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    AJUDA Revisão Oficina Óleo

    Boa tarde a todos,

    Daqui a 2000mil Kms tenho de fazer a revisão dos 140mil Kms ao meu Peugeot 207 1.6 HDI (90cv).
    Até agora tem as revisões todas na marca, mas por uma questão de preço queria começar a fazer a manutenção noutra oficina.
    Já dei uma vista de olhos nos tópicos "REVISÕES" e "Uso e propriedades dos óleos", mas não cheguei às conclusões que procurava.
    Pedia então ajuda em duas questões:
    1 - Alguém conhece alguma oficina/mecânico de confiança na zona do Porto com boa relação preço/qualidade?
    2 - Qual o óleo(s) indicado para este motor 1.6 HDI?

    Agradeço desde já a ajuda ;)

    #2
    Óleo Total Quartz Ineo ECS 5W30 5L 28.12€
    Filtro de óleo 3.95€

    Comentário


      #3
      Não percebo muito desta matéria, mas tenho ideia que me colocaram um óleo castrol magnatec 5w40 nas 2 revisões que fiz na marca.
      Estarei equivocado ou é normal? :s Este Total Quartz Ineo ECS 5w30 é mais adequado certo? Obrigado ;)

      Comentário


        #4
        Esse Total será mais adequado.

        Comentário


          #5
          Já agora qual a diferença entre 5w30 e 5w40? ;)

          Comentário


            #6
            Alguém pode ajudar quanto ao mecânico/oficina de confiança na zona do Porto? ;)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
              Já agora qual a diferença entre 5w30 e 5w40? ;)
              5 em relação a densidade (óleo fino). O w30 ou w40 é em relação à capacidade de viscosidade e lubrificação em função da temperatura ambiente e de trabalho.

              Ou seja, 5w30 é mais fino que o 5w40, em qualquer temperatura.

              Comentário


                #8
                Ok, estou a entender a diferença ;) Então provavelmente nas duas últimas revisões (100 mil e 140 mil) usaram 5w40 pois o desgaste do motor já começava a pedir um óleo mais grosso, ou simplesmente colocaram 5w40 por ser mais barato e lhes dar mais jeito?
                Não percebo é porque é que fizeram isso sendo que a marca recomenda 5w30...

                Comentário


                  #9
                  Esta questão do óleo recomendado é mesmo crucial por causa do FAP, lubrificação do turbo, etc, certo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
                    Ok, estou a entender a diferença ;) Então provavelmente nas duas últimas revisões (100 mil e 140 mil) usaram 5w40 pois o desgaste do motor já começava a pedir um óleo mais grosso, ou simplesmente colocaram 5w40 por ser mais barato e lhes dar mais jeito?
                    Não percebo é porque é que fizeram isso sendo que a marca recomenda 5w30...
                    Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
                    Esta questão do óleo recomendado é mesmo crucial por causa do FAP, lubrificação do turbo, etc, certo?
                    Não sei qual é mais barato, mas não é por aí que se troca um 5W30 por um 5W40. Esse motor deve poder levar os 2, desde que respeite a norma e como tal não precisas de te preocupar com o FAP ou com o turbo. No manual do carro deves ter lá as graduações que o motor pode levar, assim como a norma a respeitar.

                    Olha aqui este quadro.

                    Comentário


                      #11
                      Eu também estou à procura de uma oficina/mecânico de confiança com boa relação preço/qualidade na zona de Lisboa / Montijo mas até agora sem sucesso.... Porque na marca cobram um balúrdio

                      Comentário


                        #12
                        Sim, no livro de manutenção do carro diz que pode levar 5w30 e 5w40. A questão é que para motores com FAP é mais adequado 5w30.
                        Acho que vou começar a usar o Total Quartz 5w30 referido pelo eblase em vez do Castrol Megnatec 5w40.

                        Pois também me dava jeito uma oficina/mecânico de confiança aqui pelo Porto :s

                        Comentário


                          #13
                          Tens óleos melhores mas esse faz bem o trabalho. Sugiro anteceder a troca do óleo conforme manda o fabricante.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
                            Sim, no livro de manutenção do carro diz que pode levar 5w30 e 5w40. A questão é que para motores com FAP é mais adequado 5w30.
                            Acho que vou começar a usar o Total Quartz 5w30 referido pelo eblase em vez do Castrol Megnatec 5w40.

                            Pois também me dava jeito uma oficina/mecânico de confiança aqui pelo Porto :s
                            Porquê?

                            Comentário


                              #15
                              Tens óleos melhores mas esse faz bem o trabalho. Sugiro anteceder a troca do óleo conforme manda o fabricante.


                              Um exemplo? Anteceder a troca como assim?

                              Porquê?
                              A partir de agora vou começar a tratar das revisões em casa ou se conseguir numa oficina/mecânico de confiança. Daí ter pedido ajuda na escolha do óleo e afins. Queria usar um óleo 5 estrelas e continuar sempre com esse porque já li algures que andar sempre a trocar também não é muito bom :\ Mas achas que faço mal? ;)
                              Editado pela última vez por Luismh; 08 March 2015, 21:26.

                              Comentário


                                #16
                                O que te perguntei foi porque é que disseste que o 5W30 é mais adequado para o FAP.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelo que fui lendo na internet e porque no livro de manutenção, na tabela dos motores/óleos o 5w30 diz "sintético anti-poluição" e é recomendado para Hdi FAP. Percebendo pouco, associo FAP a sistema anti-poluição daí concluir isso do óleo 5w30 ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
                                    Pelo que fui lendo na internet e porque no livro de manutenção, na tabela dos motores/óleos o 5w30 diz "sintético anti-poluição" e é recomendado para Hdi FAP. Percebendo pouco, associo FAP a sistema anti-poluição daí concluir isso do óleo 5w30 ;)
                                    Deixo aqui as 2 fichas técnicas dos óleos que referiste. Eu não vejo porque é que o 5W30 é melhor para o FAP que o 5W40. Não quer dizer que não seja, mas duvido. Se considerarmos o mesmo modelo e marca de óleo, desde que cumpra a norma do FAP, não me parece que haja qualquer diferença nesse capítulo.

