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Problema óleo Renault Clio II 1.5 DCI

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    Problema óleo Renault Clio II 1.5 DCI

    Boas, tenho uma clio 1.5 dci 65cv, e há alguns tempos que tem acendido a luz vermelha do óleo no painel, e a luz do stop. Com o andar no carro se andar em plano ela apaga, se esforçar um pouco ou fazer uma curva fechada ou um pouco de inclinação, ela acende durante uns segundos, depois de nivelar o carro, volta a apagar.

    O nível do óleo no CB está no máximo, tem as bolas todas e diz "oil ok".

    Tirei a vareta para limpar e medir o óleo, tinha óleo mas bastante escuro, depois limpei a vareta voltei a meter e não molha nem sequer um pouco da vareta, a vareta não está partida, o carro estava num sítio plano, desligado e frio, também testei 30 min depois de andar um pouco.

    Alguém sabe do que se trata? Estou bastante preocupado, ao ínicio não me preocupei muito, porque o nivel no CB estava no máximo, mas agora assustei-me... amanhã lá vou ver a um mecanico.

    Comprei o carro em Agosto, o antigo dono, mudou o óleo aos 147 990km, em inicio de Agosto antes de me dar para as mãos, o carro estava impecável, e está neste momento com 152 750km, não sai fumo por trás, se sair é muito pouco fumo de gasóleo quando vou a 130-140, mas tambem não passo disso e sai só um pouco. Quando comprei ele tinha muito mais força... agora quando acelero parece ele anda mas parece que acelero em seco... não tem tanta força como antes tinha... teve um problema na egr, entupiu em setembro, o carro nao passava dos 40km/h só se fosse a descer, e borrava-se todo de fumo preto atrás, limpou a egr e voltou ao normal.

    O motor tem um trabalhar irregular quando deixo a trabalhar em ponto morto, parece que trabalha aos arranques, não se nota muito, quem tiver distraído o motor está a trabalhar normal, mas quem estiver atento ao ritmo dele nota-se ele aos arranques, se carregar na embraiagem o motor volta a trabalhar mais regular um pouco, se largar a embraigem para ponto morto nota-se mais o irregular. Em andamento não se nota nada, apenas nota-se as vezes um "arranhar" ao começar acelerar de leve...

    Não faço muitos km nele, por vezes 2 vezes por semana faço uns 80km, de resto faço sempre 25 km por dia, nada de mais e não puxo muito por ele, raramente passo das 2500 rpm... nem faço acelerações muito bruscas.

    Que problemas terá este carro? Não percebo de mecânica, mas a questão do óleo assusta-me...

    #2
    Portanto.. acende aviso do óleo... vês na vareta que não tem óleo.... e ainda tens dúvidas?

    É óbvio que é falta de liquido nos mijas.

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      #3
      O óleo foi mudado em Agosto, é estranho não ter óleo, no CB diz que tem o óleo no máximo... e como é possível em 6 meses desaparecer o óleo todo mas mesmo assim no CB dizer que tem o óleo no máximo? O problema acho que não deve ser tão simples como adicionar óleo, ou tirar o velho e meter novo... algo deve estar mal para o óleo desaparecer, no chão não tem manchas nem nada... é estranho...

      Comentário


        #4
        Como é que anda esse turbo? Nunca vejas só pelo CB, o meu carro também diz e eu vejo sempre pela vareta para não ter surpresas. Se anda quase sem óleo e ouves um 'arranhar' acho que esse motor já sofreu alguma coisa..e $$$

        Comentário


          #5
          Mais um caso do tipo "para onde vai o óleo no 1.5 dCi dos Clio II"...

          http://forum.autohoje.com/boxes/1347...-pode-ser.html


          Quanto às bolas, esquece... Com o tempo aquilo deixa de marcar como deve, mesmo com ou sem óleo.

