Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Permutador de calor de um suzuki ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Permutador de calor de um suzuki ?

    Bem, para começar um bocadinho de história do carro: É um Grand Vitara de 98, praticamente herança de família ( e grande valor sentimental tambem ). Já passou por muitos problemas mecânicos e muitos problemas com mecânicos. Enfim.

    ( Se não tiverem com paciencia pra ler muito saltem este paragrafo )
    Numa das últimas, há coisa de uns 2 ou 3 anos, partiu-se a cabeça do motor e atraves de um amigo que conhecia um mecânico de confiança, mandou-se arranjar aquilo. Ficou a andar, é verdade, mas passado uns tempos comecei a ouvir um barulhinho muito ao de leve, tanto que quem andava comigo no carro nao o conseguia ouvir maior parte das vezes. Ainda o cheguei a levar à oficina para ver disso ( entre outras coisas na altura ) mas ele diz-me que nao ouvia nada e o motor tá bom. Lá fui andando até que um belo dia o barulhinho passou a um batimento forte. Assustei-me e não andei mais com o carro, foi de reboque para uma oficina de um novo mecânico, especializado em mecânica de jipes, e este sim, já deu provas de confiança a reconstruir o motor do meu irmão, um freelander. Não pôde aceitar o carro por falta de tempo, mas recomendou-me um amigo dele que só trabalha motores também. Um gajo que até agora tem sido 5 estrelas, impecável. Nunca esperei que um mecânico me levasse à oficina e me mostrasse o motor aberto a minha frente, e explicasse, "tintin por tintin" o que se passou e o que tá estragado. Resumindo: O gajo que me reconstruiu a cabeça do motor fez porcaria da grossa e falhou o ponto do motor. O que eu ouvia era pistons a bater, até que uma pastilha cedeu, juntamente com a arvore de cames que não tem arranjo e vem outra. De resto dá pra arranjar tudo, seja em peças novas ou torneiro, ( e isto inclui algumas tubagens arranjadas à pancada por outros mecânicos anteriores ).

    Agora, falta-me uma peça. O gajo la me mostrou a peça, um "permutador de calor", e diz que aquilo a mandar vir da suzuki são uns 300 ou 400 euros, e uma em segunda mão é um bocado arriscado porque sao peças com muito desgaste e que não da pra saber até que ponto está boa. Então ando eu por aí à procura de uma coisa dessas que venha nova, mas mais em conta. O problema é que nao encontro em lado nenhum, e pelos vistos o nome disso varia um bocado... trocador de calor, radiador de aquecimento, radiador de óleo... e já nao sei até que ponto são aquilo que estou a procura. Também ajudava saber o nome disto em inglês, mas não faço ideia..

    Portanto, alguém sabe onde se arranja uma coisa destas ?

    #2
    Posso ajudar-te mas tens de nos ajudar também a nós!

    Um "permutador de calor" é um nome técnico. No entanto ele é um pouco genérico uma vez que nos automóveis existem diversos: No AC, o Intercooler, o radiador, o radiador da sofagem... e por aí adiante, podem existir mais ainda, depende do carro.

    Portanto, para te ajudarmos tens de ser mais especifico. Procura saber qual é que precisas!

    (o frigorifico de casa também tem um permutador de calor... )

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vintoito Ver Post
      ...Nunca esperei que um mecânico me levasse à oficina e me mostrasse o motor aberto a minha frente, e explicasse, "tintin por tintin" o que se passou e o que tá estragado...
      porque não?!

      Comentário


        #4
        Em tempo de guerra não se limpa as armas quanto mais parar para descontrair.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Posso ajudar-te mas tens de nos ajudar também a nós!

          Um "permutador de calor" é um nome técnico. No entanto ele é um pouco genérico uma vez que nos automóveis existem diversos: No AC, o Intercooler, o radiador, o radiador da sofagem... e por aí adiante, podem existir mais ainda, depende do carro.

          Portanto, para te ajudarmos tens de ser mais especifico. Procura saber qual é que precisas!

          (o frigorifico de casa também tem um permutador de calor... )
          Ele realmente mostrou-me a peça. Não sei descrever muito bem mas lembra-me um daqueles ferros de engomar antigos
          Pela explicação que me deu, aquilo é uma coisa que tá junto ao motor e serve de "radiador" para o óleo. Por um lado entra água, pelo outro óleo, e.. é isso. Do AC não é que nem tenho, da sofagem também penso que não porque agua e óleo nao me parece que tenha a ver com isso. De resto, o radiador "normal", rectangular, que tá a frente, tá bom e não tem problemas. Será o intercooler ?


          nathaniel, nunca esperei isso talvez já pelas más experiências que tive com mecânicos até agora. A oficina não é propriamente aqui ao lado, e ele veio-me dar boleia ( já que o meu carro tá la ), deu-me uma aula de "mecânica intensiva" no caminho e mostrou-me tudo o que estava mal, pra que servia e como se estragou, as soluções que pode haver para cada coisa, e as implicações de cada solução, porque que umas sao melhores que outras... etc, e tudo isto de uma maneira genuinamente interessado. Passou-me uma imagem muito honesta sinceramente, que é uma coisa que cada vez mais acho que faz falta no mundo dos mecânicos.


          #Edit: Para não estar a fazer um post duplicado, edito este - Após alguma pesquisa, acho que o que preciso é um "Radiador água / óleo". Ninguém me sabe dizer onde posso arranjar esta peça ?
          Editado pela última vez por Vintoito; 16 March 2015, 18:02.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X