Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Grande dor de cabeça Toyota Corola

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Grande dor de cabeça Toyota Corola

    Boa noite, estou a abrir esta thread nesta secção porque me pareceu a mais indicada e porque estou a entrar numa fase de desespero em que não encontro solução para o meu tão 'estranho' problema. Espero conseguir algumas luzes de algum entendido o mais breve possível. Passo a explicar:

    Tenho um Toyota Corola XLI de 96 a gasolina, motor de injecção eletronica já. O carro NUNCA (e quando digo nunca, é mesmo nunca) até hoje me deu uma unica dor de cabeça e conta com 140 mil km apesar dos anos que tem. Sempre teve boa manutenção (pneus, oleo, travoes etc) e o uso é citadino com algumas viagens. O problema começa a surgir quando do nada o carro resolve não arranca de ignição - pensei logo na bateria, apesar de estar boa, e qual o meu espanto que passado uns 15-20 minutos o carro pega sem ter feito nada, como se nada fosse - em andamento, impecável.

    Começo a deparar-me com a situação constante em que o carro de chave (ignição) não pega (ouve-se motor de arranque, bateria, tudo ok) mas simplesmente não pega como se não tivesse gasolina até ao ponto que cheguei a gastar a bateria por completo de tanto insistir. Bateria recarregada e comecei a evitar esta situação... Das duas uma, ou deixo o carro numa descida ou algo minimamente inclinado ou então se ele não decidir pegar, não pega e ponto final até lhe apetecer (sim! porque se for preciso passado 15 minutos ja pega!!). Já fui a uma oficina, verificaram bateria, alternador, motor de arranque, relés, velas(?) e pouco mais e nem o mecanico sabe explicar porque é um problema intermitente. Com isto, vou gastando dinheiro e não resoluciono o problema. Aqui fica o estado da situação para facilitar:

    - Carro pega SÓ e apenas quando lhe apetece de chave (tanto posos estar a chave 10 min e não pegar, como passado 1h no mesmo sitio pegar logo a primeira). Não é bateria, é como se não houvesse a 'explosão' no motor para ele pegar. Motor de arranque ok. Frio ou calor não parece ser causa.

    - Carro pega SEMPRE de empurrão com muito pouca velocidade, ou seja, um empurrão a 5-10kmh é suficiente para ele trabalhar logo.

    - Às vezes (aconteceu 2x) desliga-se em ponto morto ao relantim, ainda que raro, foi a unica situação em que se desligou com ele ligado, nunca em andamento.

    - Em andamento parece-me normalissimo, portanto exclui a hipotese das velas devido a isso mesmo (se fosse velas ou bomba gasolina, engasgaria-se as vezes nao?)

    Conclusão, parece-me ter a ver com algo que faça a injecção da gasolina com o carro parado/desligado, porque em andamento está tudo ok! Agora a questão é... o que?!?!?

    Ninguém me sabe dizer e uma vez que sou estudante e é o meu 'carrito' do dia a dia, não posso nem consigo andar a gastar dinheiro na peça x e y na esperança de ir excluindo hipoteses até acertar no problema. Desculpem o testamento, aguardo esperançosamente alguem entendido que me dê uma luz!

    #2
    Parece um sensor de posição do motor: sensor da cambota, do pms ou das cames. Não sei qual ou quais são usados nesse carro.

    Comentário


      #3
      Dispõe de imobilizador (chave com código) ?

      Comentário


        #4
        Já procuraste por relatos na net?

        Perdi 2 minutos e encontrei isto, mas não sei se está relacionado com o teu problema.

        Vehicle Won't Crank Due To Starter : Toyota Corolla Common Electrical & Lights Problems

        My car won't start...sometimes. - auto repair cars | Ask MetaFilter

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
          Já procuraste por relatos na net?

          Perdi 2 minutos e encontrei isto, mas não sei se está relacionado com o teu problema.

          Vehicle Won't Crank Due To Starter : Toyota Corolla Common Electrical & Lights Problems

          My car won't start...sometimes. - auto repair cars | Ask MetaFilter
          Pelo que percebi, o motor de arranque funciona sempre. Contudo, o motor não pega como se tivesse a faltar algo: gasolina ou faisca.

          Comentário


            #6
            até me assustaste com o titulo...tabem tenho um corolla e garanto-te que são dos carros mais fiaveis, mas como tudo na vida não dura para sempre...se o carro só pega ao fim de insistires muito e depois pega logo a primeira entao isso é o sensor que faz a ligação da gasolina ao motor...mas a melhor forma é chamares a assistencia em viagem logo de manhã e na oficina eles verem esse sensor...aposto 10€..isso é uma peça barata mas faz muita falta...a valvula já não abre e a sensação é falta de gasolina...passa numa bosh car sevice ou leva o carro à casa da mãe (toyota)...se for a regua de injeção isso pior, mas axo que não...
            Boa sorte.

