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Focus perde força e desliga-se

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    Focus perde força e desliga-se

    Basicamente com o carro a frio, o carro perde força e mesmo carregando ao máximo no acelerador o carro perde velocidade até parar e desliga-se.

    Dou à ignição, o carro pega mas logo após acontece o mesmo.

    Quando o estacionei notei a ventoinha ou a regeneração do fap a funcionar.

    O que poderá ser?

    A minha teoria é que se trata do fap, dado que o carro tem 125 k km, e desde Setembro que faz viagens muto curtas.

    Trata-se de um Focus de 2008.

    #2
    Carro frio... pé a fundo. Fazes bem.

    Tens o AC ligado? Ou a ventilação para desembaciar?

    Sobre o facto de ir abaixo, podes começar por ver as ligações eléctricas. Filtro de gasóleo, filtro de ar...

    Comentário


      #3
      Não acende a luz do motor?

      Esse FAP é de aditivo?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Carro frio... pé a fundo. Fazes bem.

        Tens o AC ligado? Ou a ventilação para desembaciar?

        Sobre o facto de ir abaixo, podes começar por ver as ligações eléctricas. Filtro de gasóleo, filtro de ar...
        O pé a fundo foi quando o carro ficou sem força. E não respondia ao acelerador, nem respondeu com mais carga do acelerador.

        Não tinha nada eléctrico ligado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Não acende a luz do motor?

          Esse FAP é de aditivo?
          Nada acendeu no quadrante.

          Não percebi bem a pergunta do fap. De todo o modo nenhuma intervenção é preconizada fora das revisões periódicas.

          Comentário


            #6
            Tem algum erro registasdo?

            Comentário


              #7
              Esses motores a gasóleo (Focus, Mazda 3, e outros) são conhecidos por se desligarem sem mais aviso quando o filtro de gasóleo fica entupido - lógico, não chega combustível ao motor...
              Troca lá isso por meia dúzia de euros e tens o teu problema resolvido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                Nada acendeu no quadrante.

                Não percebi bem a pergunta do fap. De todo o modo nenhuma intervenção é preconizada fora das revisões periódicas.
                Há séries desses carros que levam um aditivo para o FAP a cada 60 mil kms. Outras não. Convém atestar este aditivo segundo esta periodicidade para não incorrermos no azar de ter que mudar o FAP.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Esses motores a gasóleo (Focus, Mazda 3, e outros) são conhecidos por se desligarem sem mais aviso quando o filtro de gasóleo fica entupido - lógico, não chega combustível ao motor...
                  Troca lá isso por meia dúzia de euros e tens o teu problema resolvido.
                  Na oficina falaram-me disso. Mas achavam estranho pq o carro tem as revisões todas na marca e a ultima dos 120k era suposto trocar o filtro.

                  O problema é que entre a revisão e agora passaram apenas 3000 km.

                  Para já estão a confirmar se é mesmo esse filtro.

                  Comentário


                    #10
                    Em principio será o filtro de gasoleo...
                    Vê aqui o que deveriam ter feito na tua viatura: Procurar acções de serviço pendentes, planos de revisões e conversões de veículos.
                    Editado pela última vez por aftas; 20 March 2015, 15:48.

                    Comentário


                      #11
                      Confirma-se.

                      Foi o filtro do gasóleo, que havia sido trocado há 3000 km...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                        Confirma-se.

                        Foi o filtro do gasóleo, que havia sido trocado há 3000 km...

                        Tava entupido?

                        Andaste com o gasoleo na reserva?

                        Qual a explicação que te deram para o filtro ter ficado entupido com apenas 3k km?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
                          Tava entupido?

                          Andaste com o gasoleo na reserva?

                          Qual a explicação que te deram para o filtro ter ficado entupido com apenas 3k km?
                          Escusam de dar explicação!

                          Acompanho uma Focus de perto que também é particularmente sensível nesse ponto.
                          Neste momento conta com 220.000 km, levou o FAP aos 140.000 km (o preconizado é aos 120.000 km para esse motor), mas ainda há pouco tempo andava novamente com esse sintoma do filtro.

                          É um ponto sensível dessas motorizações, e não vamos entrar pelo caminho dos combustiveis low-cost, pois esta Focus que menciono só leva Galp (frota).

                          Em qualquer dos casos, se tem 120.000 km com o FAP original, não será provável que dure muito mais.
                          A própria oficina Ford sugeriu nessa altura (120.000 km) que duraria até à revisão seguinte, mas um pouco antes disso (3 ou 4.000 km) o FAP atingiu o fim da vida útil.

                          Comentário


                            #14
                            Olha a minha de 2006 com 218 000 km ainda tem o FAP de origem agora se já foi limpo ou não não sei

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Escusam de dar explicação!

