Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema Clio 1.9D de 95

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema Clio 1.9D de 95

    Boas,
    Tenho andado meio preocupado com uma situação num Clio 1.9D de 95 que fui buscar á uns dias.

    Antes de ontem fui buscar o Clio a cerca de 360km de onde vivo e quando vim embora com ele, passado poucos kms lembrei-me de verificar o liquido de refrigeração e vi que estava no minimo. Então parei no Continente e comprei 1L de liquido de refrigeração para preencher e deixei o carro arrefecer 40min antes de o fazer.

    O meu suspense foi que quando comecei a remover a tampa do vaso, reparei que o liquido que estava no minimo, rapidamente começou a ferver e subiu acima do limite máximo!

    Pelo que sei parece que o antigo dono metia água normal em vez de liquido de refrigeração e o carro n está nas melhores condições, mas visto ter sido dado pois é uma pessoa de família e não precisava dele pois comprou um mais recente aproveitei e fiquei com o mesmo.

    O meu problema é o seguinte, será que isto é normal nestes carros ganhar tanta compressão no vaso de água? É que sei que estes carros são famosos pelas juntas queimadas e dai o meu receio.

    Mas ao mesmo tempo não me parece ser pois o carro anda bem, não deita fumo absolutamente nenhum, nunca me acendeu a luz de excesso de temperatura (visto estes carros não terem manómetro de temperatura) e desde que o fui buscar fiz uma viagem de 360km (5h e meia seguidas só parando os tais 40min para encher de liquido) e já fiz mais 150km em cidade.

    Ao todo fiz cerca de 500km com apenas 25€ de gasóleo, o que me parece impossível tais consumos se tivesse a junta queimada!

    Que acham que seja? Será mesmo a junta e mais vale agarrar e vendê-lo?

    Gosto do facto de ser um carrinho pequeno mas confortável e ter consumos super-ótimos para o dia a dia mas receio que dê problemas e fique com ele encalhado em mãos!

    Obrigado e perdão pelo testamento. Cumps

    #2
    É normal.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      É normal.
      Sendo assim fico mais descansado

      Hoje por acaso reparei bem no vaso de água sem a tampa e ao por o carro a trabalhar reparei que aquilo está ligado direto e basicamente a água circula dentro do vaso, entra dentro do tubo inferior e é expelida novamente para dentro do vaso através do tubo superior.

      O que explica eu não ter a sofagem quente..

      Já me disseram que isso é feito mesmo para o motor não aquecer e a junta não queimar e sinceramente prefiro rapar um frio de vez em quando a gastar uma nota preta.

      Comentário


        #4
        Bela cantiga que te disseram

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por blind3 Ver Post
          Sendo assim fico mais descansado

          Hoje por acaso reparei bem no vaso de água sem a tampa e ao por o carro a trabalhar reparei que aquilo está ligado direto e basicamente a água circula dentro do vaso, entra dentro do tubo inferior e é expelida novamente para dentro do vaso através do tubo superior.

          O que explica eu não ter a sofagem quente..

          Já me disseram que isso é feito mesmo para o motor não aquecer e a junta não queimar e sinceramente prefiro rapar um frio de vez em quando a gastar uma nota preta.
          Podes ter uma bolsa de ar, o sistema pode estar mal purgado. Tira o liquido todo, volta a metê-lo com a sofagem ligada e purga o sistem correctamente (Se aplicavel).

          Comentário


            #6
            Isso da agua entrar no tubo inferior "voltar" pelo tubo superior é mesmo assim, nada tem a haver com não teres ar quente no habitaculo.

            O não teres ar quente no habitaculo pode ser por teres o radiador de soufagem entupido, ou estava roto e anularam o mesmo e a água nunca passar por lá, logo não aquece o habitaculo.

            Comentário


              #7
              Ao menos foi o que um rapaz que já teve um igual me disse, se é verdade ou não...

              Eu já pensei em purgar o sistema e meter anti-congelante novo mas ainda não o fiz pela simples razão de isto ser um motor que estava junto da praia todos os dias e tenho receio que a ferrugem que já tem nos tubos me dê problemas ao trocar o liquido de refrigeração e me queime a junta ou me cause alguma fuga.

              A sofagem para mim não é nada grave e nada com que não passe bem sem ela, agora claro que se a por a funcionar sempre é melhor. Tenho de investigar bem aquilo então..

              Comentário


                #8
                Eu mudava essa água ontem.

                Podes morrer da cura (aparecimento de alguma fuga), mas acredita que a doença custa mais na carteira (junta ou cabeça queimadas).

                Já agora, se alguma vez a luz da temperatura te acender, já foste. O melhor era comprares um indicador da temperatura para o motor (p.e., arranjando um quadrante do 19, que julgo que é plugnplay).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Eu mudava essa água ontem. Podes morrer da cura (aparecimento de alguma fuga), mas acredita que a doença custa mais na carteira (junta ou cabeça queimadas). Já agora, se alguma vez a luz da temperatura te acender, já foste. O melhor era comprares um indicador da temperatura para o motor (p.e., arranjando um quadrante do 19, que julgo que é plugnplay).
                  Sendo assim vou ver o que encontro de liquido de refrigeração dos mais fraquinhos para prevenir o aparecimento de ferrugens.


