Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio 1.9D - 1998

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clio 1.9D - 1998

    Bom dia,

    Gostaria de dizer que acabei de me registar no fórum e que é um prazer pertencer a esta comunidade. Há algum tempo que o sigo pois gosto muito de carros e saber como solucionam algumas avarias

    Sou possuidor de um Renault Clio I, 1.9D de 1998, comprado em Agosto do ano passado. Estou bastante contente com o carro, consegui ir a Viseu e voltar, pela nacional, com 750km feitos e ainda restar quase um 1/4 de depósito! O meu "problema" é o seguinte:

    Quando o comprei a bomba injetora tinha sido reparada, ainda tem os parafusos pintados e tudo. Não sei se isso estará relacionado com o "problema" que se manifestou desde que o comprei até há duas semanas atrás: Depois de umas horas parado, ou seja, a frio pegava sempre à primeira mas ficava uns segundos a tremer muito e a deitar algum fumo branco, depois desses segundos o carro ficava normal. Há duas semanas andei com alguma pressa e apertei um bocado mais com o carro e desde aí nunca mais fez isso, agora pega sempre bem, a toque de chave... Volto a repetir que era só a frio, a quente pega logo.

    A minha questão é saber o que poderia estar a provocar aquele sintoma. Se alguém tiver alguma ideia ou se já passou por isso em algum outro carro, agradecia que se manifestasse

    Muito obrigado desde á pela atenção dispensada.

    #2
    Boas,

    À primeira vista diria, velas. Secalhar sentiste os sintomas quando estava mais frio e agora a temperatura subiu um pouco.

    Inclusivé sofro do mesmo mal no meu peugeot!

    Comentário


      #3
      Boas, obrigado pela resposta

      Também pensei nisso, mas tenho ideia que as velas dos Diesel quando avariam é de vez, ou ainda se vão aguentando mais ou menos?

      Comentário


        #4
        Podes ter apenas 1 ou 2 avariadas e as restantes fazem o seu trabalho. Dificulta o arranque, mas mesmo assim ainda pega.

        Comentário


          #5
          Depende da humidade e temperatura exterior.

          Eu tive esse motor num Clio II de 12/2000, e chegou a uma altura que só pegava à segunda vez. Tinha as 4 velas queimadas.

          Comentário


            #6
            Pode acontecer. A questão é que desde há duas semanas não se passa nada, a frio de manhãzinha pega a toque de chave, todos os dias. Alguma impureza nalgum injetor pode provocar isso?

            Comentário


              #7
              Já agora aproveito para mais expor mais uma dúvida:

              A frio o motor fica com um trabalhar mais "nervoso", que penso que seja normal, e aí ouve-se um grilar vindo daí que passa quando o motor começa a aquecer e fica mais "certo", ou seja, poucos minutos depois de andar. Só se ouve o grilar ao relanti, parece vir da zona do alternador (?). Não parece ser correias, e posso fazer um vídeo caso o texto esteja confuso.

              Obrigado mais uma vez.

              Comentário


                #8
                Mete pó talco com força nas correias do alternador, o meu anda sempre com esse grilar
                Isso é provavelmente das correias do alternador/bomba de água. Quando trocar a correia de distribuição troco a do alternador também...

                Isso de tremer a frio e fazer fumo branco é das velas, trocas e fica como novo.
                Se persistir, é o ralenti que precisa de ser acelerado um nadinha

                Comentário


                  #9
                  Boas tardes pessoal,

                  Estive ausente durante algum tempo, daí não ter escrito mais nada.

                  Tenho mais umas dúvidas que gostava que me ajudássem.

                  Tenho visto pelo fórum alguns tópicos relativos ao líquido de refrigeração por causa dos já conhecidos problemas deste motor (apesar de não ter problema nenhum de momento, penso eu.
                  Desde que tenho o carro (desde Agosto de 2014), só necessitei de acrescentar líquido de refrigeração duas vezes (uma em Junho e outra ontem), acham que é normal? Para isso comprei este líquido: http://www.arbo.pt/pt/prod.php?pref=14&cref=1 que pelo menos pela côr é igual. Fiz bem? Li algures que não é grande coisa, mas desenrasca? Acham melhor tirar todo esse líquido e colocar um G12? Quando retifiquei ontem o líquido, passou quase 1cm do MAX, há problema?