                              Acompanho uma Focus de perto que também é particularmente sensível nesse ponto.
                              Neste momento conta com 220.000 km, levou o FAP aos 140.000 km (o preconizado é aos 120.000 km para esse motor), mas ainda há pouco tempo andava novamente com esse sintoma do filtro.

                              É um ponto sensível dessas motorizações, e não vamos entrar pelo caminho dos combustiveis low-cost, pois esta Focus que menciono só leva Galp (frota).

                              Em qualquer dos casos, se tem 120.000 km com o FAP original, não será provável que dure muito mais.
                              A própria oficina Ford sugeriu nessa altura (120.000 km) que duraria até à revisão seguinte, mas um pouco antes disso (3 ou 4.000 km) o FAP atingiu o fim da vida útil.
                              Como é que o FAP entope o filtro de gasoleo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                Olha a minha de 2006 com 218 000 km ainda tem o FAP de origem agora se já foi limpo ou não não sei
                                Tens certeza de que a tua tem FAP?

                                Estamos a falar da Ford Focus 1.6 TDCI?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
                                  Como é que o FAP entope o filtro de gasoleo?
                                  Quem é que disse isso?

                                  Segundo julgo saber, a fragilidade do filtro está algo ligada às características do mesmo, e a ser mais sensível a humidades e/ou impurezas.

                                  É daquelas coisas que podemos ver pelo lado positivo (é mais difícil passar lixo para os injectores) ou pelo lado negativo das chatices que vai criando.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Quem é que disse isso?

                                    Segundo julgo saber, a fragilidade do filtro está algo ligada às características do mesmo, e a ser mais sensível a humidades e/ou impurezas.

                                    É daquelas coisas que podemos ver pelo lado positivo (é mais difícil passar lixo para os injectores) ou pelo lado negativo das chatices que vai criando.
                                    O user tava com o problema que referiu e a solução foi trocar o filtro de gasoleo, tendo esse apenas 3k km.

                                    Respondeste ao q eu tinha dito dizendo "escusam de dar explicação" e falaste do FAP.

                                    Pelo que percebi do outro user, era o filtro entupido.

                                    Por isso perguntei o que tinha o FAP a ver com o filtro gasoleo.

                                    Dizes estar dentro desse assunto/problema. Como é que um filtro d gasoleo com apenas 3k km já não tá bom?

                                    Para mim, que não conheço esse problema em concreto, é provavel que tenha andado na reserva a xupar lixo do fundo do depósito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ou que tenham debitado na fatura o valor do filtro e o carro manteve o mesmo, hipótese!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Tens certeza de que a tua tem FAP?

                                        Estamos a falar da Ford Focus 1.6 TDCI?
                                        Sim tem Fap focus 1.6 tdci 109 cv do mes 11 de 2006, deveria ter sido mudado aos 120 000 km, o meu deve estar quase a dar o berro esta a fazer regenerações de 150 em 150 km

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
                                          O user tava com o problema que referiu e a solução foi trocar o filtro de gasoleo, tendo esse apenas 3k km.

                                          Respondeste ao q eu tinha dito dizendo "escusam de dar explicação" e falaste do FAP.

                                          Pelo que percebi do outro user, era o filtro entupido.

                                          Por isso perguntei o que tinha o FAP a ver com o filtro gasoleo.

                                          Dizes estar dentro desse assunto/problema. Como é que um filtro d gasoleo com apenas 3k km já não tá bom?

                                          Para mim, que não conheço esse problema em concreto, é provavel que tenha andado na reserva a xupar lixo do fundo do depósito.
                                          Quando disse "escusam de dar explicação" estava a referir-me ao tipo de coisas que são mal concebidas e por vezes correm mal.

                                          É como ir perguntar à BMW porque é que as correntes dos N47 andam há anos a partir...

                                          Eu não teria certeza nenhuma de que o filtro tenha andado a chupar lixo do fundo do depósito.
                                          Uma das coisas que ele parece ser muito sensível é à humidade no gasóleo, mas novamente, um filtro bem concebido não apresenta problemas desses com tanta frequência (já vi outra Ford Focus a fazer poucos km com um filtro novo original).

                                          Depois mencionei o FAP não só porque cria alguns sintomas similares (o safe-mode em particular), mas porque estará (em teoria e na prática do que verifiquei de perto) perto da altura em que a sua substituição se torna necessária.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não deram qq explicação. Dizem que é comum mas em carros com menos cuidados. E no meu caso ele nunca anda na reserva e por norma coloco combustível na galp.

                                            De facto a avaria nada teve a ver com o fap.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
                                              Ou que tenham debitado na fatura o valor do filtro e o carro manteve o mesmo, hipótese!
                                              isso é uma situacao que é muito raro acontecer, parece-me impossivel que haja profissionais a fazer coisas dessas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Filtros de gasóleo montados ao contrário tb dão coisas giras...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nestes HDI não devia acontecer.. mas há artistas para todos os gostos.

                                                  Comentário

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