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Consumo de Óleo a Frio, de Onde Pode Ser ?

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    Consumo de Óleo a Frio, de Onde Pode Ser ?

    Pois é...


    Estamos por aqui a debater-mo-nos com este problema.

    Temos um dCi a consumir óleo a frio, isto é, faz fumo azul quando se arranca (mais notório de manha). Depois de quente, pode-se puxar à vontade que o que sai é fumo preto.

    Não se nota falta de força no motor (embora careça de confirmação com um teste).


    De onde ou onde pode ocorrer tal consumo ?

    #2
    Eu ia dizer que era do 10W40 mas depois criava a terceira guerra mundial no fórum..

    Comentário


      #3
      Está a usar Castrol 5W40 próprio para o efeito...

      Comentário


        #4
        Não é usar agora que resolve problemas de manutenção anteriores...

        Qual o consumo de óleo a cada 1000km? A Nissan anda 1L/1000Kms a fazer auto-estrada..

        Comentário


          #5
          Ainda não quantifiquei o consumo. Mas em 2.000 e tal quilómetros, o nível na vareta está a meio...

          Comentário


            #6
            Segmentos....

            Comentário


              #7
              Quem me dera LOL

              A medir sempre nas mesmas condições? Pergunta meio idiota eu sei.. mas não podes vacilar neste ponto.

              Comentário


                #8
                Sim, sempre a frio. No mínimo com 3 horas após a última paragem de motor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Segmentos....
                  outro aqui......

                  Comentário


                    #10
                    Esse motor há-de ter um respiro do carter, tipo PCV... como é que isso está? muito sujo?

                    Comentário


                      #11
                      Isso tá a perder litradas pelo bujon do cárter! O último gajo que te mudou o óleo apertou tanto o parafuso que moeu a rosca.

                      O resto do fumo é porque é um bom motor... portanto não te livres disso ontem que não é preciso!

                      Comentário


                        #12
                        O carro não deixa marcas de óleo no chão, pelo que pelo bujão não deve ser.

                        Comentário


                          #13
                          Pois eu já excluí fugas por saber que foi das primeiras coisas que ele fez [emoji1]

                          Comentário


                            #14
                            Tens de fazer o teste de compressão (especial atenção às guias das válvulas) e ver como está o circuito depois do compressor, pode ter uma fuga nos vedantes

                            Consoante os resultados logo vês o passo seguinte.

                            Comentário


                              #15
                              Sim, o teste de compressão é o mínimo. Depois dependendo dos resultados podes fazer um wet compression test...

                              Continuo a apostar nos segmentos por se notar de inicio a frio.

                              O carro pega bem?

                              Comentário


                                #16
                                Se pega bem ?

                                Como se nada fosse, a frio e a quente. E não queima óleo a quente, não há fumo azul na temperatura ideal de funcionamento.

                                Comentário


                                  #17
                                  Epá, os segmentos quando começam a gastar nota-se mais enquanto o carro não chega à temperatura de funcionamento.

                                  É naquele período de tempo em que os ajustamentos nominais ainda não foram alcançados. Aliás todos os carros gastam e queimam óleo nesse curto período, uns mais que outros. Mas quando começam a gastar os segmentos começa progressivamente a notar-se...

                                  Isto é mesmo muito típico. Mas isto não é uma ciência nada exacta...

                                  O teste de compressão tira essas teimas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                    Tens de fazer o teste de compressão (especial atenção às guias das válvulas) e ver como está o circuito depois do compressor, pode ter uma fuga nos vedantes

                                    Consoante os resultados logo vês o passo seguinte.
                                    Os vedantes em mau estado também são uma hipotese. Porque acaba por escorrer e só depois de um periodo algo mais longo parado é que darias conta... daí o fumo azulado a frio.

                                    Faz sentido

                                    Comentário


                                      #19
                                      E só vês o fumo azul por usares óleos de "baixa" qualidade. Na Nissan, nunca vi fumo(óleos à homem). Só quando tive de comprar um óleo qualquer por não ter óleo(15W40) é que vi o fumo azul.