                  Desculpem o testamento, mas se puderem ajudar agradeço imenso.

                  Cumprimentos.
                  Editado pela última vez por jpccaldas; 03 August 2015, 15:32.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
                    Mete pó talco com força nas correias do alternador, o meu anda sempre com esse grilar
                    Isso é provavelmente das correias do alternador/bomba de água. Quando trocar a correia de distribuição troco a do alternador também...

                    Isso de tremer a frio e fazer fumo branco é das velas, trocas e fica como novo.
                    Se persistir, é o ralenti que precisa de ser acelerado um nadinha
                    Ainda não resolvi esta questão, tem pegado sempre bem. Vou esperar pelo Inverno para ver como se porta. Mas muito obrigado pela informação.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jpccaldas Ver Post
                      Boas tardes pessoal,

                      Estive ausente durante algum tempo, daí não ter escrito mais nada.

                      Tenho mais umas dúvidas que gostava que me ajudássem :P

                      Tenho visto pelo fórum alguns tópicos relativos ao líquido de refrigeração por causa dos já conhecidos problemas deste motor (apesar de não ter problema nenhum de momento, penso eu :D
                      Desde que tenho o carro (desde Agosto de 2014), só necessitei de acrescentar líquido de refrigeração duas vezes (uma em Junho e outra ontem), acham que é normal? Para isso comprei este líquido: http://www.arbo.pt/pt/prod.php?pref=14&cref=1 que pelo menos pela côr é igual. Fiz bem? Li algures que não é grande coisa, mas desenrasca? Acham melhor tirar todo esse líquido e colocar um G12? Quando retifiquei ontem o líquido, passou quase 1cm do MAX, há problema?

                      Desculpem o testamento, mas se puderem ajudar agradeço imenso.

                      Cumprimentos.
                      O produto é água colorida pelo que perderá propriedades bem depressa. A cor é a correcta.

                      1Cm acima? Nesse depósito não é nada. Sem problema.

                      O motor pede a norma Renault Type-D de cor verde:

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pela rápida resposta.

                        Então aconselha tirar todo o líquido, comprar esse e colocar? Em relação às retificações, está normal certo? Não está a "consumir" água penso eu.

                        Comentário


                          #13
                          Este que mostrei é mais caro que o que se pode comprar na concorrência. Tem de ser cor verde e ter uma concentração de 40~50%. Esse da Arbo só tem 10%.. Aconselho a troca quando possível para preservar o sistema livre de ferrugem.

                          Valor médio é 15€ por cada 5litros com 50% de concentração.

                          Sobre o consumo, não é normal desaparecer liquido num sistema 100% fechado..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Este que mostrei é mais caro que o que se pode comprar na concorrência. Tem de ser cor verde e ter uma concentração de 40~50%. Esse da Arbo só tem 10%.. Aconselho a troca quando possível para preservar o sistema livre de ferrugem.

                            Valor médio é 15€ por cada 5litros com 50% de concentração.

                            Sobre o consumo, não é normal desaparecer liquido num sistema 100% fechado..
                            Mesmo sendo este líquido "água"?

                            Conseguirei eu trocar o líquido completamente, mesmo percebendo muito pouco de mecânica?

                            Comentário


                              #15
                              Se tiveres como tirar o tubo inferior do radiador(aparando a água que sair), consegues fazer. Depois é fazer a purga usando um parafuso junto ao termóstato.

                              Qual a cor do depósito? Castanho? Verde? Transparente?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Se tiveres como tirar o tubo inferior do radiador(aparando a água que sair), consegues fazer. Depois é fazer a purga usando um parafuso junto ao termóstato.

                                Qual a cor do depósito? Castanho? Verde? Transparente?
                                É essa história da purga e assim que não percebo muito bem.

                                O depósito está transparente, o líquido a frio está verde quase a fugir para o castanho, a quente está verde. Assim que chegar ao carro tiro umas fotografias e coloco aqui para verem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Agradeço!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como prometido

                                    As duas primeiras a frio, a última depois de uma pequena viagem de 10km.





