Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa C SPORT VAN - sistema de refrigeração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa C SPORT VAN - sistema de refrigeração

    Boas pessoal,
    tenho "vagueado" pelo forum para tirar as minhas dúvidas relativamente a uns problemas que tenho no meu OPEL CORSA 1.7 DTI SPORT VAN 2003.

    é o seguinte: Em meados de Julho dicidi levar a uma oficina cá da região para fazer manutenção ao cirquito de refregiração.
    Até aqui tudo bem. Fizeram a devida limpeza tranquilo.

    No mesmo dia ( ao fim do dia ) desloquei-me ao Porto ( fiz +/- 90km. Mondim de Basto-Porto ), a chegar a casa deparo-me com a ventoínha a disparar. ( estranho porque nunca me tinha acontecido ).
    Deixo arrefecer o carro, e verifico que líquido Refrigeração no depósito nem velo.
    Lá deitei água destilada para para ver o que se passava.

    Ligo o carro ( já estava completamente frio ) deixo estar a trabalhar, dou umas voltas e deparo-me com a temperatura subir, paro o carro, abro o capô e verifico que ventoínha está a trabalhar e deitou água pela tampa do depósito da "água" .!

    Visto que era um sábado e presisava do carro,levo a uma oficina daquelas no "shopping".
    Ligam-me no domingo a informar que tinha o Termostático avariado, uns tubos em forma de "l" ressequidos e um "tubo em metal encurvado" que liga ao motor que estava com fuga.
    OK lá o arrenjaram.

    Pego no carro, faço novamente os 90km ( Porto- Mondim de Basto) e mal chego a casa, ventoinha dispara e perde água na tampa do depósito da agua.
    Levo o raio do carro á OPEL , ventoinha partida, só começava a rolar com a vibração.
    conclusão: Mudaram o conjunto da ventoinha, limpeza ao circuito e colocaram-me uma nova tampa no depóstio da "água".
    Tudo bem por aqui, afinaram o carro 5* .

    Com estes sustos todos ( susto de coração e € gastos ), ando com receio, isto poque:
    - A temperatura anda sempre a rondar os 90º +/-. (disseram-me que neste modelo é normal )
    - Em Auto-Estrada a temperatura varia , entre 85º e 90º.
    - Em estradas Urbanas +/- 90º

    será que isto é normal ?! já não me lembro das temperaturas antes de ter tido estes problemas.

    OBS: Não se verifica água no óleo, óleo no motor. Com o carro a trabalhar e sem a tampa colocada no depósito não se verifica "bolinhas" na água.Aperto um tudo que liga o radiador ao motor e está mol e "ouve-se" o ar no depósito da "água". ( Testes com carro Frio ).

    Nivel de óleo normal . Nivel de "água" por agora anda normal porque ando sempre em "cima" a verificar.

    já me esquecia que, á 2 anos atrás fiquei sem ar quente ( sofagem ) no carro, no entanto disseram-me que tinha radiador avariado ou entopido. Deram-me o orçamento para reparar, mas até me assustei ( só para desmontar o tabelier 100€ ). ainda não reparei esta anomalia.

    Em Agosto mudei a correia de distribuição ( porque já estava na altura) , a bomba de água não foi mudada.

    OBS: Todas as reparações deste rapaz foram feitas na Bosch e Opel, excepto a 1º limpeza do circuito e a substituição do termostático e respetivos tubos.

    Desculpem por este Post enorme.

    Continuação,
    Eduardo Meireles

    #2
    Em princípio, essas temperaturas que referes são as normais de funcionamento. Pelos vistos já tinhas o termostato avariado há algum tempo e nem sabias. Vai controlando tanto o ponteiro da temperatura como o nível de anticongelante.

    Comentário


      #3
      O termostato pelos vistos estava avariado. Penso que nunca tinha sido substituído .
      Nunca mudei a bomba de agua ,será necessário mudar?
      Quanto ao deitar "água" pela tampa do depósito ,é normal? já me disseram que era normal quando atinge temperaturas altas ,libertar a preçao para não rebentar nenhum tubo do circuito ou danificar.

      já tenho andado atento ao nível de temperatura e do líquido . Até agora tudo tranquilo !
      a variação de temperatura é que me faz confusão

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Meirelles Ver Post
        O termostato pelos vistos estava avariado. Penso que nunca tinha sido substituído .
        Nunca mudei a bomba de agua ,será necessário mudar?
        Quanto ao deitar "água" pela tampa do depósito ,é normal? já me disseram que era normal quando atinge temperaturas altas ,libertar a preçao para não rebentar nenhum tubo do circuito ou danificar.

        já tenho andado atento ao nível de temperatura e do líquido . Até agora tudo tranquilo !
        a variação de temperatura é que me faz confusão
        Qual variação? Disseste que anda sempre em volta dos 90º...

