Estou com um problema no meu motor que venho relatar, pois nem o mecânico sabe o que poderá ser.
Basicamente o motor engasga-se e sai bastante fumo azul (e cheiro a óleo queimado) no final de uma descida longa em que vim com o carro engatado "à vela" sem carregar no acelerador, ou quando antes de um cruzamento (por ex) reduzo de mudança, elevando as rotações mais uma vez sem carregar no acelerador. Nestas situações, quando paro no cruzamento/stop/semáforo, o motor quase que vai abaixo (às vezes vai mesmo) e ao arrancar fica bastante fumo e o cheiro a óleo.
À primeira vista, diria segmentos ou vedantes de válvulas. A questão é que tirando esta situação particular, o carro não faz ponta de fumo. Mesmo acelerando a fundo desde as 2000 até às 7600 rpm, não sai fumo nenhum e já confirmei isto de várias maneiras.
O que é que pode originar passagem de óleo para a combustão, só quando o motor está com rotações mas "a seco", sem acelerador?
Se alguém já teve ou sabe de algo parecido, agradeço uma dica.
Basicamente o motor engasga-se e sai bastante fumo azul (e cheiro a óleo queimado) no final de uma descida longa em que vim com o carro engatado "à vela" sem carregar no acelerador, ou quando antes de um cruzamento (por ex) reduzo de mudança, elevando as rotações mais uma vez sem carregar no acelerador. Nestas situações, quando paro no cruzamento/stop/semáforo, o motor quase que vai abaixo (às vezes vai mesmo) e ao arrancar fica bastante fumo e o cheiro a óleo.
À primeira vista, diria segmentos ou vedantes de válvulas. A questão é que tirando esta situação particular, o carro não faz ponta de fumo. Mesmo acelerando a fundo desde as 2000 até às 7600 rpm, não sai fumo nenhum e já confirmei isto de várias maneiras.
O que é que pode originar passagem de óleo para a combustão, só quando o motor está com rotações mas "a seco", sem acelerador?
Se alguém já teve ou sabe de algo parecido, agradeço uma dica.
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