                  Este carro é apenas para desenrascar por agora companheiro, apenas estou a restaurá-lo aos poucos o que posso para depois vender, pois tenho o meu Honda no mecânico á espera do jogo de juntas da tampa da cabeça porque aquelas já estão muito gastas e colam as velas e fico com o carro a 3 cilindros.


                  Mas pronto, de qualquer maneira vou ver se já faço isso no fim de semana e logo dou feedback.

                  Comentário


                    #10
                    Ainda não cheguei a trocar o liquido de refrigeração pessoal, mas continuo em dúvida se não terei a junta queimada.

                    Passo a explicar, eu desde que fui buscar o carro fiz cerca de 750km e já lá vai 1L de liquido de refrigeração que meto para dentro do vaso..

                    Parece que aquilo bebe água até não dar mais e não se isso se deve ao facto de ter basicamente pura água no vaso (tirando 1L que lhe meti de liquido refrigerante) ou se será mesmo a junta

                    Que me dizem?

                    Comentário


                      #11
                      Qual é o estado do óleo? Está no nível adequado? Tem uma cor estranha?

                      Comentário


                        #12
                        O óleo já não deve ser trocado á muito tempo, está entre o máximo e o minimo e tem um cor preta.

                        Comentário


                          #13
                          Pode ser e pode não ser a junta. A água poderia estar a misturar com o óleo, mas nesse caso o nivel de água descia e o de óleo subia (água no óleo ou vice versa). Poderás ter "apenas" uma fuga de água num tubo, radiador, bomba de água ou até fuga pela junta da cabeça e esta verter para fora e não para dentro do motor e não notares nada no óleo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                            Pode ser e pode não ser a junta. A água poderia estar a misturar com o óleo, mas nesse caso o nivel de água descia e o de óleo subia (água no óleo ou vice versa). Poderás ter "apenas" uma fuga de água num tubo, radiador, bomba de água ou até fuga pela junta da cabeça e esta verter para fora e não para dentro do motor e não notares nada no óleo.
                            Eu nunca vi qualquer fuga, mancha no chão, motor molhado, absolutamente nada.. Até lavei o motor assim que o trouxe para qualquer babadela ser perceptível..

                            O carro anda bem e ainda não me deu qualquer problema tirando mesmo a questão de beber imensa água. Acho que vou purgar o sistema e mudar o liquido e ver se poderá ser da água que lá está evaporar depressa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por blind3 Ver Post
                              Eu nunca vi qualquer fuga, mancha no chão, motor molhado, absolutamente nada.. Até lavei o motor assim que o trouxe para qualquer babadela ser perceptível..

                              O carro anda bem e ainda não me deu qualquer problema tirando mesmo a questão de beber imensa água. Acho que vou purgar o sistema e mudar o liquido e ver se poderá ser da água que lá está evaporar depressa.
                              A fuga pode ser tão pequena que o líquido só saia quando o circuito está em pressão (motor quente) e como sai em forma de vapor não deixa manchas em lado nenhum. Uma simples rachadela num tubo ou no radiador é suficiente

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                A fuga pode ser tão pequena que o líquido só saia quando o circuito está em pressão (motor quente) e como sai em forma de vapor não deixa manchas em lado nenhum. Uma simples rachadela num tubo ou no radiador é suficiente
                                O carro levou um radiador novo logo desconfio que a fuga seja dai.. Ainda hoje verifiquei o vaso de água e estava vazio, mas se abrir a tampa um bocadinho que seja com o motor quente (coisa que só fiz 2 vezes e já tinha o carro parado há mais de 1 hora), o vaso enche novamente sozinho, basicamente é como se o liquido perde-se a pressão e volta-se a subir.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se for agua da torneira ou destilada limpida, o que me parece pouco provavel torna-se mais dificil ver a fuga. Limpa o circuito e compra liquido de refrigeração do mais barato. O facto de ter coloração facilita a detecção da fuga e se dizes que perde imensa água não deve ser tão minima.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim o anterior dono metia água da torneira unicamente..
                                    Pois o mais estranho é isso mesmo, é não ver fuga nenhuma e consumir tanta água!
                                    Sei que não me posso guiar pelo carro quente e com o vaso selado pois como referi se retirar a tampa, o vaso passa de vazio a praticamente cheio..

                                    Comentário


                                      #19
                                      O vaso estar quase vazio e depois ficar praticamente cheio não acho muito normal. Ele sobe um pouco, não tanto como falas. Poderá estar a aquecer excecivamente e ganhar maior pressão. Ter agua da torneira em nada ajuda pois ferve. Faz a limpeza e coloca anticongelante, se tiveres possibilidade troca o termostato que não deve passar dos 15€. Deve melhorar bastante e mais facilmente detectas a fuga.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X