Anúncio

Collapse
No announcement yet.

acidente estranho. alguém consegue dar uma explicação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    acidente estranho. alguém consegue dar uma explicação?

    Boas,

    Hoje aconteceu uma situação estranha.

    Estava eu a andar no meu 306 em Alfragide, tranquilo e devagar pois estava a chuviscar quando ao entrar numa descida, vejo que está vermelho além de um carro parado à frente e como tal mto tranquilamente começo a travar ainda estou eu bem longe.

    Quando travo, já vai o carro a parar quase completamente levando o seu tempo normal, MAS quando as rodas param passado 1 segundo o carro continua em frente mto devagar com as rodas paradas a relinchar na estrada estando obviamente a derrapar como quando fazemos uma travagem brusca e repentina.

    Passado 5 segundos estou eu ainda de pé na embraiagem e travão em modo "wtf" o carro acaba por bater no da frente ao de leve.
    A situação foi tão "devagar" que ainda deu tempo ao condutor do outro carro tentar andar para a frente.
    O carro do outro senhor não ficou com nenhum dano aparente, mas meu partiu um bocado do pára-choques.

    O carro tem 4 pneus novos michelin colocados à uns 6 meses e mantenho-o sempre em constante manutenção e cuidado.

    Junto o desenho para ajudar a tentar perceber melhor a situação. http://i.imgur.com/liL5Dzy.jpg
    Eu nem sequer ia depressa.
    Que se passou ao certo?
    Editado pela última vez por Disconnected; 17 January 2015, 01:06.

    #2
    Não tinha gelo na estrada?

    Comentário


      #3
      Óleo na estrada?

      Comentário


        #4
        Desculpa lá mas com um desenho desses aposto em dizer que és cartonista

        Mais a sério, arrisco a dizer também que haveria óleo ou geada na estrada.

        Comentário


          #5
          Óleo ou gelo + azar, é a única justificação.

          Comentário


            #6
            As primeiras chuvas após um longo período sem chuva, também costumam constituir um factor preponderante na deterioração de condições de condução. Nomeadamente tornam o piso substancialmente mais escorregadio.

            Comentário


              #7
              O que aconteceu foi um somar de situações que resultaram no embate, e que, dadas as informações que forneceste, vou tentar explicar.

              O teu carro não tem ABS: começa mal. É que o ABS é muito útil em piso escorregadio. O ABS garante que os pneus não bloqueiem...isto é positivo, não só porque permite que o pneu trave em condições de atrito estático, mas também porque possuis liberdade para virar o volante.

              Depois, esteve muito tempo sem chover, e as estradas estão sujas. Para além disso, muitas vezes o alcatrão utilizado nas nossas estradas é de má qualidade. Aposto que o alcatrão dessa zona era cinzento e polido, ao invés de preto e rugoso.

              Soma a isso uma descida...e tens a receita para a "desgraça". Da minha experiência, não é preciso óleo para isso acontecer. Já com o meu carro, que tem ABS, nas primeiras chuvas já sei que, em algumas estradas (dependendo do piso) as travagens vão alongar bastante. Principalmente a descer.

              Comentário


                #8
                Bom post Movyk.

                Basicamente disseste tudo.

                Quando te apercebeste que não ias conseguir parar a tempo podias ter puxado o serrote.

                Comentário


                  #9
                  travão de mão , não tem ?

                  Comentário


                    #10
                    O ABS não actua em velocidades baixas, neste caso o carro já estava parado e foi a derrapar até bater no carro da frente
                    derrapar

                    derrapar

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por kaaboom Ver Post
                      O ABS não actua em velocidades baixas, neste caso o carro já estava parado e foi a derrapar até bater no carro da frente
                      derrapar

                      derrapar
                      Hein?

                      Actua até quando estas "parado". Em neve a velocidades de 10km/h ou menos se as rodas nao tem atrito, quando travas, tens la o pedal do travao a "saltitar".

                      Mas neste caso nao ha neve e nao ha ABS....

                      O derrapar neste caso sera seguramente algo que havia no chao, oleo, gelo, ou o alcatrao cinzento liso (isto se nao for calçada!!)
                      Ou entao esses michelin "novos" que afinal estao velhos e caducados (alguns anos em stock!)

                      Comentário


                        #12
                        Levavas o carro desengatado?

                        Comentário


                          #13
                          gostei das onomatopeias

                          gasóleo na estrada pode fazer isso

                          não viste reflexos multicoloridos no chão, tipo arco iris ?