          Comentário


            #6
            O CB nunca prevalece sobre a verificação na vareta.
            Se não vês óleo na vareta, o problema neste momento é falta de óleo sem duvida, agora saber porque é que ele desaparece convém visitar um mecânico pois pode ser muita coisa, para todos os preços e carteiras

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              #7
              Para quem tem o mesmo problema, era problema no turbo, vai ser reparado, hoje meti 1 litro de óleo só para o levar ao mecanico e já não tinha quase nada quando lá cheguei e saia fumo branco pelo caminho, principalmente a subir...

              Comentário


                #8
                Nesta fase avançada, resta saber se foi o turbo que criou o problema com o nível do óleo ou o nível do óleo criou o problema do turbo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                  Nesta fase avançada, resta saber se foi o turbo que criou o problema com o nível do óleo ou o nível do óleo criou o problema do turbo...
                  Quando comprei o carro em Agosto, já saia este fumo branco mas não tanto, por isso acho que o turbo já estava assim, mas como nao saia muito não achei nada preocupante, agora que o oleo desapareceu todo é que ja me preocupei mais... e o fumo foi graduando até que deixou de fazer quando o oleo desapareceu todo... agora que tinha metido mais oleo só para ir a oficina voltou a fazer o fumo... principalmente quando faz mais esforço e precisa do turbo.

                  Comentário


                    #10
                    Vê lá se o teu mecânico concorda com esta opção, ou se já será tarde demais... PROVMEC - Motor Reparado, Motores Reparados, Motores Usados, Motores Reconstruídos e Caixas de Velocidades Reconstruídas


                    Dizem que reconstróem o próprio turbo em 48 horas desde 250€ + IVA. É apenas uma ideia!

                    Comentário


                      #11
                      A turbocenter viu o turbo e disse que não vale a pena gastar dinheiro naquele turbo que ele está bom, além disso é impossivel o turbo gastar-me tanto óleo assim...

                      O mecânico vai fazer uma limpeza, tirar o resto do óleo velho e meter o óleo novo, um óleo de boa qualidade. E a seguir vou andar com o carro uns dias para ver se me deita fumo branco atrás, se ainda acontecer o mesmo, ele disse que deve ser problema mesmo no motor. Qual é a parte do motor onde é possível queimar tanto óleo?

                      Agosto o óleo foi mudado, tava a nível, visto com a vareta e tudo, óleo no máximo, andei 4000 km e o óleo desapareceu todo ao longo desse 4000 km gradualmente, com fumos brancos. Como é possível?
                      Editado pela última vez por ricardot10; 27 February 2015, 21:20.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ricardot10 Ver Post
                        A turbocenter viu o turbo e disse que não vale a pena gastar dinheiro naquele turbo que ele está bom, além disso é impossivel o turbo gastar-me tanto óleo assim...

                        O mecânico vai fazer uma limpeza, tirar o resto do óleo velho e meter o óleo novo, um óleo de boa qualidade. E a seguir vou andar com o carro uns dias para ver se me deita fumo branco atrás, se ainda acontecer o mesmo, ele disse que deve ser problema mesmo no motor. Qual é a parte do motor onde é possível queimar tanto óleo?

                        Agosto o óleo foi mudado, tava a nível, visto com a vareta e tudo, óleo no máximo, andei 4000 km e o óleo desapareceu todo ao longo desse 4000 km gradualmente, com fumos brancos. Como é possível?
                        Para começar, começaste mal. Depois de comprares o carro devias ter mudado logo nesse dia o óleo e filtro metendo óleo adequado (especificações e viscosidade) e de boa qualidade.

                        Fazendo isso em casa tinhas gasto menos de 30euros e ficavas descansado.

                        Dizes que o CB diz q o nivel oleo tá bom mas que a vareta nem molha. Como o carro é usado até pode ser o caso de a vareta não ser a original e ser uma mais curta.

                        No autodata vês qual a quantidade de óleo que leva, ao mudares o óleo verificas a quantidade que sai, metes a quantidade necessária e vês como fica a vareta e o indicador no CB.

