detectada e presenciada por mim uma pequena fuga de gasóleo mais para trás, em local a verificar na 4.ª feira após o almoço, data em que irei tratar de tudo.
                            Quanto ao trepidar, resulta quase certamente de falta de lubrificação da transmissão, não sei bem onde, mas parece-me terem referido no eixo ou junto à caixa de velocidades??? Não sei precisar...

                            Obrigado a todos, depois colocarei respostas mais precisas sobre a situação.

                            Comentário


                              #15
                              Então mas não tinham desligado o alternador? Excluí a partir desse pressuposto.

                              Comentário


                                #16
                                Isso não foi agora! Na bosch car service disseram que sim, mas eu não vi... Aliás, depois de me mudarem o rolamento e tensor, depois de continuar igual e depois de me dizerem que era um ruído quase imperceptível, normal e que poderia desaparecer...já não sei nada do que viram!!
                                Na 4.ª feira à noite informo o que foi exactamente verificado e como foi resolvido...

                                Comentário


                                  #17
                                  Trepidação em movimento é sintoma de bimassa, não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também pode ser.

                                    Comentário


                                      #19
                                      hum, não me parece. São só 73000kms e não há qualquer alteração, mínima que seja, de barulho qd pressiono ou não ou pedal da embraiagem...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se os pneus estão ok, pode ser a bimassa/embraiagem. Estou a excluir falta de aperto nas rodas..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso é que julgo mesmo que não! Presenciei a troca de pneus e alinhamento!...
                                          Bem, na 4.ª feira digo algo...já com certezas...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O último carro que levei à IPO passou por uma unha negra no alinhamento feito minutos antes. Bastou não encherem os pneus antes de alinhar para dar outros valores. Como reparei que não encheram os pneus, fiz eu mesmo... depois da IPO lá fui alinhar novamente sem custos.

                                            Encheram os pneus com a pressão correcta?

                                            Não saltou nenhum peso?

                                            Fica a ideia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu ajustei a pressão...de acordo com o manual: 2,4 bar à frente e 2,2 atrás. Visto após sair de casa, a frio.
                                              Se saltou algum peso...não sei!!
                                              Obrigado pelas opiniões!...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bom, relativamente ao zunido em quente...não me souberam dizer porque acontece!! Não é do alternador, não é da bomba de água, não é do A/C...não é do turbo... Enfim, deixar andar. Estou tentado a mudar o óleo, sei lá!

                                                Quanto ao trepidar em aceleração, são as transmissões nomeadamente as cruzetas e as juntas homocinéticas junto à caixa de velocidades, que já "têm cama" (espero não estar a dizer asneiras). A lubrificação foi deficiente em tempos, agora...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sensor de massa?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não é perda de potencia!! Sensor não... Ele puxa bastante bem, mas treme/trepida nesses casos!.... :/

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X