Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Falha nos travões (Mercedes W204)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Falha nos travões (Mercedes W204)

    Aqui à umas semanas fui ao mecânico habitual de quando os problemas são "maiores", neste caso devido a um problema de travões (o pedal aquando eu carregava ganhava pressão e travava, mas ao mesmo tempo ia-a perdendo e indo para "baixo", até que voltava a ganhar a pressão correcta e travava, isto a cerca de 2/3 do curso), e o ele disse que seria a bomba central do travões, o que estranhamos pois tem ~180k km, mas como ele me "garantiu" que seria aquila que fazia este sintoma, decidimos então mudar.

    Mandei vir de Espanha (da Oscaro) a bomba da FTE (a ref. deles é a que correspondia com o nº original da Mercedes), pois parece que cá só de origem e ficava 100€ mais cara, e ao fim de esperar 1 semana e meia (houve um problema com a expedição) lá a recebi e fui montar no mecânico. Foi sangrada directamente antes de montar, sangrada novamente depois (para ter certeza) e fomos experimentar, ao que se verificou que embora a perda de pressão não se verifica-se, o curso do pedal era demasiado longo, em comparação com anteriormente, isto é, só "travava bem" a passar o meio do curso do pedal.....

    Decidiu-se sangrar todas as maxilas de travão (temos as fichas da mercedes que explicam tudo como o fazer) a fim de como havia "mistura" de óleos, ficava assim só com um tipo no circuito.... Isto não alterou praticamente em nada o passar do meio do curso para sentir realmente os travões a funcionar "correctamente".

    O que poderá estar aqui a falhar!?


    Nota: Uma dúvida sobre óleo de travões veículo é um Mercedes C220 de 2007 (W204) e vi que usa óleo Dot4+ (ou plus, como algumas marcas referem), dando esse "alerta" ao mecânico, e ao que me disse que o óleo que ele usa é já perto do DOT5, fiquei na dúvida se seria realmente o DOT4+, mas não me pareceu que fosse, pois também ele compra em maiores quantidades, e quando o apresentou era já só mesmo o óleo, não a embalagem original....
    Será que pode ser de o óleo poder não ser DOT4+!?

    #2
    Eu acho é que ele não afinou devidamente os travões.

    Basta teres o travão de mão(travão de pé esquerdo) desafinado para acontecer isso no travão de pé(ao centro).

    Isso ou teres discos/pastilhas/maxilas/tambores para além dos desgaste limite..

    Não há fantasmas!!

    Comentário


      #3
      Ele disse realmente (e algo que eu já sabia) que os discos da frente já estão a pedir a reforma (as pastilhas ainda não, daí não tar para mudar já).... Quanto ao travão de mão, isso até eu consigo afinar, se calhar vou amanhã ver se isso resolve o caso (embora não me aperceba que esteja desafinado aquando está travado), o que espero que seja, pois realmente é estranho estar agora a acontecer isto...

      Mas pelo menos no eixo dianteiro não devia ganhar logo pressão, isto é, o circuito trabalha dependente de todas as rodas? Ou seja, enquando o eixo traseiro não "começar" a travar, o dianteiro também não ganha pressão suficiente, fazendo assim com que o curso do pedal seja maior!?

      Comentário


        #4
        Estares à afinar e sabes que tens os discos nas lonas.... e queixas que tens falhas nos travões...... pá eu também ando na estrada, vê lá isso.

        O curso do pedal depende directamente do comprimento que o pistão/maxilas tem que percorrer. Quando estão mais gastos/finos, tem de deslocar mais o pistão/pinça/maxila para entrar em contacto com o disco/tambor. Simples!!

        Isto num circuito purgado de forma perfeita.
        Editado pela última vez por eblase; 18 March 2015, 00:41. Razão: *ando

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Estares à afinar e sabes que tens os discos nas lonas.... e queixas que tens falhas nos travões...... pá eu também ando na estrada, vê lá isso.

          O curso do pedal depende directamente do comprimento que o pistão/maxilas tem que percorrer. Quando estão mais gastos/finos, tem de deslocar mais o pistão/pinça/maxila para entrar em contacto com o disco/tambor. Simples!!

          Isto num circuito purgado de forma perfeita.
          Nem eu disse o contrário, nem sequer disse que está nas lonas, disse "está a pedir a reforma" - tem mais uns 15%-20% para usar, isto os discos dianteiros....