                                    http://static.texoleo.com/Imgs/produ...QIMC35W305.pdf

                                    http://static.texoleo.com/Imgs/produ...OCMC35W405.pdf

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, lendo as fichas e em termos de FAP, não há distinção ;) É como digo, não sou um entendido e por isso é que decidi pedir ajuda para esclarecer as minhas dúvidas.
                                      Cheguei à conclusão que desde que cumpra as especificações exigidas pela marca para determinado motor, existem 2 ou 3 óleos bons. Depois é escolher de acordo com a experiência de uso de cada um.

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                                        #20
                                        Estas a trocar o oleo de quantos em quantos km?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
                                          Sim, no livro de manutenção do carro diz que pode levar 5w30 e 5w40. A questão é que para motores com FAP é mais adequado 5w30.
                                          Acho que vou começar a usar o Total Quartz 5w30 referido pelo eblase em vez do Castrol Megnatec 5w40.

                                          Pois também me dava jeito uma oficina/mecânico de confiança aqui pelo Porto :s
                                          Esse motor tem FAP? É de que ano o carro?

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                                            #22
                                            Estas a trocar o oleo de quantos em quantos km?
                                            De 20 em 20 mil Kms

                                            Esse motor tem FAP? É de que ano o carro?
                                            Sim tem, é de 2007.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
                                              De 20 em 20 mil Kms


                                              Sim tem, é de 2007.
                                              Onde viste a informação que o teu carro tem FAP?

                                              O meu 308 1.6Hdi de 90cv é de 2008 e não tem.

                                              Quanto ao óleo também aconselho o mesmo que o "eblase" referiu (Total Quartz Ineo ECS 5W30). Já o usava no meu 206 hdi e continuo a usar no 308. Quanto à troca sempre fiz de 20 em 20 mil como recomendado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Foi-me dito por um amigo que percebe mais do que eu desses detalhes, que o meu 207 tinha FAP. Mostrou-me por baixo do turbo uma espécie de cilindro metálico em chapa e disse que era ali que estava o FAP. Esganou-se redondamente? Dá para confirmar isso com nº de chassi?

                                                Sim, vou mesmo optar por esse. Também tenho feito de 20 em 20 mil ;) Desta vez não vou é mudar filtro de gasóleo (mudei aos 120mil), será errado?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
                                                  Foi-me dito por um amigo que percebe mais do que eu desses detalhes, que o meu 207 tinha FAP. Mostrou-me por baixo do turbo uma espécie de cilindro metálico em chapa e disse que era ali que estava o FAP. Esganou-se redondamente? Dá para confirmar isso com nº de chassi?

                                                  Sim, vou mesmo optar por esse. Também tenho feito de 20 em 20 mil ;) Desta vez não vou é mudar filtro de gasóleo (mudei aos 120mil), será errado?
                                                  Por baixo desse "cilindro" metalico o que está é o catalizador, e não o FAP.

                                                  O FAP está localizado por baixo do carro, e sendo de 2007 penso que não terá ainda.

                                                  Sim com o nº de chassi dá para confirmar.

                                                  O filtro de gasoleo a marca "manda" trocar a cada 60 kkm

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Luismh Ver Post
                                                    Foi-me dito por um amigo que percebe mais do que eu desses detalhes, que o meu 207 tinha FAP. Mostrou-me por baixo do turbo uma espécie de cilindro metálico em chapa e disse que era ali que estava o FAP. Esganou-se redondamente? Dá para confirmar isso com nº de chassi?

                                                    Sim, vou mesmo optar por esse. Também tenho feito de 20 em 20 mil ;) Desta vez não vou é mudar filtro de gasóleo (mudei aos 120mil), será errado?
                                                    Essa imagem é do manual do meu 308. No manual do teu carro também poderás confirmar essa informação.

                                                    Os filtros de gasóleo e o de ar mudam-se a cada 60.000km.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                      Os filtros de gasóleo e o de ar mudam-se a cada 60.000km.
                                                      Cuidado ao utilizar filtros de concorrência de marcas "duvidosas"(muito baratos) para essa periodicidade, já tive/presenciei alguns dissabores...
                                                      No meu 406 de 20.000Kms em 20.000Kms sai tudo fora!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O filtro do gasóleo não sei se arriscava os 60 mil kms (sei que é o que está no manual), especialmente se o percurso não for estradista. Quando ao do ar, nem pensar fazer essa quilometragem. Eu trocava em todas as revisões.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          1.6HDI com filtro de ar Wix a 5.75€€, não percebo porque insistem em fazer 60000Kms...

                                                          http://www.autopartslogistic.com/inc...tro%20de%20ar#

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            1.6HDI com filtro de ar Wix a 5.75€€, não percebo porque insistem em fazer 60000Kms...

                                                            http://www.autopartslogistic.com/inc...tro%20de%20ar#

                                                            Não se trata do preço do filtro. No 206 trocava em todas as revisões porque era muito acessível, mas agora pondero isso porque no 308 é preciso desmontar muita coisa até chegar à caixa do filtro. Por um lado a MO acrescida, e o por outro uma menor exposição do filtro.

                                                            Faço 2 revisões anuais, por isso quanto muito troco a cada 40.000km

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