Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tambor ovalizado Ford Fiesta 1.4 TDCI MK7

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tambor ovalizado Ford Fiesta 1.4 TDCI MK7

    Boas.
    Reparei que o carro andava a fazer um barulho estranho, ainda pensei em rolamentos, mas descobri que tinha um pneu de trás com um desgaste fora do normal, tipo 2 zonas do pneu com um desgaste acentuado e o resto normal.

    Falei com o gajo dos pneus e ele disse que devia ter sido uma travagem brusca, mas eu não me recordo de ter feito nenhuma travagem brusca, nem nunca sequer ter activado o ABS.

    Reparei que ao rodar o tambor da dita roda existe uma parte em que ele roça levemente na maxila de travão, ouve-se e sente-se uma leve fricção, o gajo disse que o problema não era aquilo, porque era uma coisa insignificante e teria sido a travagem..

    Ora cheguei a casa desmontei o tambor e afinei as maxilas, mas por mais que afine roça sempre naquela roda, não tendo eu a chave para verificar chego á conclusão que devo ter mesmo o tambor ovalizado, não encontro outra explicação e até faz sentido o desgaste anormal do pneu, porque ao travar se o tambor estiver ovalizado, nessa zona irá fazer mais atrito que passa para o pneu.

    Faz sentido não?

    Agora em vez de retificar, acho que o melhor seria comprar dois tambores (75€) as maxilas de aspecto estão boas, mas talvez seja boa ideia trocar tudo,não? o carro tem 95mil km ainda nem sequer levou pastilhas de travão, porque faço muito auto-estrada e uso pouco o travão.

    O que terá causado isto? Defeito de fabrico? choque termico?

    #2
    Tambor ovalizado ou rolamento que "já era" e permite jogo do veio?

    Comentário


      #3
      De facto quando ouvia o barulho, estava convencido que seria um rolamento, mas não noto nenhuma folga, nem ruido do rolamento. Só faz mesmo ao colocar o tambor. E agora com pneus novos, não existe qualquer ruido, tenho é receio que com o tempo e com o travar volte a deixar o pneu "quadrado".

      Secalhar não seria má ideia comprar uma chave para verificar o diâmetro do tambor antes de gastar dinheiro em tambores novos.

      Comentário


        #4
        Pouco provável o tambor empenar.

        Comentário


          #5
          Pois, mas não estou a ver outra razão, já me disseram que os tambores atingem temperaturas bastante altas por terem pouca circulação de ar e se apanharem com água, pode originar a ovalização. Mas secalhar o melhor é mesmo comprar a chave e confirmar.

          Comentário


            #6
            Embora com pouca circulação de ar a maior parte da travagem é aplicada á frente, aquecer ao ponto de poder haver choque térmico um tambor tens que andar no aço ou então esqueceres-te do travão de mão em cima... Eu duvido que seja tambor empenado, e mesmo que seja, também não me parece que uma "ligeira fricção" no tambor te cause isso no pneu! Apostava mais no rolamento, porque mesmo uma folga pequenina é muito "amplificada" a velocidades mais elevadas (i.e. AE).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por helderpinho Ver Post
              Embora com pouca circulação de ar a maior parte da travagem é aplicada á frente, aquecer ao ponto de poder haver choque térmico um tambor tens que andar no aço ou então esqueceres-te do travão de mão em cima... Eu duvido que seja tambor empenado, e mesmo que seja, também não me parece que uma "ligeira fricção" no tambor te cause isso no pneu! Apostava mais no rolamento, porque mesmo uma folga pequenina é muito "amplificada" a velocidades mais elevadas (i.e. AE).
              Mas se fosse o rolamento causava desgaste no pneu todo á volta,certo? aqui o desgaste foi só em 2 zonas no pneu, como se tivesse derrapado só naquela zona.

              De qualquer forma, não consigo ver justificação para o tambor roçar nas pastilhas só numa certa parte (5%) todo o resto roda bem, chega ali a uma zona rrrsssshhhhh, se fosse a maxila não recolher bem, roçava em todo o tambor :|

              De facto é estranho o tambor de ferro maçiço ovalizar, mas não consigo ver outra justificação

              Acho que só consigo tirar mesmo a duvida com uma chave ou um bom mecânico.

              O tambor é tipo este, sem o rolamento incorporado como era nos antigos fiestas.

              FORD-FOCUS-MK2-16-ZETEC-2005-2010-REAR-BRAKE.jpg

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por helderpinho Ver Post
                Embora com pouca circulação de ar a maior parte da travagem é aplicada á frente, aquecer ao ponto de poder haver choque térmico um tambor tens que andar no aço ou então esqueceres-te do travão de mão em cima... Eu duvido que seja tambor empenado, e mesmo que seja, também não me parece que uma "ligeira fricção" no tambor te cause isso no pneu! Apostava mais no rolamento, porque mesmo uma folga pequenina é muito "amplificada" a velocidades mais elevadas (i.e. AE).
                Mas se fosse o rolamento causava desgaste no pneu todo á volta,certo? aqui o desgaste foi só em 2 zonas no pneu, como se tivesse derrapado só naquela zona.

                De qualquer forma, não consigo ver justificação para o tambor roçar nas pastilhas só numa certa parte (5%) todo o resto roda bem, chega ali a uma zona rrrsssshhhhh, se fosse a maxila não recolher bem, roçava em todo o tambor :|

                De facto é estranho o tambor de ferro maçiço ovalizar, mas não consigo ver outra justificação

                Acho que só consigo tirar mesmo a duvida com uma chave ou um bom mecânico.

                O tambor é tipo este, sem o rolamento incorporado como era nos antigos fiestas.

                FORD-FOCUS-MK2-16-ZETEC-2005-2010-REAR-BRAKE.jpg

                Comentário


                  #9
                  Andaste a sacar piões?

                  Comentário


                    #10
                    Não, e nem me recordo de o carro ter alguma vez acionado o ABS, eu quando vi aquele desgaste do pneu, fiquei mesmo naquela, como é que isto aconteceu, tipo o pneu está todo normal, esteve sempre atrás e já tinha 5 anos, mas ainda tinha um rasto aceitavel, mas depois tem 2 pequenas zonas logo seguidas, onde está quase careca. Dá a entender que se foi desgastanto com o tempo, mas mais acentuádamente naquelas 2 zonas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NerdySpam Ver Post
                      De facto quando ouvia o barulho, estava convencido que seria um rolamento, mas não noto nenhuma folga, nem ruido do rolamento. Só faz mesmo ao colocar o tambor. E agora com pneus novos, não existe qualquer ruido, tenho é receio que com o tempo e com o travar volte a deixar o pneu "quadrado".

                      Secalhar não seria má ideia comprar uma chave para verificar o diâmetro do tambor antes de gastar dinheiro em tambores novos.
                      É m elhor antes de te meteres em aventuras. Um tambor ovalizado ou é defeito de fabrico ou é mesmo ave rara.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X