                        O que deves fazer é trocar o óleo e meter adequado e de boa qualidade e 100% sintético e trocar tb o filtro oleo. Antes de trocares o oleo utiliza o engine flush para ajudar a sair a porcaria.

                        Depois mete a quantidade de oleo indicada pelo autodata/manual do carro. Fazes umas centenas de kms e o mais certo é o problema ficar resolvido.

                        No geral quando o pessoal vai vender o carro que tem vale tudo para não gastar mais dinheiro com ele por isso sabe-se lá o que o motor tem de óleo e por isso é q devias ter trocado logo o oleo no mesmo dia. Entretanto já fizeste 4k kms...

                        Comentário


                          #13
                          O carro foi-me vendido por um "stand" que tem oficina, o carro veio de retoma, fizeram uma revisão geral, mudaram o óleo e filtros uns dias antes de vir para a minha mão, portanto não ia mudar novamente... o problema é que como foi por conta deles eles é que escolheram o óleo.
                          A vareta nessa altura indicava que o óleo estava no máximo, por isso a vareta é deste carro, o sensor que dá informação é que está avariado, mas aquele que indica nas luzes do painel, a luz vermelha de falta de óleo essa acende, e mal meti 1 litro de óleo para ir ao mecânico ela apagou e nunca mais acendeu.

                          Isso dos sensores está esclarecido, o óleo do carro desapareceu todo em 4k km... e não é o turbo, o óleo foi desaparecendo pelo escape através de gases, e a carrinha quando a puxo um pouquinho sai fumo branco do óleo, quando aperto com ela... por exemplo +3000 rpm, fuma preto com cinzento.
                          Editado pela última vez por ricardot10; 28 February 2015, 17:55.

                          Comentário


                            #14
                            Caro, das duas uma: ou o turbo está a mandar óleo para a admissão ou tens segmentos nas lonas.
                            Se o óleo está a ser queimado tem que ser um desses problemas.

                            Comentário


                              #15
                              Turbo descartado! Ótimo porque isso poderia ser um problema enorme!

                              Vê o link do DCI...

                              Esses motores têm tudo menos famoso... mas como já tens o menino nas mãos... ou são os segmentos colados ou o desgaste nas guias das válvulas e nem vale a pena entrar em considerações sobre o óleo utilizado porque esses são apenas 2 dos 4 problemas bem conhecidos desse motor a nível europeu.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricardot10 Ver Post
                                O carro foi-me vendido por um "stand" que tem oficina, o carro veio de retoma, fizeram uma revisão geral, mudaram o óleo e filtros uns dias antes de vir para a minha mão, portanto não ia mudar novamente... o problema é que como foi por conta deles eles é que escolheram o óleo.
                                A vareta nessa altura indicava que o óleo estava no máximo, por isso a vareta é deste carro, o sensor que dá informação é que está avariado, mas aquele que indica nas luzes do painel, a luz vermelha de falta de óleo essa acende, e mal meti 1 litro de óleo para ir ao mecânico ela apagou e nunca mais acendeu.

                                Isso dos sensores está esclarecido, o óleo do carro desapareceu todo em 4k km... e não é o turbo, o óleo foi desaparecendo pelo escape através de gases, e a carrinha quando a puxo um pouquinho sai fumo branco do óleo, quando aperto com ela... por exemplo +3000 rpm, fuma preto com cinzento.
                                Qual o óleo que meteram? 15W40 mineral da pior marca existente e fora do prazo?

                                E atenção, uma coisa é o que eles dizem que fizeram e outra coisa é a realidade. Umas vezes coincide uma coisa com a outra, outras vezes não.

                                Por menos de 30euros mete-se oleo e filtro do melhor em casa. Mesmo que eles tenham mudado o óleo, a partir do momento que o carro passa a ser teu tu fazes o que entenderes e achares melhor.

                                Nesses 4k km devias ter visto as varetas umas quantas vezes para ires acompanhando o consumo de oleo. Neste momento não sabes se o consumo foi repentino ou se foi gradual.