        Quanto a sair pela tampa, não me parece que seja normal. Pode sair por algum respiro, mas também só acontece em casos de excesso de pressão/temperatura, para lá do normal funcionamento. Mas continua a acontecer depois da intervenção e com a nova tampa?

        Comentário


          #5
          "" A temperatura anda sempre a rondar os 90º +/-. (disseram-me que neste modelo é normal )
          - Em Auto-Estrada a temperatura varia , entre 85º e 90º.
          - Em estradas Urbanas +/- 90º - ""

          C
          onsta-se que essa tal tampa tem um "sensor", que quando existe pressão no circuito "abre" para deixar respirar.
          Aconteceu-me 1vez, na qual perdi bastante líquido de refrigeração. ( em Auto-Estrada ) . Aconteceu á 2 semanas atrás !!
          Acrescentei o liquido refrigeração ao tamanho devido refrigeração
          Editado pela última vez por Meirelles; 21 January 2015, 15:35.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Meirelles Ver Post
            "" A temperatura anda sempre a rondar os 90º +/-. (disseram-me que neste modelo é normal )
            - Em Auto-Estrada a temperatura varia , entre 85º e 90º.
            - Em estradas Urbanas +/- 90º - ""

            C
            onsta-se que essa tal tampa tem um "sensor", que quando existe pressão no circuito "abre" para deixar respirar.
            Aconteceu-me 1vez, na qual perdi bastante líquido de refrigeração. ( em Auto-Estrada ) . Aconteceu á 2 semanas atrás !!
            Acrescentei o liquido refrigeração ao tamanho devido refrigeração
            Essa variação é perfeitamente normal e como tal nem a considerei Pensei que fosse outra coisa.

            Quanto ao resto, não te posso ajudar mais. Não estou a ver tampa com sensor (não quer dizer que não exista).

            Comentário


              #7
              De facto as tampas do sistema de refrigeração têm uma válvula que abre quando existe sobrepressão. A origem desse aumento de pressão é que convém descobrir.

              Já agora, quando ele aqueceu em demasia, foi a que temperaturas? Entrou no "vermelho"?

              Comentário


                #8
                tenho andando a tentar descobrir o que origina o aumento da pressão ao ponto de a válvula abrir.

                20150111_193909.jpg

                Chegou a essa temperatura em auto estrada ( também vinha a velocidade alta) nunca tinha passado dos 91º, 92º .
                Editado pela última vez por Meirelles; 21 January 2015, 17:27.

                Comentário


                  #9
                  Tenho impressão que a tua junta da cabeça já foi.

                  Experimenta com o motor frio se mete a água do vaso fora.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    Ou então a bombade água está sem palhetas como aquela que mostrei no outro tópico. Em AE mal chegava aos 70 e em trânsito mais lento(cidade) subia e só descia se parasse o carro uns minutos. A ventoinha pouco fazia visto que não circulava água

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                      Tenho impressão que a tua junta da cabeça já foi.

                      Experimenta com o motor frio se mete a água do vaso fora.

                      Cumprimentos.
                      só vasou com o motor bem quente, ou seja, começou a vasar segundos antes de a ventoinha disparar ( isto antes do colocar a novo Ventilador, refrigeração do motor, a dita ventoinha ) . aconteceia sempre que aquecia bastante.

                      Após instalação de termostático,ventoínha e alguma tubagem nova, aconteceu -me 1 vez que levou a temperatura que está na foto. ( em AE ) . Tenho consiência que também tinha o nivel de liquido no vaso, digamos que, a baixo do nivel dito "normal" .
                      Já me chamaram atenção que pode ser o termostático que poderá estár a abrir tarde, mas não sei.