            Comentário


              #7
              Obrigado desde já pelas respostas, como eu mencionei acima o carro em andamento está sempre ok, a nivel de problema é mesmo não pegar à chave (grande parte das vezes, mas outras pega - problema de personalidade lol) e às vezes desliga-se ao relantim, será que esse sensor controla também isso quando o carro está a trabalhar? Eu não sou nenhum entendido a 100% na matéria mas de facto fui a uma oficina, e a resposta que tive foi para comprar a ditribuição da centralina que PODERIA ser disso (sem garantias) por mais boa vontade e simpatia do mecanico, caso não fosse depois iam mais de 100 euros à vida (caso comprasse numa sucata qualquer, se fosse na marca era 800 euros pra cima lol).

              Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
              até me assustaste com o titulo...tabem tenho um corolla e garanto-te que são dos carros mais fiaveis, mas como tudo na vida não dura para sempre...se o carro só pega ao fim de insistires muito e depois pega logo a primeira entao isso é o sensor que faz a ligação da gasolina ao motor...mas a melhor forma é chamares a assistencia em viagem logo de manhã e na oficina eles verem esse sensor...aposto 10€..isso é uma peça barata mas faz muita falta...a valvula já não abre e a sensação é falta de gasolina...passa numa bosh car sevice ou leva o carro à casa da mãe (toyota)...se for a regua de injeção isso pior, mas axo que não...
              Boa sorte.
              Esta valvula que falas está encontrada onde? Sabes me dizer para poder averiguar se está danificada ou não? Obg.
              Editado pela última vez por RuivoM; 14 January 2015, 10:36.

              Comentário


                #8
                Esquece o que te disseram, isso só significa que não sabem o que se passa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Esquece o que te disseram, isso só significa que não sabem o que se passa.
                  E tu tens alguma ideia? Eu estou a recolher aqui as opiniões para depois juntamente do mecanico poder focalizar-me mais nessas coisas do que andarem para lá às voltas à procura... daqui a nada até ja da bateria dei cabo (uma bateria com 1 ano) às custas de forçar sempre o motor de arranque pra ver quando pega.

                  Comentário


                    #10
                    Dei-te a minha opinião logo no inicio, fui o primeiro. Mas não conheço esse motor, por isso posso estar a dizer uma grade asneira.

                    De qualquer forma, quando o pessoal não dá com o gato costuma apontar para a centralina. Se eu tivesse comprado uma cada vez que me pediram... e na verdade nunca foi preciso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                      até me assustaste com o titulo...tabem tenho um corolla e garanto-te que são dos carros mais fiaveis, mas como tudo na vida não dura para sempre...se o carro só pega ao fim de insistires muito e depois pega logo a primeira entao isso é o sensor que faz a ligação da gasolina ao motor...mas a melhor forma é chamares a assistencia em viagem logo de manhã e na oficina eles verem esse sensor...aposto 10€..isso é uma peça barata mas faz muita falta...a valvula já não abre e a sensação é falta de gasolina...passa numa bosh car sevice ou leva o carro à casa da mãe (toyota)...se for a regua de injeção isso pior, mas axo que não...
                      Boa sorte.
                      Esta resposta parece muito lógica. Se fosse a ti ia mesmo à Toyota

                      Comentário


                        #12
                        Deve ser o Sensor da Posição do Motor, peça barata mas importante.
                        Cuidado é com os Mecânicos, eles vão te dar opiniões de coisas caras, ex. Centralina, Injetores,...

                        Comentário


                          #13
                          Ouves a bomba de gasolina a puxar combustivel? Sensor de posicao de cambota/cam geralmente mostra erro no painel de instrumentos.
                          Editado pela última vez por kpt; 14 January 2015, 16:24.

                          Comentário


                            #14
                            Olha aí o diagnostico de borla:

                            Tens um manometro de ler pressao dos pneus? Liga-o à regua de injectores, pelo menos 3 bares tem que ler.

                            Comentário


                              #15
                              Xiça... a pensar que era o único a usar isso..

                              Quais special-tools quais quê :D

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Xiça... a pensar que era o único a usar isso..

                                Quais special-tools quais quê :D
                                Tão pois, se andasse a comprar special tools para cada tipo de serviço, o dinheiro que fazia dos serviços ia grande parte para as ferramentas, ainda para mais para quem faz multimarca ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                  Houves a bomba de gasolina a puxar combustivel? Sensor de posicao de cambota/cam geralmente mostra erro no painel de instrumentos.
                                  Boa dica. Ao colocar a chave no II ouve-se o som habitual da bomba de gasolina? Tive um carro em que havia um mau contacto e por vezes não se ouvia (e não pegava). O sensor de posição da cambota também é uma causa comum para este problema.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Coloco uma questão adicional (apenas curiosidade minha), se o problema do carro dele for relacionado com os injectores/bomba da gasolina o facto de empurrarem o carro e ele pegar corresponde com o defeito? Isto é, o carro em movimento promove a injecção de combustível?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                      Coloco uma questão adicional (apenas curiosidade minha), se o problema do carro dele for relacionado com os injectores/bomba da gasolina o facto de empurrarem o carro e ele pegar corresponde com o defeito? Isto é, o carro em movimento promove a injecção de combustível?
                                      Boa questão.