          Comentário


            #6
            Mas os discos traseiros nas lonas(apanho frequentemente as maxilas nas lonas e mal toca do tambor..................) influenciam o travão de pé. Afinal, o de pé, também acciona os travões traseiros.

            Isso dá a sensação de travar para lá do "meio" do curso habitual do travão de pé.

            Comentário


              #7
              Não terás nenhuma fuga num tubo de travão e estás a perder a pressão? É que já me aconteceu e como era muito pequena demorei algum tempo até perceber.

              Comentário


                #8
                Fuga não me parece, o óleo está sempre de nível... se tivesse fuga, teria de ser visível no nível de óleo...

                Algumas imagens dos discos da frente ("piores")...



                Comentário


                  #9
                  Aparenta ter um calo jeitoso..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                    Aparenta ter um calo jeitoso..

                    pior do que isso é a espessura que já foi à vida

                    Comentário


                      #11
                      Parece que estão "riscados" mas não, é da foto....

                      Quanto ao desgaste, vale a pena mudar os discos e não mudar as pastilhas!? É que estas estão semi-novas, praticamente....

                      Comentário


                        #12
                        Podes meter discos novos e usar essas pastilhas.

                        Mas......... garante que as mesmas são alisadas de forma perfeita para não comprometer o disco (desgaste não uniforme e com "faixas").

                        E nova purga ao óleo dos travões..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Mas os discos traseiros nas lonas(apanho frequentemente as maxilas nas lonas e mal toca do tambor..................) influenciam o travão de pé. Afinal, o de pé, também acciona os travões traseiros.

                          Isso dá a sensação de travar para lá do "meio" do curso habitual do travão de pé.
                          Mas isto pode acontecer quando se mexe em travões de maxilas e não se afina minimamente á mão por forma a depois a afinação automática ser mais rápida, certo ?
                          Nos discos traseiros isso também acontece ? Pelo menos na frente com discos muito ou pouco gastos a distancia disco/pasitlha tem que ser minimamente igual, caso contrário ia sempre alterando o tempo de reação ao pedal !!

                          Comentário


                            #14
                            Discos traseiros, tens o embolo que vai "desenroscando" o pistão e ele afinar automaticamente conforme o desgaste. Tens afinação do travão de mão junto ao manipulo(regra geral) que deve ser desafinado para depois afinar na montagem da pinça/pastilhas.

                            Atrás, não empurras o pistão como os da frente. Tens de usar uma coisa destas:

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por reveal Ver Post
                              Parece que estão "riscados" mas não, é da foto....

                              Quanto ao desgaste, vale a pena mudar os discos e não mudar as pastilhas!? É que estas estão semi-novas, praticamente....
                              Não quero ser mal interpretado mas, os riscos são da foto ?? Isso parece bem real e natural do desgaste das muitas pastilhas que por lá se "roçaram" ... Meter discos novos e manter essas pastilhas... eu não o fazia... pelo peso delas na fatura, o que lhes resta de espessura e o provável estado de desgaste, era fazer asneira. Só aqui está uma pastilha certo ? E a do outro laddo ? E as outras ? Essa aparenta estar em menos de metade e, menos de metade da espessura é ainda menos em espessura útil (se bem que há quem troque só quando chega ao "ferro" )... é o que eu penso, e faria...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Discos traseiros, tens o embolo que vai "desenroscando" o pistão e ele afinar automaticamente conforme o desgaste. Tens afinação do travão de mão junto ao manipulo(regra geral) que deve ser desafinado para depois afinar na montagem da pinça/pastilhas.

                                Atrás, não empurras o pistão como os da frente. Tens de usar uma coisa destas:

                                Obrigado pelo detalhe. Sendo asim pode acontecer o que eu dizia ? Se o pistão ficar longe da face do disco ao ser montado o travão, leva a um curso longo do pedal até a afinação automática estar totalizada ( ou seja, muuuitas pedaladas ). É mais ou menos o contrário que travar no pedal com o travão de mão em cima, o curso do pedal fica bastante reduzido e o pedal mais "duro" pois não há a acção/reacção das maxilas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim. Curso longo = distancia entre disco/pastilha. Atrás com discos ele afina na boa. Com tambores a coisa é limitada pelo curso que o sistema permite. A auto-afinação é dar ao pedal umas vezes e isso faz-se antes de entregar ao cliente/amigo claro

                                  À frente é diferente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Discos traseiros, tens o embolo que vai "desenroscando" o pistão e ele afinar automaticamente conforme o desgaste. Tens afinação do travão de mão junto ao manipulo(regra geral) que deve ser desafinado para depois afinar na montagem da pinça/pastilhas.