                          speccy

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kaaboom Ver Post
                            O ABS não actua em velocidades baixas, neste caso o carro já estava parado e foi a derrapar até bater no carro da frente
                            derrapar

                            derrapar
                            O que dizes está errado. Não induzas as pessoas em erro. Até se estiveres com o carro parado e ele começar a deslizar, o ABS activa-se.

                            Comentário


                              #15
                              Não há sistema nenhum no mundo que pare o carro ou o estabilize desde que a fisica entre a borracha e o alcatrão, (atrito) nao exista, o ABS é uma grande ajuda evitando bloquear as rodas, e mantendo a estabilidade em travagem e curva, (dentro daquilo que é razoavel), o caso exposto , se não houve falha de travões, o piso estava ou gelado ou com alguma substancia gordurosa que anulou o atrito da borracha´ou velocidade excessiva. Já agora e vejo tanta gente , que de travar a unica coisa que sabe é carregar no travao ,ou seja descansar o pé no pedal de travao ate parar, isto só para dizer , que a maneira correta de travar , á excepção de uma emergencia, é travar com pequenos toques de travão (ir aconchegando) o travão ate parar, claro, tipo ABS manual, poupa-se pastilhas , não aquece tanto os travões, e aumenta a seguirança.Claro que o principal travão é sempre o motor. Já agora ilusyto aquilo que acabo de dizer , para quem conhece e sabe, a descer o Monsanto , eu diria , 80% não sabe aquilo que vai a fazer, até cheira a esturro.

                              Comentário


                                #16
                                Uma coisa é certa, em casos deste tipo, muitas vezes há pouco que se possa fazer...

                                Comentário


                                  #17
                                  Nem tenho dúvidas:

                                  Bloqueaste apenas uma roda.

                                  Ou seja, tens o sistema de travagem desequilibrado. Trava mais de uma roda
                                  da frente do que da outra. Aquilo que ouviste e sentiste, é consistente com uma
                                  roda bloqueada enquanto as restantes continuam a rodar sem bloquear.

                                  Vai ver isso rapidamente, senão ainda tens um acidente grave. Se for necessário
                                  travar forte a alta velocidade podes fazer pião, ou até capotar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado a todos pela respostas.

                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    O que aconteceu foi um somar de situações que resultaram no embate, e que, dadas as informações que forneceste, vou tentar explicar.

                                    O teu carro não tem ABS: começa mal. É que o ABS é muito útil em piso escorregadio. O ABS garante que os pneus não bloqueiem...isto é positivo, não só porque permite que o pneu trave em condições de atrito estático, mas também porque possuis liberdade para virar o volante.

                                    Depois, esteve muito tempo sem chover, e as estradas estão sujas. Para além disso, muitas vezes o alcatrão utilizado nas nossas estradas é de má qualidade. Aposto que o alcatrão dessa zona era cinzento e polido, ao invés de preto e rugoso.

                                    Soma a isso uma descida...e tens a receita para a "desgraça". Da minha experiência, não é preciso óleo para isso acontecer. Já com o meu carro, que tem ABS, nas primeiras chuvas já sei que, em algumas estradas (dependendo do piso) as travagens vão alongar bastante. Principalmente a descer.
                                    É , a estrada era lisa e estava a dar chuviscos. o carro continuou em frente com rodas bloqueadas. O próprio peso do carro estava a empurrá-lo para baixo. Foi muito estranho. A travagem foi suave e a velocidade reduzida.

                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Nem tenho dúvidas:

                                    Bloqueaste apenas uma roda.

                                    Ou seja, tens o sistema de travagem desequilibrado. Trava mais de uma roda
                                    da frente do que da outra. Aquilo que ouviste e sentiste, é consistente com uma
                                    roda bloqueada enquanto as restantes continuam a rodar sem bloquear.

                                    Vai ver isso rapidamente, senão ainda tens um acidente grave. Se for necessário
                                    travar forte a alta velocidade podes fazer pião, ou até capotar.
                                    Reparei hoje que ele derrapou um pouco em algumas curvas e lá veio aquele barulho de derrapagem ao de leve.
                                    Poderá ser isso mas, no caso do acidente isso não faria com que ele se virasse para um lado?
                                    Ele continuou em frente impulsionado pelo seu próprio peso. As rodas estavam [aparentemente] bloqueadas. A travagem foi suave.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X