Anúncio

Collapse
No announcement yet.

aviso de lâmpadas fundidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    aviso de lâmpadas fundidas

    amigos ,
    o meu carro não tem aviso de lâmpadas fundidas ...
    gostava de colocar essa mod no meu carrito ...
    qual é o principio de funcionamento desse sistema ?

    por favor , alguém poderá dar umas dicas ?

    sei que a nagares tem relés com a função de aviso de lâmpadas fundidas....

    obrigados

    #2
    Qual o carro em questão?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
      por favor , alguém poderá dar umas dicas ?
      Simples, encostas o carro à traseira do carro da frente numa fila e através a reflexão no para-choques consegues ver

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Qual o carro em questão?
        Um seat Ibiza SDI ano 2001 6k2

        Comentário


          #5
          Viva,

          Por norma as ECU de comfort têm uma resistência de baixo valor que mede a corrente a passar pela lâmpada. Quando funde, deixa de passar corrente e essa resistência deixa de ter queda de tensão e a ECU detecta então a lâmpada avariada.
          Editado pela última vez por BrunoFunchas; 10 March 2015, 15:42.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
            amigos ,
            o meu carro não tem aviso de lâmpadas fundidas ...
            gostava de colocar essa mod no meu carrito ...
            qual é o principio de funcionamento desse sistema ?

            por favor , alguém poderá dar umas dicas ?

            sei que a nagares tem relés com a função de aviso de lâmpadas fundidas....

            obrigados
            Isso vês ao estacionar, vês os stops olhando os reflexos atrás ou num vidro de autocarros. Outras luzes é só ligar e sair do carro. Ah e se trocares logo o par melhor ainda não ficar sem luzes.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BrunoFunchas Ver Post
              Viva,

              Por norma as ECU de comfort têm uma resistência de baixo valor que mede a corrente a passar pela lâmpada. Quando funde, deixa de passar corrente e essa resistência deixa de ter queda de tensão e a ECU detecta então a lâmpada avariada.
              Assim torna-se mais complicado ... pensava que com um pouco de bricolage she conseguisse fazer uma MOD bacana.... Agora mexer na ECU para os meus conhecimentos ta fora de questao .. Pensava que com alguma peca se pudesse fazer a tal Mod...

              Comentário


                #8
                Nunca pensei nisso mas provavelmente com uma meia dúzia de leds "bem ligados" entre (ou aos) pólos dos interruptotes e em série (claro) com as lampadas... e voilá... acende com as lampadas apagadas e apaga com as lampadas acesas ... bem trabalhado e afinado "é gajo" para resultar

                Comentário


                  #9
                  Para fazer uma mini-ecu para essa mod podias usar um arduino.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                    Para fazer uma mini-ecu para essa mod podias usar um arduino.
                    infelizmente com muita pena minha não sei mexer em arduino

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fEMALUSI Ver Post
                      Nunca pensei nisso mas provavelmente com uma meia dúzia de leds "bem ligados" entre (ou aos) pólos dos interruptotes e em série (claro) com as lampadas... e voilá... acende com as lampadas apagadas e apaga com as lampadas acesas ... bem trabalhado e afinado "é gajo" para resultar
                      mas não da ... se vamos buscar corrente ao polo da lâmpada e ao interruptor , estes têm sempre 12v ....

                      Comentário


                        #12
                        Talvez não... o pólo do interruptor que liga à lampada está à massa através da lampada (quando apagada) e isso faria a massa para o led que teria o + 12v em outro ponto à escolha...

                        Comentário


                          #13
                          no meu carro do interruptor para a lâmpada vai 12v ...
                          o negativo está lá ... não passa no interruptor...

                          Comentário


                            #14
                            Exactamente... o interruptor fornece os +12V à lampada, certo?

                            Comentário


                              #15
                              sim amigo ... manda 12v para a lâmpada ...
                              qual é a sua ideia ?

                              Comentário


                                #16
                                Se calhar expliquei-me mal... esta forma só indica lampada fundida quando desligada a lampada. Nas ECU penso que é ao contrário, ou seja quando ligamos a lampada é que há o alerta de lampada fundida... eu falo de um sistema muito parecido com as lampadas neon dos interruptores das lampadas de iluminação doméstica. Mas não sei até onde vão os seus conhecimentos nesta matéria... Ajudei ?

                                Comentário


                                  #17
                                  não estou a ver a sua ideia derivado aos meus básicos conhecimentos de eletricidade....
                                  talvez a sua ideia em esquema , talvez veja o que está a falar ...
                                  mas assim não estou a ver como com a lâmpada desligada tenho o aviso ...
                                  mas acredito que dê , eu é que não estou a ver como ...

                                  obrigado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Camarada, mesmo com conhecimentos básicos pode fazer a ligação... se ligar um led (e sua respectiva resistência série, claro) entre os dois pólos do interruptor, a lampada serve de condutor de massa para acender o led até que se ligue o interruptor. Mas assim o led estaria sempre aceso até ligar a lampada. Se ligar o led à ignição por exemplo, e ao pólo do interruptor ligado à lampada o led só acende a par com ignição ligada + lampada apagada... A explicação pode não ser muito simples mas a ligação é... ainda assim se experimentar diga alguma coisa e eu entretanto vou tentar pôr aqui um esquema representativo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      desculpe-me , mas aqui não percebo : ( se bem que quem não sabe é como quem não vê )

                                      " se ligar um led (e sua respectiva resistência série, claro) entre os dois pólos do interruptor "

                                      mas o meu interruptor só tem um polo ... o fio que sai para a lâmpada ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        E há-de ter uma entrada (pólo talvez geral) ligado directamente ao +12V sem depender da ignição... Amanhã falaremos mais sobre isto, ok? Espero ter ajudado. Boa noite

                                        Comentário


                                          #21
                                          obrigado por tudo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas... só agora é que reparei que o tópico do "relé auto-temporizado" também é seu... lol.

                                            Comentário


                                              #23
                                              por favor , conseguir-me-ia arranjar os esquemas deste seu comentário :

                                              se ligar um led (e sua respectiva resistência série, claro) entre os dois pólos do interruptor, a lampada serve de condutor de massa para acender o led até que se ligue o interruptor. Mas assim o led estaria sempre aceso até ligar a lampada. Se ligar o led à ignição por exemplo, e ao pólo do interruptor ligado à lampada o led só acende a par com ignição ligada + lampada apagada...

                                              muito obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Posso pôr esquema (deste e do relé auto-temp.), assim que tiver a impressora/scanner ligada e actualizada... fá-lo-ei assim que puder

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por fEMALUSI Ver Post
                                                  Posso pôr esquema (deste e do relé auto-temp.), assim que tiver a impressora/scanner ligada e actualizada... fá-lo-ei assim que puder
                                                  Básicamente é este o esquema:

                                                  001.jpg

                                                  O led é vulgar (não de alto brilho) e a resistencia é para 12v mas o seu valor certo pode ser afinado consoante a resistencia do filamento de todas as lampadas (o total terá que andar à volta deste valor para não queimar o led, claro) e o tipo e côr de led... por aqui se vê como é que o led acende com as luzes apagadas e apaga com as luzes acesas. Espero ter ajudado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    muito obrigado

                                                    obrigado

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X