                                      O carro em movimento promove a ignição das velas. Os injectores são controlados electronicamente pela ECU.

                                      Pode ser a bobine de ignição ou distribuidor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Amigo, já tive um problema parecido num Volvo dessa geração e o que te posso dizer é que se o problema for falta de corrente nas velas começas logo a sentir um cheiro intenso a gasolina não queimada após varias tentativas de por o motor em funcionamento.
                                        Se isso não acontecer significa que a gasolina não está a ser injetada no motor e aí o problema pode ter varias origens.
                                        Pode ser a bomba de gasolina eléctrica que está dentro do depósito de combustivel que não está a fazer chegar a gasolina ao motor, e pode ser tambem o tal sensor da cambota de que falam anteriormente porque é ele que comanda a abertura dos injetores.
                                        Se os injetores não abrirem e fecharem no momento certo mediante a informação enviada por esse sensor, o motor não vai funcionar mesmo que a bomba de combustivel esteja a funcionar bem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RuivoM Ver Post
                                          Boa noite, estou a abrir esta thread nesta secção porque me pareceu a mais indicada e porque estou a entrar numa fase de desespero em que não encontro solução para o meu tão 'estranho' problema. Espero conseguir algumas luzes de algum entendido o mais breve possível. Passo a explicar:

                                          Tenho um Toyota Corola XLI de 96 a gasolina, motor de injecção eletronica já. O carro NUNCA (e quando digo nunca, é mesmo nunca) até hoje me deu uma unica dor de cabeça e conta com 140 mil km apesar dos anos que tem. Sempre teve boa manutenção (pneus, oleo, travoes etc) e o uso é citadino com algumas viagens. O problema começa a surgir quando do nada o carro resolve não arranca de ignição - pensei logo na bateria, apesar de estar boa, e qual o meu espanto que passado uns 15-20 minutos o carro pega sem ter feito nada, como se nada fosse - em andamento, impecável.

                                          Começo a deparar-me com a situação constante em que o carro de chave (ignição) não pega (ouve-se motor de arranque, bateria, tudo ok) mas simplesmente não pega como se não tivesse gasolina até ao ponto que cheguei a gastar a bateria por completo de tanto insistir. Bateria recarregada e comecei a evitar esta situação... Das duas uma, ou deixo o carro numa descida ou algo minimamente inclinado ou então se ele não decidir pegar, não pega e ponto final até lhe apetecer (sim! porque se for preciso passado 15 minutos ja pega!!). Já fui a uma oficina, verificaram bateria, alternador, motor de arranque, relés, velas(?) e pouco mais e nem o mecanico sabe explicar porque é um problema intermitente. Com isto, vou gastando dinheiro e não resoluciono o problema. Aqui fica o estado da situação para facilitar:

                                          - Carro pega SÓ e apenas quando lhe apetece de chave (tanto posos estar a chave 10 min e não pegar, como passado 1h no mesmo sitio pegar logo a primeira). Não é bateria, é como se não houvesse a 'explosão' no motor para ele pegar. Motor de arranque ok. Frio ou calor não parece ser causa.

                                          - Carro pega SEMPRE de empurrão com muito pouca velocidade, ou seja, um empurrão a 5-10kmh é suficiente para ele trabalhar logo.

                                          - Às vezes (aconteceu 2x) desliga-se em ponto morto ao relantim, ainda que raro, foi a unica situação em que se desligou com ele ligado, nunca em andamento.

                                          - Em andamento parece-me normalissimo, portanto exclui a hipotese das velas devido a isso mesmo (se fosse velas ou bomba gasolina, engasgaria-se as vezes nao?)

                                          Conclusão, parece-me ter a ver com algo que faça a injecção da gasolina com o carro parado/desligado, porque em andamento está tudo ok! Agora a questão é... o que?!?!?

                                          Ninguém me sabe dizer e uma vez que sou estudante e é o meu 'carrito' do dia a dia, não posso nem consigo andar a gastar dinheiro na peça x e y na esperança de ir excluindo hipoteses até acertar no problema. Desculpem o testamento, aguardo esperançosamente alguem entendido que me dê uma luz!