                                    Atrás, não empurras o pistão como os da frente. Tens de usar uma coisa destas:



                                    Quanto a mudar no eixo traseiro, já tenho esse Kit, pois comprei também para um Peugeot 308 que tenho e que atrás é também mudado assim.... Quando falas em desafinar o travão de mão, junto à alavanca (percebi assim.....) antes de afinar no eixo traseiro, é para ambos os caso, seja de tambor ou discos, certo?

                                    Originalmente Colocado por fEMALUSI Ver Post
                                    Não quero ser mal interpretado mas, os riscos são da foto ?? Isso parece bem real e natural do desgaste das muitas pastilhas que por lá se "roçaram" ... Meter discos novos e manter essas pastilhas... eu não o fazia... pelo peso delas na fatura, o que lhes resta de espessura e o provável estado de desgaste, era fazer asneira. Só aqui está uma pastilha certo ? E a do outro laddo ? E as outras ? Essa aparenta estar em menos de metade e, menos de metade da espessura é ainda menos em espessura útil (se bem que há quem troque só quando chega ao "ferro" )... é o que eu penso, e faria...
                                    Eu quando disse "da foto" queriam dizer que a foto parece que são "fundos" mas não são, são muito superficiais e mal se notam quando passamos com o dedo.... Quanto às outras 3 pastilhas, estão quase todas por igual.....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por reveal Ver Post
                                      Quanto a mudar no eixo traseiro, já tenho esse Kit, pois comprei também para um Peugeot 308 que tenho e que atrás é também mudado assim.... Quando falas em desafinar o travão de mão, junto à alavanca (percebi assim.....) antes de afinar no eixo traseiro, é para ambos os caso, seja de tambor ou discos, certo?


                                      Eu quando disse "da foto" queriam dizer que a foto parece que são "fundos" mas não são, são muito superficiais e mal se notam quando passamos com o dedo.... Quanto às outras 3 pastilhas, estão quase todas por igual.....
                                      Sim é para ambos. Até porque dá jeito ter o cabo solto para enfiar de novo no suporte(tambor/disco).
                                      O mecânico deve saber isso..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu quando disse "da foto" queriam dizer que a foto parece que são "fundos" mas não são, são muito superficiais e mal se notam quando passamos com o dedo.... Quanto às outras 3 pastilhas, estão quase todas por igual.....[/QUOTE]

                                        Ainda bem... sinónimo de pastilhas das boas e manutenção cuidada

                                        Comentário


                                          #21
                                          mas o desgaste nao significa maior curso de pedal !

                                          O oleo é que vai preencher esse "espaço" e o curso fica igual .

                                          Dai que nunca se deve meter oleo quando os travoes estao no casco pois mal metes calços novos o oleo sobe para cima logo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            mas o desgaste nao significa maior curso de pedal !

                                            O oleo é que vai preencher esse "espaço" e o curso fica igual .

                                            Dai que nunca se deve meter oleo quando os travoes estao no casco pois mal metes calços novos o oleo sobe para cima logo

                                            Nos carros que tem tambor..?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Venho dizer que os travões já ficaram bons, sem lhes fazer "nada"....

                                              Quase de um momento para o outro, o pedal ficou com o curso normal embora me pareça ligeiramente um pouco mais rijo que anteriormente....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Rijinho é que é bom.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Agora que está resolvido, aproveita para mudar de mecânico para um que não te diga que usa oleo "quase dot5" e que saiba sangrar travões.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                    Agora que está resolvido, aproveita para mudar de mecânico para um que não te diga que usa oleo "quase dot5" e que saiba sangrar travões.
                                                    Ontem fui a uma oficina da Bosch Car service, em gondemaria (ourem) e muito provavelmente vou começar a lá ir pra este tipo de servicos. Pode ficar um pouco mais caro, mas pareceu-me que são muito competentes naquilo que fazem.... um vizinho que também tem um W204 costuma lá ir e só tem bem a falar da oficina....

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X