                                E agora meteste 1 litro de óleo lá pra dentro sem saber qual o óleo que lá estava para ver se era compativel?... Já agora que óleo meteste?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ricardot10 Ver Post
                                  O carro foi-me vendido por um "stand" que tem oficina, o carro veio de retoma, fizeram uma revisão geral, mudaram o óleo e filtros uns dias antes de vir para a minha mão, portanto não ia mudar novamente... o problema é que como foi por conta deles eles é que escolheram o óleo.
                                  A vareta nessa altura indicava que o óleo estava no máximo, por isso a vareta é deste carro, o sensor que dá informação é que está avariado, mas aquele que indica nas luzes do painel, a luz vermelha de falta de óleo essa acende, e mal meti 1 litro de óleo para ir ao mecânico ela apagou e nunca mais acendeu.

                                  Isso dos sensores está esclarecido, o óleo do carro desapareceu todo em 4k km... e não é o turbo, o óleo foi desaparecendo pelo escape através de gases, e a carrinha quando a puxo um pouquinho sai fumo branco do óleo, quando aperto com ela... por exemplo +3000 rpm, fuma preto com cinzento.
                                  caro, deixe-me que lhe diga uma coisa, nunca se esqueça, sempre que comprar um carro usado, agarre no mesmo e va direto para a sua oficina, ou mude o oleo e os filtro de oleo, so para comecar. depois ja pode andar com o carro e ir vendo o resto que esta para corrigir.

                                  nunca confie nos oleos e filtros que um stand poe, tenha oficina propria ou nao, nao interessa, eles nao lhe vao por material caro. as peças que sao preciso nos carros nos stands, se eles puderem por peças que custem centimos e sirvam so para o carro fazer uns kilometros vao faze-lo.

                                  guarde este conselho para o resto da sua vida!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se já não tinha óleo nenhum nem me preocupei muito com o óleo que lá estava, meti 1 litro de 10w40 para o desenrasque, só para fazer uns 4km até à oficina, agora ele vai limpar aquilo tudo, tirar o óleo velho e meter um óleo novo de boa qualidade para ver o que acontece...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ricardo... dia 24 de Fevereiro era problema do turbo de certeza!

                                      Dia 27, um especialista em turbos disse que não era daí.

                                      Agora vais mudar o óleo no mesmo sítio? Que óleo? E para quê?

                                      Já paraste uns minutos para pensar?

                                      Não te vou dizer mais porque o dinheiro é teu. Gasta-o como bem entenderes.

                                      Está tudo escrito para trás, é só juntar 2 + 2 e não concluir que pode 22!


                                      Penso que esse seja posterior a 2003 e que, portanto, o famoso problema das limalhas na bomba Lucas já não se apresente aí (estamos em 2014/5...). Para um consumo de óleo tão elevado (que deverá ser permanente tanto em frio como em quente), isso aponta para segmentos colados (na melhor das situações).

                                      Pode ser resolvido com uma rectificação do motor, em casos muito optimistas com a substituição dos segmentos..., ou substituição do motor ou bloco armado por um reconstruído ou novo (quem te vendeu o carro sabe porque se despachou dele).

                                      Há quem tente descolar os segmentos com um óleo muito detergente e um aditivo específico de lavagem ou flush. A Renault tem um bom e a Winn's também na linha profissional, não é a linha de supermercado e Roadys/Norautos etc.

                                      Fazem isso duas vezes, no mínimo! E o resultado não é garantido, podendo até piorar e exigir a rectificação. É uma opção menos dispendiosa a tentar, antes de mandar abrir...

                                      Portanto acho que deves levar o carro a quem "fale" com ele! A quem perceba bem desses motores e saiba como agir.

                                      Isto para voltares a ter carro, um dia.
                                      Editado pela última vez por CL; 04 March 2015, 01:38.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se não é turbo, o problema está no motor. Segmentos causam fumo branco.

