Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema com som Auto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema com som Auto

    Boas pessoal, hoje foi dia de mais um upgrade no carro e decidi lhe instalar um amplificador que comprei.

    Lá fui comprar o kit de amplificador e montei aquilo tudo no sitio.

    Quando termino e vou testar o som deparo-me com um problema, tudo trabalhava mas as colunas e o subwoofer estavam com um barulho do gênero de quando a gente encosta o negativo e o positivo das colunas e faz aquele rugido.

    Antes da instalação eu tinha:
    Coluna esquerda da frente e de trás unidas no canal da frente esquerdo;
    Coluna direita da frente e de trás unidas no canal da frente direito;
    Canais das colunas traseiras dedicados ao subwoofer (tenho essa opção no rádio).

    Pensei logo que pudesse ser as ligações ao amplificador mal feitas, revi e estava tudo bem. Então voltei ao rádio e visto que tive que retirar as colunas da chapeleira para me caber lá o subwoofer e visto o som da interferência que ouvia, decidi então remover as ligações das colunas traseiras e a do subwoofer (que já estava ligado ao amplificador)

    Sem perceber o motivo o subwoofer deixou-me de trabalhar depois de cortada as ligações antigas que já nada lá tinham ligadas e o rugido parou

    Alguém sabe qual poderá ser o problema?

    Eu neste momento as ligações que tenho são apenas as das colunas frontais diretamente do rádio e a ligação remote para o amplificador ao qual está ligado o subwoofer.

    Espero ter me feito entender e não me ter tornado demasiado confuso. Agradeço desde já toda a ajuda. Cumps
    Editado pela última vez por blind3; 08 January 2015, 21:06.

    #2
    Uma das causas de o amplificador/woofer fazer ruído e não imitir som é quando, por lapso, se liga a entrada do ampli ao line in do auto rádio.

    Comentário


      #3
      Primeiro, cuidado ao ligares duas colunas à mesma saída do rádio. Como estás a ligar duas colunas de 4 ohms em paralelo, o AMP interno do rádio vai ver uma carga de 2 ohms e tens que ver se o teu rádio suporta essa carga.

      O teu amp não tem entradas de alto nível?

      Segundo, tenta fazer as ligações novamente ao amp com apenas o sub ligado, com outros cabos RCA por fora e desliga as colunas de trás.

      Revê a ligação à massa. Revê a ligação de 12V.

      Pede a outra pessoa para conferir as ligações contigo.

      Coloca as colunas da frente ligadas às saidas traseiras do auto rádio para certificares-te que as saídas traseiras estão boas.

      Abraços e boa sorte.
      Editado pela última vez por joseamrib; 08 January 2015, 22:27.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
        Uma das causas de o amplificador/woofer fazer ruído e não imitir som é quando, por lapso, se liga a entrada do ampli ao line in do auto rádio.
        Eu tenho os cabos RCA ligados á saída Subwoofer Output no rádio e á Line In no Amplificador, logo parto do principio que o problema não seja dai amigo, pois está tudo no sítio.

        Não vejo motivo para não funcionar, o meu amplificador tem 4 canais de som e tenho ele definido para 2 canais e o subwoofer ligado numa delas.

        Deixo imagem explicativa de como tenho as ligações feitas:
        3088356244.jpg

        Comentário


          #5
          Outro pormenor. Como estão os fusíveis do AMP?

          Abraços!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
            Primeiro, cuidado ao ligares duas colunas à mesma saída do rádio. Como estás a ligar duas colunas de 4 ohms em paralelo, o AMP interno do rádio vai ver uma carga de 2 ohms e tens que ver se o teu rádio suporta essa carga.
            As colunas são de 80W e o rádio traz um mini amplificador na parte traseira, dai ligar só para ter um pouco de nitidez de som atrás, mas já tirei as colunas e estão só as da frente ligadas.

            O teu amp não tem entradas de alto nível?
            Não faço ideia amigo, comprei usado e não tenho o Manual e não encontro o do meu modelo na internet, mas no amplificador não tenho referência nenhuma aos Ohms nos canais logo deverão ter todos o mesmo.

            Segundo, tenta fazer as ligações novamente ao amp com apenas o sub ligado, com outros cabos RCA por fora e desliga as colunas de trás.
            Eu não tenho colunas atrás, retirei a chapeleira que fiz á medida com as colunas embutidas e meti a de origem hoje devido a não caber o subwoofer na mala com as colunas.
            Com outros cabos RCA por fora como assim? Eles são novos, comprei hoje logo não deve ser dos cabos.


            Revê a ligação à massa. Revê a ligação de 12V.
            A ligação á massa está boa, aproveitei um furo no chão da mala e raspei até ficar a chapa crua para fazer o contacto e aparafusei lá o contacto.
            A ligação de 12V também não tem qualquer problema pois acende as luzes do amplificador quando ligo o rádio e foi tudo bem apertado.


            Pede a outra pessoa para conferir as ligações contigo.
            Foram conferidas hoje por um colega que também meteu sub e amp no dele e nem ele entende qual a marosca do bicho para não funcionar.

            Coloca as colunas da frente ligadas às saidas traseiras do auto rádio para certificares-te que as saídas traseiras estão boas.
            Amanhã já vou fazer isso, mas de qualquer maneira mesmo que não funcionassem, elas estão inutilizadas pois tirei as colunas traseiras.