                      Relativamente se vasa em frio, não se verifica nada. só aconteceu em quente como referi acima.
                      Já testei, "aquecer" o carro bem quente, e para já não vasou, ventoínha dispara ligeiramente acima dos 90º .
                      O nivel de liquido no vaso, está no nivel.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Ou então a bombade água está sem palhetas como aquela que mostrei no outro tópico. Em AE mal chegava aos 70 e em trânsito mais lento(cidade) subia e só descia se parasse o carro uns minutos. A ventoinha pouco fazia visto que não circulava água
                        A bomba de água , foi a única coisa que nunca mudei. ! poderei até dizer que, tenho quase a certeza que ainda é de origem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Meirelles Ver Post
                          A bomba de água , foi a única coisa que nunca mudei. ! poderei até dizer que, tenho quase a certeza que ainda é de origem.
                          Tens uma bomba de água a fazer 12 anos! Quantos km tem o carro?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Tens uma bomba de água a fazer 12 anos! Quantos km tem o carro?
                            Mesmo, 12 anos que terá a bomba !! única peça que não substituí até ao momento.
                            Sempre revisões feitas na opel e bosh. Começo a pensar o porquê de não me terem substituido a bomba de água quando mudei a correria de distribuição ( serviço feito na opel ) .
                            será pela a bomba de água estar "fora" do motor que não me substituiram ?!? ( não sou muito entendido na área da mecânica )
                            atualmente está com 311850 km

                            temperatura que ultimamente tem andado
                            20150122_092337.jpg
                            Editado pela última vez por Meirelles; 22 January 2015, 08:55.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Meirelles Ver Post
                              Mesmo, 12 anos que terá a bomba !! única peça que não substituí até ao momento.
                              Sempre revisões feitas na opel e bosh. Começo a pensar o porquê de não me terem substituido a bomba de água quando mudei a correria de distribuição ( serviço feito na opel ) .
                              será pela a bomba de água estar "fora" do motor que não me substituiram ?!? ( não sou muito entendido na área da mecânica )
                              atualmente está com 311850 km

                              temperatura que ultimamente tem andado
                              [ATTACH]127656[/ATTACH]
                              Essa é a temperatura normal de funcionamento. Quanto à bomba de água, se for como o meu 1.7 CDTI, corre mesmo por fora da distribuição.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Essa é a temperatura normal de funcionamento. Quanto à bomba de água, se for como o meu 1.7 CDTI, corre mesmo por fora da distribuição.
                                Também já me disseram que a bomba do meu 1.7 DTI Sport Van " corre por fora da distribuição " !
                                como nunca a substitui, começo a pensar em a substituir.
                                Quanto será o preço da bomba com mão de obra +/-, alguem sabe?

                                OBS: não tenho sofagem quente no carro á 2 anos. na altura disseram-me que podia ser radiador entupido , mas para ver isso era muito €€€
                                esta anomalia poderá estar relacionada com o circuito de refrigeração do motor ??!!
                                refrigeração

                                Comentário


                                  #17
                                  isso da sofagem tb aconteceu ao meu. tinha a "canalização" cheia de lixo entupida e não deitava calor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                    isso da sofagem tb aconteceu ao meu. tinha a "canalização" cheia de lixo entupida e não deitava calor.
                                    no meu caso só deita na " 1º velocidade" e muito pouco ar quente!
                                    Como resolves-te essa situação ? desmontas-te o tabelier ?!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tens uma bomba de água com 311 mil km e 12 anos e tens problemas no circuito de refrigeração?

                                      Não te parece muita coincidência?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Tens uma bomba de água com 311 mil km e 12 anos e tens problemas no circuito de refrigeração?

                                        Não te parece muita coincidência?
                                        Juntando os "pontos todos" claro que faz coincidênicia.
                                        Por isso é que acima referi que : "" porquê de não me terem substituido a bomba de água quando mudei a correria de distribuição ( serviço feito na opel ) .
                                        será pela a bomba de água estar "fora" do motor que não me substituiram
                                        ?!? ""


                                        lá se vão mais uns €€€ para a bomba de água + mão de obra ... Irraa,

                                        Vocsa , o problema de não ter ar quente na sofagem , também poderá estar relacionado com a bomba de água?
                                        Editado pela última vez por Meirelles; 22 January 2015, 14:44.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pode sim. O radiador da sofagem recebe fluido quente do circuito de refrigeração... se ele não circular correctamente...

