Boa noite, estou a abrir esta thread nesta secção porque me pareceu a mais indicada e porque estou a entrar numa fase de desespero em que não encontro solução para o meu tão 'estranho' problema. Espero conseguir algumas luzes de algum entendido o mais breve possível. Passo a explicar:
Tenho um Toyota Corola XLI de 96 a gasolina, motor de injecção eletronica já. O carro NUNCA (e quando digo nunca, é mesmo nunca) até hoje me deu uma unica dor de cabeça e conta com 140 mil km apesar dos anos que tem. Sempre teve boa manutenção (pneus, oleo, travoes etc) e o uso é citadino com algumas viagens. O problema começa a surgir quando do nada o carro resolve não arranca de ignição - pensei logo na bateria, apesar de estar boa, e qual o meu espanto que passado uns 15-20 minutos o carro pega sem ter feito nada, como se nada fosse - em andamento, impecável.
Começo a deparar-me com a situação constante em que o carro de chave (ignição) não pega (ouve-se motor de arranque, bateria, tudo ok) mas simplesmente não pega como se não tivesse gasolina até ao ponto que cheguei a gastar a bateria por completo de tanto insistir. Bateria recarregada e comecei a evitar esta situação... Das duas uma, ou deixo o carro numa descida ou algo minimamente inclinado ou então se ele não decidir pegar, não pega e ponto final até lhe apetecer (sim! porque se for preciso passado 15 minutos ja pega!!). Já fui a uma oficina, verificaram bateria, alternador, motor de arranque, relés, velas(?) e pouco mais e nem o mecanico sabe explicar porque é um problema intermitente. Com isto, vou gastando dinheiro e não resoluciono o problema. Aqui fica o estado da situação para facilitar:
- Carro pega SÓ e apenas quando lhe apetece de chave (tanto posos estar a chave 10 min e não pegar, como passado 1h no mesmo sitio pegar logo a primeira). Não é bateria, é como se não houvesse a 'explosão' no motor para ele pegar. Motor de arranque ok. Frio ou calor não parece ser causa.
- Carro pega SEMPRE de empurrão com muito pouca velocidade, ou seja, um empurrão a 5-10kmh é suficiente para ele trabalhar logo.
- Às vezes (aconteceu 2x) desliga-se em ponto morto ao relantim, ainda que raro, foi a unica situação em que se desligou com ele ligado, nunca em andamento.
- Em andamento parece-me normalissimo, portanto exclui a hipotese das velas devido a isso mesmo (se fosse velas ou bomba gasolina, engasgaria-se as vezes nao?)
Conclusão, parece-me ter a ver com algo que faça a injecção da gasolina com o carro parado/desligado, porque em andamento está tudo ok! Agora a questão é... o que?!?!?
Ninguém me sabe dizer e uma vez que sou estudante e é o meu 'carrito' do dia a dia, não posso nem consigo andar a gastar dinheiro na peça x e y na esperança de ir excluindo hipoteses até acertar no problema. Desculpem o testamento, aguardo esperançosamente alguem entendido que me dê uma luz!
Tenho um Toyota Corola XLI de 96 a gasolina, motor de injecção eletronica já. O carro NUNCA (e quando digo nunca, é mesmo nunca) até hoje me deu uma unica dor de cabeça e conta com 140 mil km apesar dos anos que tem. Sempre teve boa manutenção (pneus, oleo, travoes etc) e o uso é citadino com algumas viagens. O problema começa a surgir quando do nada o carro resolve não arranca de ignição - pensei logo na bateria, apesar de estar boa, e qual o meu espanto que passado uns 15-20 minutos o carro pega sem ter feito nada, como se nada fosse - em andamento, impecável.
Começo a deparar-me com a situação constante em que o carro de chave (ignição) não pega (ouve-se motor de arranque, bateria, tudo ok) mas simplesmente não pega como se não tivesse gasolina até ao ponto que cheguei a gastar a bateria por completo de tanto insistir. Bateria recarregada e comecei a evitar esta situação... Das duas uma, ou deixo o carro numa descida ou algo minimamente inclinado ou então se ele não decidir pegar, não pega e ponto final até lhe apetecer (sim! porque se for preciso passado 15 minutos ja pega!!). Já fui a uma oficina, verificaram bateria, alternador, motor de arranque, relés, velas(?) e pouco mais e nem o mecanico sabe explicar porque é um problema intermitente. Com isto, vou gastando dinheiro e não resoluciono o problema. Aqui fica o estado da situação para facilitar:
- Carro pega SÓ e apenas quando lhe apetece de chave (tanto posos estar a chave 10 min e não pegar, como passado 1h no mesmo sitio pegar logo a primeira). Não é bateria, é como se não houvesse a 'explosão' no motor para ele pegar. Motor de arranque ok. Frio ou calor não parece ser causa.
- Carro pega SEMPRE de empurrão com muito pouca velocidade, ou seja, um empurrão a 5-10kmh é suficiente para ele trabalhar logo.
- Às vezes (aconteceu 2x) desliga-se em ponto morto ao relantim, ainda que raro, foi a unica situação em que se desligou com ele ligado, nunca em andamento.
- Em andamento parece-me normalissimo, portanto exclui a hipotese das velas devido a isso mesmo (se fosse velas ou bomba gasolina, engasgaria-se as vezes nao?)
Conclusão, parece-me ter a ver com algo que faça a injecção da gasolina com o carro parado/desligado, porque em andamento está tudo ok! Agora a questão é... o que?!?!?
Ninguém me sabe dizer e uma vez que sou estudante e é o meu 'carrito' do dia a dia, não posso nem consigo andar a gastar dinheiro na peça x e y na esperança de ir excluindo hipoteses até acertar no problema. Desculpem o testamento, aguardo esperançosamente alguem entendido que me dê uma luz!
Comentário