Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat punto direção eletrica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat punto direção eletrica

    Boa noite.

    Agradecia que quem soubesse me respondesse á minha duvida.
    Tenho outro fiat punto em casa e tal como o que uso no dia a dia a direção morreu.
    Acontece que neste vou meter a coluna eletrica completa de outro, mas sendo o dador de 2001 e o receptor de 2003.
    O que pensei foi, tirando a diferença entre a tomada mais larga do motor, a de 2001 tem 6 fios e a de 2003 tem apenas 5, tirando esta diferença, a ligação do carro á unidade de direção é igual em ambas as versões, penso eu.
    Penso que não existe nenhuma razão para o sistema não funcionar?

    Alguem sabe se eu instalar um sistema de 2001 num carro de 2003, se a unidade vai funcionar na mesma?

    ps: eu quando digo substituir é o sistema inteiro completo.

    #2
    tens a certeza que é a coluna pois em muitos casos e eu ja tive um por isso falo por experiencia propria, o problema reside apenas no motor da direçao eletrica, sao as soldas que partem e é simples de resolver basta reforçar as soldas com uns pinguitos

    Comentário


      #3
      A direcção do meu Seat Ibiza tb pifou... Porque raio fazem direcções eléctricas?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
        A direcção do meu Seat Ibiza tb pifou... Porque raio fazem direcções eléctricas?
        Pensei que a FIAT era a única que tinha a mania de fazer direção assistida elétrica ...

        Qual é o modelo em questão e o ano?

        O meu Grande Punto de vez em quando ainda lança o aviso de problema, mas nunca falhou a direção até agora e quando acontece o aviso é no momento de dar à chave, sendo que desaparece quando inicio marcha.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jogador Ver Post
          tens a certeza que é a coluna pois em muitos casos e eu ja tive um por isso falo por experiencia propria, o problema reside apenas no motor da direçao eletrica, sao as soldas que partem e é simples de resolver basta reforçar as soldas com uns pinguitos
          Não sei se é do motor, centralina ou sensores de treta que a fiat meteu nestes sistemas, mas já que vou trocar meto tudo de uma vez, sai mais barato comprar o sistema completo que comprar ás peças.

          No outro punto no que custumo andar eu simplesmente estou a trabalhar na eliminação completa da direção eletrica, substituindo o sistema por uma coluna de direção normal e a barra de direção por outra hidraulica, sendo alimentada por uma bomba eletrica.
          Saiu tudo mais barato que comprar um sistema da fiat novo.

          Comentário


            #6
            Pesquisa um pouco pela net...
            O arranjo do motor fica por uns 40/50€, rápido e sem chatices...
            Não tens nenhum problema na coluna de direcção, nem sensores e muito menos centralina...
            Há mecânicos, wannabes de mecânicos, azeitolas do xuning e street racers da treta que só inventam, e por aqui há ás centenas... não vás nessas cantigas.
            Pesquisa um pouco é o meu conselho...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jogador Ver Post
              tens a certeza que é a coluna pois em muitos casos e eu ja tive um por isso falo por experiencia propria, o problema reside apenas no motor da direçao eletrica, sao as soldas que partem e é simples de resolver basta reforçar as soldas com uns pinguitos
              Não tinha lido este post, mas tens aqui a solução...
              Esquece tudo o resto que te disserem.

              Comentário


                #8
                A minha reparação ficou por 85€, num punto 16v de 2003.

                jbarbosa

                Comentário


                  #9
                  Resoldering Power Steering Motor Relays - The FIAT Forum

                  Comentário


                    #10
                    Olha eu se fosse a ti, não fazia isso, na minha FIAT Croma aconteceu-me o mesmo e eram só os Terminais da Direção ficou-me por 50€.

                    Comentário


                      #11
                      Está bem, no outro tambem levou motor novo e o problema persistiu.

                      Este tambem estou a ver que vai pelo mesmo caminho, já falei com a pessoa e desisti de lhe comprar a coluna.

                      E para os que dizem ser o motor, tenho um motor novo em casa, não é do motor, portanto ou centralina ou sensor, mas aposto ser o sensor, só aquele plástico manhoso denuncia o empenho do fornecedor delphi e da fiat em equipar estes sistemas com sensores de qualidade.
                      E outro aviso isso que me aconcelharam, de andar a soldar relês e soldaduras, não funciona nos motores 2003 em diante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                        Pensei que a FIAT era a única que tinha a mania de fazer direção assistida elétrica ...

                        Qual é o modelo em questão e o ano?