            Abraços e boa sorte.
            Como vês, é um bicho de 7 cabeças que não estou a entender onde está o problema...
            O meu amplificador é um Sony MX-3040, o subwoofer é um USBlasted e o meu rádio é um Pioneer MVH-1400UB

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
              Outro pormenor. Como estão os fusíveis do AMP?

              Abraços!
              Está ótimo, só tem 1 de 30A e está bom pois retirei e verifiquei amigo.
              Também se fosse o fusível não teria energia no AMP e as luzes não ligariam..

              Comentário


                #8
                Bom pessoal, hoje já me debrucei sobre o problema e desmontei tudo e voltei a montar e nada, experimentei o amplificador no carro de um colega e nada, logo o problema estava no amplificador.

                Depois de examinar o mesmo, reparei que tinha 2 furinhos muito pequenos entre as grelhas com 2 parafusos de regulação.

                Experimentei rodar os mesmos e Voilá fez-se som no subwoofer. O problema estava na regulação de Bass que estava completamente no minimo e logo não transmitia nada ao Sub, depois de regular só um pouco já está a tocar novamente

                Obrigado na mesma pela ajuda.

                Comentário


                  #9
                  Deve ser a regulação da freq de corte. Estuda bem agora a freq. de corte para casar bem com as colunas que tens.

                  Tens o sub ligado em ponte nos canais 3 e 4?

                  Abraços!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
                    Deve ser a regulação da freq de corte. Estuda bem agora a freq. de corte para casar bem com as colunas que tens.

                    Tens o sub ligado em ponte nos canais 3 e 4?

                    Abraços!
                    Eu tenho tudo meio termo, as configurações que tenho neste momento no Rádio são:
                    (-6 a 6)
                    - Bass: 4
                    - Mid : 2
                    - Treble: 2

                    Subwoofer CTRL:
                    - Cut Off Frequency: 80Hz (50Hz a 125Hz)
                    - Output Level 3 (-24 a 6)

                    E finalmente no Amplificador tenho 2 regulações, ambas a meio.

                    Ajustei tudo para um pouco mais de equilíbrio no Bass pois as 2 colunas e os 2 tweeters frontais têm agudos e médios suficientes por isso não há necessidade de puxar tanto por eles.

                    Estou na dúvida se deixo a chapeleira á medida com apenas 1 coluna embutida ligada ao rádio e não ao amplificador para não implicar na regulação e ter um pouco mais de agudos e médios atrás e não só bass.
                    Não consigo por a chapeleira com as 2 colunas pois o subwoofer tem a altura da mala e ocupa espaço e só conseguiria por as duas colunas instalando as duas na zona direita da mala.
                    Mas deixo o gráfico que fiz para veres como tenho o som distribuído no carro e fico á espera de uma opinião: Disposição Áudio.jpg
                    Editado pela última vez por blind3; 09 January 2015, 20:41.

                    Comentário


                      #11
                      Companheiro, liga as colunas da frente aos canais 1 e 2 do AMP e liga o sub em ponte nos canais 3 e 4.

                      Aqui um video a explicar como se liga em ponte um sub:

                      http://m.youtube.com/watch?v=5Hlw7d8jfNc

                      Para regulares o ganho no amplificador de forma mais ou menos correcta, faz assim.

                      1- colocar o ganho do AMP no mínimo.
                      2-radio com o volume em 0.
                      3-subir o volume do rádio até ouvires distorção nas colunas. Nesse ponto tiras ligeiramente ao volume até deixares de ouvir distorção. Deixa o volume assim para o próximo passo.
                      4-aumentar ganho no AMP até ouvires distorção nas colunas. Nesse ponto tiras ligeiramente ao ganho até deixares de ouvir distorção. E está regulado.;-)

                      No amp tenta colocar (caso tenha) o filtro hpf para as colunas da frente (para elas não terem que descer tanto, visto que tens sub) ou seja para os canais 1 e 2.

                      Para regulares o equalizador do rádio e AMP é sempre com o volume que tu colocas quando estás a ouvir uma música que tu gostas muito.;-)

                      também deves afinar o equalizador com músicas que tu conheças muito bem, para teres noção de como elas devem soar.

                      O som deve vir da frente. Não puxes o som para trás com o fader como muitos fazem. O fader dá para dar uns toques no palco, mas com o tempo e pesquisa começas a perceber certos conceitos.

                      O sub é para complementar as freq. que as colunas da frente não conseguem chegar, para conseguires ouvir as músicas conforme os autores as fizeram e querem que sejam ouvidas. Não coloques colorações (há muito pessoal que adora realçar o sub, mas não é assim que deve ser afinado, ele deve casar com o resto do sistema) no som com o eq.;-) se a tua fonte tivesse correções de tempo (pesquisa por time alighment car audio no google e tenta ver uns videos para saberes o que é), mais fácil conseguias casar todo o sistema e corrigir algumas coisas.

                      Em relação às colunas traseiras, liga-as directamente ao auto rádio para o pessoal que viaja atrás. Se não tens espaço arranja umas slim. Se mesmo com umas slim não tens espaço, mete umas mais pequenas nas laterais do banco traseiro se conseguires.
                      Em último caso, fora com elas, ou fazes uma caixa selada para o teu sub mais pequena, com os litros certos, correctamente construída através de umas calculadoras que por aí andam (faz umas pesquisas e procura em fóruns específicos de Car audio como se faz uma caixa à maneira de forma a elevares o teu sub para outro patamar).

                      Abraços!
                      Editado pela última vez por joseamrib; 10 January 2015, 01:02.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X