                                    Comentário


                                      #19
                                      O depósito é novo, daí não estar castanho. Mas olhando para as paredes deste, a água tem alguns sedimentos

                                      Numa foto parece verde e noutra já é rosa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        O depósito é novo, daí não estar castanho. Mas olhando para as paredes deste, a água tem alguns sedimentos

                                        Numa foto parece verde e noutra já é rosa
                                        Lá está o fundamento de eu ter dito que quando está frio parece que está a fugir para o rosa/castanho e quando está quente já está mais verde. Também lhe estava a dar o sol o que salienta mais essa cor. Se quiseres posso tirar outra amanhã de manhã para se veres melhor.

                                        Mas resumindo, bom bom era trocar tudo, correto? Ainda assim ponho a foto amanhã para veres a frio novamente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tens aí um camaleão

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Tens aí um camaleão
                                            É quase isso

                                            Amanhã de manhã posto a foto
                                            E muito obrigado pela tua ajuda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom dia,

                                              Como prometido, aí estão elas. Tiradas de manhã, a frio, e sem o sol a bater



                                              Comentário


                                                #24
                                                Para tirar o tubo inferior vais-te ver tramado

                                                Depende do sistema, mas a purga do meu era no tubo superior do radiador, uma pequena rosca..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bom dia,

                                                  Então o conselho é trocar o líquido o mais rapidamente possível. O problema é que o meu mecânico habitual está de férias durante este mês todo, e queria trocá-lo o quanto antes.

                                                  Problema 1: Sou leigo na matéria, portanto não sei onde estão os tubos e roscas
                                                  Problema 2: Se ao meter o líquido o sistema ficar com ar, como o purgo?
                                                  Problema 3: Como sei se a troca ficou efetivamente bem feita?

                                                  Desculpem lá a nabice, mas antes perguntar e tentar fazer bem do que depois ter uma despesa enorme porque a junta queimou (como vocês sabem destes carros) porque levou um escaldão, etc.

                                                  Obrigado mais uma vez.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não me leves a mal mas se nunca o fizeste... não faças sozinho. Ou dás a alguém a fazer ou, no mínimo, faz com alguém que já o tenha feito.

                                                    Mais vale andar um mês assim do que ficar a coisa mal feita...

                                                    Ou então vais a um Roady, Midas, Norauto e pedes para trocar o fluido. Tens é de escolher tu o que vais lá meter.

                                                    Esse motor não é assim tão propenso a queimar juntas como dizes. Há por aí muitos mitos urbanos e há por aí muitos motores que queimam mais facilmente que esse...

                                                    Esse motor já vem de alguns anos e foram sendo revistos e aperfeiçoados. Conheci um de 97 que se fartou de rodar sem grande estima. Eu tenho um 1.9D num ClioII com mais de 400 mil... chatices zero. Provavelmente os primeiros deram alguns problemas e o pessoal no que toca a motores gosta muito de generalizar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa tarde,

                                                      Vocsa, muito obrigado pela resposta.

                                                      É mesmo isso... Por ouvir/ler muita coisa fico com algum "medo" do motor, mas sei de onde veio este carro e sei que sempre foi bem tratado. Tem um trabalhar, para mim, muito bom, certinho sem falhas, pega sempre bem à primeira (exceto quando está mais frio, devem ser as velas (?)). Também conheço Clios destes com bastantes quilómetros, mas lá está... De ler o pessoal a generalizar fica-se com um pouco de receio.

                                                      Vou esperar ou decidir então mudar em alguma oficina dessas, mas comigo a presenciar.

                                                      Obrigado pelo conselho e pelo "testemunho" também.