                                        Até pode trocar por óleo xpto, a esta hora o dano já está feito. Aprendam, num carro usado trocam-se as correias todas (kit), óleos e filtros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pelo que contas aparentemente o motor não foi bem tratado. Os 1.5 DCI são muito sensíveis em relação à lubrificação, se o anterior dono usava 15w40 comprado no supermercado, o consumo de óleo é apenas o primeiro problema.

                                          Se o carro foi comprado em stand, a primeira coisa que eu faria era tentar chegar a um acordo com o vendedor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ricardot10 Ver Post
                                            O carro foi-me vendido por um "stand" que tem oficina, o carro veio de retoma, fizeram uma revisão geral, mudaram o óleo e filtros uns dias antes de vir para a minha mão, portanto não ia mudar novamente... o problema é que como foi por conta deles eles é que escolheram o óleo.
                                            A vareta nessa altura indicava que o óleo estava no máximo, por isso a vareta é deste carro, o sensor que dá informação é que está avariado, mas aquele que indica nas luzes do painel, a luz vermelha de falta de óleo essa acende, e mal meti 1 litro de óleo para ir ao mecânico ela apagou e nunca mais acendeu.

                                            Isso dos sensores está esclarecido, o óleo do carro desapareceu todo em 4k km... e não é o turbo, o óleo foi desaparecendo pelo escape através de gases, e a carrinha quando a puxo um pouquinho sai fumo branco do óleo, quando aperto com ela... por exemplo +3000 rpm, fuma preto com cinzento.
                                            penso que para comecar e melhor ir falar com o stand, e das duas uma, ou recebem o carro e voce poderá ter a opção de escolher outro, a outra opção é eles assumirem o problema e corrigirem o mesmo, seja o que for.
                                            nao se esqueça dos seus direitos, nao faz sentido eles nao assumirem a responsabilidade. espero que esteja na garantia cm td aponta pelos 4 mil kms...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                              Se não é turbo, o problema está no motor. Segmentos causam fumo branco.

                                              Até pode trocar por óleo xpto, a esta hora o dano já está feito. Aprendam, num carro usado trocam-se as correias todas (kit), óleos e filtros.
                                              brm2, vou acrescentar ao que disse. aprendam num carro usado começa-se numa ponta e acaba-se noutra, tudo visto ao pormenor. tudo o que seja oleos, filtros, correias tudo fora e td novo para dentro. o resto ver minuciosamente e partir sempre pelo pressuposto da manutencao preventiva.

                                              isto foi o que fiz na minha MBa um ano atras quando a adquiri, comecei numa ponta, acabei noutra, so em material foram a volta de 600 euros. ando descansado, mas sei o que tenho e em que estado se encontra.

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                                                #24
                                                O carro não é posterior a 2003, ele é de Janeiro/2002, pelo que tenho bastante medo em continuar com ele, agora sabendo dos problemas cronicos que estes tiveram, provavelmente vou dar de retoma, e comprar um de 5 lugares, e mal compre o novo, mudar óleo, filtros e kit das correias como aqui aconselharam... suspeito que este carro me vai dar muita dor de cabeça.
                                                Uma ibiza 1.4 tdi, será bom substituto e terá um motor mais fiável comparando a estes primeiros dci's ?
                                                Editado pela última vez por ricardot10; 04 March 2015, 08:58.

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                                                  #25
                                                  Ricardo, não emprenhes pelos ouvidos! Qualquer carro usado pode sair melhor ou pior do que esse.

                                                  E dieseis de 2000/2005 aponta para ... ora são 10 a 15 anos de uso... uns 500 mil km, números redondos. O que eles indicam é "contos de criança", salvo documentação válida que o comprove.

                                                  Se gostas desse carro, e se o compraste sem garantia, se abdicaste até do 1º ano de garantia que alguns dizem dar, leva isso a ser visto por um bom técnico da Renault, nem que seja naqueles que trabalham em casa nas horas vagas e fins-de-semana. Ou mesmo num bom concessionário Renault e vê o que eles dizem depois de fazerem os testes que eles conhecem. Podes mesmo falar nos segmentos colados e no flush, sem medo!

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