                                          Boas, não sei se será o mesmo mas também poderá ser. Eu tenho um Mazda 323 f de 2001, em que pelo que relatas parece ter um problema idêntico, o que acontece no meu é que quando rodo chave oiço um "click" em que supostamente ele iria ligar mas não liga e isto é aleatório, depois de abanar o canhão de ignição um pouco e voltar a rodar a chave ele liga, outras vezes pega logo à primeira, pelo que me informei é a "tomada de ignição", esta peça, penso ser assim que se diz, fica por trás do canhão de ignição e como pode estar avariada por vezes não faz contacto e o carro não liga.
                                          (também já verifiquei a bateria e o motor de arranque pois no outro carro que tive, um Fiat Punto de 95, também dava o "click" e não pegava, nesse era o motor de arranque)

                                          Espero ter ajudado ;)
                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado desde já pelas respostas e irei amanhã tentar verificar junto do meu mecanico. No entanto uma coisa que me espanta e não entendo é porque que pega de empurrão!? É porque (ainda que raro) se desligue APENAS em ponto morto ao relentim. Nunca em andamento. Em andamento é 100% normal sem sintomas nenhuns. Quanto a ouvir bomba de gasolina neste carro nunca me lembro de ter ouvido isso. Pelo menos não consigo precisar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pessoalmente fugia a 7 pés dum mecânico que me diz que tenho que comprar a distribuição da centralina. Mais vale dizer que o problema é do pneu suplente, esse ao menos existe.

                                              Se o problema não é do motor de arranque e o resto já foi bem verificado, sobra o sensor da cambota.
                                              Quando está avariado, pode ter um comportamento completamente aleatório, e muitas vezes não dá erro nem no quadrante nem sequer via OBD.

                                              é barato na Toyota, e há da concorrência ainda mais barato, mas a mão de obra na toyota é a doer bem como os extras que os concessionários cobram sempre (sprays de limpeza, colas, diagnosticos etc etc)
                                              Tendo em conta o preço, mais vale comprar e mandar montar. Se não curar, tens a certeza que não é dali e o resto é quase sempre identificável por alguém qualificado para o efeito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RuivoM Ver Post
                                                Obrigado desde já pelas respostas e irei amanhã tentar verificar junto do meu mecanico. No entanto uma coisa que me espanta e não entendo é porque que pega de empurrão!? É porque (ainda que raro) se desligue APENAS em ponto morto ao relentim. Nunca em andamento. Em andamento é 100% normal sem sintomas nenhuns. Quanto a ouvir bomba de gasolina neste carro nunca me lembro de ter ouvido isso. Pelo menos não consigo precisar.
                                                Aguardamos o veredicto final

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Aponto para uma avaria eléctrica

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, quando isso aconteceu na minha ex skoda fabia foi apenas o relé da bomba de gasolina. Bomba cansada e não conseguir abrir os injectores para o carro pegar também não me espanta, especialmente se andares sempre na reserva vão à vida mais cedo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      pois isso é verdade..se andares muitas vezes com o carro na resrva a bomba de gasolina dá o berro..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A bomba geralmente quando berra ou antes de berrar faz um barulho notorio.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                          Quando está avariado, pode ter um comportamento completamente aleatório, e muitas vezes não dá erro nem no quadrante nem sequer via OBD.

                                                          é barato na Toyota, e há da concorrência ainda mais barato, mas a mão de obra na toyota é a doer bem como os extras que os concessionários cobram sempre (sprays de limpeza, colas, diagnosticos etc etc)
                                                          Tendo em conta o preço, mais vale comprar e mandar montar. Se não curar, tens a certeza que não é dali e o resto é quase sempre identificável por alguém qualificado para o efeito.
                                                          Isso é um erro muito comum, procurar erros, não aparecem, e começar uma caminhada de troca de peças sem parar.

                                                          O sensor de posição de cambota lê-se da seguinte forma. Ler por OBD o valor do sensor de posição de cambota (ou para os experts, a voltagem) na partida. O motor de arranque pelo menos 200 rpms vai fazer à cambota.

                                                          Não basta só procurar erros, leiam os valores dos sensores.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas..

                                                            Já tive um problema semelhante ao teu e um colega meu tambem..

                                                            O carro de manhã pegava, depois parava-se no café ou na bomba de combustivel por exemplo e de seguida não pegava mais, por muito que se desse a chave.. depois passado un 20 minutos já pegava normalmente. o meu chegou inclusivamente a ir abaixo num semafro e não pegou mais.

                                                            O carro foi varias vezes ao oficina e não detectavam a avaria pois quando la chegava de reboque o carro já pegava.

                                                            O Problema no meu e do meu colega foi o mesmo. Sensor das Rotações (penso ser o da posição da cambota) na altura custou 18€ na marca se não estou em erro.

                                                            Tenta por ai, eu sei que é complicado pois não é uma avaria constante..

                                                            Boa sorte

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X