                                                      Abraço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu só sei que há anos trabalhei com uma kangoo D55 ( tenho 97% de certeza que é o mesmo motor que o teu clio ) pegava sempre de estalo , haja frio ou calor nunca vi carro mais fiável , era de manha ate a noite sempre a andar , era distribuidor em caramulo , viseu, leiria , retorno lisboa , tudo pela nacional no para arranca , nunca deu problemas , não consumia pinga de oleo nem agua , no entanto o dono era certinho cada 10 000 kms, oleo 10 W40 e filtro novo , liquido refrigerante.
                                                        Grande maquina, no entanto não andava nada , e se apertava nele viasse logo a temperatura subir , embora a ventoinha disparava sempre aos 90º, não gosto de estragar, ia sempre devagar 89 -90 e as vezes 100 , aquilo para não esmifrar era o que andava , tambem pela nacional 1 e ic2 , não era preciso muito mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                          Eu só sei que há anos trabalhei com uma kangoo D55 ( tenho 97% de certeza que é o mesmo motor que o teu clio ) pegava sempre de estalo , haja frio ou calor nunca vi carro mais fiável , era de manha ate a noite sempre a andar , era distribuidor em caramulo , viseu, leiria , retorno lisboa , tudo pela nacional no para arranca , nunca deu problemas , não consumia pinga de oleo nem agua , no entanto o dono era certinho cada 10 000 kms, oleo 10 W40 e filtro novo , liquido refrigerante.
                                                          Grande maquina, no entanto não andava nada , e se apertava nele viasse logo a temperatura subir , embora a ventoinha disparava sempre aos 90º, não gosto de estragar, ia sempre devagar 89 -90 e as vezes 100 , aquilo para não esmifrar era o que andava , tambem pela nacional 1 e ic2 , não era preciso muito mais.
                                                          É exatamente esta a ideia que tenho do meu carro, fiável. Conta com 255000kms, penso fazer muitos mais. A cada 10000kms também troco óleo, está quase por acaso. Aproveito nessa muda para trocar também o líquido. Óleo não consome nada também, nesse aspeto está impecável, fumo 0. Quanto ao andamento, ando a 120kms/h sem stress, mas talvez por ser um carro mais leve do que a Kangoo (sempre sem "esticar" por ele, se o quiser estimar claro).

                                                          De resto estou muito contente com o carro.
                                                          Editado pela última vez por jpccaldas; 06 August 2015, 22:42.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Esse motor já vem de alguns anos e foram sendo revistos e aperfeiçoados. Conheci um de 97 que se fartou de rodar sem grande estima. Eu tenho um 1.9D num ClioII com mais de 400 mil... chatices zero. Provavelmente os primeiros deram alguns problemas e o pessoal no que toca a motores gosta muito de generalizar.
                                                            Concordo!
                                                            O "meu" é desses primeiros e o sistema é mais sensível.
                                                            Antes de vir cá para casa queimou a junta da cabeça... No entanto, foi muito bem reparado, veio para cá com 232k km e até agora (322k) levou o quadrante do R19 para se ter melhor atenção à temperatura, levou umas boas puxadelas nas minhas mãos e nunca passou da temperatura normal de funcionamento fora do normal.


                                                            Originalmente Colocado por jpccaldas Ver Post
                                                            É exatamente esta a ideia que tenho do meu carro, fiável. Conta com 255000kms, penso fazer muitos mais. A cada 10000kms também troco óleo, está quase por acaso. Aproveito nessa muda para trocar também o líquido. Óleo não consome nada também, nesse aspeto está impecável, fumo 0. Quanto ao andamento, ando a 120kms/h sem stress, mas talvez por ser um carro mais leve do que a Kangoo (sempre sem "esticar" por ele, se o quiser estimar claro).

                                                            De resto estou muito contente com o carro.
                                                            Isso ainda tá na rodagem
                                                            Tá cá um em casa com 322k km.
                                                            Teve um grande problema no motor, trocou as velas aos 270k.
                                                            E outro gravíssimo foi ter gasto as escovas do alternador.



                                                            Só precisas de andar mais atento é ao sistema de refrigeração (líquido de refrigeração sempre 50%, é caro mas ao menos não estraga nada), de resto é só gasóleo para dentro.
                                                            Ah, e no reservatório dos "mija mija" mete água destilada ou líquidos próprios sem álcool! (agua del cano entope as tubagens, principalmente as do vidro traseiro; e líquidos à base de álcool "secam" as tubagens que mais tarde acabam por apodrecer e ceder).
                                                            Se algum dia vires o bejum do carter com um pingo de óleo, vê se a fuga não é do respiro do motor (se for, é desmontar o respiro, aplicar um oring na tubagem de metal onde encaixa o respiro e aplicar silicone de alta temperatura à volta do respiro depois de o montar).

                                                            O cá de casa foi meu (ainda lhe chamo "o meu Clio" ), agora tenho um Megane Coupé, e sou-te sincero... Por muito bem que o Coupé ande, confortável que seja... Sinto muitas saudades do Clio...
                                                            Editado pela última vez por Johnny25; 09 August 2015, 03:00.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X