                                      Actualmente não deita fumo azul mas gasta óleo...


                                      Desculpa lá moer-te mas foste avisado [emoji14]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já foi mudado o filtro de ar?

                                        Como está o deposito de liq refrigeracao?
                                        Editado pela última vez por kpt; 19 February 2015, 17:02.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          E só vês o fumo azul por usares óleos de "baixa" qualidade. Na Nissan, nunca vi fumo(óleos à homem). Só quando tive de comprar um óleo qualquer por não ter óleo(15W40) é que vi o fumo azul.

                                          Actualmente não deita fumo azul mas gasta óleo...


                                          Desculpa lá moer-te mas foste avisado [emoji14]
                                          Sempre andou com óleos recomendados para o motor. Logo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Here we go again...


                                            Os óleos são todos iguais... tens razão...

                                            Comentário


                                              #23
                                              O teste de compressão em si pode não resultar em nada, se os segmentos de compressão estiverem bons e os de retenção de óleo estiverem maus... mas quando sacarem as velas para fazer o teste, enfia lá uma seringa plástica com um tubo plástico "rígido" mas comprido de forma a chegar a todos os êmbolos, nomeadamente entre eles e os cilindros, e aspira.

                                              Se alguns cilindros trouxerem óleo... é quase certo que serão as guias das válvulas. Mas não descures fugas no turbo porque essas são perigosas... (embora devesse ser sempre e não apenas a frio... mas antes que o motor desalvore é melhor esquecer esse ponto!)

                                              Tenta descobrir quais são os segmentos nesses motores que "costumam" colar, se são os de compressão ou os raspadores de óleo (há quem faça duplo flush a isso, nuns resolve a prisão dos segmentos, noutros não altera grandemente e noutros ainda piora o assunto... fala com um mecânico "batido" da Renault, até porque parece que eles têm um flush especial).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Here we go again...


                                                Os óleos são todos iguais... tens razão...
                                                Se respeitam a norma exigida, qual é o estigma ?

                                                Que mania essa de culparem o óleo de tudo, mesmo quando é o recomendado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Se alguns cilindros trouxerem óleo... é quase certo que serão as guias das válvulas. Mas não descures fugas no turbo porque essas são perigosas... (embora devesse ser sempre e não apenas a frio... mas antes que o motor desalvore é melhor esquecer esse ponto!)
                                                  Turbo não deve ser, dado que foi reparado há menos de um ano. Mas nunca se sabe...



                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Tenta descobrir quais são os segmentos nesses motores que "costumam" colar, se são os de compressão ou os raspadores de óleo (há quem faça duplo flush a isso, nuns resolve a prisão dos segmentos, noutros não altera grandemente e noutros ainda piora o assunto... fala com um mecânico "batido" da Renault, até porque parece que eles têm um flush especial).
                                                  Já me falaram nos raspadores, a opinião é de que raramente os de compressão dão raia nos 1.5 dCi.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É este o especial de corrida Renault:


                                                    Sobre a "mania", não era a primeira vez que a Renault teve a "mania" de aconselhar mal o óleo: 1.9DCI ring a bell?

                                                    Mas agora culpa a marca de construir motores cócó... é socialmente aceite.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O Clio consumia oleo, depois de segmentos trocados em 15.000km continua pouco abaixo do "max"

                                                      Fumo, nunca fez. Só branco a frio. Mas o oleo desaparecia.
                                                      Editado pela última vez por FabioAbreu; 20 February 2015, 00:50.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Qual é a quilometragem do animal?

                                                        Assim completamente às cegas também apontaria para segmentos..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pergunta parva: já cheiraste esse fumo azul?

                                                          Cheira-te mesmo a combústivel misturado com óleo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um teste de compressão também ajudava no diagnostico.

                                                            Comentário

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