                        O meu Grande Punto de vez em quando ainda lança o aviso de problema, mas nunca falhou a direção até agora e quando acontece o aviso é no momento de dar à chave, sendo que desaparece quando inicio marcha.
                        O aviso antes de ligar deve ser normal. A do meu é elctro-hidráulica e é de 2008. Todos os Ibizas, VW polo etc usam este tipo de direcção.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                          O aviso antes de ligar deve ser normal. A do meu é elctro-hidráulica e é de 2008. Todos os Ibizas, VW polo etc usam este tipo de direcção.
                          Não o sistema da fiat não é electrohidraulico é apenas electrico, é um motor que faz a assistência.
                          Enquanto nos ibizas, vw, alguns opel tipo os astra, é esse sistema que indicas, se abrires o capô esses carros têm todos uma barra de direção hidraulica, e o que alimenta essa barra é uma enorme bomba electrica.
                          É esse sistema que vou montar no outro punto pois sem qualquer duvida é o mais fiável.
                          No sistema da fiat, a barra de direção é exactamente igual á dos veiculos não assistidos, o modulo de assistencia fica dentro do habitáculo e a coluna de direção é uma unica unidade com todos os equipamentos acoplados, e reafirmo, que não é hidraulica, mas sim mecanica, a força é transmitida ao veio atravês de sistema de parafuso sem fim, com os dentes a + de 20 graus, para permitir em caso de falha total do sistema o condutor manter o controle.

                          Este punto agora anda com o sistema desactivado.

                          Sinceramente, é uma desilusão, no outro disseram-me que o carro chumbava sem da, fartei-me de gastar dinheiro naquilo, para passados poucos meses estar na mesma, houve um engenheiro de um centro que me disse que se eu conseguisse averbar no livrete que o carro não tem da, safava-me, mas parece que ele disse isso mais no gozo.

                          Comentário


                            #14
                            Alguem sabe o nome das borrachas que isolam o habitáculo do compartimento do motor.
                            São duas borrachas, uma é metida no buraco por onde entra o veio da barra da direção do lado do compartimento do motor e a outra é encaixada no piso e nas extrias da borracha exterior.

                            Onde é que posso arranjar essas duas borrachas novas?

                            Comentário


                              #15
                              Vê a referência no Eper e vai ao ebay.

                              Comentário


                                #16
                                O que é o eper?

                                ps: já vi, o nome da borracha do lado do compartimento motor é junta e a borracha do lado interior do habitáculo é freio.

                                Obrigado
                                Editado pela última vez por m4nn1pul0; 16 February 2015, 20:02.

                                Comentário


                                  #17
                                  Greetings!

                                  Pega num multimetro.
                                  Se a bateria estiver com menos de 12,3V troca apenas de bateria.
                                  Com o frio as baterias ficam muito mais fracas.

                                  Já tive o mesmo problema e resolveu.

                                  Cumprimentos

                                  ps. Hoje em dia até os Porsches têm direção eléctrica.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas Pessoal
                                    Como funciona o sistema de direcção assistida de um grande punto 1.3 de 2006 ? electrohidraulico ou apenas electrico ?
                                    Por vezes em quando fecho mais as curvas a direcção bloqueia ! O que poderá ser ? O servo-motor que tem no punto é o mesmo que o do grande punto ? Foto de exemplo encontrada na net

                                    Obrigado
                                    RIcardo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RNRF Ver Post
                                      Boas Pessoal
                                      Como funciona o sistema de direcção assistida de um grande punto 1.3 de 2006 ? electrohidraulico ou apenas electrico ?
                                      Por vezes em quando fecho mais as curvas a direcção bloqueia ! O que poderá ser ? O servo-motor que tem no punto é o mesmo que o do grande punto ? Foto de exemplo encontrada na net

                                      Obrigado
                                      RIcardo
                                      100% eléctrica

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obrigado eblase .
                                        Entao no caso do grando punto a peça que preciso será
                                        esta ?
                                        Isto necessita de alguma programação posterior após montagem de peça nova ?

                                        Obrigado desde já
                                        Ricardo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Alguém me consegue recomendar algum local de confiança onde possa diagnosticar este problema na zona do Porto ?


                                          Obrigado
                                          Ricardo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RNRF Ver Post
                                            Obrigado eblase .
                                            Entao no caso do grando punto a peça que preciso será
                                            esta ?
                                            Isto necessita de alguma programação posterior após montagem de peça nova ?

                                            Obrigado desde já
                                            Ricardo
                                            Sim e sim.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X