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Mudar óleo do motor, a quente ou a frio?

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    Mudar óleo do motor, a quente ou a frio?

    Alô a todos,
    Como o título indica, qual é a melhor forma para a mudança do óleo do motor? Deve ser feita a quente ou a frio? Isto para um motor de um Mercedes-Benz C 220 CDi (150cv) de 2004.

    Qual é a vossa experiência como mecânicos? Opiniões..

    Forte abraço!

    #2
    Eu mudo sempre a quente, o óleo flui melhor

    Comentário


      #3
      Quente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Farang Ver Post
        Eu mudo sempre a quente, o óleo flui melhor
        x2
        Também deixo sempre aquecer um pouco para que escorra melhor

        Comentário


          #5
          Pois, essa também é a minha percepção.. Mas como houve uma pessoa que me referiu de que o mecânico dele, experiente em Mercedes, disse que era melhor mudar a frio.. fiquei na dúvida.. Mas não tem grande lógica..

          Comentário


            #6
            se mudares em casa, podes tirar o bujão , e deixar a escorrer a noite toda para no outro dia meter o óleo

            Comentário


              #7
              Pois, dessa forma também é viável!

              Comentário


                #8
                O ideal seria dar uma boa volta para aquecer bem e depois deixar acentar uma meia hora e meter a escorrer...

                Comentário


                  #9
                  A quente porque está mais fluido e sai mais depressa.
                  A frio vai demorar uma eternidade a escorrer convenientemente.

                  Comentário


                    #10
                    A quente não só porque flui mais depressa mas porque flui TUDO.

                    Dá uma volta com o carro até atingir a temperatura normal de funcionamento.

                    A frio........faz-me lembrar uma história de uma Canter: Desaperta-se o bujão e surpresa.......não saiu óleo. Minutos depois de o carro ter ido dar uma volta desaperta-se: ah.........afinal tem, não queria era sair com o frio.

                    Cumprimentos.

                    Comentário


                      #11
                      Mudar óleo do motor, a quente ou a frio?

                      Também me parece a melhor forma! Só fiquei na dúvida com o que o gajo disse sobre o mecânico dele.. wtv

                      Comentário


                        #12
                        Ha várias opiniões sobre o assunto.

                        Tens um produto espesso que está agarrado ás paredes do motor e deves deixa-lo escorrer , saindo todos os residos e limalhas.


                        Usa um Q8 Formula Excel Long Life 5W-40 ou Q8 Formula M Long Life 5W-40 (Acima -20°C), visto o teu carro não ter filtro de particulas...
                        Editado pela última vez por corredor; 17 February 2015, 13:10.

                        Comentário


                          #13
                          Então o ideal, seria deixar a escorrer, de um dia para o outro, por exemplo?

                          Comentário


                            #14
                            LOL

                            De um dia para o outro ou durante 15 dias.... lol

                            A temática dos Lubrificantes é muito complexa, penso que entendes o que quero dizer....

                            Há quem defenda a mudança por gravidade e outros por sucção... ou seja, nunca vai existir uma certeza.


                            O mesmo aplica-se ás marcas, há marcas para todos os gostos, feitios e carteiras, até marcas a ser vendidas em Portugal que não tem rótulo em POrtuguês, LOL... parece mentira...
                            Importante no meu ponto de vista, são as recomendações do construtor e que o lubrificante seja de uma Companhia Petrolifera e não de embalador.
                            O embalador não tem acesso as base mais puras, apenas a um óleo que cumpre as normas ACEA SEA API, pouco mais.
                            Para ter recomendação do construor, tem de pagar e muito.

                            Porém defendo que a mudança deve ser feita por gravidade, não após desligar o veiculo e deve haver um compasso de espera para escorrer o maximo possivel. (é uma opinião)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZUPERTENDER Ver Post
                              Então o ideal, seria deixar a escorrer, de um dia para o outro, por exemplo?
                              imagina chegas a casa, o motor está quente... ja não vais precisar mais do carro esse dia. Tiras o bujão..

                              e no dia seguinte metes o oleo. (não podes é esquecer que não tens oleo, e não vá alguem ligar o carro )

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                imagina chegas a casa, o motor está quente... ja não vais precisar mais do carro esse dia. Tiras o bujão..

                                e no dia seguinte metes o oleo. (não podes é esquecer que não tens oleo, e não vá alguem ligar o carro )
                                E depois logo demanhã cheio de sonho e com pressa para ir a algum lado, é só dar á chave e bota prego na chapa porque se faz tarde

                                Comentário


                                  #17
                                  Grande filme! AHAH

                                  Vou dar também uma vista d'olhos no manual do fabricante..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                    imagina chegas a casa, o motor está quente... ja não vais precisar mais do carro esse dia. Tiras o bujão..

                                    e no dia seguinte metes o oleo. (não podes é esquecer que não tens oleo, e não vá alguem ligar o carro )
                                    Convém é não esquecer de meter o bujão antes de meter o novo óleo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      De um dia para o outro...................uma semana pelo menos! Não te esqueças de meter a trabalhar para sair o resto. Já agora..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                        De um dia para o outro...................uma semana pelo menos! Não te esqueças de meter a trabalhar para sair o resto. Já agora..
                                        Qual é o problema? faz mal ao carro deixar o bujão aberto durante a noite?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                          De um dia para o outro...................uma semana pelo menos! Não te esqueças de meter a trabalhar para sair o resto. Já agora..
                                          LOOOL! Estava a supor..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                            Qual é o problema? faz mal ao carro deixar o bujão aberto durante a noite?
                                            Não faz mal nenhum mas também não faz sentido. Apenas isso.

                                            Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                              Qual é o problema? faz mal ao carro deixar o bujão aberto durante a noite?
                                              Pode entrar um cardume de ratos para dentro do motor e depois fazem ninho lá dentro danificando o virabrequim ficando o carro a bater mal das touches.

                                              Comentário


                                                #24
                                                LOL....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O ideal mesmo é com o carro em andamento!

                                                  Desapertas o bujão praticamente até cair (já podem sair umas "pinguinhas" e tudo) e depois toca a ir acelerar com ele! Quando acender a luz do óleo é só parar nesse local e fazer a mudança!!!

                                                  Quanto ao rasto que ficou, tipo baba de caracol, mas em preto, não te preocupes! São danos colaterais!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                    Não faz mal nenhum mas também não faz sentido. Apenas isso.

                                                    Cumprimentos.
                                                    tem também a vantagem de pegando no carro no dia seguinte, já não precisares esperar que o óleo escorra todo..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não havia aí um User que drenava o oleo e depois ligava o motor para tirar os restos?

                                                      Eu tiro a quente porque não tenho tempo para deixar arrefecer

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ZUPERTENDER Ver Post
                                                        Pois, essa também é a minha percepção.. Mas como houve uma pessoa que me referiu de que o mecânico dele, experiente em Mercedes, disse que era melhor mudar a frio.. fiquei na dúvida.. Mas não tem grande lógica..

                                                        Se bem me recordo dos meus estudos o oleo é mais viscoso quando está frio. E menos denso, permitindo melhor fluidez.
                                                        Editado pela última vez por kpt; 18 February 2015, 09:19.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          What? Ligar o motor para tirar os restos? AHAH Muito bem!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            http://forum.autohoje.com/boxes/9125...or-quente.html

                                                            Comentário

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