                                          Mas eu sinceramente nem me preocupava muito com o ar quente. Preocupava-me mais em saber se tinha ou não dado cabo da junta com esses "aquecimentos"

                                          De facto se essa bomba de água é "externa" deve ser por isso que não ta mudaram... e a correia dos acessórios, nunca mudaste?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                            Pode sim. O radiador da sofagem recebe fluido quente do circuito de refrigeração... se ele não circular correctamente...

                                            Mas eu sinceramente nem me preocupava muito com o ar quente. Preocupava-me mais em saber se tinha ou não dado cabo da junta com esses "aquecimentos"

                                            De facto se essa bomba de água é "externa" deve ser por isso que não ta mudaram... e a correia dos acessórios, nunca mudaste?
                                            de fato, o ar quente é secundário, gostava de resolver problema dos "aquecimentos" ( só chegou 1 vez aos valores que tenho acima na foto )!
                                            a ventoinha aos 91º 92º graus dispara.

                                            Vocsa, de fato de mecânica não é o meu forte, mas quando te referes á "correia dos acessórios " pertence á bomba de água?
                                            só mudei kit da correia de distribuição. Correia de alternador. Agora Correia dos acessórios, por esse nome , penso que nunca mudei

                                            Comentário


                                              #23
                                              A correia dos acessórios é a do alternador. É externa ao motor, costuma estar à vista.

                                              Geralmente chama-se dos "acessórios" porque ela actua o alternador, AC, direcção assitida (nem sempre) e no teu caso, quase certamente será essa correia a actuar a bomba de água.

                                              Esta configuração depende de carro para carro.

                                              Portanto se mudaste essa correia seria uma boa altura para verificar/trocar a bomba de água.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso não tem nada que saber.

                                                A bomba é fora por isso é só aliviar a correia, trocar a bomba, colocar a correia e repor o nível do liquido. Mais nada.

                                                Depois é andar e ver. Agora, eu acho que com tanto mecânico e com tanta experiência, que essa junta levou uns apertos valente por isso te perguntei se bombeava água para fora a frio, não a quente. A quente já sabia que o tinhas feito e mal pois a essa temperatura é normal que a água saia para fora.

                                                Cumprimentos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  Isso não tem nada que saber.

                                                  A bomba é fora por isso é só aliviar a correia, trocar a bomba, colocar a correia e repor o nível do liquido. Mais nada.

                                                  Depois é andar e ver. Agora, eu acho que com tanto mecânico e com tanta experiência, que essa junta levou uns apertos valente por isso te perguntei se bombeava água para fora a frio, não a quente. A quente já sabia que o tinhas feito e mal pois a essa temperatura é normal que a água saia para fora.

                                                  Cumprimentos.
                                                  Talvez tenha levado algum aperto, isto porque o termostático estáva meio fudido.
                                                  se bombeava água a frio, para já tudo normal em frio.

                                                  a bomba de água rondará os 100€ para o meu Opel ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    40 a 70 euros é o típico para a maioria dos carros...

                                                    Procura numa loja on-line para teres uma referência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                      40 a 70 euros é o típico para a maioria dos carros...

                                                      Procura numa loja on-line para teres uma referência.
                                                      Acabei de perguntar numa On-Line no Chat On-Line. pedira-me o numero da peça em questão ( que não sei porque ainda não a tirei fora ) e pediram-me o número do motor, mas não sei onde vejo o numero do motor . , onde vejo o número do motor ?!

                                                      tenho aqui na zona 2 lojas de venda de peças automóveis, amanhã vou pedir orçamento para ver os preços.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Leva o livrete para ajudar a identificar..

                                                        Logo deixo-te aqui uns preços.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Leva o livrete para ajudar a identificar..

                                                          Logo deixo-te aqui uns preços.
                                                          Agradeço a disponibilidade eblase

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tens aqui preços: Bomba de água para o seu OPEL CORSA C (F08, F68) 1.7 DTI (75Cv)

                                                            Esquece as primeiras, só interessa a Valeo e SKF. O barato sai caro!

                                                            Não estás a perceber o que te pedi. A frio, vais tirar a tampa do vaso e vais ligar o motor. Quero que vejas se começa a meter a água para fora do vaso mal o colocas a trabalhar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X